Baixe em PDF
Baixe em PDF
Neste artigo o leitor aprenderá a usar o Mac para fazer cópias de um DVD de vídeos ou dados. Caso ele seja desprotegido, basta usar o Utilitário de Disco, que já vem de fábrica nos Macs; do contrário, será necessário instalar apps de terceiro para burlar essa limitação. Dependendo do conteúdo, a cópia de uma mídia protegida é uma violação de direitos autorais ou da marca do autor. Para não infringir nenhuma lei, nunca copie um DVD para qualquer finalidade além do uso particular.
Passos
-
No drive de CDs e DVDs do Mac, coloque a mídia. Quando o modelo não possuir um drive, também há a possibilidade de usar um externo.
- Esse método deve funcionar para a maior parte de DVDs de programas ou software e dados. Caso queira fazer a “ripagem” de um disco protegido — como os de filmes e séries lançados no Brasil —, leia esta seção .
-
Abra o Utilitário de Disco. Uma forma de encontrá-lo sem dificuldade é selecionando o ícone de uma seta, no canto direito superior da tela, e digitar “Utilitário de Disco”. O ícone dessa ferramenta é de um disco rígido com um estetoscópio.
-
Clique no nome do DVD, no painel à esquerda, em “Externo”. [1] X Fonte de pesquisa
-
Clique no menu Arquivo e escolha Nova Imagem .
-
Selecione Imagem do [nome do DVD] . Uma janela com opções para personalizar a mídia abrirá.
-
Dê um nome para o arquivo de imagem. Ele terá o conteúdo do DVD e será criado com o nome inserido em “Salvar Como”.
-
No menu “Formato”, opte por Gravar DVD/CD .
-
Defina Área de Trabalho como a localização no menu “Onde”. Dessa forma, o Utilitário de Disco salvará a imagem criada na Área de Trabalho, de maneira que consiga encontrá-la sem dificuldades. Não há problema nenhum em salvar em outra pasta, se preferir.
-
Clique em Salvar , no fim da janela. O Utilitário de Disco fará um “rip” do DVD para criar um arquivo de imagem com a extensão CDR. Uma mensagem de confirmação será exibida assim que o procedimento for finalizado.
- Ejete o DVD do drive quando a “ripagem” acabar.
-
Insira um DVD vazio no drive. Após ser reconhecido, um ícone representando-o surgirá na Área de Trabalho. [2] X Fonte de pesquisa
-
Clique duas vezes na imagem do disco (arquivo CDR). Caso tenha salvado-a na Área de Trabalho, encontre-a ali e clique duas vezes nela; a imagem será montada, como se fosse um disco rígido, fazendo com que o ícone de um HD apareça na Área de Trabalho. [3] X Fonte de pesquisa
-
Clique com o botão direito na imagem do HD e escolha Gravar . Confirme que selecionou o ícone de um disco rígido, e não o arquivo CDR. Uma janela com as preferências de gravação surgirá.
-
Selecione as opções e clique em Gravar . Muito provavelmente, as configurações padrões deverão servir, mas qualquer mudança fica a critério do usuário, como nome e velocidade do processo. Uma barra mostrará o progresso e uma mensagem de confirmação será mostrada ao término da gravação.Publicidade
-
Instale o programa HandBrake. De código aberto, ele permitirá que você copie DVDs ao Mac; as mídias desprotegidas são “ripadas” com as opções padrão, enquanto as que possuem bloqueio precisarão de outras ferramentas para que o conteúdo seja extraído. Baixe o HandBrake aqui . [4] X Fonte de pesquisa
- Clique duas vezes no arquivo de instalação do HandBrake (que deve ter a extensão DMG) e depois faça o mesmo no ícone do HandBrake.
-
Faça o download do “Burn” para macOS. Esse aplicativo gratuito permite que o usuário grave DVDs de filme em computadores Mac; é a melhor opção para esse sistema, que não possui, de fábrica, nenhum programa do tipo. Faça o seguinte para obtê-lo: [5] X Fonte de pesquisa
- Acesse esta página .
- Selecione “Download Burn” (Baixar o Burn) para salvar o arquivo ZIP na pasta Downloads. Agora, é melhor continuar baixando as outras ferramentas; depois, é possível executar o Burn sem instalá-lo.
-
Instale o “Homebrew”, um gerenciador de pacotes para o Mac que permite que o usuário baixe e instale softwares, como as bibliotecas necessárias para “ripar” DVDs protegidos. Veja as instruções para adicioná-lo: [6] X Fonte de pesquisa
- Abra o app Terminal. Clique no ícone do Spotlight, no canto direito superior da tela, e insira terminal ; selecione o ícone correspondente nos resultados de busca.
- No prompt, digite: ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com /Homebrew /install /master /install)" (sem os espaços antes da barra).
- Aperte ⏎ Return para que o comando seja executado.
- Siga as instruções na tela para terminar a instalação. Deixe a janela do Terminal aberta após terminar.
-
Digite brew install libdvdcss no Terminal e aperte ⏎ Return . A biblioteca para fazer a “ripagem” de mídias protegidas será instalada no Mac. Siga as instruções na tela para confirmar o processo.
-
No drive do Mac, insira o DVD a ser copiado. Nos computadores sem um drive embutido, será preciso usar um externo.
-
Abra o HandBrake e selecione o DVD. Agora que o programa está instalado, ele pode ser encontrado na pasta “Aplicativos”. Informações sobre ele serão exibidas. [7] X Fonte de pesquisa
-
Escolha um título no menu suspenso de mesmo nome, no canto esquerdo superior da janela. Caso exista apenas uma opção aqui, ótimo! Do contrário, o DVD terá extras, que precisam ser “ripados” de forma separada. Aqui, escolha o título com maior duração para copiar o filme em si; se quiser fazer o mesmo com os extras, posteriormente, basta selecionar os outros títulos.
-
Escolha uma opção predefinida no painel à direita. A opção que você escolherá depende da qualidade do DVD; caso queira som “Surround”, veja qual é a que possui essa configuração no título.
- DVDs com o sistema NTSC (dos Estados Unidos) devem ser copiados com a qualidade predefinida 480p. Caso seja PAL (os brasileiros e da Europa), é melhor optar por 576p. As outras opções não melhoram a qualidade, apenas deixam o arquivo resultante com tamanho muito grande.
- Caso não veja um painel à direita do HandBrake com uma lista de qualidade (“Very Fast 1080p30", ou seja, uma conversão rápida, de qualidade 1080p e com 30fps), clique em “Toggle Presets” (Habilitar e Desabilitar Predefinições), no canto direito superior do aplicativo.
-
Clique em Browse (Pesquisar) para escolher o local em que o arquivo será salvo. Ele está na seção “Destination” (Localização de destino). Assim que definir uma pasta (“Área de Trabalho”, por exemplo), clique em “Choose” (Escolher).
-
Selecione Start (Iniciar). O HandBrake copiará o DVD um arquivo MP4 para a localização que você definiu; o tempo para a conversão depende do tamanho da mídia e a velocidade do drive de disco. O HandBrake emitirá uma notificação assim que o processo terminar.
- Retire o DVD do drive após a finalização da “ripagem”.
-
Coloque um DVD vazio. Assim que ele for detectado, o ícone dele aparecerá na Área de Trabalho. [8] X Fonte de pesquisa
-
Abra o Burn, o programa de gravação recém-baixado. Siga os passos abaixo para abri-lo:
- Clique duas vezes no arquivo ZIP de nome “Burn” na pasta “Downloads”
- Faça o mesmo com a pasta “Burn”.
- Encontre o ícone amarelo e preto, do “Burn”, e clique duas vezes nele.
-
Acesse a guia Video , na parte superior do Burn.
-
Arraste o arquivo (ou arquivos) do filme para a janela do Burn. Por exemplo: se o MP4 estiver na Área de Trabalho, leve-o para a janela principal do Burn, adicionando-o à lista de gravação. Caso mais de um item tenha sido produzido após a “ripagem”, arraste todos ao Burn.
- Clique em “Convert” (Converter) se for necessário realizar esse processo. Siga as instruções.
-
Dê um nome para o DVD. Ele pode ser colocado no espaço em branco na parte superior da janela.
-
Clique em Burn (Gravar), no canto direito inferior da janela do Burn.
-
Defina as preferências e clique em Burn (Gravar). As opções padrão deverão realizar o processo sem qualquer problema; verifique apenas se você selecionou o drive em que o DVD vazio está localizado. Ao clicar em “Burn”, o filme começará a ser “queimado” na mídia, o que pode demorar um bom tempo, de acordo com o tamanho do arquivo e da velocidade do drive. Haverá uma barra que exibirá o progresso da gravação, e assim que terminar, uma mensagem de confirmação aparecerá.Publicidade
Dicas
- Vídeos caseiros e DVDs similares são quase sempre desprotegidos. Por outro lado, os que são criados profissionalmente (filmes, por exemplo) terão um bloqueio.
Publicidade
Avisos
- “Ripar” um DVD para qualquer propósito além de uso particular é ilegal no Brasil.
- Os DVDs mais modernos possuem recursos de segurança que realizam uma boa proteção contra cópias, logo, é possível que não exista uma maneira de usar esses processos com todas essas mídias.
Publicidade
Referências
- ↑ https://support.apple.com/guide/disk-utility/create-a-disk-image-dskutl11888/mac
- ↑ https://support.apple.com/guide/mac-help/burn-cds-and-dvds-mchl8addfd95/mac
- ↑ https://www.podfeet.com/blog/tutorials-5/how-to-duplicate-a-dvd-on-macos-sierra/
- ↑ https://www.macworld.com/article/3169375/how-to-rip-dvds-with-handbrake.html
- ↑ https://burn-osx.sourceforge.io/Pages/English/home.html
- ↑ https://treehouse.github.io/installation-guides/mac/homebrew
- ↑ https://www.imore.com/how-decrypt-and-copy-your-old-dvd-collection-macos-mojave
- ↑ https://support.apple.com/guide/mac-help/burn-cds-and-dvds-mchl8addfd95/mac
Publicidade