PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Não tem outra: estudar é o único jeito de aprender coisas novas, seja na sala da escola ou faculdade ou por conta própria. Mas o processo não precisa ser nada chato! Você só tem que seguir um plano que otimize a sua organização em termos de horários, prazos e datas de avaliações. Leia os passos abaixo e crie o hábito de colocar tudo em papel. Começamos com dicas sobre como incorporar mais estudos à rotina; depois, falamos de formas de estruturar cada sessão de revisão para aumentar a sua produtividade. Vamos lá?

1

Reserve um tempo para estudar todos os dias.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se as aulas (e, talvez, o trabalho) já ocupam boa parte do seu dia, você provavelmente não vai conseguir reservar mais de uma ou duas horas para a revisão. Nesse caso, aproveite os fins de semana! Dá até para dividir as suas sessões em alguns blocos mais curtos, de 20 ou 30 minutos, quando as coisas estiverem muito corridas. [1]
    • Por exemplo: estude por uma hora de manhã, 30 minutos depois do almoço e mais 30 minutos no fim da tarde, depois do trabalho.
    • Pode até ser um pouco mais difícil seguir um plano de estudo se você precisa trabalhar, mas tente reorganizar os horários da sua agenda aos poucos.
    Publicidade
2

Marque as datas das provas e dos trabalhos no seu plano.

PDF download Baixe em PDF
  1. Você provavelmente vai ter algumas avaliações (entre provas e trabalhos) nas disciplinas que está cursando. Sendo assim, pegue o seu plano de estudo e marque a data de cada uma para calcular quanto tempo dá para revisar o conteúdo até o grande dia. [2]
    • Tente começar os seus trabalhos com antecedência para ter mais tempo para fazer ajustes antes da data de entrega. Você vai ficar menos estressado com todo o processo.
3

Reserve um tempo de revisão adequado na semana para cada disciplina.

PDF download Baixe em PDF
  1. Siga essa regra no momento de elaborar o plano de estudo. Pode ser que você se dê conta de que precisa reservar mais tempo para uma matéria do que para outra. [3]
    • Por exemplo: se você tem três horas-aula de espanhol até a primeira avaliação, reserve nove horas para revisão no total.
    • Você não precisa dedicar tanto tempo às disciplinas com as quais tem mais facilidade, mas ainda assim é bom estudar um pouco.
    Publicidade
4

Estude no mesmo horário todos os dias.

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de uma ou duas semanas, o seu cérebro vai estar condicionado a revisar o material no mesmo horário — assim como tem aulas fixas, por exemplo. Se você estuda em tempo integral, encare as aulas como o seu "expediente" e reserve alguns intervalos mais curtos entre cada uma para a revisão. [4]
    • Lembre-se de incluir as suas atividades extracurriculares na hora de decidir qual é o melhor horário para estudar. Por exemplo: imagine que você tem aulas de espanhol às terças e quintas. Reserve um período do dia que não bata com elas para revisar o conteúdo, mas sem deixar a revisão de lado.
5

Monte cada sessão de estudo a partir do programa das disciplinas.

PDF download Baixe em PDF
  1. Use o programa de cada disciplina como um plano de ação para todas as suas sessões de estudo. Veja o que os professores pretendem passar em cada aula e prepare-se com antecedência, reservando um tempo para esses assuntos na hora da revisão. [5]
    • Por exemplo: imagine que você tem aula de história às terças e quintas-feiras e que o professor pediu para a turma ler um texto específico em casa. Nesse caso, reserve uma hora da segunda para a leitura, 15 minutos da terça para revisar as suas anotações, mais uma hora de leitura na quarta e outros 15 minutos de revisão na quinta.
    Publicidade
6

Divida tarefas maiores em partes.

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de marcar as datas de tudo no calendário do seu plano de estudo, reserve blocos de tempo específicos para avaliações mais complicadas. A partir de então, reserve um tempo de cada semana para incrementar os seus conhecimentos e ficar mais preparado. [6]
    • Por exemplo: se você precisa entregar um trabalho em três semanas, faça a pesquisa na primeira, escreva a primeira versão na segunda e revise o texto na terceira.
7

Comece a estudar a partir das matérias mais complicadas.

PDF download Baixe em PDF
  1. Sempre que você for estudar, comece com as partes mais complicadas do conteúdo. Dedique o tempo que for necessário a elas antes de avançar ao que é mais simples. [7]
    • Você vai ficar muito mais motivado para estudar as partes fáceis da matéria se conseguir entender aqueles detalhes que estavam tirando o seu sono antes.
    • Nunca deixe de estudar parte da matéria só porque você já a entende bem. Nesses casos, basta fazer uma revisão mais simples do conteúdo.
    Publicidade
8

Faça alguns intervalos de vez em quando.

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é a chamada técnica Pomodoro, muito útil para otimizar o foco nos estudos. Quando você fizer os intervalos, pare de estudar mesmo pelos cinco minutos: levante-se, dê uma volta, faça polichinelos, coma algo leve, mande mensagem a um amigo ou veja vídeos engraçados no YouTube — qualquer coisa que tire o estresse do seu cérebro. [8]
    • Fazer intervalos não é bobeira. Pelo contrário: sem eles, o seu cérebro vai internalizar muito menos do conteúdo. Pare de vez em quando para otimizar a sua revisão.
    • Planejar sessões de estudo mais curtas também contribui com a produtividade, já que você sabe que logo vai parar e descansar. A mente humana divaga mais quando passa muito tempo seguido fazendo a mesma coisa.
9

Revise o máximo do conteúdo que você conseguir depois de cada aula.

PDF download Baixe em PDF
  1. Em seguida, escreva um breve resumo e pense no que você responderia se alguém perguntasse o que os professores passaram nas aulas. Nesses casos, algo entre 15 e 30 minutos é mais que suficiente. [9]
    • Por exemplo: se você tem duas aulas diferentes da faculdade às segundas, quartas e sextas-feiras, reserve 30 minutos da noite de cada um desses dias para uma revisão breve.
    • Releia as suas anotações e complete ou corrija os pontos que precisarem de uma atenção especial. Tenha cuidado para não escrever tudo depressa e, depois de um tempo, descobrir que a sua letra está ilegível.
    • Ao revisar o conteúdo logo depois da aula, você também vai conseguir identificar conceitos que não entende e questionamentos que possam surgir. Assim, converse com os professores na aula seguinte e tente sanar todas as suas dúvidas. Não espere as datas das provas chegarem!
    Publicidade
10

Faça uma revisão cumulativa todas as semanas.

PDF download Baixe em PDF
  1. Com o volume de informações que passam pela sua cabeça, é fácil se esquecer daquele conteúdo que ficou lá atrás. Por isso, você pode criar o costume de fazer uma revisão cumulativa. Basta se organizar em termos de semanas. [10]
    • Por exemplo: se você está fazendo quatro disciplinas na faculdade, reserve duas horas do sábado para a revisão cumulativa da semana (no caso, 30 minutos para cada matéria).
    • Com a revisão cumulativa, você também vai entender melhor como os conteúdos mais básicos contribuem com os mais avançados. Saber fazer esse tipo de conexão mostra o avanço no seu conhecimento.
    • Isso é ainda mais importante nas disciplinas que têm provas ou outras avaliações finais cumulativas. Você vai conseguir um desempenho muito melhor se tiver incrementado o conteúdo ao longo do semestre letivo.
11

Faça sessões de estudo extras antes de avaliações.

PDF download Baixe em PDF
  1. Além de continuar seguindo o seu plano de estudo normal, você pode reservar um tempo a mais para a revisão das matérias que vão ser avaliadas em breve. Faça o possível para não sacrificar parte do tempo das outras disciplinas: nesses momentos, é melhor guardar um período a mais para as disciplinas críticas. [11]
    • Por exemplo: imagine que você tem uma prova de química em uma semana e que, geralmente, estuda a matéria por uma hora na segunda, na quarta e na sexta-feira. Se sobrar um tempinho na terça e na quinta, reserve uma hora a mais desses dias para estudar também.
    Publicidade
12

Dê uma olhada no plano de vez em quando e faça alguns ajustes necessários.

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você achar que está com muita dificuldade em uma área específica, tente encontrar um espaço na sua agenda para se dedicar mais a ela. Também é legal experimentar outros métodos de revisão, como participar de grupos de estudo ou de monitorias na escola ou faculdade. [12]
    • Você provavelmente não precisa estudar tanto para as matérias nas quais já tem um bom desempenho. Tente reservar um tempo a mais para outras disciplinas.
13

Prepare-se para as provas com grupos de estudo.

PDF download Baixe em PDF
  1. Você certamente tem um ou mais colegas seus dominam um assunto que parece não entrar na sua cabeça (assim como eles têm dificuldades com matérias com as quais você se dá bem). Nesse caso, chame alguns para formar um grupo de estudo! [13]
    • Estudar em grupo é muito útil, principalmente com matérias que envolvam raciocínio lógico, já que cada aluno pode ensinar aos outros formas diferentes de pensar em problemas e soluções.
    • Mesmo que você ache que não consegue se concentrar quando está em grupos grandes, pelo menos tente estudar acompanhado — ainda mais se é o seu primeiro ano de faculdade. Quem sabe isso não abre novas portas? Se o teste não der certo, é só voltar a revisar tudo sozinho.
    Publicidade
14

Organize uma área específica para estudar.

PDF download Baixe em PDF
  1. Geralmente, o ideal é que você estude sempre no mesmo lugar, onde tenha os materiais necessários à disposição (para não perder tempo procurando nada). Se esse espaço não fica na sua casa, coloque tudo em uma mochila para os momentos de improviso. [14]
    • Cada pessoa precisa de um espaço diferente para estudar: por um lado, pode ser que você precise de um ambiente quieto e sem distrações, como uma biblioteca. Por outro, pode ser que se concentre mais em um espaço um pouco movimentado, como a sala de casa. [15]

Dicas

  • O ambiente de estudos certo depende do estilo de aprendizagem de cada pessoa. Por exemplo: se você é um aprendiz visual, talvez seja ideal estudar em um lugar colorido e iluminado; se é um aprendiz cinestésico, pode ser melhor escolher um ambiente onde dê para se levantar, andar um pouco e até escrever algo no quadro branco.
  • Estudar com colegas e amigos pode ser um grande fator motivador.
  • Aproveite o pequeno intervalo entre as aulas para revisar as suas anotações e reler partes da apostila. [16]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 769 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade