PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Chegou a hora de criar aquele jogo de tabuleiro com o qual sempre sonhou. As regras já foram criadas e basta escolher um tema para o tabuleiro e os peões. As versões personalizadas do Monopoly — e também do Banco Imobiliário, jogo bastante famoso no Brasil baseado no Monopoly original americano — funcionam muito bem como presentes ou jogos para se ter em casa!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Criando o jogo

PDF download Baixe em PDF
  1. Customizar o Monopoly é fácil, basta ter uma ideia. Pense grande, como um tema oceânico, ou pequeno, como a cidade em que vive.
    • Tome cuidado para não ser específico demais . Um tema pouco amplo não dá muitas opções para preencher as casas do tabuleiro ou as cartas "Sorte" e "Banco" — "Sorte" e "Revés" no Banco Imobiliário.
    • Escolha um nome para o jogo. Pense em algo como "Monopoly: Edição Especial Elvis Presley" ou "Elvispoly". Use a criatividade!
  2. Por exemplo, para criar uma versão medieval do jogo, utilize uma fonte manuscrita para as casas do tabuleiro e substitua as barras da prisão por uma masmorra. Você precisará de quatro losangos nos quatro cantos do tabuleiro e de oito espaços retangulares entre eles para as casas das propriedades.
  3. Elabore uma lista de marcos e lugares que possam ser comprados e vendidos. Apele à lógica ou divirta-se: escolha prédios existentes ou sabores de sorvete. Para um jogo temático de São Paulo, por exemplo, escolha lugares populares como a Estação da Luz, a Praça da República e a Ponte Estaiada. Lembre-se de que precisará de 22 propriedades.
    • Escolha oito cores para cada um dos grupos de propriedades.
  4. Além das propriedades, você precisará de quatro estradas, três casas "Sorte", três casas "Banco" e três utilitários com valores monetários. Não se esqueça de customizar o ponto de partida e os outros cantos.
    • Inclua a casa "Vá pra a Cadeia" e o espaço da "Cadeia". Seja criativo! Para um jogo com temática florestal, você pode criar uma casa "Cipó arrebentado" que leva o jogador para a "Areia movediça".
  5. Caso o jogo seja um presente de aniversário, faça uma montagem no Photoshop ou cole fotos da pessoa junto do nome do jogo.
  6. Como está transformando todo o tabuleiro, agora é a hora de pensar se vai personalizar também as regras. Por exemplo, você pode alterar os espaços entre as propriedades para dificultar o jogo ou modificar o período que cada jogador deve passar na cadeia. Caso não queira perder o manual original, imprima uma cópia ou guarde uma versão antiga na caixa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Construindo o tabuleiro

PDF download Baixe em PDF
  1. O caminho mais fácil é utilizar um tabuleiro antigo como referência para o modelo. Coloque uma folha sobre ele e copie as dimensões das casas do jogo; não é preciso cortar ou medir nada, basta contornar as marcas.
    • Caso não tenha um tabuleiro por perto, procure por imagens na internet. Existem também modelos disponíveis na internet — incluindo alguns personalizados que podem inspirá-lo. [1]
  2. Caso não vá reutilizar um tabuleiro antigo, você precisará de um material que possa ser cortado em um quadrado com 45 cm de lado e dobrável. As melhores opções incluem o papelão, o papel cartão e outros tipos de papéis mais grossos. O tabuleiro padrão do jogo tem um pouco menos de 45 cm, mas o tamanho extra permitirá uma modificação mais avançada.
    • Não se esqueça de encontrar uma caixa que acomode o tabuleiro. Se vai deixá-lo aberto ou dobrado, tanto faz, basta que ele caiba na caixa.
  3. As duas opções permitem que você tenha liberdade para brincar com cores e imagens, mas o trabalho manual pode ser mais fácil para quem não tem familiaridade com programas de edição computadorizada. A escolha principal é: você prefere o visual artesanal ou o visual refinado do computador?
    • A régua é sua melhor amiga. Meça as casas do jogo para que todas tenham tamanhos uniformes.
  4. É possível encontrar modelos existentes e alterá-los no Photoshop ou criar um design do zero utilizando softwares e sites especializados. [2]
    • Existem alguns programas gratuitos que podem ser utilizados, como é o caso do Google Draw .
    • Caso vá imprimir o tabuleiro em casa, talvez seja necessário dividir a imagem no computador e imprimi-la fragmentada por conta do tamanho da impressora. [3]
    • No computador será possível imitar a fonte tradicional do tabuleiro original.
  5. Agora é possível colá-lo sobre o tabuleiro que criou. Não se esqueça de remover as bolhas o quanto antes. Se preferir, você também pode colar o adesivo sobre um tabuleiro antigo. Pegue um estilete e faça um vinco no centro do tabuleiro para que seja possível dobrá-lo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Montando as cartas

PDF download Baixe em PDF
  1. Mantenha as ações existentes, mas modifique o texto de acordo com o tema do jogo. Faça 16 cartas para cada baralho.
    • Por exemplo, em vez da carta dizer "Avance até a Av. Paulista", você pode escrever algo como "Avance para a ilha do Tarzan" ao bolar um jogo baseado nos filmes da Disney.
    • Para as cartas de "Banco", "Pague a escola das crianças" pode virar "Pague o estacionamento do Mickey".
    • A cartolina pode ser cortada em qualquer formato e tamanho, além de funcionar bem com marcadores, lápis, canetas e tintas caso queira preparar um jogo artesanal.
  2. Para simplificar o processo, utilize os mesmos valores de aluguel e hipoteca das cartas originais. Caso vá modificar apenas um lado das cartas, tome o cuidado de utilizar uma fonte parecida com a do verso para que tudo fique bonitinho.
    • Se preferir, você pode imprimir uma carta do zero em cartolina ou papel cartão. Procure por modelos na internet para customizá-los no Photoshop ou no Word. [4]
    • Plastifique as cartas para aumentar a durabilidade delas e protegê-las.
  3. Existem várias opções: você pode comprar notas de brinquedo ou criar um modelo novo e totalmente único. [5] Caso opte pela opção modificada, desenhe ou imprima as notas.
    • Use e abuse da criatividade. Ao montar um jogo baseado nos filmes do Quentin Tarantino, coloque os rostos dos personagens dele nas notas e adicione uns respingos de sangue por diversão.
    • Você também pode dar nomes para as notas. "Créditos" é um bom nome para a moeda de um jogo baseado em vídeo games, por exemplo.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Montando os peões e as casas

PDF download Baixe em PDF
  1. As partidas normalmente acomodam de dois a oito jogadores, cada um com um peão. Como está montando seu jogo, você define quantos jogadores permitirá. Cabe a você também escolher se reaproveitará os peões clássicos do jogo ou se criará novos. Use a imaginação: se está fazendo um jogo com tema cinema, as opções podem incluir miniaturas de estatuetas do Oscar ou de rolos de filme, por exemplo.
  2. O papel machê e a argila são ótimas opções para se produzir os peões. Se preferir, você também pode utilizar itens pré-existentes que encontrar em casa ou em lojas de brinquedos. Por exemplo, para um jogo com tema super-heróis, algumas miniaturas de heróis podem ser reaproveitadas.
    • Utilize itens pequenos, pois as casas do tabuleiro não são grandes.
    • Compre argila ou epóxi para fazer seus próprios peões.
    • Não se esqueça dos dados. Caso não vá comprar um, produza-o junto com os peões.
  3. Escolha uma opção criativa e fácil de reproduzir, afinal, você precisará de 32 casas e 16 hotéis para o jogo. Por exemplo, para fazer um jogo com tema fazenda, você pode construir casas de fazenda e celeiros.
    • Outra opção é repintar as peças originais do Monopoly com cores que combinem com o estilo do seu jogo.
    • Para aumentar a dificuldade do jogo, crie casas e hotéis com valores diferentes. Por exemplo, você pode montar uma casa comum, um arranha-céu e um castelo no mesmo jogo e estabelecer aluguéis diferentes para cada um deles.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Papel grande para o tabuleiro
  • Mapa da cidade
  • Materiais de arte para decorar o tabuleiro
  • Miniaturas ou argila para os peões e casas
  • Cartas "Propriedades", "Sorte" e "Banco"

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 113 811 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade