Baixe em PDF Baixe em PDF

Você esqueceu o código ou quer burlar algumas restrições de acesso que seu pai ou responsável criou para seu iPhone, iPad ou Mac? É bem fácil: basta seguir as dicas deste artigo para contornar, redefinir ou até remover a senha! O passo a passo abaixo também traz alternativas para o caso de você não conseguir acessar os ajustes de Tempo de Uso diretamente. Se nada mais der certo, use um aplicativo externo.

O que você precisa saber

  • Para redefinir o código, acesse Ajustes > Tempo de Uso e selecione Alterar Código do Tempo de Uso ou Desativar Código do Tempo de Uso.
  • Se outra pessoa gerencia seus ajustes de Tempo de Uso, tente alterar o fuso de horário para burlar as restrições.
  • Você também pode remover o código do Tempo de Uso usando aplicativos externos.
Método 1
Método 1 de 4:

Redefina seu próprio código

Baixe em PDF
  1. Se você esqueceu o código do Tempo de Uso e precisa redefini-lo — ou se deseja alterar a senha por outro motivo —, comece acessando o aplicativo Ajustes. Outra opção é desativar esse código. Comece abrindo Ajustes no iPhone ou iPad. [1]
  2. A opção fica no segundo grupo debaixo do seu ID Apple.
  3. No Mac, clique no botão Alterar Código ao lado de Usar Código do Tempo de Uso .
  4. No Mac, você vai ser levado diretamente ao próximo passo.
    • Se você prefere desativar o código de uma vez, toque em Desativar Código do Tempo de Uso . No Mac, clique na barrinha azul ao lado de Usar Código do Tempo de Uso .
  5. Na próxima tela, você vai ter que inserir o antigo código do Tempo de Uso. Caso o tenha esquecido, toque no link Esqueceu o Código? . Caso se lembre, insira-o aqui.
    • Você também tem que inserir o código atual se quiser parar de usar a senha de vez.
  6. Você vai ter que inserir o ID Apple e a senha que usou para configurar o Tempo de Uso. Toque ou clique em OK para continuar.
  7. Depois de inserir o ID Apple, você pode informar um novo código. Digite-o uma segunda vez para confirmar. Pronto: a partir de agora, você vai conseguir alterar os ajustes de Tempo de Uso.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Redefina o código do seu filho

Baixe em PDF
  1. Se o Compartilhamento Familiar está ativado, você só vai poder alterar o código do Tempo de Uso e outros ajustes a partir do iPhone, iPad ou Mac da pessoa responsável por ele. Para começar, abra o aplicativo Ajustes . [2]
  2. A opção fica perto do topo do menu Ajustes .
  3. Se você estiver usando um Mac, clique no menu suspenso , a partir da barra lateral esquerda, e selecione o nome dele.
  4. Se você estiver usando um Mac, clique em Alterar Código .
    • Caso você prefira remover o código, toque em Desativar Código do Tempo de Uso . No Mac, clique na barrinha azul ao lado de Usar Código do Tempo de Uso .
  5. Você vai ter que confirmar a decisão com o Face ID, Touch ID ou código do iPhone ou iPad.
    • No Mac, você vai ser levado diretamente ao próximo passo.
  6. Se você ainda se lembra dele, digite-o agora. Se não se lembra, toque ou clique no link Esqueceu o Código? .
    • Você vai ter que inserir seu ID Apple e a senha para a conta que usou na hora de configurar o Tempo de Uso.
  7. Escolha um novo código que seja fácil de memorizar. Você vai ter que informá-lo uma segunda vez para confirmar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Truques e alternativas

Baixe em PDF
  1. Se houver um limite no Tempo de Uso de determinado aplicativo que você quer usar, talvez dê para contornar isso apagando o app e reinstalando-o pela App Store.
    • Para apagar um aplicativo, pressione-o por alguns segundos até ver um menu pop-up. Em seguida, selecione Remover App e toque em Apagar App .
    • Acesse a App Store e encontre o aplicativo que você acabou de apagar. Em seguida, toque no ícone da nuvem ao lado dele para refazer a instalação.
    • Isso só dá certo se não houver nenhuma restrição do Tempo de Uso à sua capacidade de instalar ou apagar aplicativos. Essas opções ficam em Ajustes > Tempo de Uso > Restrições de Conteúdo e Privacidade > Compras no iTunes e App Store . [3]
  2. Se o Tempo de Uso estiver configurado para restringir quando você pode usar certos aplicativos, dá para contornar essas limitações alterando o fuso horário do iPhone. Por exemplo: se você está no GMT -3 (Horário de Brasília), coloque o dispositivo no GMT -5 para ganhar duas horas extras de uso. Faça o seguinte: [4]
    • Acesse Ajustes > Geral > Data e Hora e desative a opção Automaticamente . Toque em Fuso Horário e busque uma cidade no fuso que você quer usar ou toque na data e insira as informações que gostaria de usar.
    • O processo não vai dar certo se a pessoa que gerencia seu Tempo de Uso tiver restringido sua habilidade de alterar os ajustes de Serviços de Localização . Essas opções ficam em Ajustes > Tempo de Uso > Restrições de Conteúdo e Privacidade > Serviços de Localização .
  3. Se você está impedido de enviar mensagens, há várias formas de burlar a restrição. Algumas são mais arriscadas que outras, então lembre-se de que a pessoa responsável por gerenciar seus ajustes de Tempo de Uso pode bloquear o acesso de novo.
    • Siri: se a Siri estiver ativada, você pode mandar mensagens por ela ainda que o aplicativo Mensagens em si esteja restrito. Basta dizer "E aí, Siri, manda mensagem para [nome do contato]", ditar a mensagem e confirmar o envio.
      • Você também pode pedir para a Siri ler suas mensagens.
      • Essa opção não funciona se a pessoa responsável por gerenciar seus ajustes de Tempo de Uso desativar o acesso à Siri.
    • Contatos: outro jeito de contornar os limites de envio de mensagens é abrir o app Contatos , selecionar a pessoa e tocar em Enviar Mensagem . Assim, você vai abrir o app Mensagens e poder escrever o conteúdo sem ter que informar o código do Tempo de Uso.
      • Tecnicamente, não existe nenhuma forma de restringir completamente o uso do aplicativo Contatos. No entanto, a pessoa que gerencia seus ajustes de Tempo de Uso pode limitar o uso dele a um minuto por dia através de Ajustes > Tempo de Uso > Limites de Apps .
    • Compartilhar: não há muito a fazer para evitar este método. Faça o seguinte:
    • Você também pode acessar as mensagens que chegarem depois que o Repouso for ativado. Basta deslizar as notificações.
  4. Se você quer ver vídeos, mas está bloqueado de usar o aplicativo do YouTube, ainda dá para acessá-los usando links enviados pelo app Mensagens . Basta tocar nos vídeos que já estão nas mensagens ou explicar a situação a um contato e pedir para ele enviar o link do conteúdo.
    • Se a pessoa que gerencia os ajustes do Tempo de Uso bloquear o site do YouTube, você não vai conseguir acessar nenhum vídeo assim. Para isso, ela só precisa tocar ou clicar em Ajustes > Tempo de Uso > Restrições de Conteúdo e Privacidade > Restrições de Conteúdo > Conteúdo da Web .
  5. Se você estiver impedido de usar o Safari, ainda pode clicar em links em outros aplicativos para abrir páginas sem ter que informar o código do Tempo de Uso. Para isso, abra um app como Gmail ou Facebook Messenger e toque em qualquer link para ser transferido ao navegador.
    • Se a pessoa que gerencia seus ajustes de Tempo de Uso limitou quais sites você pode acessar, talvez não dê para abrir a maioria dos links assim.
  6. Se você quer obter controle total dos ajustes de Tempo de Uso no seu iPhone, uma das melhores estratégias é gravar alguém inserindo o código — em segredo, claro. Para isso, inicie a gravação, entregue o dispositivo à pessoa e peça para ela inserir a senha. Quando ela terminar, veja a gravação para descobrir os números.
    • Por exemplo: você pode entregar o iPhone ao seu pai e inventar um pretexto para ter que usar um aplicativo restrito específico, como enviar uma mensagem a um amigo para falar sobre um trabalho de escola.
    • Faça o seguinte para ativar a Gravação da Tela: [5]
      • Abra o aplicativo Ajustes , selecione Central de Controle e toque no ícone + ao lado de Gravação da Tela .
      • Abra a Central de Controle . Dependendo do modelo do seu iPhone ou iPad, você pode fazer isso deslizando a tela de baixo para cima a partir do centro ou de cima para baixo a partir do canto superior direito.
      • Toque no botão Gravar . Ele é representado por um círculo cinza com um ponto no meio. Dentro de três segundos, a gravação vai começar — e o botão vai ficar vermelho. Feche a Central de Controle .
      • Quando você terminar de fazer a gravação da tela, abra a Central de Controle mais uma vez e toque no botão Gravar de novo. Por fim, toque em Parar .
    • Lembre-se de que, enquanto o recurso Gravação da Tela estiver ativado, a tela vai exibir um ponto vermelho no canto superior esquerdo. Se a pessoa notar isso, pode descobrir o que você está fazendo.
    • Este método não funciona se a pessoa que gerencia seus ajustes de Tempo de Uso tiver desativado a Gravação da Tela. Pode ser que ela tenha feito o caminho Ajustes > Tempo de Uso > Restrições de Conteúdo e Privacidade > Restrições de Conteúdo .
  7. Se nada mais der certo, você pode fazer uma redefinição de fábrica no iPhone ou iPad para apagar todos os ajustes — incluindo o código e as restrições do Tempo de Uso. O problema é que não dá para fazer isso pelo próprio dispositivo sem ter o código em mãos. Mais uma vez, há alternativas. Só não se esqueça de que este método apaga tudo no iPhone ou iPad. Veja só: [6]
    • Desligue o iPhone ou iPad.
      • Se seu dispositivo não tem botão de início físico, pressione um dos botões de volume e o botão lateral ao mesmo tempo por alguns segundos. Se ele tem , pressione o botão superior ou lateral por alguns segundos.
      • Quando a barrinha de energia aparecer, deslize-a para a direita para desligar o iPhone ou iPad.
    • Coloque o iPhone ou iPad no Modo de Recuperação. Conecte o dispositivo ao computador enquanto pressiona um dos seguintes botões:
      • iPhone 8 e modelos posteriores: botão lateral.
      • iPhone 7 e 7 Plus: botão de abaixar o volume.
      • iPhone SE (1 a geração), 6S e modelos anteriores: botão de início.
      • Modelos de iPad sem botão de início: pressione e solte o botão de aumentar o volume , o de abaixar o volume e o botão superior .
      • Modelos de iPad com botão de início: pressione o botão superior ou lateral e o botão de início ao mesmo tempo por alguns segundos.
    • Solte os botões quando você vir a tela do modo de recuperação , representada por um cabo de energia apontado para o ícone de um computador.
    • Se você estiver usando um Mac com o Catalina ou uma versão posterior do macOS, abra uma janela do Finder e clique no iPhone a partir da barra lateral. Se estiver usando um computador com Windows ou um Mac com uma versão anterior do sistema, abra o iTunes e clique no botão Dispositivo , no topo da tela — representado pelo ícone de um iPhone.
    • Quando uma janela abrir dando a opção de restaurar ou atualizar seu iPhone, clique em Restaurar .
    • O processo pode demorar um pouco. Após a restauração, desconecte o iPhone ou iPad do computador e siga as instruções da tela para recomeçar a configuração.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando aplicativos externos

Baixe em PDF
  1. Você pode comprar um app que permita remover códigos e outras restrições do iPhone, incluindo do Tempo de Uso. No entanto, muitos deles são caros. Alguns até oferecem versões de teste gratuitas, mas elas nem sempre incluem os recursos necessários.
    • Leia bem a descrição dos aplicativos para saber se eles podem mesmo ajudar você a contornar ou remover o código do Tempo de Uso.
    • Esses aplicativos podem ser bem caros. Prepare-se para desembolsar bastante dinheiro.
  2. Embora alguns aplicativos de desbloqueio afirmem que são capazes de remover códigos sem apagar nenhum dado, alguns excluem tudo do iPhone. Leia bem as instruções e a documentação antes de aceitar qualquer termo.
  3. O passo a passo para desbloquear o Tempo de Uso ou remover o código dependem do aplicativo. Na maioria dos casos, você vai ter que instalar o app em um computador e conectar o iPhone a ele antes de começar.
    Publicidade

Dicas

  • Se você é pai ou responsável por um menor de idade e está tentando definir limites para o uso do iPhone ou iPad, preste bastante atenção aos truques e alternativas que seu filho está usando. Caso necessário, crie restrições mais rígidas no Tempo de Uso — como desativar a capacidade de alterar o fuso horário ou bloquear a maioria dos sites.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 153 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade