Baixe em PDF Baixe em PDF

Cortar cabelos masculinos compridos é fácil, mas vai um pouco além de só deixar todo o cabelo com o mesmo comprimento por toda a cabeça. Se o cabelo ficar todo do mesmo comprimento, ficará pesado, sem vida e com pouco movimento. Faça algumas camadas sutis para deixar o visual médio ou comprido que qualquer cara pode usar e adorar.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Aparando o cabelo

Baixe em PDF
  1. É mais fácil fazer cortes precisos quando o cabelo está úmido, mas, se ele estiver muito molhado, ele vai se esticar e parecer mais comprido do que realmente é. Para evitar cortar mais cabelo do que deveria, lave, passe condicionador e seque com uma toalha até que ele fique apenas úmido.
    • Se o cabelo for bem cacheado, talvez seja melhor cortá-lo seco. O cabelo parecerá mais comprido molhado do que seco, então cortá-lo seco dará uma ideia melhor de como ele vai ficar.
    • Você também pode pulverizar água no cabelo para umedecê-lo, se preferir. Só tome o cuidado de deixá-lo seco o suficiente para que os cachos naturais se formem. [1]
  2. Penteie o cabelo e separe-o ao meio. Os fios devem ficar caídos para os lados, com o cabelo que fica na frente das orelhas levemente penteado para frente. Depois, penteie o resto do cabelo para trás, para que ele fique sobre a nuca.
    • Se quiser, faça uma segunda separação da parte de trás de uma orelha até o topo da cabeça e a parte de trás da outra orelha. Penteie o cabelo da parte da frente para frente, deixando cair sobre o rosto e penteie o resto para trás e nas laterais.
  3. Puxe o cabelo para baixo e segure a tesoura paralela aos fios. Coloque a ponta dela no cabelo, onde quer fazer o corte e pressione-a de leve fazendo uma linha reta na nuca. Essa técnica é chamada de “point-cutting”, e dará um visual mais suave para o cabelo. Se você segurar a tesoura de lado e cortar reto, o cabelo vai ficar muito reto e sem movimento natural. [2]
    • Para deixar o máximo de comprimento possível, corte só 60 a 120 mm da ponta. Isso ajuda a remover as pontas duplas. Se for cortar mais que isso, não esqueça de levar em consideração o quanto o cabelo vai encolher à medida que seca, já que os fios esticam quando estão molhados e parecem mais compridos. Os cabelos cacheados ficarão muito mais curtos secos do que molhados. Até os fios lisos ficam mais curtos quando secam.
    • É melhor usar tesouras feitas para cortar cabelo. Você as encontra em lojas de cosméticos, farmácias ou pela internet.

    Dica de corte: puxe o cabelo diretamente para baixo e mantenha os dedos perto do pescoço para não cortar menos do que quer.

  4. Assim que terminar a parte de trás, vá para um dos lados. Penteie o cabelo que está na frente da orelha para que ele fique reto e virado para baixo. Traga um pouco de cabelo da parte de trás para ver a diferença de comprimento. Segure o cabelo com os dedos inclinados levemente para cima, na direção do rosto e corte o cabelo para deixá-lo com o mesmo comprimento que o de trás. Deixe um pouco mais curto perto do rosto. Repita do outro lado. [3]
    • O comprimento de trás servirá como guia para você definir como ficará o comprimento do restante do cabelo.
  5. Depois de cortar os dois lados, use um pente para alisar o cabelo sobre o rosto. Depois, use os dedos para puxar o cabelo para baixo o mais reto que conseguir. [4]
    • Cortar o cabelo enquanto ele está penteado para o lado ajuda a mesclar o comprimento mais uniformemente, mas penteá-lo para frente ajuda a ver se está alinhado.
  6. Assim que pentear o cabelo para frente, examine a parte de frente e puxe as laterais para a frente também. Por exemplo, você pode pegar uma mecha de cada lado das têmporas e segurar uma do lado da outra. Os comprimentos devem estar iguais. Se não estiverem, arrume o corte até ficar simétrico. [5]
    • Depois de fazer qualquer mudança, penteie o cabelo para o lado para ver se ele ainda está igualado com a parte de trás.
    • Se quiser, pode parar por aqui. Seque o cabelo e veja se o comprimento está igualado dos dois lados e se não há nenhuma mecha que precise ser aparada. Porém, se quiser que o visual fique natural e profissional, faça camadas sutis.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Fazendo camadas

Baixe em PDF
  1. Depois de aparar o cabelo e deixá-lo do comprimento desejado, penteie de novo. Dessa vez, reparta como você costuma usar. Pode ser ao meio ou para algum dos lados. Isso permite cortar os fios de forma que fique natural quando ele ficar solto. [6]
    • Para encontrar a repartição natural, penteie o cabelo para trás e jogue-o para frente com o pente algumas vezes. Procure o local onde o cabelo se separa sozinho.
  2. Use o pente para separar uma mecha da coroa da cabeça que vá até a nuca. A mecha deve ter só 1 a 2 cm de largura. Feche o dedo indicador e o polegar em volta dela e deslize-os até a ponta da mecha, erguendo o cabelo para que ele fique perpendicular à cabeça. [7]
    • Quando vir um pouco de cabelo cair pelos dedos, pare de descê-los. Essa é a mecha guia que vai ajudar você a definir o comprimento das camadas.
  3. Assim que vir o cabelo cair pelos dedos, use a ponta da tesoura para cortá-la verticalmente. Corte enquanto a segura perpendicular à cabeça. [8]
    • Essa técnica cria camadas sutis, tirando o peso da base do cabelo.
  4. Deixe a mecha que você acabou de cortar cair e pegue uma logo ao lado dela. A mecha nova deve ter mais ou menos a mesma largura da primeira (não mais que 2 cm). Enquanto separa a mecha nova, pegue um pouco do cabelo que já foi cortado da primeira. Use-o como guia para saber com qual comprimento a nova mecha deve ficar. [9]
    • Se não conseguir ver o cabelo mais curto, você provavelmente pegou cabelo demais. Solte a mecha que está segurando e tente de novo, com menos fios dessa vez.
  5. Corte o cabelo em mechas da base ao topo da cabeça, primeiro de um lado e depois do outro. Pare quando chegar nas orelhas, porque você vai usar uma técnica um pouco diferente nas laterais e no topo da cabeça. [10]
    • Sempre que for pegar uma mecha nova, inclua um pouco da anterior. Isso garante que as camadas vão ficar consistentes em volta do cabelo todo.
    • O nome da técnica que usa o comprimento da mecha anterior como guia para a próxima é “traveling guide”.
  6. Quando chegar nas laterais, em vez de puxar as mechas retas, erga-as a 45°. Use a mesma técnica da parte de trás, cortando a mecha com a ponta da tesoura. Segurar o cabelo inclinado leva em conta a curvatura topo da cabeça, permitindo que as camadas caiam de forma natural. Essas novas camadas também vão se mesclar de forma mais sutil às de trás.
    • Continue usando o cabelo que você já cortou como guia para as próximas mechas enquanto faz as camadas nas laterais e na frente do cabelo. O comprimento das camadas deve ficar consistente em todo o cabelo.
    • Junte algumas mechas para ver se estão iguais enquanto termina de fazer as camadas no cabelo. Puxe a mecha para cima, levemente inclinada, e para o lado para comparar o comprimento e ter certeza de que não há partes mais compridas que o resto.

    Dica de corte: para fazer camadas mais definidas, puxe a frente do cabelo diretamente para cima em vez de cortá-la inclinada a 45°.

  7. Assim que o cabelo estiver seco, se houver alguma mecha que pareça fora de lugar, use a tesoura para apará-la. Lembre-se de usar só as pontas da tesoura para não ficar com linhas óbvias no cabelo. Você teria que cortar tudo mais curto para consertar isso. [11]
    • Nesse momento, só devem ser necessário pequenos ajustes. Se houver alguma parte grande comprida demais ou mal cortada, umedeça o cabelo e comece de novo.
    Publicidade

Dicas

  • Não use a tesoura para cabelo em outras tarefas. Se você cortar o cabelo com a tesoura sem fio, o corte sairá desigual e mal feito.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Xampu.
  • Água.
  • Toalha.
  • Presilhas (opcional).
  • Pente.
  • Tesoura para cortar cabelo.
  • Secador de cabelo.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 150 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade