Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quer você esteja ajustando sua própria janela, criando vitrais, ou fazendo algum outro projeto, cortar vidro é uma habilidade útil que não é difícil de aprender. Com as ferramentas certas e uma mão firme, qualquer um pode começar a cortar vidro comum em casa.
Passos
-
Ajuste sua área de trabalho. Você precisará de uma grande superfície plana para poder cortar o material, preferivelmente uma que seja levemente macia e que não arranhe seu vidro. Trabalhe em uma que seja fácil de limpar. Por conta do risco dos cacos de vidros caírem no chão se algo quebrar, evite trabalhar sobre um carpete. Para sua própria segurança, mantenha os bichos de estimação e as crianças longe do seu espaço de trabalho e dos materiais.
-
Limpe a superfície do vidro onde você planeja cortar. Qualquer sujeira ou sílica no vidro pode arruinar seu corte. Limpe usando um pano ou passe seu dedo na superfície do vidro que você planeja cortar. [1] X Fonte de pesquisa
-
Consiga um cortador de vidro e um pouco de óleo lubrificante. Os cortadores de vidro têm o tamanho de um lápis e usam um diamante ou um círculo rígido para marcar um corte no vidro que pode ser quebrado na linha do corte. Você pode comprar um óleo de corte em uma loja de materiais especializados no corte de vidro ou usar uma pequena quantidade de querosene. [2] X Fonte de pesquisa
-
Meça e marque onde você deseja cortar. O corte deve ir de uma ponta do vidro a outra. Você pode escrever no vidro com um marcador (de preferência com uma ponta reta, se você estiver cortando uma linha reta). Você também pode marcar no papel e colocar o vidro em cima dele. [3] X Fonte de pesquisa
- O corte não deve ser muito longo. Cortes maiores que sessenta centímetros têm uma grande taxa de falha ao quebrar.
- Deixe marcas de cerca de quinze centímetros de vidro em cada lado para poder segurar e quebrar. Se cortar pedaços menores, você pode precisar de ferramentas especiais, como alicates ou um martelo leve para quebrar o vidro adequadamente.
Publicidade
-
Mergulhe o cortador no óleo e pegue-o como um lápis. Um cortador banhado em óleo cria uma linha de corte mais suave. Preste atenção no círculo de corte e garanta que ele esteja alinhado da maneira que você quer que o vidro seja cortado.
-
Ponha uma ponta reta. Use uma fita métrica ou uma régua comum. Você precisa de algo que tenha espessura o suficiente para que não entre em conflito com a lâmina no cortador.
-
Aplique pressão no vidro e puxe o cortador pela superfície, rolando a pequena lâmina de carboneto. Procure ouvir um som suave, parecido com o de uma seda sendo rasgada. Um som arenoso significa que você está apertando com muita força ou que o cortador não foi bem lubrificado. Quando menos som fizer, melhor seu corte será.
- Se você empurrar com muita força (um erro muito comum), seu corte fica "quente", o que significa que ele se solta.
- Mantenha a uniformidade se quiser um corte uniforme. Se você estiver pressionando com muita força em um lugar e perfeitamente em outro, o vidro não irá quebrar da maneira que você quer que ele quebre. Imperfeições microscópicas no seu corte farão com que seu corte fique torto. [4] X Fonte de pesquisa
-
Passe o cortador suavemente de uma ponta para a outra. Não passe de volta em uma linha se você se esquecer dela.
-
Verifique seu corte. Você quer um corte discreto, sem marcas. O corte deve parecer um pequeno arranhão e nada mais. O corte precisa percorrer o espaço de uma ponta a outra.Publicidade
-
Pegue cada lado do corte cuidadosamente em suas mãos. Segure o vidro como se você estivesse tentando quebrar uma batatinha no meio com as duas mãos.
-
Aplique pouca pressão usando os pulsos para quebrar o vidro no comprimento do corte. Seus cotovelos não se movem. Basta girar os pulsos (seu pulso direito irá girar no sentido horário e o esquerdo no sentido anti-horário). Imagine que o corte tem a metade da profundidade do vidro e que agora você precisa "abri-lo" usando-o como ponto fraco. Você terminou o corte depois que tiver dois pedaços de vidro ao invés da peça única com a qual começou.
- A quebra do vidro pode começar na forma de uma simples "rachadura". Continue aplicando pressão ao vidro caso a rachadura inicial tenha cerca de dois centímetros.
-
Use uma lixa fina ou uma pedra de amolar para aparar as arestas. As superfícies horizontais tocarão essas bordas lixadas. Lixar não somente reduz as chances de você se cortar, como também reduz as chances de o material trincar nas bordas, aumentando a resistência dele.Publicidade
-
Siga o padrão que se conecta à borda. Se você estiver cortando uma forma à mão livre, quebre no comprimento das linhas que vão de ponta a ponta. Marque suas linhas com um marcador ou ponha o vidro sobre o seu modelo.
-
Use várias linhas retas para cortar uma curva afiada. Você deve conseguir cortar curvas suaves normalmente com uma mão firme. Para curvas mais "fechadas", faça uma série de marcas que passem pela curva e se inclinam para uma tangente fora da parte que você quer.
-
Vire o vidro e gentilmente pressione o centro do seu corte na parte de trás. Ele vai começar a rachar. Siga a rachadura com uma leve pressão e você pode observar o vidro se partindo na parte cortada. Se seu corte for muito perto da borda de um pedaço de vidro, ele pode rachar para a borda ao invés de rachar no seu corte, porque é o caminho mais fácil da rachadura seguir.
-
Faça alguns cortes de acabamento para remover pedaços pequenos por vez ao invés de tudo de uma vez só. Quanto menores os cortes de acabamento, mais precisos seus cortes serão. Pegue pedaços menores com um alicate e os remova. [5] X Fonte de pesquisa
-
Suavize as pontas curvadas usando um polidor de vidro. Tal máquina usa uma roda giratória com partes de diamante como uma lixa. Ligue o polidor e pressione a curva firmemente contra a lixa para suavizar a sua curva. Depois, lixe normalmente.Publicidade
Dicas
- Corte o vidro espelhado no lado refletivo, não no lado pintado. Você não poderá cortar o vidro se passar o cortador por cima da parte pintada das costas do espelho. A técnica para cortar espelhos é exatamente igual a de cortar um vidro comum.
- Este método funciona melhor com vidro comum. Estas técnicas não podem ser usadas para cortar vidro temperado , já que este irá trincar quando você tentar quebrá-lo.
- Pratique num vidro de menor qualidade até que você aprenda a técnica antes de tentar no vidro de verdade.
Publicidade
Avisos
- Use óculos de proteção. Se o vidro quebrar de forma irregular, um caco pode voar em direção ao seu rosto.
- Use luvas. As bordas e pontas são muito afiadas. Use uma luva pesada ou de couro que encaixe bem em sua mão para que você não perca a habilidade.
- Se você aplicar uma boa quantidade de pressão e nada acontecer, pare. Se o corte não for suficiente, o vidro pode quebrar em qualquer ponto, incluindo bem onde você o está segurando.
- Limpe bem seu local de trabalho para remover quaisquer pedacinhos de vidro que você possa ter criado. Mesmo que você não possa vê-los, eles podem acabar entrando em seus pés e mãos e machucar você.
- Tome cuidado se decidir usar querosene. Ela é tóxica e pode fazer mal à saúde se engolida ou se você respirar os gases que ela solta.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 202 785 vezes.
Publicidade