PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Beterrabas são doces e saudáveis. Apesar do alto teor de açúcar, possuem poucas calorias e muitos nutrientes, incluindo vitamina C, potássio, fibra e ferro. Existem diversas maneiras de cozinhar beterraba, incluindo beterraba assada, feita no micro-ondas, no vapor, cozida e frita. Se quiser saber como cozinhar beterrabas de diferentes métodos, veja o passo 1 para começar.

Ingredientes

  • 4 beterrabas de tamanho médio;
  • Amido de milho (para fritar);
  • Azeite de oliva (opcional);
  • Sal e pimenta a gosto (opcional);

Rende de 4 a 6 porções .

Preparando as beterrabas

  1. Se quiser as beterrabas mais frescas e saborosas, você deve escolher as mais firmes. As com aspecto mais esponjoso estão velhas e não ficarão tão gostosas. Beterrabas frescas também terão folhas verdes escuras em cima – beterrabas que estão velhas serão amareladas no topo. [1]
  2. Fatie e remova as folhas com uma faca afiada. As folhas devem ser fatiadas perto da ponta da beterraba, mas não completamente removidas. Deixe uma pequena porção que seja grande o suficiente para você segurar. Assim, será mais fácil fatiar as beterrabas, se decidir fazê-lo.
    • Considere guardar as folhas da beterraba. Elas podem ser cozinhadas separadamente e salteadas, cozidas no vapor e assadas. As folhas cozinham bem rápido; portanto, é melhor separá-las das beterrabas para prepará-las separadamente.
  3. Você também pode remover a ponta comprida das beterrabas. Você não precisará dessa parte para cozinhar e elas podem fazer com que fique difícil manusear o alimento. Você também pode fazer isso depois que cozinhar.
  4. Lave-as na água corrente, esfregando bem com uma escova de legumes até não conseguir mais enxergar sujeira. Você também pode usar as mãos, mas terá que esfregar bem.
    Publicidade
Método 1
Método 1 de 5:

Beterrabas assadas

PDF download Baixe em PDF
  1. [2]
  2. Encontre uma assadeira rasa que seja adequada para assar as beterrabas. Cobrir a assadeira com papel alumínio não é necessário para impedir que elas grudem, mas o suco da beterraba pode vazar. O papel alumínio pode facilitar a limpeza.
  3. As beterrabas ainda devem estar úmidas por terem sido lavadas. Se tiverem secado, enxágue-as mais uma vez para umedecer um pouco a parte de fora. Enrole o papel alumínio em volta de cada beterraba, deixando um pouco solto. Não precisa ficar embrulhado perfeitinho, mas o papel deve ser capaz de se manter fechado sem precisar prender com nada. Você pode embrulhar beterrabas pequenas juntas, mas individualmente é melhor.
    • Se quiser pular esse passo, você pode colocar óleo nas beterrabas para evitar que queimem. Derrame azeite de oliva ou óleo vegetal por cima. Aproximadamente 1 colher de sopa de azeite de oliva ou 2 de óleo vegetal para cada 500 g de beterraba será suficiente. Depois, tempere bem com sal e pimenta a gosto. Você também pode cortar em quartos para cozinhá-las mais rápido; beterrabas cortadas podem cozinhar em 45 minutos. Beterrabas inteiras demorarão mais.
  4. Coloque-as na assadeira preparada e ponha no forno para assar.
  5. Cheque as beterrabas a cada 20 minutos enquanto cozinham. Se começarem a parecer secas ou se você notar que está queimando embaixo, puxe, com cuidado, o papel alumínio de cada beterraba e despeje 1 colher de sopa de água na beterraba. Coloque o papel alumínio de volta como estava e continue assando.
  6. As beterrabas estarão completamente assadas quando você conseguir enfiar um garfo no centro e remover com facilidade. Nesse ponto, você deve removê-las do forno. As beterrabas menores vão cozinhar mais rápido que as maiores.
  7. Espere no mínimo alguns minutos para elas esfriarem e você poder tocá-las.
  8. Quando tiverem esfriado o suficiente, descasque a camada exterior. Segure cada beterraba em um papel toalha e delicadamente esfregue a casca para removê-la, usando as bordas do papel toalha. A casca de uma beterraba bem assada deve sair com facilidade. Você não precisará de uma faca ou outro objeto afiado para fazer isso. Use luvas se não quiser manchar as mãos.
  9. Você pode comer as beterrabas inteiras ou fatiá-las. Adicione-as, se quiser, a uma salada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Beterrabas feitas no micro-ondas

PDF download Baixe em PDF
  1. Tente usar uma tigela de vidro de 4 litros. A tigela precisa ser grande o suficiente para as beterrabas caberem em uma única camada. Não coloque uma em cima da outra. Você pode colocá-las inteiras na tigela ou cortadas. [3]
  2. Derrame a água sobre as beterrabas, molhando os topos e permitindo que escorra pelas laterais. Não tente colocar as beterrabas no micro-ondas sem água.
  3. 3
    Cubra as beterrabas e coloque no micro-ondas por 5 minutos. Ponha uma tampa sobre a tigela ou cubra com filme plástico, sem prender.
  4. Gire as beterrabas para que outra parte delas fique virada para cima, cozinhando-as de maneira uniforme. Deixe por mais tempo no micro-ondas até parecerem macias quando você enfiar um garfo nelas.
  5. Deixe as beterrabas esfriarem no micro-ondas por um minuto. Remova-as e deixe esfriar por mais 5 minutos ou até parecerem frias ao toque. Deixar com a tampa pode ajudar a deixá-las cozinhando no próprio vapor, algo muito bom para preservar os nutrientes do alimento.
  6. Esfregue delicadamente a casca com um papel toalha até sair. Se a casca não sair, use um descascador de legumes para remover a camada de cima. Cozinhe as beterrabas por mais um minutinho se for difícil tirar as cascas.
  7. Adicione a saladas, se for de sua preferência.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Beterrabas fritas

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um descascador de legumes para remover a casca das beterrabas antes de cozinhá-las. [4]
  2. As fatias devem ter aproximadamente 7,5 cm de comprimento e de 1,5 a 2,5 cm de espessura. Fatias maiores serão mais fáceis de fritar sem queimar, mas pode levar mais tempo para deixá-las prontas.
  3. Coloque ¼ de xícara de amido de milho em uma tigela de aço. Evite tigelas de plástico, pois o caldo da beterraba crua provavelmente acabará manchando o recipiente. Adicione as fatias de beterraba à tigela e cubra-as com o amido de milho usando um garfo, até ficarem com uma fina camada.
  4. Você precisará de aproximadamente 10 cm de óleo. Conecte um termômetro culinário à lateral da panela e continue aquecendo o óleo até ele atingir 170°C.
  5. Cozinhe em porções, não adicionando mais do que um punhado de fatias ao óleo por vez. Frite as beterrabas até ficarem crocantes e levemente marrons por fora e macias por dentro, o que leva de 3 a 5 minutos.
  6. Use uma escumadeira resistente ao calor para remover as beterrabas da panela e escorrer o óleo. Coloque as beterrabas em pratos com papel toalha. Deixe esfriar antes de servir.
  7. Aproveite as beterrabas sozinhas ou em uma salada – você pode usá-las até mesmo para fazer borsch, uma sopa de beterraba tradicional da Ucrânia.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Beterrabas cozidas

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é a melhor e mais rápida maneira de preparar legumes. O lado ruim é que beterrabas cozidas na água fervente podem perder um pouquinho do sabor.
  2. Você deve adicionar aproximadamente 1 colher de açúcar e outra de sal para cada 2 litros de água.
  3. A água ficará borbulhando levemente.
  4. Beterrabas mais jovens e frescas demorarão cerca de 45 minutos para cozinhar. Beterrabas mais velhas podem levar até 1 hora ou mais. Beterrabas descascadas ficam prontas na metade do tempo.
  5. Quando cozidas, você deve escorrer a água e rapidamente colocar as beterrabas na água gelada. Depois, corte as pontas das raízes e esfregue as cascas com papel toalha ou com uma toalha úmida.
  6. Você pode fatiar ou fazer purê com as beterrabas e servi-las como estão ou colocar azeite de oliva e temperá-las com sal e pimenta a gosto.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Beterrabas feitas no vapor

PDF download Baixe em PDF
  1. Cozinhar beterrabas no vapor é uma ótima maneira de preservar o sabor delas. [5]
  2. Ajeite-as em uma única camada para cozinharem de maneira uniforme. Cubra a panela quando tiver adicionado as beterrabas.
  3. Se você descascar e cortar as beterrabas antes, pode cozinhá-las na metade do tempo.
  4. Depois, coloque-as rapidamente na água gelada e remova as cascas com um papel toalha ou uma toalha úmida.
  5. Aproveite as beterrabas como estão ou as fatie, corte ou adicione um pouco de azeite de oliva e sal e pimenta para intensificar seu sabor.
    Publicidade

Dicas

  • Beterrabas podem ser comidas cruas. Você pode comer beterraba crua fatiada sozinha, em saladas e em sanduíches.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Faca afiada;
  • Descascador de legumes;
  • Escova de legumes;
  • Assadeira;
  • Papel alumínio;
  • Tigela refratária;
  • Filme plástico;
  • Papel toalha;
  • Tigela grande;
  • Panela média;
  • Termômetro culinário;
  • Escumadeira;
  • Prato.

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para cozinhar beterrabas em um micro-ondas, limpe quatro ou cinco delas sob água corrente. Tire as folhas que ficam na ponta e o talo. Ponha as beterrabas em uma vasilha própria para micro-ondas em uma só camada e adicione duas colheres de mesa de água. Cubra as beterrabas e cozinhe por cinco minutos. Quando acabar, vire-as e cozinhe por mais três a cinco minutos. As beterrabas estão prontas quando você conseguir furá-las facilmente com um garfo. Deixe-as esfriarem, descasque-as e sirva! Para assá-las no forno, preaqueça-o a 205 °C e embrulhe cada beterraba em papel-alumínio. Ponha-as na assadeira e asse por 50 a 60 minutos. Dê uma olhada a cada 20 minutos. Se começarem a ressecar ou queimar no fundo, tire-as do papel-alumínio e despeje uma colher de sopa de água sobre cada uma. Elas estarão prontas se estiverem macias ao toque de um garfo. Deixe-as esfriarem, descasque-as e sirva! Para saber como preparar beterrabas a vapor, leia nosso artigo!

Esta página foi acessada 53 949 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade