PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Menstruar pela primeira vez pode ser assustador e a simples ideia de contar para sua mãe pode ser ainda pior - lembre-se de que isso é completamente normal e natural na vida de qualquer mulher; sua mãe passou por isso, sua avó também e sua bisavó também. Não precisa ficar nervosa, sentir vergonha ou medo. No futuro, você olhará para esse dia e se perguntará qual era o drama, pode apostar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aceitando a menstruação

PDF download Baixe em PDF
  1. O ciclo menstrual é um processo mensal pelo qual o seu corpo passa para se preparar para uma futura gestação. No começo do ciclo seu corpo aumenta a produção de estrogênio, o que faz com que o endométrio (revestimento do útero) engrosse com sangue e muco. Ao mesmo tempo os ovários liberam um óvulo que, se for fertilizado por um espermatozoide, se fixará na parede do útero, agora engrossada. No entanto, se o óvulo não for fertilizado, ele desmanchará e será descartado junto do endométrio inutilizado, o que resulta na menstruação. [1]
    • O mais comum é ela descer pela primeira vez entre os 12 e 14 anos, mas é possível que desça até com oito anos de idade.
    • Todo mundo fala da famosa menstruação mensal, mas é comum ela ser irregular, especialmente no começo. Não se preocupe se ela não descer exatamente no mesmo dia todos os meses; é possível até que ela não venha em um mês ou outro. Em geral, ela pode ocorrer em ciclos de 21 a 35 dias, com duração entre três e cinco dias. [2]
  2. Cada garota tem sua preferência em relação aos produtos de higiene íntima. O melhor jeito de saber quais são os seus é experimentá-los! Você pode comprar produtos para menstruação em farmácias, mercados e pela internet, mas se souber onde sua mãe ou irmã mais velha guardam os delas, pode pedir para usá-los até conversar com sua mãe (provavelmente você os achará embaixo da pia do banheiro ou no armário). Há uma variedade enorme de produtos disponíveis para essa finalidade, alguns são descartáveis, outros são reutilizáveis.
    • Absorventes externos absorvem o fluído menstrual e podem ter abas com fitas adesivas para serem fixados à calcinha, dificultando vazamentos. Os protetores diários de calcinha (aqueles menorzinhos) devem ser usados somente no comecinho ou no final da menstruação, pois nesses casos um absorvente normal é exagero.
    • Absorventes de pano funcionam do mesmo jeito, mas são laváveis e reutilizáveis.
    • O absorvente interno é descartável; ele é inserido dentro da vagina e lá ele absorve o sangue antes de sair do corpo.
    • O coletor menstrual é um copinho inserido do mesmo jeito que os absorventes internos, mas é lavado e reutilizado ao longo da menstruação. Os absorventes internos e o coletor são ideais para usar em piscinas e para praticar esportes. [3]
  3. Tensão Pré-Menstrual é o termo usado para descrever um conjunto de sintomas que muitas mulheres sentem durante os dias ou semanas anteriores à menstruação [4] . Ela é causada por alterações hormonais e químicas que ocorrem durante o ciclo e podem ser afetadas pela dieta e níveis de vitaminas. Cada corpo é diferente, mas os sintomas incluem depressão, reações emocionais intensas, aumento no apetite, cansaço, inchaço, retenção de líquido, dor de cabeça e seios doloridos. [5] Cólicas muito fortes também são muito comuns, causadas pelas contrações que o útero faz para expelir o endométrio.
    • Analgésicos e anti-inflamatórios como aspirina e ibuprofeno podem ajudar com as dores.
    • Evite fumar (ilegal para menores de 18 anos), consumir álcool (também ilegal para menores de 18 anos), cafeína e sal em excesso (para prevenir a retenção de líquido e inchaço que ele causa).
    • Exercícios regulares ajudam a reduzir as cólicas e melhoram o humor.
    • Tenha uma dieta saudável e balanceada sempre. [6]
    • Tenha guloseimas saudáveis à mão para combater a fome. Quando estiver difícil controlar a vontade de comer, prefira alimentos mais saudáveis. Para desejo de salgados, coma arroz integral com um pouco de shoyu em vez de fast food gorduroso (cuidado com o sódio contido no shoyu). Faça um chocolate quente em vez de comprar barras de chocolate e faça “batatas-fritas” no forno quando quiser comer frituras.
  4. É importante ficar tranquila e não entrar em pânico quando sua menstruação descer pela primeira vez. É normal e não tem nada demais, assim como contar para a sua mãe. Dê tempo para se adaptar ao processo de mudanças que seu corpo está passando. Não se preocupe se não estiver pronta para contar agora – é seu corpo, sua decisão.
    • Antes de contar, esforce-se para estar relaxada. Faça o que for preciso, tome um longo banho, faça uma caminhada, leia um livro, tire uma soneca, respire fundo, enfim. Acalme-se.
    • Pense no que vai dizer para ela. Tente escrever as coisas mais importantes e ensaie.
    • Você pode pedir ajuda para uma enfermeira da escola, um médico, professora ou outro adulto em quem confia se estiver com dúvidas e ainda não estiver pronta para falar com sua mãe. Pode ser mais fácil contar para outra pessoa antes, assim não será tão difícil quando a hora chegar.
    • Você pode tentar conversar com uma amiga ou com algum parente se achar mais fácil. Outras meninas com idade superior à sua já devem ter passado por tudo isso e podem dar algumas dicas a você.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Falando com sua mãe pessoalmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Separe um momento tranquilo do dia para que vocês conversem sozinhas. Não se apavore! Tente não pensar demais nisso e vá direto ao ponto. Lembre-se: ela é sua mãe, ninguém no mundo ama você tanto quanto ela ou entende mais o que você está passando. Mencione o assunto do jeito que preferir, seja com música e coreografia ou falar que se sente desconfortável, mas precisa conversar. Se não souber bem como puxar o papo, tente algo como:
    • “Então mãe, minha menstruação desceu.”
    • “Mãe, vamos à farmácia? Eu preciso de uns produtos de higiene feminina.”
    • “Vai ser difícil, mas eu vou falar: eu menstruei.”
    • “Eu não sei como dizer, mas “aquilo” desceu.”
  2. Qualquer momento em que estiverem sozinhas é um bom momento para falar disso com sua mãe, ainda mais se a ideia de uma conversa formal for angustiante demais. Fale a caminho da escola, das aulas de futebol ou de piano, enquanto assistem TV, antes de dizer boa noite ou qualquer outra ocasião em que não tiverem pressa. Conte que a sua menstruação desceu assim, com simplicidade.
    • Introduza o assunto perguntando quantos anos ela tinha quando a menstruação dela desceu pela primeira vez, caso não se sinta confortável em falar abertamente.
    • Puxe uma conversa que não tenha nada a ver com o assunto e dê um jeito de incluir a informação no meio. Isso lhe dará tempo para pensar antes de começar a falar e o assunto pode surgir quando você se sentir confortável.
  3. Sair para fazer compras juntas pode ser uma ótima oportunidade de contar para ela sobre sua menstruação sem ter que iniciar a conversa. Direcione-a para o corredor de produtos de higiene e perfumaria no supermercado ou na farmácia e diga que precisa pegar algumas coisas. Esse é um ótimo momento para pedir recomendações de produtos também e ela perceberá o que você está falando sutilmente.
  4. Menstruar significa que seu corpo está passando por uma série de mudanças. Tire todas as suas dúvidas com sua mãe. Esse é um bom jeito de fortalecer os laços entre vocês e provavelmente ela também quer conversar sobre uma porção de coisas.
    • Use esse momento para perguntar sobre saúde sexual, mas só se você estiver à vontade.
    • Pergunte se ela tem produtos favoritos, o que ela tem vontade de comer quando está menstruada e como ela lida com a TPM e com as cólicas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Falando com sua mãe à distância

PDF download Baixe em PDF
  1. Contar pessoalmente pode ser pavoroso e, se você não tiver coragem, pode contar por escrito. Assim, ela poderá puxar o assunto na próxima vez em que estiverem juntas sem ninguém por perto. Deixe o bilhete em algum lugar que só ela tenha acesso, como a bolsa dela. O bilhete pode ser longo e complicado, ou curto e doce, como:
    • “Querida mãe, hoje eu menstruei pela primeira vez! Podemos ir à farmácia para comprar absorventes e outras coisas juntas mais tarde? Amo você!”
    • “Minha menstruação desceu. Será que você poderia trazer uns O.B.'s ou absorventes? Obrigada!”
  2. Você ainda pode contar pessoalmente mas pelo telefone, se não se sentir à vontade para falar cara a cara. Use as mesmas técnicas e estratégias que usaria se fosse pessoalmente ou diga algo como:
    • “Chego em casa em uma hora; podemos conversar quando eu chegar? Eu menstruei.”
    • “Hoje eu vou chegar um pouco mais tarde que o normal porque preciso comprar absorventes.”
    • “Podemos comer bolo de chocolate hoje? Estou com tanta vontade de comer um bolinho, desde o dia que a minha menstruação desceu.”
  3. Outro jeito de contar para ela o que está acontecendo é enviar um SMS. Não é a coisa mais pessoal do mundo, mas é efetivo. Você pode escrever uma mensagem semelhante à que escreveria em um bilhete, dizendo:
    • “Só para dizer que eu menstruei. A gente se vê em casa.”
    • “Podemos conversar em casa? Minha menstruação desceu.”
    • “Quando você vai fazer compras de novo? Minha menstruação desceu e eu preciso de algumas coisas.”
    Publicidade

Dicas

  • Acompanhe suas menstruações para saber quando será a próxima; assim, você saberá se ela atrasar e poderá consultar um médico. [7]
  • Você não precisa jogar sua calcinha manchada no lixo, mas você terá de enxaguá-la o mais rápido possível e colocá-la para lavar.
  • Tenha sempre um kit emergencial na mochila ou bolsa, para nunca ser pega desprevenida.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 416 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade