Baixe em PDF
Baixe em PDF
A corrente alternada (CA) é a forma mais eficiente de fornecer energia elétrica. Porém, a maioria dos dispositivos eletrônicos necessita de corrente contínua (CC) para funcionar. Por essa razão, conversores de CA para DC ou são parte dos próprios dispositivos ou parte de seus cabos de alimentação. Se já construiu um dispositivo que deseja ligar em uma tomada CA, você deverá adicionar um conversor.
Passos
-
Estabeleça qual é a sua tensão CA de entrada. Na América do Norte e em partes da América do Sul e Central, a voltagem AC na maioria das tomadas é de 110 a 120 volts em 60 hertz. Na Europa, Ásia, Austrália e na maior parte do Oriente Médio e da África, ela é de 230 a 240 volts em 50 hertz. O padrão em outras regiões pode ainda ser diferente.
-
Encontre a tensão e amperagem que são necessárias para alimentar os componentes de seu dispositivo eletrônico. Verifique as instruções do fabricante, se for necessário. Uma voltagem ou amperagem muito alta destruirá os componentes, enquanto que se for muito baixa, não permitirá que o dispositivo funcione corretamente. A maioria desses componentes possui uma faixa de segurança; ajuste um valor médio dentro dela, desta forma a potência poderá variar um pouco.
-
Use um transformador para passar a tensão CA de alta para baixa. A corrente elétrica entra na bobina primária do transformador e induz a corrente na secundária, que tem menos serpentinas, resultando assim em uma tensão mais baixa. Há pouca perda neste processo por causa do aumento de amperagem em relação à queda de tensão.
-
Direcione a tensão CA baixa para um retificador. Normalmente, um retificador consiste em 4 diodos dispostos na forma de losango – um tipo de configuração chamada de ponte retificadora. Um diodo permite que a corrente passe em apenas 1 direção; a configuração em losango propicia que 2 diodos passem metade da corrente para positiva e que os outros dois passem a outra metade para negativa. A saída de ambos os conjuntos é uma corrente que aumenta de 0 volts à máxima voltagem positiva.
-
Acrescente um capacitor eletrolítico para suavizar a tensão. Um capacitor armazena uma carga elétrica em um curto espaço de tempo e então a libera lentamente. A entrada do retificador se assemelha a uma linha com saliências; a saída do “capacitor suavizador” é uma tensão com poucas ondulações.
- Para dispositivos que precisam somente de uma corrente baixa, você pode criar um regulador com um resistor e um diodo zener, que é projetado para romper quando certa voltagem é atingida, deixando que a corrente passe por dele. O resistor limita a corrente.
-
Conduza a saída do suavizador por um regulador. Isso suaviza as ondulações e cria uma corrente muito estável que operará seus dispositivos eletrônicos sem danificá-los. Os reguladores são circuitos integrados e podem ter na saída tensão fixa ou variável.
- Embora os reguladores tenham proteção contra corrente e calor excessivos, o seu ainda pode exigir que se anexe um dissipador de calor para impedi-lo de ficar muito quente.
Publicidade
Dicas
- A corrente alternada inclui voltagens negativas e positivas que aumentam e reduzem como em uma onda de seno suave (onda senoidal). Ela pode transportar energia mais rápido e mais longe sem perdê-la.
- Se você não quiser construir seu próprio conversor de CA para CC, pode comprar um.
Publicidade
Avisos
- Trabalhar com eletricidade pode ser perigoso. Tome precauções ao entrar em contato direto com ela.
Publicidade
Materiais Necessários
- Cabo de alimentação de CA
- Placa de circuito
- Ferro de solda
- Alicates e cortador de fio
- Transformador de redução
- Diodos
- Capacitor eletrolítico ou resistor e diodo zener
- Regulador
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 87 525 vezes.
Publicidade