PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Costurar couro à mão pode deixar um projeto lindo e tradicional. Fazer pontos em couro não é tão difícil quando parece, pode ser simples independentemente do tamanho do projeto. Reúna algumas ferramentas importantes e aprenda como fazer pontos para criar seus próprios produtos de couro.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando o projeto para os pontos

PDF download Baixe em PDF
  1. Para isso, use cola para couro nas bordas que vai costurar e cole entre cada camada caso esteja costurando mais de duas peças. [1]
  2. Passe um pedaço comprido de linha pelo buraco da agulha. A mais ou menos 2,5 cm antes do fim do fio, empurre a ponta da agulha pelo meio da linha fazendo um furo. Passe a parte furada pelo comprimento da agulha em direção ao buraco dela. Coloque a ponta curta da linha por cima da longa além do buraco da agulha, criando um nó para prender a linha. [2]
    • Corte a linha na diagonal para facilitar na hora de passar pelo buraco da agulha.
    • Depois de passar a parte furada da linha pela agulha em direção ao buraco, se tiver uma grande argola entre o buraco e o furo, puxe um pouco o fio para diminuir essa argola antes de colocar a ponta mais curta por cima do buraco para criar o nó.
    • Repita o processo na outra ponta da linha com outra agulha para ficar com uma em cada ponta da linha e completar o ponto de grampeador ou agrafagem.
    • Tente colocar linha suficiente para completar todo o projeto sem ter que cortar e refazer esse passo com as agulhas. Essa medida deve ser ao menos três vezes o comprimento da borda de costura e mais que isso se o projeto é mais grosso.
  3. Os pontos podem ser feitos em uma linha ou ranhura. Caso usar uma ranhura, quando puxar os pontos eles ficarão escondidos da superfície do couro e mais protegidos do atrito. [3]
    • Faça uma ranhura em couro usando uma ferramenta específica para isso. Ajuste o guia conforme a distância que quer entre a borda e a ranhura e trave-o. Coloque o guia na borda do couro e empurre a ferramenta de uma ponta a outra do tecido. Uma pequena linha de couro será removida para deixar uma ranhura no seu projeto. Repita o processo no outro lado.
    • Usando o compasso, abra-o na distância que a linha deve ficar da borda do couro. Passe a ferramenta de uma ponta até a outra do tecido com uma ponta do compasso na borda e a outra arranhando o couro para fazer a linha de costura.
  4. Há várias ferramentas disponíveis para fazer as marcações dos pontos de forma fácil e precisa. Teste algumas e escolha a que você se sente mais confortável usando.
    • Uma carretilha marcadora de tecido faz pequenas marcas no couro e também pode ser usada para pressionar os pontos no tecido depois de terminar a costura. Essa ferramenta vem com lâminas de tamanhos diferentes; escolha conforme o número de pontos por polegada.
    • Garfos furadores de couro criam uma série de marcas em formato de diamante como a ferramenta. Alguns desses garfos conseguem furar os dois lados no couro para criar buracos em ambos.
  5. Determine a distância que quer entre os pontos. Pontos mais longos devem ser usados em projetos maiores, com a distância entre os pontos diminuindo conforme o tamanho do projeto. Marque os pontos usando a ferramenta que escolheu configurada com a distância apropriada para seu projeto.
    • Para usar uma carretilha marcadora de tecido, comece no início da linha de costura. Coloque a ferramenta no lugar e empurre-a com firmeza para criar os espaços em que vai fazer furos para os pontos.
    • Coloque as pontas do garfo furador de couro na linha de costura. Segure-o no lugar com uma mão enquanto usa a outra para martelar a parte de cima da ferramenta para marcar bem os furos. Caso precise de mais marcas além do comprimento do garfo, coloque a primeira ponta na última marca para manter o espaçamento uniforme e continue batendo com o martelo pela linha até ter marcas suficientes para terminar o projeto.
  6. Usando um furador ou agulhão, pressione a ferramenta nas marcas para fazer um furo de costura. Caso esteja furando por muitas camadas de couro, pode precisar de muita pressão. Cada furo deve passar completamente através de todas as camadas.
    • Caso tenha usado um garfo furador de couro, pode já ter feito marcas profundas o suficiente para criar esses furos, então pule esse passo.
  7. Posicione a peça entre as pinças da ferramenta com a linha de costura acima delas. Feche as pinças deixando-as apertadas o suficiente para segurar bem o projeto no lugar enquanto trabalha. [4]
    • Caso seja uma peça grande que não caberá na morsa, você terá que usar uma maior.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo ponto de grampeador em couro

PDF download Baixe em PDF
  1. A agulha deve passar facilmente pelo furo que você criou. Empurre-a por todas as camadas de couro e atravesse completamente até o outro lado.
  2. Pegue as duas agulhas e puxe até que o meio do fio esteja no primeiro furo. Levante ambas as agulhas e junte as pontas para centralizar bem a linha.
  3. Empurre a agulha da frente para trás pelo segundo furo. Quando a maior parte da agulha tiver passado pelo furo, coloque a outra agulha abaixo dela para pegar a primeira entre o dedão e indicador e puxar para o outro lado.
  4. Pegue a segunda agulha que tinha colocado abaixo da primeira, vire-a em direção ao projeto e empurre-a da parte de trás para frente pela parte de baixo do mesmo furo em que a primeira agulha acabou de passar. [5]
    • Quando estiver enfiando a segunda agulha pelo buraco, puxe um pouco da primeira linha na mesma direção em que está puxando a agulha. Isso vai garantir que você não fure a linha.
    • Caso fure a linha, empurre a agulha para fora do furo e tente novamente.
  5. Puxe gentilmente as duas pontas da linha em direções opostas para apertar o ponto antes de partir para o próximo furo. Você deve ter a mesma quantidade de linha nos dois lados. Puxe a linha de trás um pouco para cima e a da frente para baixo.
  6. Sempre comece na parte da frente do projeto com a primeira agulha.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Terminando os pontos

PDF download Baixe em PDF
  1. Começando pela parte da frente do projeto, enfie a primeira agulha pelo penúltimo furo. Dessa vez, quando tiver passado a maior parte da agulha, coloque a outra agulha em cima da primeira e puxe até o final. Vire a segunda agulha em direção ao couro e empurre-a pela parte de cima do furo.
    • Isso será um pouco mais difícil porque já terá linha no furo.
    • Repita o arremate duas ou três vezes levando em conta o atrito que terá nessa parte da costura.
  2. Quando tiver completado dois ou três arremates, você pode tirar a agulha da linha na parte de trás do projeto. Enfie a agulha da frente pelo próximo furo, deixando as duas linhas na parte de trás em furos vizinhos. Aperte as duas linhas. Usando uma faca afiada virada para cima para evitar danificar a costura, corte o excesso de linha o mais perto possível do couro deixando apenas uma pontinha onde os fios passaram pelo furo.
    • Não é necessário fazer um nó na linha.
    • Linha de nylon pode ser derretida com um pouco de calor de uma chama e depois pressionando no lugar para que ela fique presa.
  3. Passe a carretilha marcadora de tecido pela costura ou bata gentilmente com um martelo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 558 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade