Baixe em PDF Baixe em PDF

Os piercings são uma forma divertida de autoexpressão e de se dar uma repaginada no visual. Os piercings nas orelhas são bastante comuns e fáceis de se conseguir, mas é provável que seus pais não gostem da ideia, mesmo que você já tenha um piercing. Abaixo, você aprenderá a pedir a permissão deles usando a razão, evidências e negociando da forma certa. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Usando a razão

Baixe em PDF
  1. Converse com seus pais e explique por que os piercings são importantes para você. Se precisa de uma autorização por escrito deles, fale isso agora. Ouça as perguntas deles e responda com calma, esclarecendo todas as dúvidas.
    • Por exemplo: "Mãe, pai... eu quero colocar outro piercing na orelha. Essa é a minha forma preferida de me expressar e gostaria da permissão de vocês para fazer isso."
  2. Informe-os do tipo de piercing e do local específico que quer colocá-lo. Existem muitos tipos diferentes de piercing na orelha, como tragus, rook e helix; mostre que pesquisou bem o assunto e pensou muito sobre onde gostaria de furar a orelha. [1]
    • Por exemplo: "Eu queria muito um piercing do tipo helix, que fica na cartilagem da orelha. Já vi um estúdio no shopping que tem joias do tipo que gosto, próprias para essa parte da orelha."
    • Se conhece lojas virtuais que vendem a joia que gostaria, mostre para seus pais. Também é bom mostrar um diagrama das posições de piercings para ajudá-los a visualizar como ficaria o resultado final na sua orelha. [2]
  3. É importante chegar na conversa lembrando seus velhos de que eles já permitiram que você colocasse um piercing antes e que não há diferença nenhuma agora.
    • Se já furou o lóbulo da orelha antes, por exemplo, você pode dizer que o segundo furo é a mesma coisa, seguindo o mesmo método e com o mesmo tempo de cicatrização.
  4. Lembre seus pais de que você tem tirado boas notas na escola, tem feito todas as suas atividades extracurriculares e tem ajudado com as tarefas domésticas.
    • Você também pode pedir pelo piercing como um incentivo para melhorar seu comportamento no futuro. Peça que seus pais definam uma meta para você alcançar antes de colocar o piercing.
    • Se o seu aniversário ou alguma data comemorativa está chegando, diga que o piercing é o seu presente ideal para esse momento.
  5. Deixe claro que não tem planos de tirar o piercing, mas lembre-os de que os furos de piercings podem fechar com o tempo, caso você decida que não quer mais usar a joia.
    • Entenda que praticamente todos os furos de piercings fecham com o tempo, basta parar de usar a joia. Caso use um alargador ou algo similar, pode ser preciso fazer uma microcirurgia para fechar o buraco. [3]
  6. Prove para seus pais que é paciente e quer mesmo manter o piercing. Caso eles recusem seu pedido em um primeiro momento, marquem uma data para retomar o assunto ou, espere algumas semanas ou meses para conversar de novo com eles, dando novos argumentos.
    • Diga logo de cara que está disposto a esperar eles tomarem uma decisão pelo tempo que precisarem: "Eu queria muito a permissão de vocês, mas não precisam me responder agora. Podemos conversar sobre isso na semana que vem?" [4]
    • Se tentar usar o argumento de que já tem um piercing e eles disserem não mesmo assim, volte algumas semanas depois, pedindo de outra forma, mas sempre mantendo a calma e a educação. Não perca a cabeça, ou você vai convencê-los de que não tem maturidade para ganhar a aprovação deles.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando evidências

Baixe em PDF
  1. Pesquise na internet por um estúdio de piercing e tatuagem com licença em dia e boa reputação. Se possível, visite o local com antecedência para ver como são os procedimentos de higiene e segurança.
    • Leve seus pais junto para que eles confiram o ambiente e conversem com os profissionais, caso isso vá tranquilizá-los.
    • Confira os comentários sobre o estúdio no Google, no Facebook e em páginas como a Reclame Aqui para ver o que os clientes estão dizendo.
  2. Estude os cuidados de higiene e cicatrização . Mostrar aos seus pais que sabe como manter o piercing sem problemas vai fazer com que eles confiem mais em você. Compartilhe as informações que encontrar para que eles fiquem de olho e acompanhem os processos. [5]
    • Compre a solução salina ou os outros materiais necessários com antecedência. É bom conversar com o profissional do estúdio e perguntar o que ele recomenda que você use na orelha durante a cicatrização.
    • Deixe seus pais cientes de que você vai usar a mesma joia pelo tempo que o perfurador recomendar antes de trocá-la. Também converse com eles sobre os melhores tipos de metal para a orelha e onde comprá-los, principalmente se você tem alergia a certos materiais. [6]
  3. Pesquise sobre todos os possíveis problemas causados pelos piercings e discuta-os com seus pais caso essa seja uma preocupação deles. Seja sincero quanto às possíveis complicações, mas esteja preparado com pesquisas sobre como evitar esses problemas. [7]
    • Pesquise também os possíveis benefícios dos piercings. Eles podem ter significados positivos espirituais ou religiosos em algumas culturas [8] , além de benefícios médicos em alguns casos. [9]
  4. Procure por fotos de pessoas com o tipo de piercing que quer colocar e mostre a eles como a joia ficaria em você.
    • Procure por imagens de qualidade que mostrem pessoas com joias simples e bem bonitas, exibindo um visual digno e maduro. Não deixe que eles fiquem com a impressão de que você vai se arrepender e de que o piercing é algo passageiro.
  5. Se você conhece alguém com piercings, peça para mostrarem aos seus pais, explicarem por que colocaram e por que gostam das joias. Dependendo do caso, os pais dos seus amigos podem conversar com os seus pais também.
    • Obviamente, converse com seus amigos e os pais deles antes de usá-los como exemplos para os seus pais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Negociando com seus pais

Baixe em PDF
  1. Você pode se oferecer para limpar seu quarto ou a cozinha todas as semanas, tirar apenas notas 9 ou 10 no próximo bimestre ou qualquer coisa do tipo em troca da permissão pelo piercing. Você também pode participar de trabalhos voluntários ou de atividades extracurriculares, caso eles queiram que se envolva mais com isso.
    • Dê algo específico para seus pais, para mostrar que está disposto a trabalhar para o que quer e para poder definir objetivos específicos. Em vez de "Vou melhorar minhas notas", diga "No próximo bimestre, meu boletim de matemática vai ter apenas notas 9 ou 10". [10]
  2. Você pode se oferecer para pagar pela perfuração, pela joia e por todos os materiais de limpeza e cicatrização. Pesquise tudo com antecedência e vá guardando dinheiro de sua mesada ou de trabalhos para poder pagar quando tiver a permissão dos seus pais.
    • Se precisar, faça alguns artesanatos ou docinhos para vender e juntar o dinheiro. [11]
    • Se não conseguir o dinheiro para bancar tudo, pergunte se os seus pais conseguem completar o valor necessário: "Mãe, pai... eu tenho dinheiro suficiente para pagar pela perfuração. Vocês estariam dispostos a comprar a joia para eu colocar na orelha?" [12]
  3. Prometa que não vai colocar outro piercing ou combine a quantidade máxima que seus pais concordam. Você também pode concordar em usar uma joia de acordo com a preferência deles, como pedrinhas pequenininhas em vez de algo maior.
    • Se quer colocar um alargador, concordem em um tamanho máximo.
    • Você também pode deixar seus pais escolherem a joia que vai colocar ou o estúdio de piercing.
  4. Como você precisa da autorização dos seus pais, é melhor que eles vão com você até o estúdio conversar com o profissional e acompanhar o procedimento, caso queiram.
    • Pode parecer exagerado, mas não custa perguntar se os seus pais também não querem furar a orelha com você. Dependendo do tipo de pais que tem, pode ser que eles estejam a fim de colocar um piercing ou um brinco e acompanhar você nessa jornada.
  5. Não importa quais vão ser os pontos da negociação de vocês, coloquem tudo no papel, como se estivessem formando um contrato, para manter a decisão firme e evitar que eles deem para trás.
    • Monte um checklist ou um processo gradual de tudo o que você precisa fazer para colocar o piercing e tudo que precisa manter depois. [13]
    Publicidade

Dicas

  • Converse com seus pais com calma, sempre demonstrando maturidade e respeito. A ideia é falar com eles e dar tempo para que pensem no assunto e tirem dúvidas. Não apresse nada e nem seja muito insistente.
  • Lembre-se de que existem outras formas de expressar seu estilo individual caso não consiga colocar o piercing. Há também a opção de colocar piercings de pressão, sem furar a orelha.
  • Se não conseguir convencer seus pais, espere fazer 18 anos e faça o piercing por conta própria, sem precisar da autorização dos seus pais.
  • Tente dizer que um piercing na orelha é uma forma de autoexpressão. Caso seus pais sejam céticos, diga que eles podem escolher qual joia você usará pelos primeiros meses após o furo.
Publicidade

Avisos

  • Não fure suas orelhas por conta própria caso não consiga a permissão dos seus pais. Isso pode acabar causando uma infecção ou algum outro problema irreversível, dependendo do erro que você cometer.
  • Não chore e nem esperneie! Evite também ficar insistindo ou ficar nervoso com seus pais. Tudo bem falar sobre outros amigos e os pais deles, mas não os compare com seus pais e nem use isso para fazer uma reclamação.
  • Caso seus pais tenham motivos religiosos ou coisa do tipo para proibir o piercing, respeite. É bem provável que seja impossível mudar a cabeça deles e é mais fácil esperar a maioridade para poder tomar suas próprias decisões.
  • Saiba que os seus pais provavelmente têm bons motivos para não permitir que você coloque um piercing agora. Saiba quando parar de pressioná-los, antes que as coisas piorem. Talvez seja melhor esperar um momento no qual não precise mais da permissão deles.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 33 198 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade