Baixe em PDF Baixe em PDF

Além de reunir pessoas que compartilham a mesma fé, a igreja é uma fonte de iniciativas para serviços comunitários. Os cristãos têm o costume de convidar amigos e parentes – sejam eles cristãos ativos em outras igrejas ou que estejam um pouco enfraquecidos na fé – para fazerem uma visita à sua congregação. Além disso, como parte de sua missão de evangelização, eles também fazem convites para pessoas não cristãs, na esperança de que eles renasçam em Jesus. Quando for convidar alguém para a sua igreja, seja sempre gentil, educado e respeitoso.

Método 1
Método 1 de 3:

Diversificando os convites

Baixe em PDF
  1. É através dele que a maioria das pessoas acaba conhecendo novas igrejas. Pregar a Palavra e conversar com um amigo sobre a sua fé são os dois tipos de convites verbais mais utilizados para trazer novas pessoas ao meio cristão. [1]
    • Fale com gentileza e sinceridade.
    • Conte aos outros sobre os momentos divertidos que você e seus irmãos vivem na igreja. Alguns exemplos que as pessoas podem gostar são: projetos comunitários, festas, teatros, campanhas para arrecadar fundos e festivais de música.
  2. Essa é uma abordagem indireta para atrair não cristãos através de, por exemplo, churrascos e vendas de bazar. Além de arrecadar dinheiro para a igreja, eventos desse tipo aproximam mais a comunidade e colocam cristãos e visitantes juntos em um ambiente saudável e familiar. [2]
    • Para atrair mais gente, distribua panfletos e faça um anúncio no jornalzinho do bairro.
    • Concentre-se em criar um evento que seja divertido, e não “religioso”. Se os visitantes se sentirem bem junto dos irmãos, eles tomarão a iniciativa de querer saber mais sobre a igreja e, quem sabe, começarão a frequentá-la naturalmente.
  3. Algumas igrejas acham que a melhor maneira de convidar um não cristão é por meio de um convite impresso, pois ele dificulta o esquecimento de dias e horários de reuniões e de possíveis eventos que serão realizados ao longo de determinado período.
    • Escolha o tamanho certo. O importante é que ele seja grande o suficiente para conter uma imagem e, ao mesmo tempo, de um tamanho que caiba no bolso ou na bolsa. Portanto, o convite ideal teria as medidas de 15 cm por 10 cm.
    • Insira imagens e textos. Para prender a atenção do convidado, coloque uma imagem grande como plano de fundo. Pode ser uma foto da igreja, um símbolo cristão, uma paisagem ou, até mesmo, uma figura da cultura popular contemporânea. O texto precisa ser curto e objetivo para cativar a pessoa que foi atraída pela imagem.
    • Entregue dois ou três para cada convidado. Assim, ele poderá compartilhar o convite com outros. [3]
  4. Fazer um convite direto e pessoal para amigos e familiares é o ideal, mas pode não funcionar com estranhos. É difícil se aproximar de um desconhecido e, ainda, conseguir convencê-lo depois de uma rápida conversa. É por isso que fazer parte de um grupo pode tornar essa tarefa mais fácil. Além disso, caso não consiga responder à possível pergunta de um convidado em potencial, algum outro membro do grupo pode dar uma ajuda. [4]
    • Além do grupo deixá-lo mais confiante nas abordagens, os desconhecidos reconhecerão o senso de comunidade e camaradagem que há entre vocês e os cristãos.
  5. Caso queira incentivar os irmãos da sua igreja a, também, fazerem o mesmo trabalho que você está fazendo, sugira a criação de um dia especial para levar um convidado. Peça a um dos líderes da igreja para ensiná-los a melhor maneira de fazer o convite. Se cada irmão for capaz de levar um visitante nesse dia, muitas novas almas serão salvas e Jesus terá motivos de sobra para se orgulhar ainda mais de sua congregação.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Convidando cristãos ativos e afastados

Baixe em PDF
  1. Os cristãos que já vão à igreja, porém a uma outra congregação, aceitarão o seu convite com muito mais facilidade. É muito provável, também, encontrar cristãos que estejam afastados, mas que ainda não deixaram de praticar os princípios do Senhor. Procure pessoas com estes perfis dentro de seus círculos de:
    • Familiares;
    • Amigos;
    • Colegas de trabalho ou de escola;
    • Vizinhos. [5]
  2. Antes de se aproximar para convidar alguém para ir à igreja, é preciso refletir muito sobre a ocasião ideal. O mais importante é possuir uma data específica em mente. Em vez de fazer um convite vago, convide a pessoa para acompanhá-lo em uma ocasião especial.
    • A maior parte dos não cristãos prefere fazer a visita à igreja no domingo à noite, já que as reuniões durante a semana podem atrapalhar quem trabalha de segunda a sexta e descansa no fim de semana. [6]
    • As épocas de Natal e Páscoa são perfeitas para levar visitantes à igreja. As duas comemorações deixam as pessoas muito mais sensíveis e, consequentemente, inclinadas a aceitar um convite para assistir a um evento cristão – como teatro, coral, etc. [7]
  3. Todo cristão sabe que a oração é a melhor forma de pedir orientação e sucesso nas realizações. Portanto, peça ajuda a Deus para encontrar as pessoas certas para convidar à igreja. Também peça a ele para indicar a hora certa de fazer o convite, pois só ele conhece os corações das pessoas. Ore por inspiração e eloquência, a fim de ser capaz de oferecer o melhor de si ao realizar o convite. [8]
    • Caso ache necessário, peça para que outros irmãos se unam a você em oração.
  4. Depois de identificar a pessoa e escolher a melhor data, vá até ela e convide-a para acompanhá-lo à igreja. Seja gentil e respeitoso, mesmo que o convite seja rejeitado. Não leve a recusa para o lado pessoal, seja paciente, pois a pessoa pode acabar aceitando o convite da próxima vez. Lembre-se de suas grandes responsabilidades como um embaixador de sua igreja e representante da palavra de Deus.
    • Seja educado e trabalhe gradualmente para transformar um eventual “não” em “sim”.
    • Comece agradando a pessoa com pequenas lembrancinhas, como um bolo caseiro, por exemplo.
    • Estabeleça, ou fortaleça, os laços de amizade. Convide-a para ir à sua casa e ofereça a ela e à família dela uma oração.
    • Pergunte educadamente se poderia convidar os filhos dela para uma reunião na igreja. Diga que seria uma ótima maneira para que eles conhecessem novas crianças e se divertissem um pouco em um ambiente saudável e seguro.
    • Por fim, pergunte à pessoa se ela gostaria de acompanhá-lo à igreja qualquer dia. Em caso afirmativo, informe a data planejada. Do contrário, respeite a decisão e continue sendo um amigo presente e fiel. [9]
  5. No caso de uma resposta positiva, continue a dar o máximo de si durante a visita. Apresente o convidado para o maior número de irmãos que puder, a fim de ajudá-lo a se sentir mais acolhido e amado. No entanto, se receber uma resposta negativa, não desanime. A sua obrigação como cristão continua sendo demonstrar amor, carinho e respeito por aquela pessoa. [10]
    • Pense bem antes de reagir a um convite rejeitado. Coloque-se no lugar do outro. Talvez ele ainda não esteja pronto para ir à igreja, pode ser que tenha tido alguma experiência negativa no passado. Não leve para o lado pessoal.
    • Controle as emoções. Não fique nervoso ao receber um “não”. Lembre-se de suas obrigações e de seus valores como cristão, que incluem ser gentil sem esperar nada em troca. [11]
    • Diga que o convite continuará valendo, mesmo que ele tenha sido rejeitado a princípio. Fale algo como: “Tudo bem, respeito a sua decisão. Se um dia mudar de ideia, será um prazer contar com a sua companhia”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Arrebanhando não cristãos

Baixe em PDF
  1. Qualquer pessoa pode ser convidada para ir à igreja, entretanto, nem todo mundo reage bem a um convite desse gênero. Comece por quem está ao seu redor e já demonstrou algum tipo de curiosidade a respeito da fé cristã. [12] Encare essa tarefa de forma bem sistemática.
    • Seus familiares, provavelmente, são as pessoas que mais conhecem a sua fé. Talvez eles possuam perguntas e até o desejo de acompanhá-lo às reuniões semanais na igreja. [13]
    • Depois de convidar os parentes mais próximos, tente entrar em contato com os menos íntimos, como tios, sobrinhos e primos. Por conhecerem e confiarem em você, eles estarão bem abertos para o acompanharem junto de sua família à igreja.
    • Em seguida, convide os amigos mais próximos. Procure aqueles com quem tenha um grande vínculo de intimidade, o que o ajudará fazer o convite com mais segurança.
    • Agora siga para os vizinhos. Eles também o conhecem e podem confiar em você, afinal, moram perto da sua casa, o que, muitas vezes, significa que vivem perto da sua igreja, também.
    • Um grande passo além será convidar os colegas de trabalho ou de escola. Como eles, possivelmente, não o conhecem muito bem, será necessário se esforçar muito mais, até mesmo para saber reconhecer se eles estariam abertos ou em necessidade de encontrar a fé.
    • Convidar estranhos para a igreja pode ser a parte mais difícil. Vocês não possuem nenhum laço. Mesmo que um desconhecido esteja perceptivelmente precisando de uma orientação espiritual, será extremamente complicado conseguir ganhar a confiança dele a ponto de convencê-lo a aceitar seu convite.
  2. As pessoas que estão passando por dificuldades pessoais são mais suscetíveis a aceitar um convite para ir à igreja, pois elas tendem a buscar na fé o conforto que precisam, principalmente, se estiverem enfrentando algum tipo de perda. [14] Veja quem pode ser grandemente beneficiado por um convite para ir à igreja:
    • Quem perdeu um ente querido;
    • Quem mudou-se recentemente de residência;
    • Quem está se adaptando a um novo emprego ou escola;
    • Quem se casou recentemente;
    • Quem virou pai;
    • Quem se divorciou há pouco tempo;
    • Quem enfrenta problemas familiares;
    • Quem está lidando com uma doença grave (em si mesmo ou em alguém próximo). [15]
  3. Adicione esses pedidos às suas orações cotidianas enquanto procura por novas pessoas para levar à igreja. Peça para que Deus o guie até aqueles que mais precisam encontrar a fé ou ajuda para enxergar as oportunidades que estão ao seu redor. Ore, também, para receber inspiração e eloquência, de modo a conseguir fazer os convites da melhor maneira possível. [16]
    • Encare qualquer evento social como uma oportunidade. Por exemplo, os pais dos colegas do seu filho podem estar em busca de uma igreja para levar os próprios filhos, aproveite a saída da escola para conversar com eles.
    • Caso seja voluntário em algum lugar (um hospital, por exemplo), convide as pessoas que encontrar por lá. Deixe que seu bom trabalho como voluntário seja um grande exemplo de seus princípios cristãos. Seja um embaixador de Jesus no seu trabalho.
  4. É muito mais difícil ser bem-sucedido quando se convida um não cristão para ir à igreja. Muitos possuem preconceitos a respeito de como deve ser uma reunião cristã e outros, simplesmente, ainda não estão preparados para assumir um compromisso com a fé. Por essas e outras razões, é melhor fazer o convite de forma gradual, tentando envolver o não cristão primeiro em outras atividades sociais.
    • Tente se socializar com a pessoa um pouco, convidando-a para tomar um café ou almoçar. Mostre-se sinceramente interessado em ouvir tudo o que ela tiver a dizer.
    • Convide-a para ajudar em um dos trabalhos comunitários da igreja. Seja ele qual for, arrecadação de agasalhos, gincanas, distribuição de alimentos, etc.
    • Progrida para um convite à igreja. Para isso, escolha uma programação especial, na qual haja uma apresentação de teatro, coral ou música ao vivo. Ao participar de algo divertido, a pessoa se sentirá bem-vinda e isso funcionará como um modo de quebrar o gelo para que ela comece a frequentar a igreja. [17]
    • Sempre respeite a escolha do convidado. Prepare-se para aceitar caso ele recuse o convite e caso não venha a gostar de ter ido à igreja. Saiba que o mais importante foi ter feito o convite e ter agido como um bom embaixador da sua igreja. Não deixe de continuar amando e respeitando essa pessoa.
    Publicidade

Dicas

  • Existem várias maneiras de se adentrar a vida cristã. Frequentar um grupo familiar, por exemplo, pode ser muito mais divertido do que ir à igreja. Portanto, prefira levar seu convidado a um evento menos formal, em vez de levá-lo direto a uma reunião na igreja.
  • Lembre-se de que você é um embaixador da sua igreja e da sua fé. Então, jamais demonstre qualquer tipo de irritação quando tiver um convite rejeitado. Aja justamente da forma inversa, sendo ainda mais gentil com aquele indivíduo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 66 824 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade