PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma marca pessoal vai muito além de um produto ou serviço que se quer vender. Por exemplo: quando você imagina a Xuxa, provavelmente não a vê apenas como a "rainha dos baixinhos". Ela é apresentadora de TV, atriz, cantora, ex-modelo e empresária de sucesso — e tudo o que faz leva a sua personalidade e os seus valores. Isso é uma bela lição em construção de uma marca pessoal de qualidade, memorável, genuína e interessante. Curtiu a ideia? Então basta ler as dicas deste artigo para aprender a construir a sua marca!

Método 1
Método 1 de 4:

Definindo a sua marca

PDF download Baixe em PDF
  1. Identifique quem é o público-alvo ideal para a sua marca pensando em fatores como idade, localização, gênero, média salarial, educação e etnia. Você precisa descobrir a quem o seu produto ou serviço melhor serviria. [1]
    • Você também pode pensar na psicologia do seu público-alvo. Por exemplo: que tipo de personalidade ou atitude as pessoas interessadas na sua marca têm?
    • Vai ser muito mais fácil chamar a atenção de mais pessoas quando você definir o seu público-alvo.
  2. Pense em quem você quer que compre os seus produtos ou serviços. Depois, crie uma mensagem e imagine que tipo de conteúdo pode ajudar a vender melhor a sua marca às pessoas. [2]
    • Assim como a marca pessoal como um todo, sua mensagem deve ser voltada para um público-alvo específico.
    • Por exemplo: se o seu objetivo é chamar a atenção de estudantes universitários, elabore uma mensagem voltada para as estratégias e os desafios de ingressar no mercado profissional; se você quer atrair mulheres que são mães e trabalham fora de casa, inclua na mensagem formas de lidar com o estresse do dia a dia ou estratégias de cuidados com a saúde.
  3. Tente se familiarizar ao máximo com estratégias de negócios e informações sobre a indústria na qual você quer ingressar. Descubra quem são os especialistas por meio de blogs, sites, artigos ou outros formatos e plataformas que eles possam usar. Depois, inspire-se na experiência dessas pessoas para desenvolver a sua marca pessoal. [3]
    • Embora o seu objetivo seja se destacar na indústria, você ainda precisa saber quem são os "mandachuvas" da área.
    • Pesquise sobre esses especialistas e outras informações relevantes na internet.
    • Descubra um pouco sobre a trajetória inicial de um desses especialistas. Por exemplo: se você gosta do universo fitness, leia entrevistas e matérias jornalísticas sobre um atleta que construiu um império com técnicas de exercícios — e inspire-se nessa história.
  4. Eis uma forma simples de ajudar a definir quem você e a sua marca pessoal são. Pense nas coisas que você sabe fazer bem, no que as pessoas elogiam a seu respeito e nos projetos que não combinam tanto com os seus talentos. Depois dessa sessão de brainstorming, anote tudo o que passar pela sua cabeça em um papel. [4]
    • Pense nas indústrias, nos projetos e nos desafios que motivam você.
    • Use essa lista de pontos fortes e fracos para especificar melhor as suas opções de indústrias. Por exemplo: se você prefere executar projetos sozinho, talvez seja melhor nem considerar ingressar em uma indústria na qual haja muito trabalho colaborativo.
  5. Pegue a lista dos seus pontos fortes e fracos e pense em como cada um deles está relacionado à indústria ou carreira que você exerce no momento. Depois, pense em um nicho específico que seja ideal para os seus talentos e interesses. [5]
    • Por exemplo: a indústria de design de roupas é enorme, mas talvez você possa ocupar um nicho específico dela se for bom em criar estampas abstratas para camisetas.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Archana Ramamoorthy, MS

    Diretora de Administração de Produtos, Workday
    Archana Ramamoorthy é Gerente de Produtos Tecnológicos da Workday. É especialista em produção, advogada previdenciária e busca cultivar um ambiente de maior inclusão na indústria da tecnologia. Tem título de Bacharela pela SRM University e um Mestrado pela Duke University, atuando no ramo de administração de produtos há mais de 8 anos.
    Archana Ramamoorthy, MS
    Diretora de Administração de Produtos, Workday

    Construir uma marca abre portas . Archana Ramamoorthy, diretora de administração de produtos na norte-americana Workday, afirma: "Pode ser difícil montar um negócio sem uma marca específica. Ainda que tenha credibilidade dentro de uma empresa, você continua sendo anônimo — e, nesses casos, nem sempre é fácil alcançar sucesso com o resto do mundo. Se você possui um objetivo, busque pessoas que possam ajudar na sua jornada até ele (o que inclui construir a sua marca pessoal)".

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Divulgando a sua marca pessoal

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar de não parecer, pode ser que a sua jornada fique mais difícil se você separar a sua marca da sua vida pessoal. É melhor levar os valores de uma a outra, de modo que toda a sua experiência fique mais autêntica e interessante para o público-alvo. [6]
    • Por exemplo: se a sua marca pessoal tem a ver com bem-estar e alimentação de qualidade, você pode colocar o que vende em prática (alimentando-se bem e fazendo exercícios) para dar uma cara mais genuína a ela.
    • Não enxergue a sua marca pessoal apenas como um "trabalho", mas também como o seu conjunto de ideais. Por exemplo: se você trabalha no setor de finanças, coloque as suas filosofias profissionais em prática no dia a dia (como liderança, solidariedade etc.).
  2. Um elevator pitch é uma síntese de uma ideia que uma pessoa consegue vender a outra em menos de um minuto. Tente resumir a sua marca em poucas frases memoráveis, explicá-la a alguém e ver qual é a reação da pessoa. [7]
    • Pense em uma síntese que tenha a ver com as pessoas a quem você presta serviços, os valores da sua marca e os resultados que almeja alcançar.
    • Explique o que você faz e por que é diferente e mais interessante que os outros. Por exemplo: se a sua marca pessoal almeja propagar um estilo de vida vegano, você pode falar dos benefícios que notou na sua saúde depois de cortar todos os produtos de origem animal da sua alimentação — além de citar as receitas deliciosas que descobriu.
    • Outro exemplo: imagine que você é especialista em resolução de conflitos e tem experiência com mediação de acordos corporativos. O seu elevator pitch poderia ser "Oi! Sou Caio Silva e trabalho com resolução de conflitos. Com a experiência de conciliador e mediador que tenho, eu sempre consigo pensar em acordos que deixem todas as partes satisfeitas".
  3. Fique por dentro dos eventos de networking da sua indústria, pois eles são perfeitos para você conhecer possíveis clientes e parceiros. Converse com quantas pessoas conseguir, sempre tentando expandir a sua marca pessoal e conseguir informações de contato. Além disso, distribua o seu cartão a torto e a direito. [8]
    • Criar um cartão de visita bonito e interessante é uma das estratégias mais fáceis, simples e eficazes de passar as suas informações de contato a outras pessoas.
    • Aceite convites de outras pessoas para eventos de networking!
    • Não se preocupe se você ficar nervoso: encare esses eventos como oportunidades de trabalho em potencial. Seja profissional e educado e conte um pouco da sua história a quem quiser ouvir.
  4. Crie uma planilha ou lista de contatos, clientes e parceiros em potencial. Em seguida, adicione as informações de cada pessoa nova que você conhecer e que possa trazer oportunidades de negócios no futuro. [9]
    • Inclua nome, e-mail e outras informações que você tenha em mãos. Por exemplo: escreva "João. Gosta de pizza. Casado e com dois filhos"; nesse caso, use esses detalhes para conversar com João.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Cultivando uma presença on-line

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha uma ou mais plataformas que você goste de usar, com as quais esteja acostumado e que tenham a ver com a sua marca pessoal. Concentre todos os seus esforços nela (ou nelas) para fidelizar cada vez mais o seu público. [10]
    • Por exemplo: o Twitter é mais eficaz para quem quer alcançar um público mais amplo, enquanto o Facebook é melhor para quem pretende vender um produto ou serviço para pessoas que já conhece.
    • Você também pode pesquisar mais a fundo quais são as plataformas mais eficazes para a sua indústria antes de escolher.
  2. Crie conteúdos que representem e ajudem a expandir a sua marca pessoal. Depois, compartilhe-os com o seu público na plataforma. [11]
    • Por exemplo: se você gosta de trabalhar com jogos eletrônicos, faça transmissões ao vivo das partidas pelo Facebook; se gosta de jardinagem, poste fotos e vídeos das suas plantas no Instagram; e assim por diante.
    • Produza conteúdo com frequência para sempre engajar o seu público-alvo.
  3. Entre em contato com outras pessoas que estão na mesma indústria e proponha a criação de conteúdos colaborativos, que ajudem a expandir a marca pessoal dos envolvidos. Todo mundo vai sair ganhando! [12]
    • Por exemplo: se a sua marca pessoal tem a ver com fitness, você pode convidar outra pessoa que trabalha na área e gravar os seus treinos para postar na plataforma.
    • Você também pode propor jogos e brincadeiras com outros criadores de conteúdo. Por exemplo: se a sua marca pessoal envolve jogos eletrônicos, chame algum parceiro para uma disputa em um game de luta.
  4. O LinkedIn é uma mídia social voltada para profissionais que querem fazer networking ou estão em busca de vagas. Crie uma conta e liste as habilidades que você e que estão ligadas à indústria. Tente se conectar com outras pessoas da mesma área, participar de discussões em grupo e afins. [13]
    • Você também pode ler e compartilhar artigos ligados à indústria pelo LinkedIn.
    • Os seus contatos do LinkedIn vão ajudar bastante na sua busca por novos projetos ou vagas.
    • Coloque uma foto profissional no seu perfil para atrair mais líderes e membros da indústria.
  5. O Twitter é uma plataforma muito popular, até mesmo para quem quer fazer networking. Crie uma conta e siga perfis de líderes que sejam relevantes para o seu nicho. Além disso, incorpore a sua marca pessoal à sua bio, use hashtags relevantes e compartilhe tuítes de pessoas importantes na indústria. [14]
    • Por exemplo: se você quer colecionar, vender e trocar edições clássicas de discos de vinil, use tags como #vinilclássico, #LP, #vitrola e #discodevinil.
  6. Além de criar e postar conteúdo na internet, você precisa interagir com o seu público-alvo por meio de mensagens e comentários. Aproveite também para tentar descobrir quais são os principais interesses das pessoas por meio do que elas escrevem. [15]
    • Por exemplo: se as pessoas que compõem o seu público-alvo estão compartilhando um meme novo, adapte-o à sua marca e compartilhe essa nova versão para gerar engajamento.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Otimizando o seu site

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter um site é indispensável para quem quer criar uma marca pessoal, já que é por ele que as pessoas entram em contato com os negócios de seu interesse. Acesse plataformas do tipo WordPress ou Wix, que trazem diversas opções de personalização. [16]
    • Existem várias outras plataformas interessantes, como Squarespace.
    • Você provavelmente vai ter que pagar alguma taxa para manter o site no ar.
    • Pense em um nome de domínio que combine com a sua marca. Por exemplo: se você vai trabalhar com design, escolha algo como "designsdajulia.com.br".
  2. Uma logo de qualidade mostra às pessoas que você é profissional e leva a sua marca a sério. Pense na sensação que quer passar com esse símbolo e escolha um design que chame a atenção do público.
    • Estude outras logos da indústria em busca de ideias, mas não copie nenhum outro design.
    • Se você tiver condições, contrate um designer gráfico profissional.
  3. Construir uma narrativa em torno da sua marca pessoal é uma estratégia bastante eficaz para expandir o público. Grave vídeos falando de si mesmo e da marca e poste no site ou no seu canal do YouTube, além de escrever artigos e posts de blogs que expliquem um pouco da sua trajetória. [17]
    • As pessoas vão se interessar mais se conseguirem criar uma conexão pessoal com a sua marca.
  4. Qualquer site fica mais profissional quando é feito com fotos de qualidade. Contrate um fotógrafo que consiga registrar os seus produtos ou serviços da melhor forma possível. Depois, poste as melhores imagens no site e nos seus perfis nas mídias sociais.
    • Não use fotos de baixa resolução ou qualidade. As pessoas vão achar ruim!
  5. Sempre que um cliente ou membro da indústria elogiar você e o seu trabalho, adicione esse relato ao seu site. O mesmo vale para qualquer cobertura jornalística que a mídia faça do negócio. Esse tipo de coisa serve como atestado de qualidade. [18]
    • Por exemplo: se um cliente disser algo como "Muito obrigado! Você salvou a minha pele", pergunte se ele poderia compartilhar esse relato no seu site.
    • Compartilhe links de matérias jornalísticas no seu site para que os visitantes leiam.
  6. Ofereça um desconto ou algum tipo de conteúdo exclusivo e gratuito em troca do endereço de e-mail das pessoas. Use a lista desses e-mails em campanhas de marketing até divulgar melhor a sua marca. [19]
    • Só não encha a caixa de entrada das pessoas de spam! Elas vão bloquear o seu e-mail.
    Publicidade

Dicas

  • Tente sempre ser genuíno. As pessoas conseguem identificar aquela falsa simpatia que muitos vendedores apresentam.
  • Você pode levar a sua marca pessoal a novas áreas da indústria, mesmo se mudar o rumo da sua carreira.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 102 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade