PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quando os seus sentimentos por alguém são mais passionais e fortes do que você deveria esperar de uma amizade normal, pode ser a hora de levar as coisas ao próximo nível. No entanto, passar por essa transição não é fácil. Dito isso, se você agir naturalmente, comunicar o que sente e respeitar o seu amigo (ou a sua amiga), descobrirá que pode começar um dos relacionamentos mais expressivos da sua vida.

Método 1
Método 1 de 3:

Determinando se vocês devem namorar

PDF download Baixe em PDF
  1. Vocês conversam com frequência, passam tempo livre juntos ou só se conhecem por causa de outras amizades? Não há uma resposta "certa" que indique que você pode fazer uma transição bem-sucedida de amizade a relacionamento, mas você pode pensar sobre o ponto em que estão antes de decidir que é hora de avançar. Uma amizade forte costuma ser a melhor base para um relacionamento igualmente forte: você conhece a pessoa bem e ambos já gostam de passar tempo juntos. Os sinais de que vocês podem estar prontos para o próximo nível incluem:
    • A disposição de contar segredos, sonhos e pensamentos um ao outro.
    • Uma comunicação frequente e honesta, que ocorra ao menos 1-2 vezes por semana.
    • Uma conversa calma e agradável sempre que vocês se encontrem pessoalmente.
    • Alguns passatempos e ideias que ambos compartilhem e apreciem.
  2. Construa a confiança na pessoa, mesmo que aos poucos . Dê apoio ao seu amigo (ou amiga) quando ele estiver em situações vulneráveis para mostrar que você se importa e que pode ser uma presença forte e positiva na vida dele. Se você não puder contar um segredo ou um problema a alguém, então você nunca poderá abrir o seu coração para essa pessoa. Construir uma relação de confiança demora, mas há alguns modos de avançar o processo:
    • Compartilhe algo relacionado a si mesmo -- dar confiança a alguém é a melhor maneira de recebê-la. Converse com essa pessoa sobre a sua família, a sua história, os seus sonhos ou objetivos e as suas preocupações e inseguranças frequentes.
    • Seja confiável, pontual e útil sempre que fizer uma promessa. [1]
  3. Pergunte a uma pessoa em quem você confie se ela acha que o seu amigo tem sentimentos recíprocos aos seus. Às vezes, uma perspectiva externa pode iluminar pontos que, normalmente, você ignoraria ou não perceberia devido às suas noções românticas. Seja específico e honesto quando pedir conselhos. Dizer algo como "Você acha que ele (ou ela) gosta de alguém?" não será tão eficaz quanto se você disser "Você acha que nós nos daríamos bem como um casal?".
    • Certifique-se de que essa pessoa é confiável e não contará o seu segredo a outros amigos.
  4. Não é preciso evitar mencionar namoros do passado -- fazê-lo pode ser uma maneira saudável de conhecer as preferências românticas e as experiências do seu amigo. No entanto, não reclame constantemente dos seus ex-namorados (ou namoradas) ou fale de quão "perfeitos" vocês eram juntos, já que isso pode fazer com que as pessoas pensem que você não superou algum ex. [2]
    • Se a sua paixonite falar de outras pessoas ou ex-namorados o tempo todo, ela pode não estar pronta para um relacionamento.
  5. Isso é muito importante quando você for tentar namorar conhecidos, já que um namoro não se resume a "um amigo que você pode beijar". Relacionamentos não se resumem a sexo e a relações físicas. Eles requerem que as duas pessoas se encontrem em todos os aspectos -- emocional, social e físico. Se você só quiser um amigo com quem possa se divertir, significa que você não quer namorar essa pessoa. Não inicie algo se você não for se comprometer.
  6. Paixonites são muito comuns entre membros de grupos de amigos. Embora não haja nada de errado nisso, relacionamentos requerem que você fique a sós com uma pessoa específica -- não sempre em grupo. Não é necessário que haja um encontro; você só precisa tentar passar um tempo a sós com a pessoa antes de decidir se vocês podem namorar. Boas ideias incluem:
    • Convidar a pessoa para beber ou comer algo ou para ir a uma festa.
    • Sentar-se ao lado dela quando forem jantar.
    • Convidá-la para "encontros" casuais, como fazer exercícios físicos, conhecer bares novos ou ajudá-la com um projeto/uma tarefa. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tomando uma atitude

PDF download Baixe em PDF
  1. Infelizmente, há aqueles que não conseguem voltar a ser "só amigos" após alguém tomar uma atitude. A atração afeta a relação; uma das pessoas fica pensando "no que poderia ter acontecido" e ficar a sós passa a ser desconfortável. No entanto, isso não significa que você não deva tentar. Você deve estar disposto a arriscar a amizade em prol de algo a mais -- mas, se começar a namorar a pessoa em questão for importante para você, esse é um risco que vale a pena correr.
  2. A linguagem corporal costuma ser uma parte esquecida durante o flerte, mas é um modo importante de mostrar a alguém que você está interessado. Também pode ser útil para ver se essa pessoa também se sente assim. Embora cada indivíduo seja diferente, há alguns gestos universais que indicam atração e respeito:
    • Girar os ombros e os quadris para encarar um ao outro.
    • Fazer contato ocular claro e consistente.
    • Tocar, mexer ou brincar com os cabelos e as roupas um do outro.
    • Imitar modos de falar e posturas.
    • Apoiar-se um no outro ou manter certa proximidade física. [4]
  3. Esquente o clima flertando de modo sutil . Antes de tomar uma atitude, você deve ver se a pessoa está aberta a uma relação romântica. Embora você não deva exagerar, investidas sutis podem mostrar a essa pessoa que você está interessado em dar o próximo passo. Essa é uma ótima maneira de fazer com que ela comece a pensar em um romance. Ao tentar usar as dicas a seguir, pergunte a si mesmo como a pessoa está reagindo -- ela está ficando tímida ou rindo? Se sim, ela pode querer ser apenas sua amiga. No entanto, se ela reagir com um comportamento semelhante ao seu -- fazendo contato ocular ou gestos românticos por conta própria --, vocês podem estar na mesma situação. Para começar a flertar:
    • Faça contato ocular e sorria. Sorrir é comprovadamente a técnica de flerte mais eficaz que você pode usar. [5]
    • Derrube a barreira do toque: simplesmente levar uma mão ao ombro ou às costas da pessoa, tocar o seu braço ou dar um abraço mais longo (de 2-3 segundos) são ótimas maneiras de indicar a sua atração.
    • Use elogios honestos para fazer com que a pessoa se sinta bem. Todos adoram receber elogios -- essa é uma maneira de mostrar a alguém que você se importa. Use adjetivos específicos para melhorar a situação. Por exemplo, use "Você foi impressionante na última prova de matemática" em vez de "Você parece ser muito esperta".
  4. Ficar parado, pensando em convidar a pessoa para sair não só é cansativo, mas também prejudicial às suas chances de começar um relacionamento. Quando você tiver certeza de que quer levar as coisas ao próximo nível, fale com a pessoa a sós e faça o convite. Não é necessário ser algo grandioso ou romântico; só é preciso que seja honesto. Qualquer resposta será melhor que o silêncio. Lembre-se disso quando você reunir a coragem para fazer o convite. Afaste a pessoa dos outros ou convide-a para algo casual e diga:
    • "Eu gosto muito de ser seu amigo, mas quero ser mais que isso. Você quer sair comigo algumas vezes?".
    • "Somos grandes amigos, mas tenho sentimentos mais fortes por você. Eu adoraria ter a chance de conhecer você melhor em um encontro".
    • Até frases simples como "Vamos sair na próxima quinta" podem funcionar perfeitamente.
    • Exceto quando ocorrem grandes tragédias ou eventos únicos na vida da pessoa, não há uma "hora perfeita" para convidá-la para sair. Vá em frente!
  5. Independentemente dos seus sentimentos, dizer a uma pessoa que "ela é o par certo para você" e que ela "lhe completa" a afastará -- pois você estará tentando transformar a amizade em namoro de modo repentino. Mantenha a calma e seja sincero e respeitoso quando falar. Algumas opções que podem ser consideradas:
    • "Eu gosto muito de você e da nossa amizade, e acho que nos daríamos bem juntos".
    • "Conhecer você é incrível, e eu adoraria ter a chance de conhecer ainda mais".
    • "Você é uma ótima pessoa, e eu tenho sorte de ser seu amigo".
  6. Se a pessoa tiver sentimentos recíprocos, você estará prestes a iniciar um relacionamento com ela. No entanto, se ela disser "não", será hora de superar e começar a esquecer o que você sente. Convidá-la para sair repetidamente, implorar por outra chance ou ignorar a pessoa impedirão que vocês voltem a ser amigos.
    • Ainda que você ache que vocês poderão ser amigos novamente, precisará haver um período de isolamento. Tente não sair com a pessoa por algumas semanas e veja o que acontece quando vocês se reencontrarem. Embora você não deva esperar que sejam melhores amigos, o tempo pode ajudar a superar seus sentimentos e a voltar ao estado de amizade.
    • No entanto, saiba que algumas pessoas não conseguem voltar a ser amigas após um romance. Infelizmente, esse é um risco que vocês deverão correr. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Consolidando o seu relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Namorar um amigo (ou amiga) pode ser fantástico: vocês conhecem as manias de cada um, têm amigos em comum e não há a estranha fase de "testes". No entanto, esse tipo de relação também pode ficar desconfortável se vocês não conversarem sobre o que buscam um no outro. Você quer namorar alguém que possa ver casualmente ou quer encontrar a sua alma gêmea? Você vê as coisas avançando com calma ou quer avançar "de uma vez" para ver se são compatíveis? Essa conversa, embora seja difícil, deve acontecer. [7]
    • Tente começar a conversa dizendo quais são as suas necessidades. Diga algo como "Eu sei que somos amigos há tempos, mas eu quero algo de longa duração".
    • Continue com "O que você espera deste relacionamento?" ou "Como você vê as coisas progredindo?".
  2. Amigos costumam ter pressa nas fases iniciais de um relacionamento, quando vão ter contato físico, antes de começarem a "namorar" tecnicamente. Embora não haja nada de errado nisso, pode ser um problema se vocês não tiverem calma e conversarem em determinado ponto. Não tentem esconder a sua atração e a intimidade que sentem um pelo outro. Em vez disso, usem essa oportunidade para tomar uma atitude e dizer como se sentem. Tentar ter uma noite de diversão sem compromisso ou compartilhar um beijo pode fazer com que o relacionamento tenha problemas no futuro, quando ambos estiverem confusos sobre o que aconteceu no passado. [8]
    • Se a pessoa estiver indo com muita pressa, lembre-a casualmente de que "A nossa amizade vem em primeiro lugar; nós teremos muito tempo para o resto".
    • Só porque vocês estão namorando, não significa que vocês precisam passar todas as horas do dia juntos. Reservem o seu espaço e tenham calma.
    • Lembrem-se sempre de que uma boa amizade é a melhor base para um relacionamento forte.
  3. Ninguém gosta de casais que desaparecem do resto do mundo e, depois, reaparecem de mãos dadas, ignorando todos os outros, de tempos em tempos. Isso não só é difícil para os seus amigos, mas pode prejudicar o relacionamento. Se vocês se separarem, terão alienado seus amigos próximos (mostrando que vocês só se importavam com eles enquanto estavam juntos). [9]
    • Reserve tempo para atividades em grupo e mantenha planos e tradições que você tinha antes de começar a namorar.
    • Embora vocês não devam esconder o seu namoro, também não devem deixar que ele afete os seus outros amigos. Passem tempo a sós com eles e concentrem-se em outras pessoas quando estiverem em grupos grandes.
    • Sejam discretos -- não é necessário contar aos seus amigos todas as suas "histórias de casal". Eles podem não querer saber delas, e o seu parceiro (ou parceira) pode não gostar de compartilhá-las como você.
  4. Embora vocês não devam ignorar seus amigos, também não é necessário tentar manter tudo como era antes agora que vocês estão namorando. Vocês têm de encontrar algo que gostem de fazer juntos. Conversem um com o outro e passem tempo a sós para ajudar a levar a relação de uma amizade a algo a mais. Se a intenção de vocês era apenas namorar uma pessoa sem se esforçar para amá-la, talvez devessem ter continuado como amigos. [10]
    • Manter um relacionamento consome tempo, energia e esforço -- mas a recompensa é um vínculo forte e único a vocês.
  5. Só porque vocês são mais do que amigos, não significa que devam mudar só para amarem um ao outro. O seu parceiro (ou parceira) se apaixonou por você quando vocês ainda eram amigos. Por mais que todas as pessoas mudem conforme constroem uma relação, namorar alguém não é desculpa para uma mudança de personalidade.
    • A sua amizade deve permanecer intacta, independentemente de quão românticos vocês fiquem. [11]
    • Certifiquem-se de que vocês ficam confortáveis juntos. Se vocês acharem que precisam de roupas, modos de comunicação ou passatempos novos para se amarem, talvez devessem ter continuando amigos.
  6. Quando você conhece alguém romanticamente, fica muito difícil eliminar esses sentimentos e voltar a situação à amizade. Namorar alguém é uma experiência íntima; você descobrirá coisas (boas e ruins) de que nunca desconfiou sobre a pessoa. Entre os sentimentos românticos entre você e o seu parceiro, há uma mistura que torna a amizade difícil (se não impossível). Lembre-se dos tempos agradáveis que vocês passaram juntos e supere a relação, sabendo que ambos fizeram o seu melhor para que tudo desse certo. No fim, é isso que você deve esperar.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que, se a pessoa disser "não", não significa que a sua amizade deva acabar. Mantenha a cabeça erguida e pense em coisas positivas. Qualquer pessoa tem paixonites.
  • Tenha calma. Se você estiver confiante a ponto de levar o relacionamento adiante, vá em frente. No entanto, lembre-se de que o seu namorado (ou namorada) pode não pensar o mesmo.
  • A frase "Eu não quero estragar a nossa amizade" costuma indicar que a pessoa gosta de você apenas como amigo. Se for o caso, significa que vocês são próximos o bastante para continuarem como amigos se as coisas não derem certo.
  • Evite analisar a sua amizade à procura de sinais de modo excessivo. Coisas que você pensa serem importantes podem ser tiques, hábitos ou comentários casuais -- não declarações secretas de amor.
Publicidade

Avisos

  • Se o seu amigo (ou a sua amiga) não gostar de você como você gosta dele (ou dela) -- não importa quão desolador seja -- você deve manter a mente positiva.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 92 426 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade