PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A pansexualidade é definida como uma atração sexual pelas pessoas que independe de fatores como sexo biológico ou identidade de gênero. Se isso se aplica à sua vida, é provável que você queira contar aos seus pais, não é? Infelizmente, nem todos conseguem aceitar essa realidade. Sendo assim, é melhor tomar algumas providências antes da conversa e dar tempo para que a sua família entenda e processe as emoções complexas que hão de surgir. Prepare-se para uma reação negativa, mas lembre-se de que você nunca está só nessa batalha!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando-se para contar aos seus pais

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não precisa ter uma razão concreta para contar aos seus pais que é pansexual, mas a conversa pode ser mais tranquila se houver alguma motivação específica. Seja como for, não se esqueça de que você é humano e merece ser tratado com amor e respeito. Só revele a verdade por vontade própria , nunca por pressão de qualquer outra pessoa. Veja alguns exemplos: [1]
    • Digamos que você tenha decidido que nunca quer ter filhos, não importa o gênero da pessoa com quem venha a se casar um dia. Nesse caso, é melhor deixar claro o que os seus pais não podem esperar do seu futuro.
    • Talvez você queira apresentar a pessoa com quem está ficando à sua família, mas ela não se encaixe no que os seus pais consideram "normal".
    • Pode ser ainda que você fique triste por não poder ser honesto com os seus pais em relação à sua sexualidade.
  2. Antes da grande conversa, você precisa pensar bem nos valores dos seus pais. Eles são religiosos e conservadores? Por mais que isso não indique necessariamente que eles vão condenar a sua orientação sexual, pessoas com o pensamento mais retrógrado costumam ter dificuldade em lidar com esse tipo de situação.
    • É bom que você tenha uma noção de como os seus pais podem reagir, mas não presuma que tudo vai ser um desastre. Pense nos valores deles somente para ter uma ideia geral das possibilidades.
    • Por exemplo: pense em comentários que eles já tenham feito sobre gays e lésbicas. Foram coisas positivas, negativas ou neutras? Eles disseram algo do tipo "Ser gay é pecado!" ou "Eu não entendo como uma mulher pode ser lésbica, mas cada um cuida da sua vida"?
  3. Algumas pessoas, sobretudo mais velhas, nunca ouviram o termo "pansexual" na vida. Sendo assim, você precisa estar preparado para explicar o que "Eu sou pansexual" quer dizer. Dependendo da situação, os seus pais vão ficar cheios de dúvidas (completamente válidas) sobre o assunto. [2]
    • É muito importante que você se disponha a explicar a sua orientação sexual aos seus pais. Lembre-se: se eles fizerem perguntas, é porque estão tentando entender algo que é importante na sua vida. Tenha paciência.
  4. Depois da grande conversa, os seus pais vão ter que lidar com uma série de emoções complexas. Sendo assim, talvez valha a pena preparar alguns materiais informativos sobre a pansexualidade, bem como outros recursos que facilitem a compreensão do assunto. [3]
    • Por exemplo: passe informações de contato de grupos LGBTQIA+, páginas na internet, livros, documentários e assim por diante.
  5. Você precisa ter uma noção bem clara das ideias que quer passar aos seus pais. Por isso, ensaie na frente do espelho ou com um amigo de confiança. Comece dizendo que ama os seus pais e que está fazendo essa revelação porque não quer esconder segredos deles. Depois, fale de uma vez: "Eu venho pensando muito no assunto, e queria contar a vocês que eu sou pansexual".
    • Não fique enrolando, ou você vai passar a impressão de que tem vergonha do que vai dizer.
  6. Mesmo que você tenha certeza de que é pansexual, pode ser que os seus pais não estejam prontos para aceitar a realidade e pensem que tudo não passa de uma fase. Não há muito o que fazer para mudar essa visão, mas com o tempo eles vão entender de vez que você é assim e que não está tentando participar de uma "modinha" ou algo do tipo.
    • Caso você ainda tenha as suas dúvidas quanto à sua sexualidade, talvez seja melhor deixar para contar aos seus pais em outro momento. A chance de eles acharem que é uma fase é muito maior se houver qualquer sinal de dúvida ou incerteza na sua revelação. Pense bem antes de se manifestar — até mesmo para evitar reações negativas e extremas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Conversando com os seus pais

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você souber que os seus pais não vão partir para a agressão física, dá para conversar sobre o assunto em casa. Dependendo das circunstâncias, diga a eles que gostaria de discutir um assunto importante durante o jantar de algum dia da semana. Por outro lado, se houver a possibilidade de eles serem violentos, é melhor marcar a conversa em um espaço público e com alta circulação de pessoas e famílias. [4]
    • Tente programar a conversa com os seus pais para um momento específico, em vez de falar com eles a qualquer hora. Eles vão se preparar melhor se tiverem noção de que você precisa tratar de um assunto importante.
    • Não conte nada aos seus pais no meio de uma discussão! Eles não vão receber bem a notícia se estiverem de mau humor ou irritados com você.
  2. Talvez os seus pais tenham desconfiado do assunto antes, mas talvez não tivessem ideia; pode ser que eles comecem a gritar ou chorar, mas pode ser que fiquem felizes... Existem várias possibilidades. Por isso, é melhor você se preparar e dar um tempo enquanto a ideia começa a fazer sentido na cabeça deles. Não force a barra!
    • Talvez os seus pais simplesmente saiam de perto, o que nem sempre é um mau sinal. Deixe cada um lidar com as próprias emoções em um tempo pessoal.
    • Mantenha a calma e respeite os seus pais. Tente não ficar com raiva da reação deles: faça o possível para continuar com a cabeça no lugar.
  3. Você provavelmente não acordou um dia e se deu conta de que era pansexual, não é? Sendo assim, não adianta esperar que os seus pais entendam a situação de repente. Cada pessoa precisa de um tempo específico: algumas são mais rápidas, enquanto outras passam por um processo mais demorado.
    • Seus pais podem ter uma sensação de perda. Se a sua família passou a vida inteira achando que você era heterossexual, não se assuste se as pessoas levarem um tempo para se habituar à sua "nova versão". E não leve nada para o lado pessoal! Só tente entender que é normal que eles passem por uma espécie de luto pela pessoa que achavam que conheciam.
  4. Quando os seus pais quiserem conversar sobre o assunto, mostre disposição para falar (e ouvir). Tente tirar todas as dúvidas que eles tenham sobre a pansexualidade e o seu processo de autoconhecimento.
    • Não se ofenda se os seus pais fizerem perguntas delicadas. Se parecer que eles estão dispostos a conhecer a sua realidade mais a fundo, responda aos questionamentos. Ajude-os a entender o que é importante na sua vida.
    • Se os seus pais tentarem mesmo entender a sua realidade, mas ainda tiverem dificuldade para processar como isso afeta o seu relacionamento com eles, pegue aqueles materiais informativos de antes e ofereça todo o auxílio necessário.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com possíveis reações negativas sérias

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você achar que os seus pais vão partir para a agressão física, fale com eles na presença de algum adulto que já esteja a par da situação — como um irmão mais velho ou até um professor. Caso isso não seja possível, marque a conversa em um lugar público e de alta circulação. [5]
    • Seus pais não têm o direito de agredir você por causa da sua orientação sexual! Se eles fizerem qualquer ameaça à sua integridade física (ou mesmo à sua vida), chame a polícia.
  2. É impossível prever como os seus pais vão reagir. Se a situação ficar tensa, por exemplo, eles podem expulsar você de casa. Por isso, tente pensar em um lugar acolhedor e que ofereça abrigo por pelo menos alguns dias. Não quer dizer que você vai ter que sair de casa de vez, mas talvez a sua família precise de espaço e distanciamento por um tempo. [6]
    • Você pode ficar na casa se amigos ou familiares de confiança por algumas noites.
  3. Infelizmente, muitos pais não conseguem aceitar a orientação sexual dos filhos — e alguns chegam a renegá-los. É uma situação extrema, mas não pense que é o fim do mundo. Passe alguns dias com a pessoa com quem você planejou se abrigar quando estava se preparando e siga a sua vida. Converse com mais conhecidos sobre a situação, pois pode ser eles apoiem a sua causa. Mesmo se não apoiarem, saiba que há vários outros que estão ao seu lado e respeitam e amam o seu jeito de ser. [7]
    • Se você é menor de idade e for expulso de casa pelos seus pais, chame a polícia ou até o conselho tutelar da cidade. As autoridades vão saber o que fazer.
    • Dependendo do que os seus pais fizerem, eles podem sofrer consequências legais — que incluem indiciamento por abandono de menor incapaz, por exemplo.
    Publicidade

Dicas

  • Tente manter a calma durante a conversa. Isto vai mostrar aos seus pais que você é maduro e que refletiu muito sobre o assunto antes de falar dele.
  • Busque pessoas que apoiem e aceitem você. Mesmo se os seus pais tiverem uma reação negativa, entenda que eles não são as únicas fontes de carinho da sua vida.
  • Seja compreensivo. Seus pais podem até não entender ou gostar da sua orientação sexual, mas você tem a opção de ser compreensivo e respeitar a posição deles. Parece pouco, mas talvez isso ajude a mudar a mentalidade da sua família no futuro.
  • Converse com amigos e outras pessoas da comunidade LGBTQIA+ antes de falar com os seus pais. Conhecer outras experiências pode ser muito positivo para você.
Publicidade

Avisos

  • Se ambos os seus pais são vivos e presentes na sua vida, lembre-se de que um deles pode ter mais dificuldade que o outro para aceitar a sua orientação sexual.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 202 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade