Baixe em PDF
Baixe em PDF
Cozinhar um frango inteiro é uma ótima maneira de economizar dinheiro e alimentar a família toda. Além de comer a carne, você também poder aproveitar os ossos que sobrarem para fazer uma sopa. Para cortar um frango, é preciso separar a carne escura da carne branca, obtendo cerca de 4 porções de tamanhos iguais para grelhar, assar, cozinhar ou preparar da forma que quiser.
Passos
-
Remova o frango da embalagem e retire os seus miúdos. A maioria dos frangos comercializados vem embalada em um plástico, que precisa ser perfurado e drenado na pia. Retire o plástico e o descarte.
- Geralmente, os miúdos ficam dentro do frango, num pequeno saco plástico ou embalados à parte. Localize-o e retire-o do interior da ave. É possível usá-los para fazer um caldo de frango bem forte, ou então descartá-los.
- Ao contrário do que se diz por aí, não é necessário lavar a carne do frango antes de prepará-la. Se fizer isso, as bactérias ali presentes podem se espalhar por toda a cozinha, aumentando o risco de doenças. Basta cozinhá-lo a uma temperatura de 73ºC para matar todas as bactérias. O cozimento correto dispensa a lavagem. [1] X Fonte de pesquisa
-
Prepare uma superfície para o corte do frango. Ela deve ser limpa e resistente, própria para carnes. Após o uso, lembre-se de limpar cuidadosamente tanto a superfície quanto a faca de cozinha.
-
Utilize uma faca afiada e resistente. Para cortar um frango em pedaços, é necessário passar a faca pelos ossos, por isso ela tem que ser forte. Uma boa faca de chef ou um cutelo é fundamental para esta tarefa. Afie a faca muito bem antes de começar, ou mande alguém afiar.Publicidade
-
Separe as coxas do frango. Faça um corte na junta da coxa, usando uma faca de açougueiro. Assim, vai soltar a peça, mas não vai removê-la completamente.
- Puxe-as e gire-as até que sejam removidas e, em seguida, faça outro corte na junta abaixo, para remover completamente cada peça.
-
Separe a coxa da sobrecoxa. Coloque este pedaço sobre a tábua de cortar carne com a pele virada para baixo. Use um facão de açougueiro para encontrar o entalhe na parte superior da coxa e da sobrecoxa, para separá-las.
- Pode-se também deixar a coxa e a sobrecoxa juntas para ter um pedaço maior, se desejar.
-
Remova o peito sem retirar as asas. Vire-o para baixo, para que a cavidade do pescoço fique mais próxima de você. Faça um corte ao longo da espinha dorsal até a cavidade do pescoço, usando faca ou tesoura de cozinha para cortar a carcaça. Em seguida, corte o osso do peito, que separa os seus dois lados.
- Remova o excesso de gordura e de ossos, cortando no local em que a carcaça se encontra com o peito, separando os ossos e os descartando, ou utilizando-os no caldo. Remova ainda o osso e a cartilagem do peito do frango. [2] X Fonte de pesquisa
- Algumas pessoas acham que colocar o peito virado para cima é muito mais fácil. Usando os dedos, aperte o centro do peito para encontrar a cartilagem e insira uma faca em um dos lados dela. Use a ponta da faca para começar e a lâmina para romper o peito, separando-o em duas metades. Em seguida, remova o excesso de ossos da carcaça.
-
Faça cortes nas articulações das asas para separá-las do peito. Coloque a ponta da faca no frango e puxe a asa para trás para expor a junção. Em seguida, insira a faca e remova a asa.Publicidade
Dicas
- Para fazer sopas, corte o resto da carcaça ao meio, entre o esterno e as costelas. Assim, vai ter dois pedaços grandes para colocar na panela e fazer um caldo de galinha.
- O processo de destrinchar o frango pode ser feito antes ou depois de cozinhá-lo. Algumas receitas, principalmente as que vão ao fogo, sugerem que o frango seja destrinchado e temperado antes de cozinhar, para que ele caiba direito na panela.
- Use luvas. Quando se lida com frango cru, as luvas impedem que as bactérias entrem em contato com as suas mãos. Se o frango acabou de ser retirado do forno, elas protegem suas mãos do calor. Só não se esqueça de lavar bem as luvas após o manuseio.
Publicidade
Avisos
- Evite colocar qualquer outro alimento na superfície em que colocou o frango cru. As bactérias podem facilmente contaminá-lo.
Publicidade
Materiais Necessários
- Frango inteiro
- Faca de açougueiro
- Tábua para cortar carnes
- Luvas (opcional)
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 139 451 vezes.
Publicidade