Baixe em PDF
Baixe em PDF
Passar de apenas conhecidos para bons amigos pode ser difícil. Mesmo que se sinta confortável com alguém na escola ou no trabalho, convidá-los para sua casa é um grande passo. Planejar com antecedência vai ajudar a diminuir o nervosismo. Fazendo o convite na hora certa e preparando-se para qualquer eventualidade, é possível convidar a pessoa e aproveitar a companhia.
Passos
-
Verifique os interesses em comum com a pessoa a ser convidada. Escolha alguém com quem tenha piadas internas, ou que tenha o mesmo gosto em livros ou música. Pense em uma pessoa com quem se sinta bem. [1] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Não pense demais antes de fazer o convite. Pensar demais pode deixá-lo nervoso com diversas situações que são meras possibilidades. Apenas lembre-se de que, mesmo se o convite for negado, não significa que a amizade acabará ou qualquer outra coisa. [2] X Fonte de pesquisa
-
Fale com seus pais ou tutor antes de convidar o amigo. Seria desagradável ter que cancelar depois de ter feito o convite. Também pode ser bom para evitar momentos com a casa cheia.
-
Encontre o melhor momento para convidar a pessoa. Espere por uma oportunidade, quando estiverem conversando sobre alguma coisa que ambos queiram fazer, como assistir a um novo episódio de um programa de TV, ou tentar uma receita nova.
- Combine assim que perceber que ambos querem fazer certa atividade. Por exemplo, "Vai sair um episódio novo de um programa de TV na quarta-feira. Quer assistir lá em casa?" Ou, "Eu tenho todos os ingredientes para a receita. Quer tentar fazer amanhã depois da escola?".
Publicidade
-
Confirme a visita. Ligue para perguntar se os pais da pessoa concordaram, e para confirmar a presença. Fale o quanto vai ser bom fazer a atividade planejada para que a pessoa fique bem animada.
- Evite enviar mensagens, pois a pessoa pode esquecer ou simplesmente não ler. Ligar para confirmar os planos pode se tornar uma situação de nervosismo, então vá direto ao ponto. Diga, por exemplo: "Oi, fulano! Eu só queria saber se seus pais deixaram você vir aqui, para poder preparar as coisas".
-
Deixe a casa pronta para a visita. Arrume o quarto e, se quiser, pense em tópicos para conversar ou jogos para passar o tempo. Deixe tudo preparado de acordo com os planos, seja assistir a um filme ou fazer aquela receita nova. Prepare um lanche simples -- se der fome, ele vai querer ir embora mais cedo.
-
Faça alguma coisa enquanto espera a pessoa chegar. Ficar sentado esperando pode deixá-lo nervoso. Quando ele chegar, receba-o bem e mostre a casa.
- Não fique tentando imaginar como seriam as conversas perfeitas. As melhores conversas acontecem naturalmente. Faça perguntas sobre coisas em comum, ou sobre o que você gostaria de saber sobre ele. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Não deixe algum momento desagradável estragar a visita. Caso perceba que o amigo não quer falar sobre algum assunto, volte a falar sobre o que planejaram fazer, ou sugira outra atividade.
- Não é sua obrigação ser engraçado ou interessante. Pesquisas dizem que as conversas que as pessoas acham mais interessantes são aquelas onde elas possam falar sobre os próprios interesses. Tudo o que é preciso fazer é perguntar sobre o que interessa o amigo e ouvir com atenção, para fazer perguntas relacionadas ao tópico.
-
Seja flexível e espontâneo. Se as atividades planejadas não funcionarem, sugira algo que geralmente gosta de fazer. Caso não dê certo, faça uma caminhada ou um lanche. Não deixe que os imprevistos estraguem a visita.
- Lembre-se que os melhores momentos não são os melhores por causa de uma atividade. As atividades são apenas uma desculpa para passar um tempo com alguém e conversar. Não se apresse em fazer uma atividade se as coisas estão divertidas só com a conversa. Caso o assunto acabe, a atividade será uma boa maneira de quebrar o silêncio.
-
Lembre-se de que algumas amizades precisam de tempo para crescer. Não espere ser melhores amigos assim que a visita acabou. [4] X Fonte de pesquisa Fique feliz porque a pessoa aceitou o convite e se divertiu, e convide novamente até virar rotina.Publicidade
Dicas
- Saiba que a rejeição é parte da vida e não é necessariamente por sua causa. Às vezes, uma rejeição não tem nada a ver com você.
- Lembre-se de que um pouco de silêncio em uma conversa não significa que está indo mal. Não fique nervoso por causa de um momento de silêncio.
Publicidade
Avisos
- Nunca faça planos sem a permissão dos pais. Eles vão descobrir e tanto você quanto seu amigo podem ficar de castigo, além de por em risco a amizade.
- Se a pessoa não aceitar, não fique com raiva. Existem muitas razões pelas quais ele não possa ir a sua casa. Sugira novamente no futuro, caso perceba que ele gostaria de poder ter aceitado o convite.
Publicidade
Referências
Publicidade