Baixe em PDF
Baixe em PDF
O mol é uma unidade de medida padrão da química. Ela leva em consideração os diferentes elementos presentes em um composto químico. Geralmente, a massa dos compostos é fornecida em gramas e precisa ser convertida em mols. Embora este seja um cálculo simples, existem alguns passos importantes que devem ser seguidos com atenção. Use o método abaixo para aprender a converter de gramas para mols.
Passos
-
Reúna as ferramentas necessárias para resolver um problema de química. Ter tudo que é necessário facilmente à mão simplificará o processo de resolução do problema. Você precisará das seguintes ferramentas:
- Lápis e papel. Será bem mais fácil resolver os cálculos ao escrevê-los no papel. Lembre-se de anotar todos os passos para não perder nenhum ponto no seu exercício ou teste.
- Uma tabela periódica. Você precisará determinar a massa atômica dos elementos através da tabela.
- Uma calculadora. Ela ajudará a simplificar os cálculos com números mais complexos.
-
Identifique os elementos do composto que você precisa converter em mols. O primeiro passo para calcular a massa molecular é identificar cada elemento presente no composto químico em questão. É fácil distinguir os elementos porque os símbolos deles (ou seja, as abreviações) possuem somente uma ou duas letras.
- Se o símbolo de um elemento for escrito com duas letras, a primeira será maiúscula e a segunda será minúscula. Por exemplo, Mg é a abreviação do elemento magnésio.
- O composto NaHCO 3 possui quatro elementos diferentes: sódio ( Na ), hidrogênio ( H ), carbono ( C ) e oxigênio ( O ).
-
Determine o número de átomos de cada elemento do composto. Você precisa saber quantos átomos de cada elemento estão presentes no composto para poder calcular a massa molecular dele. [1] X Fonte de pesquisa O número de átomos de cada elemento poderá ser encontrado na parte inferior direita do símbolo.
- Por exemplo, o composto H 2 O possui dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.
- Se um composto apresentar parênteses seguidos de um número subscrito, cada um dos elemento dentro dos parênteses deverá ser multiplicado por esse número. Por exemplo, o composto ( NH 4 ) 2 S possui dois átomos de N , oito átomos de H e um átomo de S .
-
Escreva a massa atômica de cada um dos elementos. Usar a tabela periódica será a maneira mais fácil de encontrar a massa atômica de um elemento. Localize o elemento na tabela: a massa atômica geralmente estará na parte inferior do símbolo dele.
- Por exemplo, a massa atômica do oxigênio é aproximadamente 15,99.
-
Calcule a massa molecular. A massa molecular de uma substância é calculada somando o número de átomos de cada elemento multiplicado pela massa atômica do elemento. [2] X Fonte de pesquisa É necessário primeiro conhecer a massa molecular do composto para depois converter de gramas para mols.
- Multiplique o número de átomos de cada elemento que aparece no composto pela respectiva massa atômica.
- Some a massa total de cada elemento do composto.
- Por exemplo, a massa molecular do composto ( NH 4 ) 2 S será (2 x 14,01) + (8 x 1,01) + (1 x 32,07) = 68,17 g/mol.
- A massa molecular também pode ser chamada de massa molar . [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Monte a fórmula de conversão. O número de mols que você tem em um composto pode ser calculado dividindo o número de gramas desse composto pela massa molecular dele. [4] X Fonte de pesquisa
- A fórmula será mols = massa em gramas do composto/massa molar do composto .
-
Substitua os valores na fórmula. Depois que você montar a fórmula, o próximo passo é colocar os valores nos lugares corretos. Uma forma fácil de verificar se está tudo no lugar certo é olhar para as unidades de medida. Após cancelar todas as unidades, deve restar apenas mols .
-
Resolva a equação. Com o auxílio de uma calculadora, divida a massa em gramas pela massa molar. O resultado dessa divisão será o número de mols existentes no elemento ou no composto.
- Por exemplo, suponhamos que você tenha a massa de 2 g de água, ou seja, H 2 O , e queira convertê-la em mols. A massa molecular do composto H 2 O é de 18 g/mol. Dividindo 2 por 18, teremos o resultado de aproximadamente 0,11 mols de H 2 O .
Publicidade
Dicas
- Sempre inclua o nome do elemento ou do composto junto da resposta.
- Se a questão do seu exercício ou exame de química pedir que você mostre os cálculos feitos, lembre-se de identificar claramente a resposta final desenhando um círculo ou um retângulo ao redor dela.
Publicidade
Materiais Necessários
- Tabela periódica
- Lápis ou lapiseira
- Papel
- Calculadora
- Problema de química
Referências
Publicidade