Baixe em PDF Baixe em PDF

É muito fácil copiar fórmulas em linhas ou colunas inteiras com o Excel! Infelizmente, o resultado nem sempre sai como esperado — e só quem já recebeu uma mensagem de erro do tipo "#REF" ou "/DIV0" sabe o quanto a experiência é frustrante. Mas não se preocupe: você não precisa editar cada célula daquela sua planilha de 5 mil linhas! Leia as dicas deste artigo e aprenda a copiar fórmulas a outras partes do documento em poucos passos.

Método 1
Método 1 de 4:

Copiando fórmulas exatas com os recursos Localizar e Substituir

Baixe em PDF
  1. Digamos que tenha uma planilha cheia de fórmulas e queira copiar algumas delas nas suas formas exatas. Mudar tudo para referências de célula absolutas daria muito trabalho, não é? Principalmente se você tiver que desfazer o processo em seguida. Por isso, use este método para mover fórmulas com referências relativas no documento, mas sem alterar as referências em si. [1] No exemplo de planilha que trazemos aqui, queremos copiar os dados da coluna C à coluna D sem mudar nada.


    Exemplo de planilha
    Coluna A Coluna B Coluna C Coluna D
    linha 1
    944 Rãs = A1 /2
    linha 2
    636 Sapos = A2 /2
    linha 3
    712 Salamandras = A3 /2
    linha 4
    690 Cobras = A4 /2
    • Se você quiser copiar a fórmula de uma única célula, pule para o último passo desta seção ("Experimente métodos alternativos").
  2. O atalho vale para Windows e MacOS.
  3. Digite "=" no campo "Localizar:" e, na sequência, insira um caractere diferente em "Substituir por:". Clique em Substituir tudo para transformar todas as fórmulas (que sempre começam com o símbolo de igualdade) em linhas de texto que comecem com outro símbolo. Sempre use um caractere que não está presente em nenhum outro ponto da planilha . Por exemplo: substitua o símbolo por "#", "&" ou mesmo "##&".


    Exemplo de planilha
    Coluna A Coluna B Coluna C Coluna D
    linha 1
    944 Rãs ##& A1 /2
    linha 2
    636 Sapos ##& A2 /2
    linha 3
    712 Salamandras ##& A3 /2
    linha 4
    690 Cobras ##& A4 /2
    • Não use os caracteres "*" ou "?", pois eles podem dificultar os seus próximos passos.
  4. Selecione as células que você quer copiar e pressione Ctrl + C (no Windows) ou Cmd + C (no Mac). Depois, selecione as células nas quais quer colar os dados e pressione Ctrl + V (no Windows) ou Cmd + V (no Mac). Como eles já não são interpretados como fórmulas, o Excel vai copiar todos na sua forma exata.


    Exemplo de planilha
    Coluna A Coluna B Coluna C Coluna D
    linha 1
    944 Rãs ##& A1 /2 ##& A1 /2
    linha 2
    636 Sapos ##& A2 /2 ##& A2 /2
    linha 3
    712 Salamandras ##& A3 /2 ##& A3 /2
    linha 4
    690 Cobras ##& A4 /2 ##& A4 /2
  5. Agora que você colocou as fórmulas no lugar certo, use o recurso "Substituir tudo" de novo se decidir reverter a alteração. No nosso exemplo, vamos localizar e substituir os símbolos "##&" por "=" mais uma vez, transformando os valores em fórmulas. A partir de então, você pode continuar editando a planilha normalmente.


    Exemplo de planilha
    Coluna A Coluna B Coluna C Coluna D
    linha 1
    944 Rãs = A1 /2 = A1 /2
    linha 2
    636 Sapos = A2 /2 = A2 /2
    linha 3
    712 Salamandras = A3 /2 = A3 /2
    linha 4
    690 Cobras = A4 /2 = A4 /2
  6. Se o método descrito acima não der certo — ou se você tiver medo de mudar os valores de outras células sem querer com o recurso "Substituir tudo" —, tente fazer o seguinte:
    • Para copiar a fórmula de uma única célula sem alterar as referências, selecione-a e copie os caracteres que aparecem na barra de fórmulas, perto do topo da janela do Excel. Pressione Esc para fechar a barra e cole os dados onde você quiser.
    • Pressione Ctrl + ` (crase) para colocar a planilha no modo de exibição de fórmulas. Copie as fórmulas e cole em um editor de texto, como Bloco de Notas ou TextEdit. Em seguida, copie-as de novo e cole-as de volta na planilha — mas no lugar certo. Por último, pressione Ctrl + ` para voltar ao modo de exibição normal.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Preenchendo uma linha ou coluna inteira com uma fórmula

Baixe em PDF
  1. Com o Excel, você pode propagar uma fórmula em uma linha ou coluna "preenchendo" todas as células. Para isso, comece com o "=" e use as funções ou aritméticas de sua preferência. Aqui, trazemos um exemplo de planilha simples, no qual juntamos uma coluna A e uma coluna B. Por último, pressione Enter (no Windows) ou Return (no Mac) para fazer o cálculo.


    Exemplo de planilha
    * Coluna A Coluna B Coluna C *
    linha 1 10 9 19
    linha 2 20 8 *
    linha 3 30 7 *
    linha 4 40 6 *
  2. O cursor vai se transformar em + .
  3. A fórmula que você inserir vai aparecer automaticamente nas células selecionadas. Além disso, o Excel vai atualizar as referências de célula relativas de acordo com a posição relativa , não fixa. Veja o exemplo de planilha abaixo, em que mostramos as fórmulas e os resultados exibidos:


    Exemplo de planilha
    * Coluna A Coluna B Coluna C *
    linha 1 10 9 = A1 + B1
    linha 2 20 8 = A2 + B2
    linha 3 30 7 = A3 + B3
    linha 4 40 6 = A4 + B4


    Exemplo de planilha
    * Coluna A Coluna B Coluna C *
    linha 1 10 9 19
    linha 2 20 8 28
    linha 3 30 7 37
    linha 4 40 6 46
    • Você também pode dar um clique duplo no sinal de "+" para preencher toda a coluna, em vez de arrastar os dados. O Excel vai parar de preencher a coluna se notar que há uma célula vazia. Caso os dados de referência tenham essa lacuna, você vai precisar repetir este passo para complementar os valores que faltam na sequência.
    • Também dá para preencher a coluna inteira com a mesma fórmula selecionando as células diretamente depois da que contém o cálculo e pressionando Ctrl + D . [2]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Colando uma fórmula em várias células

Baixe em PDF
  1. Para isso, comece com o "=" e use as funções ou aritméticas de sua preferência. Aqui, trazemos um exemplo de planilha simples, no qual juntamos uma coluna A e uma coluna B. Quando você pressionar Enter (no Windows) ou Return (no Mac), a fórmula vai fazer o cálculo.


    Exemplo de planilha
    * Coluna A Coluna B Coluna C *
    linha 1 10 9 19
    linha 2 20 8 *
    linha 3 30 7 *
    linha 4 40 6 *
  2. O Excel vai copiar a fórmula para a área de transferência.
  3. Clique em uma delas e arraste o cursor para cima ou para baixo. Ao contrário do método anterior (de preencher colunas ou linhas inteiras), as células que quer colar não precisam ser adjacentes à célula que está copiando. Basta pressionar Ctrl (no Windows) ou Cmd (no Mac) para replicar dados e intervalos não adjacentes.
  4. Elas vão aparecer nas células selecionadas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando referências de célula relativas e absolutas

Baixe em PDF
  1. No Excel, a "referência" é uma espécie de "endereço" da célula. Você pode digitar essa informação manualmente ou clicar na célula que quer usar enquanto digita os caracteres do cálculo. A planilha do exemplo abaixo traz uma fórmula que tem referência à célula A2:


    Referências relativas
    * Coluna A Coluna B Coluna C *
    linha 2 50 7 = A2 *2
    linha 3 100 * *
    linha 4 200 * *
    linha 5 400 * *
  2. Em fórmulas do Excel, a referência relativa tem a ver com a posição relativa do "endereço" de uma célula. No exemplo que estamos usando, C2 traz a fórmula "=A2", que é a referência relativa ao valor de duas células à esquerda. Sendo assim, se você copiar a fórmula para C4, ela ainda vai fazer referência a duas células à esquerda, em vez de mostrar "=A4".


    Referências relativas
    * Coluna A Coluna B Coluna C *
    linha 2 50 7 = A2 *2
    linha 3 100 * *
    linha 4 200 * = A4 *2
    linha 5 400 * *
    • Isso também vale para células que estão de fora da mesma linha e coluna. Se você copiasse a mesma fórmula da célula C1 para a D6 (que não aparece), o Excel alteraria a referência "A2" a uma célula que ficasse uma linha à direita (C→D) e cinco linhas abaixo (2→7), ou seja, "B7".
  3. Digamos que você não quer que o Excel mude a sua fórmula automaticamente. Nesse caso, basta transformar uma referência relativa em absoluta adicionando o símbolo "$" na frente da linha ou coluna que você pretende manter inalterada — não importa para onde copie a fórmula. [3] Veja alguns exemplos de planilhas, que mostram a fórmula original em negrito e o resultado da operação de copiar e colar:
    • Coluna relativa, linha absoluta (B$1): a referência absoluta da fórmula está na linha 1. Sendo assim, ela sempre se refere a essa linha. Veja:

      * Coluna A Coluna B Coluna C *
      linha 1 50 7 = B$3
      linha 2 100 = A$3 = B$3
      linha 3 200 = A$3 = B$3
      linha 4 400 = A$3 = B$3

    • Coluna absoluta, linha relativa ($B1): a referência absoluta da fórmula está na coluna B. Sendo assim, ela sempre se refere a essa coluna. Veja:<

      * Coluna A Coluna B Coluna C *
      linha 1 50 7 = $B1
      linha 2 100 = $B2 = $B2
      linha 3 200 = $B3 = $B3
      linha 4 400 = $B4 = $B4

    • Coluna e linha absolutas ($B$1): a referência absoluta da fórmula está na coluna B da linha 1. Sendo assim, ela sempre se refere a essa linha dessa mesma coluna. Veja.

      * Coluna A Coluna B Coluna C *
      linha 1 50 7 = $B$1
      linha 2 100 $B$1 $B$1
      linha 3 200 $B$1 $B$1
      linha 4 400 $B$1 $B$1

  4. Clique em uma referência de célula em uma fórmula e pressione F4 para adicionar ou remover o símbolo "$" automaticamente. Continue pressionando a tecla até você selecionar todos os valores de referência. Por último, pressione Enter (no Windows) ou Return (no Mac).
    Publicidade

Dicas

  • Se um triângulo verde aparecer na planilha quando você copiar uma fórmula a uma nova célula, é por que o Excel detectou algum erro. Releia a fórmula e veja o que precisa corrigir. [4]
  • Se você tiver substituído o "=" por "?" ou "*" sem querer no método "Copiando fórmulas exatas com os recursos Localizar e Substituir", não adianta tentar encontrar "?" ou "*". Eles não vão gerar os resultados esperados. Nesse caso, pesquise usando "~?" ou "~*". [5]
  • Selecione uma célula e pressione Ctrl + ' (no Windows) ou Cmd + ' (no Mac) para inserir a fórmula que vem logo acima dela.
Publicidade

Avisos

  • Versões diferentes do Excel podem ter algumas diferenças operacionais em relação aos passos deste artigo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 149 485 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade