PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora talvez não possua o charme rústico das rosas, o buquê de flores de papel costuma receber o mesmo tipo de admiração e apreciação. As flores de papel não murcham ou morrem, e todo o esforço colocado na criação delas com certeza será notado pela pessoa especial que recebê-las. É possível criar um buquê de flores de papel de várias formas, assim como o vaso apropriado. A ocasião para a criação das flores e o resultado final variarão dependendo de cada pessoa. De qualquer forma, existem algumas orientações básicas a serem levadas em consideração durante a criação do buquê de flores de papel.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Obtendo os itens necessários

PDF download Baixe em PDF
  1. Qualquer projeto de artesanato idealmente envolverá o uso de vários itens e ferramentas. Quanto mais utensílios você tiver à sua disposição, mais divertido será a criação das flores. Embora seja recomendável economizar o máximo possível durante tais projetos, uma visita rápida a uma loja de artesanato pode facilitar bastante o processo. [1] Veja a seguir uma lista de tudo o que você provavelmente precisará para completar o projeto; sinta-se livre para ignorar qualquer item que já possua em quantidades suficientes:
    • Bastante papel. A opção mais estética para criar flores de papel é a cartolina em diferentes cores, mas folhas de sulfite também servirão. Quanto mais você tiver, melhor. Nesse tipo de projeto, não é necessário economizar papel.
    • Vários 'caules'. O tipo de caule a ser usado dependerá do tipo de flor que deseja fazer. No caso de flores mais realistas, é recomendável utilizar galhos de verdade encontrados no quintal. Na maioria dos casos, o arame encapado é a melhor opção. Ele possui um aspecto parecido com o do caule de uma flor e é resistente o suficiente para ficar ereto mesmo com objetos presos à ponta.
    • Cola e tesoura. Você precisará de utensílios para moldar e fixar os materiais utilizados no projeto.
    • Marcadores e lápis de cor, os quais serão utilizados para decorar as flores e o vaso quando estiverem prontos.
  2. Você pode fazer muita coisa com materiais que provavelmente já tem em casa. É bastante provável que você já tenha, por exemplo, algum tipo de papel que possa ser utilizado. O caule da flor pode ser feito com vários materiais diferentes. Antes de sair fazendo compras, verifique o que já tem que possa ser utilizado para o projeto. Por mais que não tenha dinheiro suficiente para fazer a compra de novos materiais, será possível improvisar bastante.
    • A maioria das pessoas possui pilhas de canetas e lápis que não são mais utilizados. Caso realmente queira improvisar durante esse projeto, os lápis HB são uma ótima opção para utilizar como caule para as flores.
    • O caule das flores pode ser feito com praticamente qualquer coisa: palitos de picolé, fios de arame, gravetos encontrados no jardim, etc.
  3. O melhor local para iniciar a criação da sua obra de arte provavelmente é a mesa da cozinha, embora qualquer mesa sirva, contanto que esta ofereça espaço o bastante para organizar, cortar e dobrar os materiais. Organize os materiais de acordo com seus respectivos tipos antes de começar a cortar e colar. Manter os materiais relativamente organizados economizará tempo, pois você não precisará ficar procurando pelos itens necessários.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Criando as flores

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Para fazer as flores da maneira correta, primeiramente será necessário cortar os papeis em quadrados. Faça quadrados grandes; você precisará de bastante espaço no papel para fazer vários tipos de dobras. Prepare de três a quatro quadrados para cada flor que pretende fazer. Cada quadrado representará uma das pétalas. Como já pode se imaginar, a criação dessas flores pode ser bastante demorada, portanto é importante fazer um planejamento e reservar bastante tempo para dedicar à criação das flores do seu buquê. [2]
    • Um truque bastante útil é puxar uma das pontas da folha sulfite até a ponta na extremidade diagonal oposta, até onde for possível dobrar a folha suavemente. Em seguida, corte a parte do papel que não estiver coberta pela dobra. O restante da folha se tornará um quadrado.
    • Se o papel utilizado tiver cores diferentes ou enfeites em um dos lados, posicione o lado que deseja expor virado para baixo; o lado de baixo da folha será o mais visível quando a flor estiver pronta.
  2. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Quando o quadrado estiver pronto, faça uma dobra diagonal no meio do papel, deixando uma marca firme. Se você não tiver muita experiência com dobraduras de papel, leve o tempo que for necessário para finalizar os passos. À medida que for terminando as pétalas, você conseguirá fazê-las mais habilidosamente.
  3. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Em seguida, dobre as duas pontas do meio até a ponta de cima. Ao final desse procedimento, o papel terá o formato de um diamante com duas metades triangulares dobradas sobre ele. Procure deixar as dobras precisas. Se elas ficarem mal feitas, será mais difícil ou até mesmo impossível deixar as flores com a aparência ideal. [3]
  4. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Segure as extremidades abertas no centro do diamante e dobre-as para fora até encostarem na extremidade oposta de seus respectivos triângulos. Se o procedimento for feito corretamente, o papel terá o formato de uma pipa pela metade. A seguir, abra a dobra sobre a parte de baixo do diamante para que o papel fique no formato de uma pipa completa. [4]
    • O papel deve apresentar o formato de duas pipas, uma de cada lado do diamante. A ponta das pipas deve ficar um pouco inclinada para fora.
  5. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Dobre a pétala para dentro para formar um pequeno cone. Adicione uma gota de cola entre as dobras para grudá-las uma na outra. Deixe a cola secar por cerca de um minuto antes de continuar a dobradura. Continuar antes da cola secar pode acabar arruinando a dobradura quando você for colar o caule da flor. [5]
    • Você pode continuar fazendo a próxima pétala enquanto espera a cola secar.
  6. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Após dobrar as pétalas, é hora de prendê-las ao caule. Encontre o centro da parte de trás da flor, adicione um pouco de cola e prenda o caule sobre a área com cola. A pétala deve estar direcionada um pouco para cima em comparação com o resto do caule da flor. Após um minuto, a cola já deve ter secado o suficiente. Antes de deixar a cola secar, verifique se a pétala está posicionada da maneira correta. [6]
    • É mais recomendável utilizar cola quente do que a cola bastão comum, pois ela poderá ser aplicada com mais precisão. [7]
  7. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Esse procedimento resultará em apenas uma pétala. É necessário criar de três a cinco pétalas para cada flor. Dependendo do tamanho do seu buquê, pode ser necessário criar de 5 a 20 flores para encher o vaso, portanto, a tarefa pode ser bastante demorada se você estiver se sentindo ambicioso. Mas não se preocupe -- por mais que soe demorado e trabalhoso, o processo será muito mais rápido quando você se acostumar com a execução dos passos descritos. [8]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Criando o vaso

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao fazer qualquer tipo de dobradura, é importante utilizar o tipo certo de papel. Vá a uma loja de artesanato e procure por algum tipo de papel de arroz grosso - ele marca bem e não rasga facilmente. [9] Embora a cartolina sempre possa ser utilizada se você estiver com pressa, o papel de arroz é mais recomendado para fazer o vaso, tendo em vista que ele é mais grosso e possui um aspecto mais autêntico.
    • Ao contrário das pétalas, as quais são bastante demoradas, você apenas precisará criar um vaso para colocar o buquê. Por isso, é recomendável enfeitar o vaso o máximo possível. Além disso, procure investir tempo o suficiente e prestar bastante atenção para garantir que o vaso fique bem feito. Evite correr o risco de ter que desfazer o vaso por ter percebido que cometeu algum erro tarde demais.
  2. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    A bomba de água será a fundação a partir da qual você criará o vaso. Primeiramente, faça uma marca vertical, uma horizontal e marcas diagonais no centro do papel. Ao final desse procedimento, o papel apresentará quatro linhas distintas se estendendo de uma extremidade à outra. Procure marcar bem o papel, pressionando-o bastante e passando o dedo pela dobra. Se a marca estiver malfeita, o papel não abrirá da maneira desejada.
  3. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Após formar as marcas, levante o papel, empurrando as extremidades opostas para dentro. Segure o centro enquanto empurra o papel para cima. A pressão fará com que as marcas da bomba de água abram, formando um triângulo marcado. Continue exercendo pressão e deixe a bomba de água em pé. Alise qualquer superfície amassada manualmente caso note alguma. Ao final do procedimento, você terá uma bomba de água, a qual servirá como fundação para montar o vaso. [10]
  4. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Quando a bomba de água estiver completa, o papel terá a aparência de um triângulo obtuso. Segure ambas as pontas da base triangular e dobre-as para cima, em direção ao lado oposto, até onde o papel puder ser empurrado sem dificuldade. Dobre o lado direito sobre o lado esquerdo; repita o procedimento com o lado esquerdo. Ao final desse procedimento, o papel terá a aparência de um copo sem fundo. Após marcar bem o papel, desdobre-o. [11]
    • Ao completar esse passo, o papel apresentará o formato de duas pipas. Eventualmente, elas representarão as pontas do vaso, dando a ele um aspecto tridimensional.
  5. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    A dobra achatada é uma dobra comum do origami, a qual consiste em achatar extremidades pressionando-as quando já houver uma dobradura inicial. [12] Faça dobraduras achatadas à esquerda e à direita do vaso, e em seguida vire o papel, repetindo o processo do outro lado. Após formar as dobras achatadas, você terá uma estrutura básica a qual servirá para abrir o vaso. [13]
    • Existem vários vídeos online detalhando como criar dobras achatadas da maneira correta. Caso não tenha muita experiência com origami, assista alguns vídeos para aprender a criá-las da maneira apropriada.
  6. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    É hora de abrir o vaso agora que o papel possui dobras achatadas servindo como perímetro. Empurre de dentro para fora gentilmente, procurando não deslocar as dobras feitas. Ao final desse procedimento, esconda as marcas sobrepostas dobrando-as para dentro do vaso. Feito isso, você terá um vaso relativamente funcional que servirá como uma peça decorativa na qual você poderá colocar as flores de papel. [14]
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Decorando o buquê

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é a parte mais divertida. Após preparar todas as peças, é hora de decorar o buquê e aprimorar o seu visual. Primeiramente, você deve decidir qual o visual desejado. Caso esteja tentando decidir o estilo do seu buquê, leve em consideração a aparência do vaso. Um erro comum é decorar as flores e o vaso separadamente. Pode ser que as decorações das flores e do vaso acabem não combinando. [15]
    • Também leve o propósito do buquê em consideração. Por exemplo, se ele for utilizado para uma decoração de Halloween, é recomendável optar por cores mais assustadoras, como preto e laranja. Se o buquê for um presente de dia dos namorados, utilize cores como vermelho, branco e rosa. [16]
  2. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Ao enrolar o vaso com cartolina, prendendo-a com fita adesiva, você obterá uma tela em branco para decorá-lo como bem entender. A cor da cartolina terá um grande impacto no visual do vaso. Você pode até mesmo utilizar faixas de diferentes cores na cartolina se quiser deixar o vaso com um visual mais ousado.
    • Algumas pessoas, no entanto, preferem não utilizar a cartolina, pois apreciam o valor estético do origami em si. De qualquer forma, a decoração ficará a seu critério. Você pode até mesmo optar por não decorar o vaso.
  3. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Dentre todas as partes do projeto, o vaso é a que oferece mais espaço para sua expressão artística, portanto, aproveite. Utilize canetas, lápis ou até mesmo tinta guache e seja criativo. Os desenhos geométricos (como pontos cruz ou linhas) são simples e úteis para decorar o vaso, no entanto, se você tiver vocação artística, um desenho livre pode ser ainda mais impactante. [17]
    • O buquê será mais especial se você associar as decorações ao seu propósito em particular. Por exemplo, se o buquê for para um casamento, desenhe uma noiva e um noivo, um anel, ou um bolo de vários andares. Esse tipo de decoração dará ao vaso um aspecto distinto e causará um impacto ainda maior.
  4. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Faça desenhos detalhados ou texturas sombreadas nas pétalas para dar ainda mais vida ao buquê. Na maioria dos casos, a simples adição de sombras com lápis de cor já é suficiente para melhorar bastante o aspecto das flores.
  5. Watermark wikiHow to Criar um Buquê de Flores de Papel
    Até mesmo a forma como as flores são organizadas no vaso pode servir para expressar a sua criatividade. A organização dependerá bastante da quantidade de flores. Uma opção simples é distribuí-las de maneira uniforme na parte da frente e na parte de trás do vaso. No entanto, você pode alterar a distribuição um pouco, dependendo do visual desejado. [18]
    Publicidade

Dicas

  • Após se acostumar com o processo, você pode fazer experimentações com outros aspectos. Caso queira adicionar mais pétalas às flores, vá em frente. Além disso, você pode utilizar diferentes tipos de galhos no mesmo buquê. A ideia não é deixar as flores com um aspecto realista - o importante é que elas sejam uma decoração bonita! Os detalhes decorativos ficarão a seu critério.
  • Existem vários tipos de flores de papel. Você pode escolher um design diferente do descrito nesse artigo, ou até mesmo criar o seu próprio!
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado e leve o tempo que for necessário durante o processo, principalmente quando for usar a cola e dobrar as pétalas. Isso facilitará bastante a execução dos próximos passos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 705 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade