Baixe em PDF Baixe em PDF

O título pode parecer algo sem importância, mas ele possui um impacto significativo em como sua história é interpretada. Muitas vezes, ele irá determinar se alguém irá ler ou ignorar o que você escreveu. Felizmente (ou infelizmente), geralmente é o título que atrai as pessoas, independentemente da quantidade de tempo e do esforço feito para escrever a história. Logo, apesar de ser tentador dar um título qualquer ao seu livro, não faça isto!

Método 1
Método 1 de 3:

Inspirando-se com sua história

Baixe em PDF
  1. Um título de sucesso deve se adaptar à história de maneira adequada mas evocativa. [1]
    • Pense no tema principal de sua história: é a vingança? Alienação? Tristeza? Ao determiná-lo pense em títulos que representem tal tema. Se, por exemplo, for redenção, um bom título pode ser “A Reconquista”. [2]
  2. Se uma cidade, vila, floresta ou qualquer outro lugar é de fundamental importância em seu enredo, use o nome dele como título.
    • Por exemplo, se o ponto crucial de sua história acontecer em uma cidade chamada Santa Cecília, adote o nome dela como título do livro ou, se preferir, inspire-se em eventos que lá acontecem durante o desenvolvimento da narrativa, intitulando a obra como "Os Alienígenas de Santa Cecília" ou "As Cinzas de Santa Cecília”.
  3. Se houver um evento em particular que influencia todos os personagens ou dá uma guinada no enredo e modifica os eventos subsequentes, utilize-o como inspiração para seu título.
    • Por exemplo, pense em algo como "Morte Entre Ladrões" ou "Tragédia Noturna".
  4. Dar o nome de um importante personagem da história ao livro pode fornecer uma simplicidade atraente ao título. No entanto, o nome de tal personagem deve ser notável ou memorável. [3]
    • Muitos autores conhecidos escolheram dar o nome de seus personagens às suas obras: Charles Dickens, com David Copperfield , Charlotte Bronte, em Jane Eyre , Miguel de Cervantes, em Don Quixote , sem falar em escritores mais contemporâneos, como J.K. Rowling na série "Harry Potter" e Rick Riordan em "Percy Jackson".
  5. Se você colocou uma frase original e inteligente em sua narrativa, que captura um tema ou elemento importante da história, utilize ou adapte-a para o título.
    • Por exemplo, obras como To Kill a Mockingbird (O Sol é Para Todos), They Shoot Horses, Don’t They? (Mas Não se Matam Cavalos?) e Sleepless in Seattle (Sintonia de Amor) possuem seus título baseados em frases que são ditas durante a história. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Inspirando-se em outras fontes

Baixe em PDF
  1. Anote os elementos fundamentais da sua história, principalmente objetos e locais. Pesquise sobre eles e procure por uma inspiração para criar seu título. [5]
    • Por exemplo, se o enredo é centrado em uma esmeralda que é passada através de gerações de uma mesma família, você pode pesquisar sobre elas e irá descobrir que são associadas com fé e esperança para criar um título para o livro (como "A Pedra da Esperança", por exemplo).
  2. Inspire-se vendo os títulos dos livros que possui, anotando os que mais chamarem sua atenção.
    • Anote tanto os títulos que chamarem sua atenção agora, durante sua pesquisa, quanto os que você já conhecia anteriormente. [6]
    • Analise sua lista e tente determinar o que os títulos de sucesso possuem em comum. Por exemplo, eles apelam para os sentidos das pessoas, a imaginação delas, suas curiosidades, etc?
  3. Uma alusão é uma referência ou uma frase retirada de um contexto externo, como outra obra literária, uma música ou até algo comum, como um slogan ou o nome de uma marca.
    • Muitos autores já se inspiraram em obras clássicas, como William Faulkner, cuja obra Sound and the Fury (O Som e a Fúria) é inspirada no solilóquio de Macbeth, [7] e John Steinbeck, que se inspirou na canção patriótica americana "The Battle Hymn of the Republic" para dar o título Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira) a seu livro. [8]
    • Outros escritores já se utilizaram de provérbios vernáculos, como Anthony Burgess, que definiu o título de seu livro como A Clockwork Orange (Laranja Mecânica) inspirando-se no provérbio Cockney “queer as a clockwork orange” (tão estranho quanto uma laranja mecânica). [9]
    • Muitos outros também já se inspiraram na cultura popular, como Kurt Vonnegut, que usou o slogan da marca Wheaties para o livro Breakfast of Champions (Café da Manhã dos Campeões). [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando erros comuns

Baixe em PDF
  1. Se você escolher um título que parece ser de outro gênero e não do conteúdo de sua obra, os leitores ficarão confusos e alienados.
    • Por exemplo, se o título do romance dá a entender que é uma obra de fantasia (Os Dragões da Velha Torre, por exemplo), mas o enredo é sobre ataques terroristas nos Estados Unidos, você vai alienar as pessoas que comprarem o livro procurando por uma história de fantasia, enquanto os que gostam de temas de guerra e terrorismo nunca irão adquirir esta obra, pois não farão ideia de que o livro, com este título, aborda o assunto.
  2. Na maioria dos casos, títulos breves e impactantes fazem muito mais sucesso que os longos e difíceis de serem lembrados.
    • Por exemplo, o título “Um Homem e sua Aventura Solitária ao Escalar o Perigoso Monte Himalaia" é menos atraente aos leitores que "Desbravando a Montanha Mortal", mais curto e mais imaginativo. [11]
  3. Títulos que usam linguagem poética, imagens vívidas ou um pouco de mistério tendem a ser mais atraentes a leitores em potencial.
    • Linguagem poética num título, como “A Rose for Emily” (Uma Rosa para Emily) ou Gone with the Wind (E o Vento Levou) irá atrair leitores com um jogo de frases elegante, que promete uma história ou estilo de escrita igualmente poéticos.
    • Títulos que evocam imagens vívidas agradam leitores, pois invocam coisas tangíveis e significativas. Um título como Midnight in the Garden of Good and Evil (Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal), apesar de longo, cria imediatamente uma ideia e uma imagem vívida da batalha entre o bem e o mal. [12]
    • Dar um toque de mistério ao título também irá atrair leitores. Something Wicked This Way Comes (obra de Ray Bradbury, que também faz alusão a Macbeth, lançada no Brasil como "No Templo das Tentações", mas se traduzida ao pé da letra pode ser interpretada como "Algo Perverso Está Vindo") ou “The Black Cat” (O Gato Preto) são títulos que dão informações suficientes para levantar perguntas que irão atrair o leitor a continuar lendo.
  4. Apesar da aliteração — que consiste na repetição de sons sucessivos no começo de palavras — poder realmente chamar a atenção ou deixar um título muito mais memorável, é um recurso que também deixará o título sem graça e medíocre se não for feito corretamente.
    • Aliterações sutis, como I Capture the Castle (Castelo dos Sonhos, no Brasil, mas pode ser traduzido como "Eu Capturo o Castelo") ou The Count of Monte Cristo (O Conde de Monte Cristo), poderão deixar os títulos mais atrativos.
    • Aliterações forçadas ou óbvias, por outro lado, podem rapidamente desestimular um leitor a ler sua obra ("A Aventura Amedrontadora de Amélia Amendola" ou "O Guia Gourmet do Grande Guilherme").
    Publicidade

Dicas

  • Se um título parecer familiar demais a você, provavelmente ele já foi usado — usado em excesso, até — e deve ser evitado. [13]
  • Caso não consiga criar o título de jeito nenhum, tente fazer "brainstorm": escreva livremente, faça listas ou crie um agrupamento das ideias que permeiam seu texto; o que melhor funcionar para você. [14]
  • O título deve ser bem simples e não longo demais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 110 231 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade