PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A conversão de mililitros (mL) para gramas (g) é um pouco complicadinha, pois envolve a conversão de uma unidade de volume (mililitros) em uma unidade de massa (gramas). Ou seja, cada substância vai ter uma fórmula diferente para a conversão. Não se preocupe, entretanto, pois você raramente precisará fazer cálculos complexos e complicados. Esse tipo de conversão normalmente é utilizado no preparo de alimentos entre diferentes sistemas de medidas ou em problemas de química. Continue lendo para saber mais!

Método 1
Método 1 de 3:

Conceitos básicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Gramas são unidades de massa , ou seja, uma quantidade de massa. Caso triture um objeto para deixá-lo mais denso e menor, você não vai alterar a massa dele. Um sachê de açúcar, um clipe de papel e uma uva são alguns objetos que normalmente pesam 1 grama. [1]
    • Gramas normalmente são utilizados como unidade de peso, podendo ser medidos utilizando-se uma balança. O peso é uma medida de força de gravidade sobre massa. Caso você fosse para o espaço, você ainda teria a mesma massa (quantidade de matéria), mas não teria mais peso, já que não há mais gravidade.
    • Os gramas normalmente são abreviados como g .
  2. Os mililitros são unidades de volume , ou seja, uma quantidade de espaço. Um mililitro de água, um mililitro de ouro e um mililitro de ar ocupam o mesmo espaço. Caso triture um objeto para deixá-lo mais denso e menor, você vai alterar o volume dele. Um mililitro normalmente é equivalente a 20 gotas de água ou a 1/5 de colher de chá. [2]
    • Os mililitros normalmente são abreviados como mL .
  3. Como essas unidades medem coisas diferentes, não há uma fórmula única e rápida de conversão. É preciso descobrir qual é a fórmula de acordo com o que deseja medir. Por exemplo, a quantidade de melaço que cabe em um frasco de 1 mL vai ter um peso diferente se comparada à quantidade de água que cabe no mesmo frasco.
  4. A densidade mede o quão próxima a matéria de um objeto se aglomera. É possível entender esse conceito mesmo sem medi-lo: por exemplo, caso pegue uma bola de metal e se surpreenda com o peso dela com relação ao tamanho, sinal de que ela é muito densa e comporta uma grande aglomeração de massa. Caso pegue uma bola de papel com o mesmo tamanho, você provavelmente conseguirá arremessá-la sem grandes dificuldades, já que ela terá uma densidade menor. A densidade é medida em massa por unidade volumétrica. Por exemplo, quanto de "massa" em gramas cabe no volume de um mililitro? É por isso que utilizamos a densidade para converter entre as duas medidas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Convertendo na cozinha

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem muitos tipos de farinha, mas a maioria das farinhas brancas, integrais e de pães têm densidades bem próximas. Por conta da possível variação de densidade, entretanto, adicione a farinha à receita aos poucos, adaptando a quantidade de acordo com a aparência e consistência da massa. [3]

    Essa medida foi calculada com base em uma densidade de 8,5 gramas por colher de sopa e uma conversão de 1 colher de sopa = 14,7868 mL .

  2. Multiplique a medida em mL do leite por 1,03 para obter a massa (ou peso) dele em gramas. Essa medida é para leite integral, já que o desnatado é mais próximo de 1,035; entretanto, a diferença é mínima para a maioria das receitas, sendo insignificante no quesito de precisão. [4]
  3. Não tem uma calculadora em mãos? Multiplicar por 0,9 deve bastar para a maioria das receitas. Medidas exatas nas casas decimais nem sempre não necessárias. [5]
  4. 1 mililitro de água equivale a 1 grama de massa, pesando 1 grama na maioria das situações comuns, incluindo receitas culinárias e problemas matemáticos (a menos que outro peso seja declarado no enunciado). Não é preciso fazer nenhum cálculo, pois as medidas em mL e gramas são sempre as mesmas.
    • Essa conversão é fácil e não é por coincidência, mas sim um resultado de como as unidades foram definidas. Muitas unidades científicas foram criadas com base na água, pois se trata de uma substância muito comum e útil.
    • Só é preciso usar uma conversão diferente se a água estiver muito mais quente ou fria do que as temperaturas comuns utilizadas no cotidiano.
  5. A maioria dos alimentos comuns pode ser convertida com o uso de uma the aqua-calc calculadora de alimentos on-line . Um mililitro equivale a um centímetro cúbico, portanto, selecione a opção "cm³", digite o volume em mililitros e escolha o alimento ou ingrediente que deseja converter.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Convertendo qualquer substância

PDF download Baixe em PDF
  1. Como descrito anteriormente, a densidade equivale à massa por unidade volumétrica. Se precisa responder um problema de química ou matemática, é bem provável que o enunciado apresente a densidade da substância. Em outras situações, é preciso pesquisar pela densidade na internet ou em uma tabela.
    • Use esta tabela para conferir a densidade dos elementos puros da tabela periódica. O link está disponível apenas em inglês, mas os nomes dos elementos são bastante similares àqueles em português. (Atenção: 1 cm 3 = 1 mililitro.)
    • Use este documento para conferir a densidade de alimentos e bebidas — o link está disponível apenas em inglês. Em itens com gravidades específicas listadas, entenda que esses números equivalem à densidade em g/mL em 4 °C, normalmente sendo próximo para substâncias em temperatura ambiente.
    • Para outras substâncias, basta pesquisar por [nome do material + densidade] em uma ferramenta de pesquisa.
  2. Às vezes a densidade é apresentada em outra unidade. Se ela estiver escrita em g/cm 3 , não é preciso mudar nada, dado que um cm 3 é equivalente a 1 mL. No caso de outras unidades utilize uma calculadora de densidade on-line ou faça os cálculos por conta própria:
    • Multiplique a densidade em kg/m 3 (quilogramas por metro cúbico) por 0,001 para obter a densidade em g/mL.
    • Multiplique a densidade em libras/galões (libras esterlinas por galão americano) por 0,120 para obter a densidade em g/mL.
  3. Multiplique a medida em mL da substância pela densidade dela em g/mL. Você obterá uma resposta em (g x mL) / mL, mas pode cancelar os mL e ficar com um resultado apenas em gramas.
    • Por exemplo, para converter 10 mL de etanol em gramas, pesquise a densidade do etanol: 0,789 g/mL. [6] Multiplique 10 mL por 0,789 g/ml, e você obterá 7,89 g. Agora você sabe que 10 mililitros de etanol pesam 7,89 gramas.
    Publicidade

Dicas

  • Para converter gramas em mililitros: em vez de multiplicar os gramas pela densidade, divida-os.
  • A densidade da água é igual a 1 g/mL. Caso a densidade de uma substância for maior do que 1 g/mL, então ela é mais densa do que a água e afundaria se estivesse no mesmo recipiente que ela. Caso a densidade seja menor do que 1 g/ml, sinal de que ela é menos densa do que a água e boiaria no líquido.
Publicidade

Avisos

  • Os objetos podem expandir ou encolher de acordo com mudanças de temperatura, principalmente com derretimento, congelamento e outras transformações similares. Entretanto, se a forma da substância é conhecida (por exemplo, sólida ou líquida) e você está trabalhando em condições normais, tudo bem usar a densidade "típica" dela.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 421 136 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade