Baixe em PDF
Baixe em PDF
O corte de vidro temperado não pode ser realizado. O vidro temperado é essencialmente um vidro de segurança. Se você tentar cortá-lo, vai acabar quebrando-o em vários pedacinhos. Enquanto você não pode aprender a cortar vidro temperado, pode aprender a recozê-lo para que seja possível cortá-lo e retemperá-lo.
Passos
-
Entenda o processo de recozimento. Esse processo aquecerá o vidro temperado de modo que todas as tensões do processo de temperamento sejam removidas. Esses pontos de tensão são a razão por que ninguém pode cortar vidro temperado.
-
Inicie o processo de recozimento. Coloque o vidro temperado num forno a uma temperatura constante, até atingir a temperatura de recozimento de η = 1013 Poise. O tempo variará com base no tamanho do vidro.
- Vidros Effetre (Moretti), Bullseye, e Lauscha devem ser embebidos em torno de 504 graus Celsius. Vidro de borosilicato deve ser a 566 graus Celsius. Vidro Satake é temperado melhor em 477 graus Celsius. Pequenos vidros requerem apenas cerca de 20 minutos de imersão. Grandes vidros requerem uma hora, e grandes pesos de papel podem levar 12 horas. Muito grandes pedaços de vidro pesando 45 kg ou mais podem levar meses para anelar.
-
Esfrie o vidro lentamente para onde ele está abaixo da temperatura do ponto de esforço (η = 1.014,5 Poise). Isso deve ser feito lentamente o suficiente para que o esforço adicional não se desenvolva. A temperatura de arrefecimento de 399 graus Celsius para vidro Satake e 427 graus Celsius para qualquer outra coisa funciona bem. Arrefeça com o forno até que o vidro esteja à temperatura ambiente.
-
Prepare e corte o vidro recozido depois de colocar seus óculos de segurança. Use uma régua para fazer a sua linha de corte, e mantenha a vara no lugar ao longo da linha. Use o seu cortador de vidro para cortar ao longo da linha, e use a pressão média ao longo de toda a linha para criar um arranhão. Não passe o cortador de vidro na linha de mais de 1 vez.
-
Coloque o passador de madeira de 0,6 cm diretamente sob a linha que você acabou de cortar e aplique pressão súbita afiada em ambos os lados do passador. O vidro vai agora encaixar na linha em duas peças cortadas de forma limpa.
-
Lixe a borda do vidro recém-cortado com uma pedra de amolar. Isso tornará o vidro mais forte e mais seguro de manusear e tocar.
-
Retempere o vidro. Retemperar o vidro é um serviço que é melhor deixar para os profissionais, pois é um processo químico complexo.Publicidade
Dicas
- Como o corte de vidro temperado, que é na verdade o corte de vidro recozido, envolve tantos passos, comece com um pedaço de vidro recozido. Corte o vidro recozido e depois faça com o vidro temperado. Assim, você poupa tempo e dinheiro.
- Use um controlador de temperatura para manter a temperatura constante no interior do forno.
Publicidade
Avisos
- A tentativa de cortar vidro temperado sempre resultará em vidro estilhaçado. A única exceção a isso é se ele for levado para um profissional que possa usar um laser para cortar.
- Enquanto o vidro recém-recozido arrefece, o exterior irá arrefecer mais rapidamente do que o interior. Só porque o exterior parece frio não significa que o interior está pronto. O resfriamento do vidro permite menos esforço para construção e irá resultar em um corte melhor.
Publicidade
Materiais Necessários
- Vidro temperado.
- Forno.
- Água quente.
- Controlador de temperatura (opcional).
- Vara.
- Marcador de linha.
- Cortador de vidro.
- Óculos de segurança.
- Passador de madeira 0,6 cm.
- Pedra de afiar.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 135 116 vezes.
Publicidade