Este artigo foi coescrito por Sarah Schewitz, PsyD
. Sarah Schewitz é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência ajudando casais e indivíduos a mudarem a forma como enxergam o amor e o relacionamento. É fundadora da Couples Learn, um site para consultas online.
Há 12 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 4 294 vezes.
Todo mundo já sofreu alguma rejeição na vida, mas isso não quer dizer que seja fácil passar pela experiência! Apesar de seu crush (seja uma moça ou um rapaz) poder ter um milhão de motivos diferentes para não estar interessado, não deixe a situação abalar sua confiança. Lembre-se: você é um partidão e, cedo ou tarde, vai encontrar alguém legal. De qualquer forma, este artigo reúne dicas do que fazer para evitar contato com a pessoa — ou para criar coragem e mandar um "alô" para ela caso você ainda queira manter a amizade. Leia abaixo para descobrir mais!
Passos
-
Escreva algo como "De todo jeito, obrigado" para não criar um clima estranho. De modo geral, a melhor estratégia aqui é mandar uma mensagem curta e simpática. Isso vai ajudar você a superar a rejeição e até manter uma amizade com a pessoa. Veja algumas sugestões:
- "Tranquilo! Mudando de assunto, vc terminou de ver Breaking Bad ?"
- "Sem problema! A gente vai se falando."
- "Valeu pela resposta. A gente se vê na escola!"
Publicidade
-
Talvez você precise de um tempo até sentir que está pronto para conversar com o crush. Não precisa ter pressa! Aproveite para sair mais com seus amigos, que são as pessoas que mais valorizam sua companhia no mundo. [1] X Fonte de pesquisa
- Você pode falar com a pessoa logo de cara, desde que não esteja magoado com ela. Não existe nenhuma regra específica nesse sentido.
-
Pode ser que você tenha vontade de ignorar a pessoa para evitar aquele climão. No entanto, o melhor jeito de ficar confortável perto dela de novo é fingir que nada aconteceu. Seu crush provavelmente também quer manter a amizade! [2] X Fonte de pesquisa
- Repetindo: todo mundo é rejeitado alguma vez na vida. Até seu crush!
- Quem sabe você não fica confortável com a companhia da pessoa antes do que imagina?
Publicidade
-
Faça uma pergunta ou peça um favor à pessoa! Você também pode dizer algo legal, como fazer um elogio, quando se encontrar com ela por acaso. Até comentários engraçados dão para o gasto! Veja só:
- "Eu vi que você tirou dez na prova de espanhol. Me ajuda a estudar pro simulado da semana que vem?"
- "Não tô conseguindo copiar a matéria no quadro. Me empresta seu caderno?"
- "Você sabe que hora o jogo do Flamengo começa sábado?"
- "Você já decidiu o que quer prestar no vestibular?"
- "Que blusa legal!"
- "Curti sua apresentação!"
- "Eu não consigo mais olhar pro professor e não pensar que ele é a cara do Faustão..."
- "Imagina que você tá com 13 maçãs em uma mão e dez laranjas na outra. Sabe o que você tem? Mãozonas !"
- "Sabe por que o pinheiro nunca se perde na floresta? Porque ele tem u ma pinha ."
-
Você vai se sentir muito melhor se estiver vestindo roupas legais! Escolha peças bonitas e que deem aquele "up" na sua confiança. [3] X Fonte Confiável Association for Psychological Science Ir à fonte Talvez elas ajudem você a se lembrar do quanto é especial — e do que seu crush está perdendo.
- Não se preocupe com os gostos da pessoa. O ideal é que você use roupas que combinem com seu estilo e melhorem sua autoconfiança.
Publicidade
-
Pode ser que até a ideia de ver seu crush de novo após a rejeição faça você tremer nas bases. Isso é normal, mesmo que a pessoa não faça ideia do que está acontecendo. Quando você for a um lugar onde há a possibilidade de um encontro acidental, pare por um instante e faça um exercício de respiração: puxe o ar, prenda-o por um segundo e, em seguida, relaxe. Repita esse processo algumas vezes até você sentir o efeito. Veja dois exemplos: [4] X Fonte de pesquisa
- Imagine que você está na mesma sala que a pessoa. Antes de ir para a aula, respire fundo e pense: "Eu sou o máximo!"
- Agora, imagine que você e a pessoa vão participar de um mesmo evento da faculdade. Antes de chegar, pare e faça o exercício de respiração. Depois, pense: "Eu tô um gato!"
-
Talvez a pessoa comece a se interessar por você se tiver sua amizade antes. Ainda que isso não aconteça, ela pelo menos vai continuar na sua vida! Por mais que não seja o mesmo que ficar ou namorar, uma boa amizade também tem tudo para ser incrível.
- Só tome cuidado: é melhor não ter expectativas de conseguir mais que a amizade da pessoa.
- Você tem o direito de pedir um tempo da amizade se não conseguir separar as coisas. Coloque seu bem-estar em primeiro lugar.
Publicidade
-
Conhecer outras pessoas é um jeito legal de ganhar experiência e até impressionar seu crush! Sem contar que, mais cedo ou mais tarde, você vai superar o que está sentindo. O mais engraçado é que a pessoa pode começar a se interessar por você se notar como sua vida amorosa é movimentada! Dê mais atenção a quem demonstra esse interesse agora .
- Pergunte aos seus amigos se eles conhecem pessoas legais que estejam solteiras. Vai que alguém tem uma indicação interessante?
- Tente conhecer pelo menos uma pessoa nova por semana. Suas chances de achar alguém legal vão aumentar (e muito)!
-
Tente esquecer a rejeição e passe a olhar para o futuro. Essa sensação de climão é péssima, não é? Felizmente, ela vai passar em pouco tempo. O jeito mais rápido de fazer tudo voltar ao normal é entender que o "não" que você recebeu ficou para trás. [5] X Fonte de pesquisa
- Se você não falar do que aconteceu, a pessoa também provavelmente não vai tocar no assunto.
- Caso você continue sentindo um clima estranho, troque de estratégia e fale do assunto de uma vez. Diga algo como "A gente tá com um clima estranho, né?"; em seguida, mude de assunto: "Vamos falar de outra coisa! Você tá vendo alguma série legal pra me indicar?"
Publicidade
-
Você merece ser feliz! Sendo assim, não perca tempo com coisas irrelevantes. De vez em quando, poste sobre sua vida nas mídias sociais. Com sorte, a pessoa vai ver que você é um partidão e tem um monte de talentos e interesses.
- Tente tirar uma foto legal por dia!
- Por exemplo: tire uma foto do look do dia na segunda-feira; na terça, poste uma selfie com um amigo; na quarta, mostre um vídeo seu tocando violão; na quinta, poste o pôr do sol da sua janela; na sexta, mostre o livro que você está lendo; no sábado, mostre sua turma no cinema; por fim, no domingo, tire uma foto do seu cachorro. Tiro e queda!
-
Não se preocupe se o clima ficar estranho por um tempo. Isto é normal, e é bem provável que as coisas voltem a ser como antes gradualmente. Se o processo estiver demorando demais, é melhor pedir (ou dar) tempo e espaço à pessoa. [6] X Fonte de pesquisa Por mais que seja péssimo interromper uma amizade assim, pelo menos você vai poder contar com o resto da sua turma.
- Se você precisar de espaço, mande uma mensagem à pessoa pelo WhatsApp ou Instagram quando achar que está pronto para um reencontro. Escreva "E aí, como você tá?" ou "Saudade de sair com vc! Como tá a vida?".
- Se é a pessoa que precisa de espaço, espere até ela vir atrás de você.
Publicidade
-
Passe mais tempo com seus outros amigos! Você não tem a obrigação de contar à pessoa que não quer mais ser amigo dela: é só se afastar aos poucos. Esse processo é dolorido, mas há males que vêm para o bem. Com o tempo, alguém legal vai entrar na sua vida.
- Se a pessoa começar a ficar com alguém, é melhor até bloquear os perfis dela nas mídias sociais. Não se torture vendo o que ela posta!
Dicas
- É bem provável que a pessoa esteja falando com você porque ainda gosta da sua amizade. Não quer dizer que ela mudou de ideia! Se esse tipo de contato é do seu interesse, continue investindo na relação platônica.
- Você merece parabéns pela coragem de ter exposto seus sentimentos! Desta vez não deu certo, mas alguém legal vai aparecer na sua vida. [7] X Fonte de pesquisa
- A sensação de ser rejeitado dói, mas não costuma demorar muito para passar. Todo mundo vive coisas assim! Dedique mais tempo aos seus amigos e interesses. [8] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
Avisos
- Aceite a resposta negativa da pessoa, em vez de tentar fazê-la mudar de ideia. Vocês decerto nem são compatíveis — mas alguém há de ser. [9] X Fonte de pesquisa
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://ideas.ted.com/why-rejection-hurts-so-much-and-what-to-do-about-it/
- ↑ https://www.ucdavis.edu/news/unrequited-love-how-stay-friends
- ↑ https://www.psychologicalscience.org/news/minds-business/when-clothing-style-influences-cognitive-style.html
- ↑ https://www.uofmhealth.org/health-library/uz2209
- ↑ https://www.ucdavis.edu/news/unrequited-love-how-stay-friends
- ↑ https://psychcentral.com/blog/how-a-little-space-and-time-can-help-heal-a-relationship-crisis#1
- ↑ https://kidshealth.org/en/teens/rejection.html
- ↑ https://www.apa.org/monitor/2012/04/rejection
- ↑ https://www.plannedparenthood.org/learn/teens/relationships/relationships-101
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!