Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma boa aparência é importante para um homem. É possível, no entanto, ter uma boa aparência e economizar dinheiro ao mesmo tempo. Uma maneira de fazer isso é aprendendo a cortar o próprio cabelo. Cortar o seu próprio cabelo requer planejamento, as ferramentas certas e o cuidado para fazer o trabalho corretamente.
Passos
-
Decida como você quer que o seu cabelo fique. Na maior parte das vezes, os homens gostam de manter praticamente o mesmo penteado que normalmente usam, pelo menos nas primeiras vezes em que cortam o seu próprio cabelo. No entanto, você pode querer fazer algumas pequenas mudanças, como deixar suas costeletas crescerem ou eliminá-las por completo.
-
Escolha o tamanho certo da tesoura para trabalhar. Os kits de corte de cabelo, muitas vezes, vêm com o tipo de tesoura que os barbeiros normalmente usam, que é longa, fina, e com pontas. Estas tesouras são muito boas para cortar o cabelo de outra pessoa, mas você pode achá-las pesadas para cortar o seu próprio cabelo. Em vez disso, tente usar uma tesoura mais curta, [1] X Fonte de pesquisa como as seguintes:
- Tesoura para aparar pelos do nariz e bigode;
- Tesoura de unha;
- Tesoura infantil.
- Seja qual for o tipo de tesoura que você escolher, certifique-se de que as lâminas estejam afiadas para que cortem o cabelo de forma reta. [2] X Fonte de pesquisa
-
Pegue um pente fino. O pente será usado para separar e arrumar o cabelo, eliminando os emaranhados, que dificultam executar o corte desejado. É recomendável usar um pente longo, como o que os barbeiros usam, em vez de um pente de bolso mais curto. [3] X Fonte de pesquisa
- Se você não conseguir encontrar esse tipo de pente, você pode usar um pente de bolso para pentear o cabelo e os dedos para segurar o cabelo enquanto corta.
-
Molhe o cabelo. Embora os barbeiros tradicionais tipicamente cortem o cabelo seco, os estilistas modernos geralmente acham mais fácil trabalhar com o cabelo molhado durante o corte, especialmente quando cortam cabelos grossos. Você pode escolher uma das duas opções:
- Lavar o cabelo, ou pelo menos molhá-lo completamente no chuveiro. Deixe secar a ponto de ficar úmido antes de cortar.
- Use um borrifador para molhar seu cabelo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Fique próximo a um espelho. Você vai precisar ver o que está fazendo o máximo que puder. Um espelho grande na parede ou no armário do banheiro vai ajudá-lo ver o quanto você está cortando na frente ou nas laterais.
- Se possível, arrume um segundo espelho para que você possa ver a parte de trás da sua cabeça, pendurando o espelho na parede oposta ou usando-o como um espelho de mão com a ajuda de um assistente.
-
Reparta o cabelo em seções. Passe o pente desde a borda externa de cada sobrancelha até o final da cabeça, traçando uma linha para fazer uma divisão. Em seguida, penteie o cabelo da parte que foi dividida para baixo. Faça isso dos dois lados. Isto vai separar o cabelo que fica no topo da sua cabeça.Publicidade
-
Penteie o cabelo em volta das suas orelhas e têmpora para frente.
-
Levante o cabelo com o pente ou com os dedos.
-
Deslize o pente (ou os dedos) para longe da cabeça. Isto vai definir o limite que a tesoura deve cortar. Quanto mais para longe de sua cabeça você deslizar o pente ou os dedos, menos cabelo será cortado.
-
Corte o cabelo que sobrar com sua tesoura perpendicular ao pente ou aos dedos. Cortar com as lâminas perpendiculares ao pente retira o volume do cabelo sem causar danos, desde que o pente esteja entre as pontas das lâminas e seu couro cabeludo.
- Após poucos cortes, sempre pare e veja o seu progresso. Se algo não parecer do mesmo tamanho, volte e corte um pouco mais até igualar essa parte.
-
Trabalhe as laterais até as divisões. Corte o cabelo da mesma forma que fez em torno de suas orelhas: Levante o cabelo longe de seu couro cabeludo com o pente e faça o corte perpendicular ao pente. Pare depois de poucos cortes para verificar o seu trabalho e corrigir eventuais erros.
-
Tire um pouquinho do comprimento do cabelo do topo por vez. Use o pente ou os dedos para levantar o cabelo do topo de sua cabeça para cima e cortar de 6-12 mm. Trabalhe lentamente e com cuidado, como você fez ao cortar as laterais.
- Os cortes no topo da cabeça são mais visíveis do que cortes nas laterais. Marcas de corte nas laterais podem ser consideradas como uma tentativa de obter um look punk, enquanto as marcas de corte na parte superior da cabeça podem parecer o início de uma calvície.
-
Finalize o corte. Depois de aparar as laterais e a parte superior, as duas únicas partes que você deixou de enfrentar são as suas costeletas e parte de trás de sua cabeça.
- Você pode aparar suas costeletas tanto com um aparelho de barbear como com um barbeador elétrico com aparador retrátil. Se você quiser costeletas longas, apare a partir do final das orelhas; se quiser mais curtas, você pode usar a depressão abaixo da sua maçã do rosto ou o trago (o buraco do osso na frente da orelha) para determinar onde suas costeletas devem terminar. Coloque os dedos debaixo de cada costeleta para verificar se elas estão do mesmo tamanho.
- Você pode usar o aparador do barbeador para aparar as "asas" que se formam na parte de trás do seu pescoço quando o seu cabelo cresce. Você pode começar aparando a parte de baixo do pescoço e, em seguida, cortar progressivamente mais perto, enquanto trabalha em direção à nuca. (Esta é a hora que você vai precisar ter um segundo espelho disponível para ver o que está fazendo.) [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Se você tiver uma máquina de cortar cabelo, pode usá-la para o trabalho de limpeza nas laterais e na parte de trás do seu pescoço, bem como atrás das orelhas. Se quiser ter um corte de cabelo muito curto, você também pode usá-la no topo, segurando-a verticalmente com as lâminas para baixo, com a palma voltada para si. Trabalhe lentamente de frente para trás. [6] X Fonte de pesquisa
- As primeiras vezes que você corta seu próprio cabelo, não o corte tão curto quanto normalmente cortaria. Dessa forma, se você cometer um erro, pode corrigi-lo sem ter que cortar o cabelo muito curto. [7] X Fonte de pesquisa Você pode esperar alguns erros nas primeiras vezes você corta seu próprio cabelo até que você fique mais confortável ao fazê-lo.
- Você pode se sentir mais confortável em cortar seu próprio cabelo se apenas reduzir o número de vezes que vai a um barbeiro ou cabeleireiro em vez de eliminar essas visitas totalmente. Dessa forma, você pode apenas aparar o cabelo e deixar as idas ao barbeiro para os momentos em que você precisar de um corte de cabelo mais minucioso.
- Você pode colocar uma camisa velha ou alguma outra capa para recolher o cabelo que foi cortado antes de começar. Se for trabalhar sobre sua pia do banheiro, feche o ralo para que o cabelo não caia dentro dele.
- Há também aparadores de cabelo especiais, que são especificamente projetados para cortar seu cabelo.
Publicidade
Materiais Necessários
- Tesoura;
- Prendedor de cabelo (opcional);
- Pente;
- Borrifador de água;
- Espelho;
- Ambiente bem iluminado;
- Navalha, barbeador elétrico ou aparador.
Referências
- ↑ http://www.gq.com/style/style-guy/grooming/200312/ivy-league-hair-cut
- ↑ http://www.mensjournal.com/expert-advice/how-to-give-yourself-a-haircut-20131203
- ↑ http://www.mensjournal.com/expert-advice/how-to-give-yourself-a-haircut-20131203
- ↑ http://www.bestylish.org/blog/index.php/body-care/how-to-cut-your-own-hair-men
- ↑ http://www.mensjournal.com/expert-advice/how-to-give-yourself-a-haircut-20131203
- ↑ http://www.bestylish.org/blog/index.php/body-care/how-to-cut-your-own-hair-men
- ↑ http://www.mensjournal.com/expert-advice/how-to-give-yourself-a-haircut-20131203
Publicidade