Baixe em PDF Baixe em PDF

É muito divertido e útil criar galinhas. Elas fornecem ovos para a sua família e podem ser um hobby interessante. Para criá-las, é preciso montar um habitat no quintal com um galinheiro ou gaiola, um terreiro e outros equipamentos. Forneça uma alimentação saudável às aves e não deixe de ficar atento a questões relacionadas ao ambiente urbano, como o barulho e roedores.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando um habitat

Baixe em PDF
  1. A menos que tenha ampla experiência em construir estruturas, é melhor comprar uma pronta. Trata-se de algo fundamental para a saúde dos animais, portanto compre uma gaiola ou galinheiro construído por profissionais que possa ser montado em cima da terra ou da grama do seu quintal. [1]
    • Meça o espaço que você tem disponível para as galinhas. Já que vive na cidade, talvez você só tenha um quintalzinho ou coisa parecida.
    • Cada galinha precisa de pelo menos 1 m de espaço. Se você não tiver muito espaço disponível, é preciso criar apenas uma ou duas galinhas.
  2. As galinhas precisam de um espaço adequado para ciscarem fora da gaiola. Ofereça-lhes um local cercado para que elas tomem bastante sol e façam exercícios. Caso seu quintal seja pequeno, crie apenas uma ou duas galinhas. Cada galinha precisa de pelo menos 0,5 m² no terreiro.
    • Verifique se a cerca que foi colocada não tem nenhuma fenda ou buraco por onde a galinha possa escapar. Há diversos perigos na cidade, como os carros, portanto a galinha precisa estar protegida.
  3. Um poleiro é um local a 60 cm do chão. É preciso usar uma tábua larga de madeira como poleiro. Ele é importante para as galinhas, pois permite que elas fiquem sentadas acima do nível do chão, o que as protege da umidade quando o chão está molhado.
  4. 4
    Adicione um ninho. As galinhas precisam de um ninho para botarem os ovos. É preciso espalhar algumas caixas do tamanho de uma caixa de sapato pelo galinheiro. A galinha deve caber dentro da caixa com conforto. [Image:Keep Chickens in a City Step 4 Version 3.jpg|center]]
    • É preciso evitar colocar galos junto com galinhas na cidade. Por causa do espaço limitado, é melhor que não nasçam pintinhos. A melhor opção é usar os ovos apenas como alimentos.
  5. As galinhas precisam de um local para comer e beber no galinheiro. É possível comprar um alimentador para aves pela internet ou em uma loja especializada. O alimentador pode ficar no chão ou ser pendurado no galinheiro. Compre um dispositivo similar para a água.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando das galinhas

Baixe em PDF
  1. É possível comprar ração para galinhas pela internet ou em uma loja que venda artigos para animais de criação. As galinhas costumam comer cerca de ½ xícara de ração por dia. Todos os dias, meça a quantia certa para todas as aves e coloque a ração no alimentador. Por exemplo, se você tiver três galinhas, dê a elas 1 ½ xícara de comida.
  2. O milho ajuda na digestão e fornece mais cálcio. É possível comprá-lo pela internet ou em uma loja especializada. Deixe um prato pequeno de milho no galinheiro sempre, pois as galinhas sabem a quantidade de comida de que precisam e vão comer em excesso quando precisarem digerir ração ou botar ovos.
  3. Também é preciso complementar a dieta das galinhas com sobras de comida, que fornecem as vitaminas e os minerais necessários para manter a saúde das aves de forma adequada. Restos de frutas, legumes e grãos são ótimos para o bem-estar delas.
    • A maior parte das sobras de comida é segura para as galinhas, mas há alguns alimentos que devem ser evitados. Não dê batata crua, comida apodrecendo, amendoim, feijão cru, chocolate, salgadinhos, doces, berinjela, pimentão, tomate, abacate nem carne crua às galinhas.
    • Dê as sobras antes que elas apodreçam. Comida podre atrai insetos, pragas e bactérias, podendo prejudicar sua criação de galinhas,
  4. O recipiente com água deve estar sempre cheio e sem resíduos ou sujeira sempre que você for olhar as galinhas. Adicione mais água se for necessário ou troque a água contaminada. As galinhas costumam beber entre 1 ½ e 2 ½ xícaras de água por dia.
    • Escolha recipientes fáceis de remover e limpar. A água pode ficar contaminada facilmente quando se vive na cidade. Verifique os recipientes e limpe-os com frequência.
  5. Verifique os ninhos todos os dias para ver se há ovos. Caso as galinhas estejam cacarejando alto à noite, esse é um sinal de que elas estão botando ovos. Pegue-os de manhã e, se houver algum quebrado, remova os restos de casca, clara e gema. [2]
    • Antes de comer os ovos, lave-os. É possível limpá-los com um pano seco, mas, se você notar restos de fezes, use um pano molhado com água morna, há que a água fria pode fazer com que os ovos diminuam.
    • É preciso deixá-los secar antes de guardar os ovos em caixas para consumir depois.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Lidando com questões urbanas

Baixe em PDF
  1. É uma boa ideia discutir a situação com seus vizinhos antes de comprar as galinhas. Essa medida é muito importante principalmente se você mora em um local onde as casas sejam próximas. Os vizinhos podem ter algumas preocupações e você pode acalmá-los e também garantir que eles não fiquem assustados se houver barulhos incomuns vindos da sua casa. [3]
    • Fale algo como: "Olá, pessoal! Só para vocês saberem, estou pensando em arrumar umas galinhas para criar. Só queria avisar e deixar claro que vocês podem perguntar o que quiserem e esclarecerem dúvidas comigo."
  2. 2
    Converse com os vizinhos. É uma boa ideia conversar com os vizinhos antes de criar galinhas. A conversa é especialmente importante se você viver em um lugar em que as casas ficam muito próximas. A vizinhança pode se preocupar com muitas coisas; portanto, tire todas as dúvidas antes de agir. Você também não quer que seus vizinhos fiquem preocupados com os sons vindos de sua casa.
    • Diga algo como: "Só para avisar: estou planejando criar galinhas. Só estou dizendo isso para deixar claro que estou à disposição se você tiver dúvidas ou preocupações."
    • Informe aos vizinhos que você pretende criar galinhas, e não galos, que são muito mais barulhentos.
  3. Como as galinhas podem ser barulhentas, é preciso ficar de olho na lei do silêncio. Além disso, elas também costumam ter um certo odor, portanto faça um esforço para manter todas essas questões sob controle. [4]
    • Não mantenha mais do que cinco galinhas de uma vez na cidade. É mais provável que um número maior do que esse gere muito barulho e um cheiro maior.
    • Não se esqueça de limpar coisas como fezes uma vez por dia para minimizar o odor.
    • Você pode colocar uma cerca em volta do seu quintal para abafar uma parte do ruído das galinhas.
  4. Os roedores podem ser um problema grande nas cidades e eles podem atacar as aves. Se houver um problema com ratos ou outros roedores na sua cidade no momento, é preciso garantir a segurança das galinhas. Varra o galinheiro todos os dias e mantenha as sobras de comida longe do chão. [5]
    • Uma cerca sólida fora do galinheiro também pode ajudar a manter as galinhas protegidas dos predadores.
  5. Em uma cidade, as galinhas podem desenvolver doenças por conta de fatores como a poluição e a fumaça dos carros. Alguns sintomas possíveis a se observar que indicam lesões ou doenças incluem tosse, chiado no peito e respiração ofegante. Doenças graves podem ser indicadas pela presença de verrugas ou cascas, articulações inchadas, perda de penas, perda de apetite e sangue nas fezes. [6]
    • Se alguma das suas galinhas estiver demonstrando sinais de doença, consulte um veterinário especialista.
    Publicidade

Avisos

  • Os galos são barulhentos. Lembre-se disso se você tiver vizinhos por perto. É melhor ter apenas galinhas na cidade para evitar reclamações.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 259 997 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade