Baixe em PDF Baixe em PDF

Você cresceu e uma das suas atividades favoritas é encontrar a turma no shopping ou ir a eventos juntos. Qualquer que seja o caso, você precisará da permissão de seus pais e será necessário um tanto de estratégia para conseguir o que quer, ainda mais se eles forem super protetores. Leia este artigo e descubra algumas abordagens para uma boa negociação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo o melhor momento para conversar com seus pais

Baixe em PDF
  1. O tempo é um fator importante nesse assunto e ele precisa funcionar em seu favor se quiser que seus pais deem permissão para sair com seus amigos. Descubra quando é melhor para eles conversarem e organize-se; adeque-se à agenda deles, não o contrário.
    • Se a sua família tem o hábito de jantar reunida, esse seria um ótimo momento. Outro exemplo seria uma tarde relaxante de domingo, em que todos estejam presentes. [1]
    • Comece a se agilizar com antecedência para eventos de grande porte. Por exemplo, se a permissão é para você ir a um show de rock, em que o transporte e o dinheiro serão necessários, não deixe a conversa para a última hora. Seus pais também precisarão de tempo para se preparar.
    • Para eventos como esse, falar sobre isso em cima da hora provavelmente resultará em uma negativa; no entanto, para baladas mais tranquilas na casa de amigos, pegá-los de surpresa pode funcionar bem. [2]
  2. Em horas de estresse e tensão eles certamente negarão. Espere a pior parte passar e, quando tudo estiver mais calmo, pergunte se pode sair com seus amigos.
    • Quando estiver de castigo, nem pense em pedir qualquer coisa.
    • Você terá que se comportar muito bem para sair do castigo antes de conseguir regalias.
    • Por exemplo, não peça nada enquanto sua lição de casa não estiver pronta e suas obrigações em casa não estiverem em dia. Melhor ainda, ofereça-se para lavar a louça do jantar, além de deixar sua parte limpa.
  3. Insistir em algo o tempo todo provavelmente minará a boa vontade deles em colaborar com sua causa; na realidade, eles ficarão irritados e você pode se encrencar ainda mais. Dê alguns dias para eles pensarem.
  4. Organize seus eventos para que encaixem no dia a dia de sua família. Por exemplo, em dias e horários mais agitados, não é uma boa ideia fazer planos importantes, seus pais não darão total atenção ao assunto. Espere pelas horas de calmaria, mais à noite, quando todos estiverem mais relaxados e presentes.
    • Uma boa oportunidade seria quando a sua mãe estiver levando sua irmã para o futebol; diga “Já que o shopping fica no caminho, você poderia me deixar lá?”
    • Combine seus planos com os de seus pais. Não fique pedindo para eles saírem da própria rota, prefira aproveitar a carona nos dias que eles se deslocarem pela cidade.
    • Não falte às ocasiões familiares para sair com seus amigos. Sobrecarregá-los com pedidos e nunca participar de nada reduzirá suas chances de conseguir o que quer gradualmente.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Negociando com seus pais

Baixe em PDF
  1. Saiba todas as informações necessárias de cór quando seus pais estiverem disponíveis. Quanto mais informações você tiver, melhor defenderá seus argumentos. [3]
    • Diga aonde vai, com quem, até que horas e o que ficará fazendo enquanto estiver lá.
    • Seja honesto o tempo todo. Não minta, sob o risco de perder a confiança de seus pais.
    • Não os afogue em detalhes. Você deve organizar o transporte, o dinheiro e agilizar reservas, ingressos, etc.
    • Comece com coisas pequenas e vá intensificando. Não tente pedir para passar uma semana na praia se nunca tiver dormido mais de dois dias fora de casa. Será mais fácil fazer seus pais enxergarem o que você já tem responsabilidade para assumir se fizer as coisas progressivamente; isso pode fazer toda a diferença na resposta deles.
  2. Para você, é óbvio que não quer perder o acampamento do ano, ou a mega liquidação sazonal do shopping, mas para seus pais a importância desses eventos não é tão nítida. Quando pedir algo, deixe claro o que essa oportunidade significa para você. [4]
    • Caso haja benefícios educacionais, não se esqueça de mencioná-los, pois a sua educação é uma das maiores prioridades de seus pais.
  3. A sua segurança vem em primeiro lugar, seus pais só querem o melhor para você. Tendo isso em mente, deixe-os seguros de que você tem juízo e não faria nada perigoso ou ilegal. Mantenha seu celular totalmente carregado e funcionando o tempo todo e comunique-se com eles de tempos em tempos quando estiver fora.
    • Avise seus pais se tiver um adulto responsável acompanhando vocês.
    • Repita que eles podem confiar em você, mesmo que eles já confiem. Ouvir essas palavras os ajudará a sentir mais segurança.
  4. Alterar o tom de voz, ser emotivo demais e perder o controle só mostrará que você é imaturo para sair sozinho. Tudo bem demonstrar entusiasmo, mas não deixe que o desapontamento de um “não” se transforme em raiva; com autocontrole, talvez você consiga fazê-los mudar de ideia. [5]
    • Mesmo que o “não” seja esperado, faça seu melhor para não gritar e chorar de frustração.
    • Não os ameace, nem faça exigências. Você não conseguirá nada se ameaçar não fazer alguma tarefa em troca da permissão. Na realidade, eles provavelmente o deixarão de castigo, para que aprenda a não fazer isso com mais ninguém.
  5. Depois de apresentar seus planos, deixe-os refletir. Diga, por exemplo “Obrigado por me escutarem e, se precisarem de tempo para pensar, fiquem à vontade”. Isso mostrará que você é paciente e maduro, mesmo que seja só para ir jogar videogame na casa do vizinho. [6]
  6. Ofereça-se para levar seu irmão mais novo com você quando seus pais ainda estiverem em dúvida. Essa é uma forma de mostrar que você não fará nada de errado.
    • Irmãos mais novos costumam dedurar qualquer coisa para os pais. Use isso em favor próprio quando estiver negociando, a tendência é que isso sirva para convencê-los.
    • É claro que você precisará se comportar duas vezes melhor, para ele não dedurá-lo de verdade. [7]
  7. Quando seus pais disserem não, ter postura e se comportar como um adulto pesará na decisão deles da próxima vez que você pedir algo desse gênero. Agradeça por terem conversado com você, sem demonstrar raiva e sem gritar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Fechando negócio

Baixe em PDF
  1. Limpe seu quarto, acabe os projetos da escola e só depois peça a atenção deles. Não dê nenhuma razão para eles o questionarem; faça o que tem a fazer e eles ficarão impressionados com sua agilidade.
    • Caso você não tenha tempo de preparar tudo antes de pedir, prometa que deixará suas obrigações prontas antes de sair.
  2. Seus pais farão questão de saber se haverá um adulto junto quando sair com seus amigos. Deixe-os conversar com os pais deles, saber que você estará em um ambiente seguro os deixará mais tranquilos para darem permissão. [8]
    • Não minta para seus pais se não houver um adulto para acompanhá-los. Qualquer mentira que você contar será revelada com o tempo e ficará feio para o seu lado.
  3. Sem saber quem são as pessoas com quem você sai, seus pais dificilmente ficarão seguros o suficiente para deixá-lo sair. Convide seus amigos para irem à sua casa, apresente-os para sua família. Quando você pedir para sair com eles, será mais fácil para eles deixarem.
  4. Uma demonstração extra de carinho, gratidão e admiração pode fazer milagres por você. Enquanto estiver esperando a resposta deles, aproveite para demonstrar como é grato por tudo que eles fazem por você, deixe bilhetes carinhosos ou simplesmente verbalize. Se comportar também ajuda, mas saia da rotina do que é esperado. Dê flores para sua mãe, deixe pai ficar com o último pedaço de bolo.
    • Seja sutil, não dê na cara. Seus pais sempre sabem quando você está mentindo para conseguir o que quer.
    • Não exagere. Seja legal com seus pais, mas não seja dramático a ponto de eles acharem que você está mentindo.
  5. Vá além de suas obrigações; lave o carro, passe um pano na casa sem que eles peçam, ajude-os com o jantar alguns dias por semana e eles ficarão satisfeitos. Fazer o trabalho deles fará com que relaxem mais e deem permissão para fazer o que você quiser. [9]
  6. Agradeça-os, não importa qual seja a resposta deles. Lembre-se de que seus pais querem que você se divirta, mas também querem o que for melhor para você. Seja grato por todo o amor e proteção deles. [10]
    Publicidade

Avisos

  • Enquanto estiver tentando convencê-los e também quando estiver na balada, seja honesto o tempo todo.
  • Não quebre a confiança de seus pais; eles o deixarão de castigo e isso acabará com seus planos futuros.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 149 820 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade