Baixe em PDF
Baixe em PDF
Gráficos vetoriais são um formato ideal para logos e ilustrações devido à sua clareza de linhas e contornos. Como eles são criados com equações em vez de pixels, os vetores podem ser escalados para qualquer tamanho sem perda de qualidade. Embora a maioria das imagens vetoriais seja criada do zero, você pode usar um programa de edição de imagens para "tracejar" imagens JPG e convertê-las em vetores. Este artigo lhe ensinará a converter um arquivo JPG para uma imagem vetorial na versão paga do Adobe Illustrator ou usando uma combinação dos programas gratuitos GIMP e Inkscape.
Passos
-
Abra o Adobe Illustrator. A forma mais simples de converter um JPG para uma imagem vetorial é usando o Adobe Illustrator. O Illustrator não é gratuito, mas possui uma versão de teste que pode ser baixada em https://www.adobe.com . Caso já o tenha instalado, encontre-o no menu "Iniciar" (Windows) ou na pasta "Aplicativos" (Mac).
-
Adicione a imagem JPG quer você quer converter na sua prancheta. Para tanto, clique no menu Arquivo > Abrir ou arraste o arquivo ao seu espaço de trabalho.
-
Mude para o espaço de trabalho "Traçado". Para tanto, clique no meu no canto superior direito e selecione "Traçado". Em seguida, você verá o painel "Traçado da imagem" no lado direito.
- Você também pode abrir esse espaço de trabalho clicando no menu Janela , selecionando Espaço de trabalho e depois Traçado .
-
Clique na imagem JPG para selecioná-la. Em seguida, as opções de traçado ficarão ativas no painel "Traçado da imagem".
-
Selecione a opção "Pré-visualização" no painel "Traçado da imagem". Fazê-lo permite que você veja o que cada ajuste faz antes de aplicá-lo, mas o tempo entre os ajustes será maior.
- A pré-visualização pode ser habilitada ou desabilitada a qualquer momento. Se você a deixar ligada, a imagem será traçada automaticamente após cada alteração. Caso contrário, será preciso clicar no botão tracejar para ver as alterações.
-
Use um dos ajustes no painel "Traçado da imagem". Existem cinco opções no topo do painel, e mais delas no menu suspenso. A fileira superior de botões inclui os seguintes ajustes:
- Cor Automática: cria um conjunto estilizado de cores com base nas cores originais.
- Alto nível de cores: tenta recriar todas as cores originais.
- Baixo nível de cores: cria uma versão simplificada das cores originais.
- Escala de cinza: substitui as cores com escalas de cinza.
- Preto e branco: reduz as cores para preto e branco.
-
Use a barra deslizante de cores para ajustar a complexidade da cor. As imagens convertidas em vetores geralmente não são exibidas bem com todas as suas cores naturais, então você vai obter melhores resultados reduzindo a quantidade de cores usadas. Fazê-lo vai resultar em um visual mais "liso" para a imagem.
-
Expanda a seção "Avançado" do painel "Traçado da imagem". Para tanto, clique no triângulo pequeno ao lado de "Avançado". Fazê-lo vai exibir controles mais detalhados para o traçado.
-
Use a barra deslizante "Caminho" para ajustar o caminho de visualização dos pixels. Movê-la para a esquerda vai deixar o caminho mais solto, e para a direita vai deixá-lo mais firme. Um caminho mais solto resulta em bordas mais suaves.
-
Use a barra deslizante "Cantos" para ajustar o arredondamento dos contos. Movê-la para a esquerda vai deixar os cantos mais arredondados, o que torna a imagem mais suave.
-
Use a barra deslizante "Ruído" para reduzir os sangramentos. Essa opção determina quais grupos de pixels são considerados "ruídos" e não inclusos no traçado. Ela ajuda a estreitar linhas e suavizar pontos ásperos.
-
Clique em Tracejar para visualizar suas alterações. Esse botão está localizado no canto inferior direito do painel "Traçado da imagem". Caso tenha habilitado a pré-visualização anteriormente, esse botão estará acinzentado, pois o tracejado ocorrerá automaticamente.
-
Clique no botão Expandir na barra de ferramentas no topo da janela. Fazê-lo vai tracejar o objeto em caminhos de vetores reais, substituindo a imagem JPG pelo vetor.
-
Exporte a imagem como um arquivo de vetor. Ao final do tracejado, você poderá exportar o vetor para um arquivo.
- Clique em Arquivo ou Illustrator e selecione "Salvar como".
- Salve uma cópia como arquivo ".ai" antes. Selecione a opção Adobe Illustrator (*.AI) , digite um novo nome ao arquivo e clique em Salvar . Fazê-lo permite que você reabra o arquivo no Illustrator e faça mais edições.
- Volte ao menu Arquivo > Salvar como e selecione o formato do vetor no menu "Salvar como tipo". Os formatos incluem: SVG (para web) e PDF (para impressão).
- Não salve o arquivo como PNG ou JPG, pois estes não são formatos vetoriais.
- Clique em Salvar para salvar o arquivo.
Publicidade
-
Baixe e instale o GIMP e o Inkscape. Esses programas gratuitos e de código aberto permitem a criação de imagens vetoriais a partir de arquivos JPG. O GIMP é um editor de imagens similar ao Photoshop, e o Inkscape é um editor gráfico vetorial como o Illustrator. Ambos estão disponíveis para todos os sistemas operacionais.
- Baixe o GIMP em https://www.gimp.org . Execute o instalador para o seu sistema operacional preservando as configurações padrões.
- Baixe o Inkscape em https://www.inkscape.org . Execute o instalador para o seu sistema operacional preservando as configurações padrões.
- Este método é próprio para imagens simples com cores básicas, como logos ou emblemas. Converter imagens altamente detalhadas exige muito trabalho para suavizar bordas ásperas e obter boas cores.
-
Abra a imagem JPEG no GIMP. Para tanto, clique com o botão direito na imagem e selecione Abrir com > GIMP . Como alternativa, abra o GIMP primeiro, depois clique em Arquivo e selecione Abrir .
-
Use a ferramenta "Seleção retangular" para selecionar parte da imagem que você quer converter em um vetor. Esse ícone de um retângulo pontilhado está localizado na barra de ferramentas, no lado esquerdo da janela. Fazê-lo vai criar uma borda áspera para a imagem, deixando-a mais fácil para ser recolorida.
-
Clique no menu Imagem e selecione Cortar para seleção . Fazê-lo vai remover todo o conteúdo, com exceção da área selecionada.
-
Clique no menu Imagem novamente e selecione Cortar automaticamente . Fazê-lo vai deixar sua seleção mais firme.
-
Exporte o arquivo. Após cortar o arquivo, você poderá exportá-lo. Clique no menu "Arquivo" e selecione Exportar como . Deixe as configurações em seus valores padrões e dê um nome para que você saiba que essa é a versão recortada.
-
Abra o arquivo exportado no Inkscape. Para tanto, abra o Inkscape, clique em Arquivo > Abrir e selecione o arquivo.
-
Clique na imagem para selecioná-la. Será preciso selecionar a imagem antes de tracejá-la no Inkscape.
-
Clique no menu Caminho e selecione Tracejar Bitmap . Fazê-lo vai abrir a janela principal "Tracejar Bitmap".
-
Selecione os diferentes métodos de vetorização existentes e clique em Atualizar . Fazê-lo vai exibir uma pré-visualização da imagem vetorizada. Continue tentando métodos diferentes até encontrar um do seu agrado.
- A opção "Cores" fornece a melhor aproximação da imagem original.
- Você pode fazer alguns ajustes para a maioria das configurações existentes. Basta clicar em Atualizar depois de alterar cada ajustes para visualizar os resultados.
-
Clique em OK quando estiver satisfeito com os resultados. Fazê-lo vai tracejar a imagem original e substituí-la pela versão do vetor.
-
Use a ferramenta "Editar caminhos por nós" para fazer ajustes finos. Ela tem o ícone de cursor com três pontos em um arco e pode ser encontrada no canto superior esquerdo da barra de ferramentas. Essa ferramenta permite que você selecione áreas da imagem vetorizada e arraste nós para ajustar seu tamanho e sua forma. Clique em uma parte da imagem e diversas caixas pequenas serão exibidas. Arraste essas caixas para alterar as formas da sua seleção.
-
Use a ferramenta "Quebrar caminho" para separar os nós que não devem ser conectados. Ela pode ser encontrada no canto superior esquerdo do espaço de trabalho, o terceiro botão à esquerda. Durante o tracejo, algumas partes da imagem podem ter sido conectadas indevidamente. A ferramenta "Quebrar caminho" permite a separação dessas partes por meio da remoção dos nós conectados.
-
Salve sua imagem como um arquivo de vetor ao final. Quando estiver satisfeito com sua imagem vetorial, salve-a no formato de vetor.
- Clique no menu Arquivo e selecione Salvar como .
- Selecione o formato de vetor no menu "Salvar como tipo". Os formatos mais comuns incluem: SVG (para websites) e PDF (para impressão).
- Salve uma cópia como um arquivo Inkscape SVG para poder voltar e fazer edições caso necessário.
Publicidade
Publicidade