PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Neste artigo o leitor aprenderá a usar o Mac para fazer cópias de um DVD de vídeos ou dados. Caso ele seja desprotegido, basta usar o Utilitário de Disco, que já vem de fábrica nos Macs; do contrário, será necessário instalar apps de terceiro para burlar essa limitação. Dependendo do conteúdo, a cópia de uma mídia protegida é uma violação de direitos autorais ou da marca do autor. Para não infringir nenhuma lei, nunca copie um DVD para qualquer finalidade além do uso particular.

Método 1
Método 1 de 2:

Copiando um DVD desprotegido

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando o modelo não possuir um drive, também há a possibilidade de usar um externo.
    • Esse método deve funcionar para a maior parte de DVDs de programas ou software e dados. Caso queira fazer a “ripagem” de um disco protegido — como os de filmes e séries lançados no Brasil —, leia esta seção .
  2. Uma forma de encontrá-lo sem dificuldade é selecionando o ícone de uma seta, no canto direito superior da tela, e digitar “Utilitário de Disco”. O ícone dessa ferramenta é de um disco rígido com um estetoscópio.
  3. [1]
  4. Uma janela com opções para personalizar a mídia abrirá.
  5. Ele terá o conteúdo do DVD e será criado com o nome inserido em “Salvar Como”.
  6. Dessa forma, o Utilitário de Disco salvará a imagem criada na Área de Trabalho, de maneira que consiga encontrá-la sem dificuldades. Não há problema nenhum em salvar em outra pasta, se preferir.
  7. O Utilitário de Disco fará um “rip” do DVD para criar um arquivo de imagem com a extensão CDR. Uma mensagem de confirmação será exibida assim que o procedimento for finalizado.
    • Ejete o DVD do drive quando a “ripagem” acabar.
  8. Após ser reconhecido, um ícone representando-o surgirá na Área de Trabalho. [2]
  9. Caso tenha salvado-a na Área de Trabalho, encontre-a ali e clique duas vezes nela; a imagem será montada, como se fosse um disco rígido, fazendo com que o ícone de um HD apareça na Área de Trabalho. [3]
  10. Confirme que selecionou o ícone de um disco rígido, e não o arquivo CDR. Uma janela com as preferências de gravação surgirá.
  11. Muito provavelmente, as configurações padrões deverão servir, mas qualquer mudança fica a critério do usuário, como nome e velocidade do processo. Uma barra mostrará o progresso e uma mensagem de confirmação será mostrada ao término da gravação.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Copiando um filme de um DVD protegido

PDF download Baixe em PDF
  1. De código aberto, ele permitirá que você copie DVDs ao Mac; as mídias desprotegidas são “ripadas” com as opções padrão, enquanto as que possuem bloqueio precisarão de outras ferramentas para que o conteúdo seja extraído. Baixe o HandBrake aqui . [4]
    • Clique duas vezes no arquivo de instalação do HandBrake (que deve ter a extensão DMG) e depois faça o mesmo no ícone do HandBrake.
  2. Esse aplicativo gratuito permite que o usuário grave DVDs de filme em computadores Mac; é a melhor opção para esse sistema, que não possui, de fábrica, nenhum programa do tipo. Faça o seguinte para obtê-lo: [5]
    • Acesse esta página .
    • Selecione “Download Burn” (Baixar o Burn) para salvar o arquivo ZIP na pasta Downloads. Agora, é melhor continuar baixando as outras ferramentas; depois, é possível executar o Burn sem instalá-lo.
  3. Instale o “Homebrew”, um gerenciador de pacotes para o Mac que permite que o usuário baixe e instale softwares, como as bibliotecas necessárias para “ripar” DVDs protegidos. Veja as instruções para adicioná-lo: [6]
    • Abra o app Terminal. Clique no ícone do Spotlight, no canto direito superior da tela, e insira terminal ; selecione o ícone correspondente nos resultados de busca.
    • No prompt, digite: ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com /Homebrew /install /master /install)" (sem os espaços antes da barra).
    • Aperte Return para que o comando seja executado.
    • Siga as instruções na tela para terminar a instalação. Deixe a janela do Terminal aberta após terminar.
  4. A biblioteca para fazer a “ripagem” de mídias protegidas será instalada no Mac. Siga as instruções na tela para confirmar o processo.
  5. Nos computadores sem um drive embutido, será preciso usar um externo.
  6. Agora que o programa está instalado, ele pode ser encontrado na pasta “Aplicativos”. Informações sobre ele serão exibidas. [7]
  7. Caso exista apenas uma opção aqui, ótimo! Do contrário, o DVD terá extras, que precisam ser “ripados” de forma separada. Aqui, escolha o título com maior duração para copiar o filme em si; se quiser fazer o mesmo com os extras, posteriormente, basta selecionar os outros títulos.
  8. A opção que você escolherá depende da qualidade do DVD; caso queira som “Surround”, veja qual é a que possui essa configuração no título.
    • DVDs com o sistema NTSC (dos Estados Unidos) devem ser copiados com a qualidade predefinida 480p. Caso seja PAL (os brasileiros e da Europa), é melhor optar por 576p. As outras opções não melhoram a qualidade, apenas deixam o arquivo resultante com tamanho muito grande.
    • Caso não veja um painel à direita do HandBrake com uma lista de qualidade (“Very Fast 1080p30", ou seja, uma conversão rápida, de qualidade 1080p e com 30fps), clique em “Toggle Presets” (Habilitar e Desabilitar Predefinições), no canto direito superior do aplicativo.
  9. Ele está na seção “Destination” (Localização de destino). Assim que definir uma pasta (“Área de Trabalho”, por exemplo), clique em “Choose” (Escolher).
  10. O HandBrake copiará o DVD um arquivo MP4 para a localização que você definiu; o tempo para a conversão depende do tamanho da mídia e a velocidade do drive de disco. O HandBrake emitirá uma notificação assim que o processo terminar.
    • Retire o DVD do drive após a finalização da “ripagem”.
  11. Assim que ele for detectado, o ícone dele aparecerá na Área de Trabalho. [8]
  12. Siga os passos abaixo para abri-lo:
    • Clique duas vezes no arquivo ZIP de nome “Burn” na pasta “Downloads”
    • Faça o mesmo com a pasta “Burn”.
    • Encontre o ícone amarelo e preto, do “Burn”, e clique duas vezes nele.
  13. Por exemplo: se o MP4 estiver na Área de Trabalho, leve-o para a janela principal do Burn, adicionando-o à lista de gravação. Caso mais de um item tenha sido produzido após a “ripagem”, arraste todos ao Burn.
    • Clique em “Convert” (Converter) se for necessário realizar esse processo. Siga as instruções.
  14. Ele pode ser colocado no espaço em branco na parte superior da janela.
  15. As opções padrão deverão realizar o processo sem qualquer problema; verifique apenas se você selecionou o drive em que o DVD vazio está localizado. Ao clicar em “Burn”, o filme começará a ser “queimado” na mídia, o que pode demorar um bom tempo, de acordo com o tamanho do arquivo e da velocidade do drive. Haverá uma barra que exibirá o progresso da gravação, e assim que terminar, uma mensagem de confirmação aparecerá.
    Publicidade

Dicas

  • Vídeos caseiros e DVDs similares são quase sempre desprotegidos. Por outro lado, os que são criados profissionalmente (filmes, por exemplo) terão um bloqueio.
Publicidade

Avisos

  • “Ripar” um DVD para qualquer propósito além de uso particular é ilegal no Brasil.
  • Os DVDs mais modernos possuem recursos de segurança que realizam uma boa proteção contra cópias, logo, é possível que não exista uma maneira de usar esses processos com todas essas mídias.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 53 695 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade