PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Com boas habilidade de conversação, você poderá ter mais sucesso em sua vida profissional, social e amorosa. Assim como qualquer outra habilidade, conversar de forma eficaz demanda prática e autoconfiança, mas você poderá tomar diversas medidas para se sentir mais confortável puxando assunto com alguém e mantendo conversas interessantes.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Puxando assunto

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes, a parte mais difícil de uma conversa é descobrir como puxar assunto, e isso poderá ser particularmente intimidante quando queremos falar com alguém com quem nunca conversamos antes. Tente encontrar uma coisa em comum quando estiver tentando puxar assunto com uma pessoa nova. [1]
    • Por exemplo, você poderia perguntar para a pessoa à sua frente na fila da cafeteria: "O que é bom aqui? Nunca experimentei nenhum desses cafés especiais".
    • Você também poderia falar sobre as circunstâncias do momento. Tente dizer: "O dia não está agradável hoje?". Acrescente alguns comentários mais específicos se a pessoa responder com um tom favorável.
    • Outra forma de puxar assunto é fazendo um comentário sobre a pessoa com quem você gostaria de conversar. Diga algo como: "Adorei a sua bolsa!".
  2. Procure alguém que não esteja ocupado com alguma outra coisa e que tenha uma expressão amigável no rosto. Por exemplo, caso alguém faça contato visual com você em uma fila, retribua com um sorriso e uma pergunta para puxar assunto. Evite puxar conversa com uma pessoa que já esteja falando com alguém ou que esteja ativamente envolvida em uma tarefa. [2]
    • Em uma festa, um bom lugar para começar conversas é perto do bufê ou do bar. Esses locais sempre propiciam assuntos naturais, como: "Você já provou o molho de espinafre?" ou "Pode me mostrar como funciona esse saca-rolhas?".
    • Siga em direção à cozinha se você estiver com problemas para interagir com os outros convidados de uma festa. Muitas vezes, a cozinha funciona como um ponto de encontro, e você poderá se misturar com as outras pessoas, ajudando a preparar drinques ou servindo petiscos.
    • As mesmas regras valem para puxar assunto com um colega de trabalho: espere até que ele não esteja conversando com outra pessoa, e o almoço é um momento ideal para começar uma conversa.
  3. Talvez você queira conversar com um conhecido, mas não saiba como quebrar o gelo. Uma abordagem eficaz é perguntar alguma coisa sobre a pessoa, as perguntas são uma ótima forma de manter uma conversa fluindo. [3]
    • Perguntar alguma coisa também é uma boa forma de puxar assunto se você quiser conversar com um colega na cantina ou no refeitório. Tente perguntar: "Como foi o fim de semana? Aproveitou esse tempo maravilhoso?".
    • Talvez você queira conhecer melhor seu vizinho novo. Quando o vir pegando a correspondência, diga: "Está se adaptando ao novo bairro? Me avise se quiser saber onde encontrar uma boa pizzaria aqui perto".
  4. Você não precisa ter um discurso de abertura incrível para começar a falar com alguém. Comece com algo tão simples como "Oi" ou "Tudo bem?". Muitas vezes, a outra pessoa continuará a conversa a partir desse ponto. [4]
    • Diga algo simples sobre si mesmo. Por exemplo, depois de uma aula vigorosa de spinning , diga para a pessoa ao seu lado: "Nossa, vou ficar todo dolorido amanhã".
    • Mantendo o assunto simples você estará iniciando a conversa, mas permitindo que a outra pessoa o ajude a prosseguir. Isso também tira um pouco da pressão de ter que pensar em algo inteligente para dizer.
  5. É importante que você não deixe a outra pessoa constrangida quando estiver tentando puxar assunto. Muitas pessoas ficam nervosas quando estão falando de amenidades e começam a tagarelar, o que pode leva-las a um problema social muito comum: compartilhar mais coisas do que devem. [5]
    • A menos que você esteja falando em particular com uma pessoa que conheça muito bem, evite compartilhar informações muito íntimas sobre si mesmo. Por exemplo, não tente puxar assunto com um conhecido falando sobre sua última consulta no ginecologista.
    • Muitas vezes, as pessoas ficam desconfortáveis quando compartilhamos informações muito íntimas. É provável que o caixa do supermercado provavelmente não queira ouvir sobre o desempenho escolar da sua filha adolescente. Quando estiver puxando uma conversa, fique longe de assuntos muito sensíveis.
  6. De vez em quando, o silêncio pode parecer constrangedor, e nossa tendência natural é tentar preenchê-lo com conversa fiada. No entanto, há momentos em que o silêncio é a melhor opção. [6]
    • Você pode tentar conversar com seu companheiro de voo se estiver entediado em um avião, mas se ele der algumas pistas sociais de não está interessado em bater papo, faça alguma outra coisa para se distrair.
    • Quando uma pessoa evita manter contato visual, ela sinaliza que não está a fim de conversar. Além disso, é provável que alguém lendo alguma coisa ou usando fones de ouvido esteja satisfeito com o silêncio.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Continuando a conversa

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando já tiver quebrado o gelo, há várias coisas que você pode fazer para continuar a conversa, e as perguntas são uma ótima opção. Tente pedir para outra pessoa fazer algo simples para você. [7]
    • Por exemplo, quando estiver buscando seu filho na escola, você poderia perguntar a outro pai: "Amanhã eles saem mais cedo, né? Você lembra a que horas?".
    • Você poderia pedir conselhos a um colega de trabalho. Considere dizer algo como: "Rodrigo, suas apresentações são sempre impecáveis, você se importaria em me dar algumas dicas?".
  2. Perguntar qualquer coisa é uma ótima forma de manter uma conversa viva, mas as perguntas abertas são a chave para manter um diálogo fluindo. Faça perguntas que exijam mais do que um simples "sim" ou "não" como resposta. [8]
    • Em vez de perguntar: "Como foi sua viagem para Salvador?", experimente dizer: "Lembro que você estava viajando, que coisas você fez durante as férias?". Essa questão permitirá uma resposta mais elaborada.
    • Continue fazendo perguntas após ouvir a primeira resposta. Se a pessoa disser: "Nós jogamos muito golfe", você poderia perguntar: "Oh, qual o seu handicap ? Pode me recomendar algum curso? Eu adoraria aprender a jogar melhor".
    • Você também pode transformar elogios em perguntas, como: "Adorei esse vestido! Onde você encontra roupas tão lindas?".
  3. Não tente forçar uma conversa. Em vez disso, converse com alguém de quem você goste de verdade. As outras pessoas perceberão se você estiver apenas fingindo interesse. [9]
    • Em um jantar, puxe conversa com alguém que compartilhe dos seu interesses. Por exemplo: "Marcos, ouvi dizer que você comprou um bicicleta nova. Eu adoro pedalar em trilhas".
    • Quando estiver no jogo de futebol do seu filho, tente conversar com outro pai a respeito do treinador. Por exemplo, "Eu sinto que a Carla está respondendo bem ao tempo extra de treino. Como o Pedro está se saindo?".
  4. Talvez você se sinta mais confortável com o desenvolvimento da conversa depois de falar por alguns minutos, mas ainda precisará se esforçar para que o diálogo continue fluindo sem problemas. Conversar bem também tem a ver com saber evitar assuntos que possam deixar as outras pessoas desconfortáveis. [10]
    • Provavelmente, você já ouviu o velho ditado de que política, religião e futebol não se discutem. Lembre-se desse conselho quando estiver em um grupo diversificado de pessoas.
    • Evite entediar as pessoas. Por exemplo, não fale por horas sobre seu reality show favorito, nem sobre como anda a saúde do seu gato. Deixe que os outros também tenham a chance de participar da conversa.
    • Use o tom adequado. Na maioria das vezes, as conversas casuais devem ser animadas. Afinal, você está tentando fazer com que alguém goste de você, e nós nos sentimos naturalmente atraídos por pessoas positivas. Procure algo otimista para dizer se estiver em dúvida. [11]
    • Por exemplo: "Nossa, tem chovido muito recentemente. Pelo menos isso significa que é provável que teremos lindas flores na primavera!".
    • Tudo bem reclamar de uma situação desconfortável, mas tente dar um toque positivo ao assunto. Por exemplo, "É um saco termos que ficar trabalhando até tarde hoje. Quer jantar mais tarde? Conheço uma pizzaria ótima".
  5. Na maioria das conversas que duram mais do que alguns minutos, é provável que as pessoas falem de mais de um assunto. Esteja preparado para falar de outra coisa além da sua pergunta inicial. Uma boa forma de se preparar é ficando atento às notícias atuais e à cultura pop, assim você sempre poderá tecer comentários sobre esses tópicos. [12]
    • Por exemplo, você poderia perguntar: "Você assistiu a algum dos indicados para Melhor Filme neste ano? Eu adorei Spotlight !".
    • Esteja pronto para a transição de assuntos. Tente dizer algo nas linhas de: "Nossa, essa história me lembrou da minha viagem à Grécia. Você já esteve lá?". Essa tática vai ajudar a conversa a fluir naturalmente.
  6. Quanto mais pessoas estiverem conversando, menor será a pressão sobre você, portanto, tente envolver outras pessoas no grupo. Por exemplo, caso vocês estejam comendo no refeitório do trabalho, chame um colega que esteja procurando um lugar para sentar. Diga: "Lúcio, quer sentar com a gente?". [13]
    • Você também poderá agir assim em situações sociais. Talvez você esteja batendo papo com um conhecido em um coquetel e veja alguém sozinho perto de vocês. Convide-o para a conversa. Diga: "Nossa, este camarão está delicioso. Você já experimentou?".
    • Além de ser uma atitude educada, convidar outras pessoas para a conversa poderá ajudá-lo a manter o diálogo fluindo. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, mais facilmente você encontrará um assunto sobre o qual falar.
  7. Ouvir é tão importante quanto falar, e para saber conversar bem, precisamos saber praticar a escuta ativa. Indique verbalmente que você está ouvindo e interessado na conversa. [14]
    • Ofereça comentários neutros, como "Interessante!". Você também poderia dizer: "Conta mais!" para incentivar a outra pessoa a continuar uma história.
    • Use um método conhecido como "fazer eco" para demonstrar que está ouvindo com atenção. Diga: "Nossa, é incrível que você tenha viajado para todos os países da Europa".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando uma linguagem corporal positiva

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando estiver em uma conversa, sua linguagem corporal poderá ser tão importante quanto as palavras que você usa. Um dos meios mais eficazes de nos comunicarmos com alguém é oferecendo um sorriso, e essa é uma forma especialmente boa de nos conectarmos com uma pessoa que não conhecemos tão bem. [15]
    • Sorria para alguém no parque de cachorros. Caso seu cachorro esteja brincando com o cãozinho de alguém, sorria para o dono daquele poodle. O sorriso fará com que você pareça mais acessível.
    • Sorrir também é uma forma eficaz de demonstrar apoio. Caso um colega de trabalho pare na sua mesa e comece a contar uma história, sorria para ele para indicar que você está interessado no assunto.
  2. Quando falamos com alguém, devemos olhar nos olhos da pessoa para demonstrar que estamos envolvidos na conversa. Isso também indica que estamos ouvindo e que respeitamos o que está sendo dito. [16]
    • O contato visual também vai ajudá-lo a avaliar a reação das outras pessoas, já que os olhos refletem emoções como o tédio, a raiva e o afeto.
    • Não encare os outros. Você não precisa olhar sem parar nos olhos de um amigo, deixe que seus olhos mirem o entorno naturalmente.
  3. Um aceno simples de cabeça é um dos sinais não verbais mais eficazes que podemos usar, e pode indicar várias coisas. Ele demonstra que alguém compreende o que está ouvindo, por exemplo. [17]
    • Balançar a cabeça também sinaliza que você concorda com alguma coisa e é uma forma de demonstrar apoio pelo que está sendo dito.
    • Não exagere balançando a cabeça sem parar, isso parecerá falso.
  4. A linguagem corporal pode transmitir nervosismo ou ansiedade, e falar com outras pessoas pode ser bastante intimidador, especialmente para os mais tímidos. Uma das melhores maneiras de aumentar sua autoconfiança nas conversas é se preparando para vários cenários diferentes. Por exemplo, se você sabe que vai conhecer novas pessoas em uma festa, tenha alguns assuntos na ponta da língua. [18]
    • Caso seja convidado para uma festa de aniversário em um boliche, prepare-se para contar uma história engraçada sobre aquela vez em que você jogou boliche em uma competição de casais.
    • Pratique suas habilidades de conversação. Desafie-se a conversar com uma pessoa nova a cada dia, pode ser alguém que esteja passando na rua ou um colega de escola. Pratique puxar assunto e manter a conversa fluindo.
    • A confiança é fundamental quando tentamos falar com um paquera. Quando descobrir que tipo de assunto inicial funciona melhor no seu caso, tente usá-lo para conversar com a pessoa de quem você gosta.
    • Por exemplo: "Eu sempre sinto vontade de dançar quando ouço a música da aula de spinning . Você conhece algum lugar bom aqui perto que toque música ao vivo?". Faça essa pergunta com um sorriso no rosto e mantendo contato visual.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha uma lista mental de bons assuntos para puxar conversa.
  • Não tenha medo de situações desconhecidas. Fazer algo novo vai ajudá-lo a conhecer gente nova e a praticar suas habilidades de conversação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 276 952 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade