Baixe em PDF Baixe em PDF

Quem possui dificuldade em manter os olhos alinhados apresenta uma forma de estrabismo denominada exotropia. Para fazer com que eles se mantenham no ponto certo e não se voltem para fora, é preciso fortalecer a musculatura deles a fim de melhorar a condição das conexões nervosas com o cérebro. E mesmo que existam exercícios que você pode realizar em casa, também é fundamental ir a um oftalmologista e discutir possíveis tratamentos médicos. Ele poderá sinalizar quais terapias devem ser feitas, indicar o uso de óculos e até mesmo optar por uma intervenção cirúrgica para solucionar a exotropia.

Método 1
Método 1 de 2:

Buscando atendimento médico

Baixe em PDF
  1. De acordo com os sintomas e o histórico médico, esse especialista fará o diagnóstico. Ele também analisará a estrutura, testará o foco e verificará o estado da visão dos olhos.
    • Optometristas são os médicos voltados à parte técnica e laboratorial da oftalmologia (interpretando a receita para fazer óculos, por exemplo). Apenas um oftalmologista poderá realizar exames ou cirurgias, bem como dar o diagnóstico da condição.
  2. Ao consultar um oftalmologista, será possível desenvolver um método de tratamento de acordo com o seu caso, de maneira que, toda semana, vocês reforcem as conexões dos olhos com o cérebro. Através de ferramentas e dispositivos de computadores, como lentes terapêuticas, prismas e filtros, o sistema nervoso será “retreinado”. Como esse tipo de terapia varia muito em cada paciente, é importante falar com o médico para que ele escolha a abordagem exata, que envolverá vários dos tratamentos acima mencionados. [1]
    • Como em qualquer terapia, será preciso retornar ao médico em um certo intervalo de tempo, que também muda de acordo com o diagnóstico, até que seja possível notar uma melhora na exotropia.
  3. Quando o oftalmologista determinar que há miopia ou hipermetropia, ele prescreverá lentes ou óculos para corrigir a visão e manter os olhos alinhados, diminuindo a frequência da exotropia.
    • Quem já usa óculos pode ter que trocar as lentes, em especial se já faz mais de um ano da última consulta com esse médico. Marque um exame oftalmológico.
  4. Pesquisadores ainda estudam a melhor intervenção cirúrgica para correção desse distúrbio, já que por enquanto o procedimento é mais cosmético. Na consulta com o oftalmologista, discuta essa possibilidade, que envolve o corte dos músculos dos olhos, encurtando-os e então costurando-os novamente para que se mantenham alinhados no centro. [2]
    • Na maioria das vezes, os procedimentos são de rápida recuperação e realizados após hospitalização.
    • É importante saber que a maioria dos pacientes que realizam cirurgias para tratamento da exotropia precisam fazer mais de uma operação.

    Você sabia? Os pesquisadores também investigam se é melhor submeter-se a uma cirurgia de correção oftalmológica durante a infância ou aguardar até a vida adulta. É mais uma motivo para que você fale com um médico sobre os resultados de ser operado nesse momento.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Exercitando os olhos

Baixe em PDF
  1. Ao notar que um dos olhos é mais afetado, cubra o que está em bom estado por cerca de duas horas por dia. Isso forçará com que os músculos do olho prejudicado “trabalhem” mais intensamente e se fortaleçam com o passar do tempo. Tenha paciência, já que são necessárias algumas semanas para que você perceba uma melhora da exotropia. [3]
    • Quando houver exotropia nos dois olhos, alterne o uso do tapa-olho por algumas horas em cada um deles, todos os dias.

    Dica: crianças podem não gostar de usar um tapa-olho, mas você pode transformar a experiência em algo prazeroso para ela. Deixe que seu filho escolha um tapa-olho da cor que gosta e com um desenho maneiro; se houver apenas um branco ou preto, incentive-o a decorar o acessório com adesivos.

  2. Muitas pessoas não gostam de usar esse item a fim de fortalecer o olho; nesse caso, durante a consulta médica, pergunte sobre o uso de um colírio de atropina. Siga as recomendações médicas sobre a quantidade de gotas a pingar; normalmente, uma única já deixa a visão turva por cerca de quatro horas. [4]
    • Dessa forma, o olho deficiente será forçado enquanto a visão do outro estiver turva.
  3. Pratique o alinhamento dos olhos segurando um lápis em sua frente e com o braço esticado; escolha um ponto desse lápis para focar os dois olhos. Mantenha, por exemplo, a visão fixada em uma palavra na lateral ou na borrachinha na parte superior. Aos poucos, aproxime o lápis do seu nariz, continuando a focar no mesmo ponto até que a visão turve. [5]
    • Esse exercício pode ser feito quantas vezes quiser ao longo do dia.
  4. Amarre um barbante de 1,5 m em uma cadeira ou corrimão e coloque três miçangas, de cerca de 2,5 cm de tamanho, nesse barbante, separando-as por ao menos 30 cm. Segure a outra ponta do barbante perto do seu nariz, deixando-o esticado por completo; foque em uma só miçanga por vez, de modo que pareça que esteja em uma intersecção de dois barbantes. [6]
    • Use miçangas de cores diferentes para que os olhos consigam diferenciar em qual delas você está se concentrando.
    • Ao ver o formato de “X” no barbante antes ou depois da miçanga em que focou, tente fixar os dois olhos nela e treine.
  5. Desenhe três barris vermelhos em um cartão de 7.6 cm × 12.7 cm, e três barris verdes na parte de trás desse cartão, como se estivessem os vermelhos. Cada barril deverá ser maior que o anterior, ou seja, um pequeno, um médio e um grande nos dois lados do papel. Segure esse cartão de lado contra a ponta do seu nariz, como se fosse um muro que separasse os dois olhos. Olhe para um barril maior e mais distante do seu nariz, concentrando-se nele de maneira que todos os barris, tanto verdes quanto vermelhos, se tornem um só. [7]
    • Mantenha a visão focada por cerca de cinco segundos e troque de barril.
    • Repita esse exercício, dessa vez fixando o olhar no barril médio e depois no menor, respectivamente.
    Publicidade

Dicas

  • Como a exotropia pode ser desencadeada por uma outra doença ou até por estresse, procure adotar hábitos saudáveis, controlar a ansiedade e descansar bem.
  • Caso tenha uma forma diferente de estrabismo (desalinhamento dos olhos, como a exotropia), consulte um oftalmologista para que ele trace um outro plano de tratamento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 10 053 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade