Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você já usou um caleidoscópio? Ele é lindo, não acha? A luz do sol reflete das miçangas e outras pecinhas coloridas na direção do espelho e, assim, cria belas imagens artísticas e psicodélicas. Leia as dicas abaixo para se familiarizar com os três métodos básicos para fazer o instrumento em casa (um de plástico e dois com um espelhinho de acrílico).
Passos
-
Desenhe um retângulo com 20 x 10 em uma chapa de plástico transparente. Essa vai ser a base do caleidoscópio. Corte a forma com uma tesoura e, em seguida, faça três linhas horizontais no retângulo para dividi-lo em três seções de cerca de 3,2 cm e uma de 6 milímetros.
- Ajuste o tamanho de acordo com o rolo de papel-toalha.
- Você pode medir e desenhar as linhas com uma canetinha antes de cortar para facilitar o processo. Depois, use um estilete para dividir o material nas partes, mas sem cortá-lo de uma vez .
-
Dobre o plástico em cima das linhas para formar um triângulo. A tira de plástico de 6 mm vai ficar de fora, como se fosse uma aba. Passe durex ou outra fita adesiva transparente na borda da chapa para ela não perder a forma.
-
Junte o triângulo e a cartolina para fazer o olho mágico. Corte o rolo de papel-toalha em um pedaço de 20 cm — o mesmo tamanho do triângulo. Depois, encaixe a forma geométrica no rolo redondo. Para fazer o olho mágico, coloque o tubo de pé em cima de uma folha de cartolina preta e contorne em volta dela. Em seguida, faça um buraco grande (mas que dê para enxergar) no meio do círculo com uma tesoura ou um lápis apontado. Prenda o círculo em uma das pontas do tubo com durex.
- Você também pode deixar o círculo um pouco maior. Faça pequenos cortes nas extremidades para ele ficar bem plano. Assim, vai ser mais fácil evitar erros e não ter que passar durex na parte visível do caleidoscópio.
- Mesmo que tenha que usar durex, você pode disfarçá-lo com glitter.
-
Recorte um pedaço quadrado de papel filme de 10 x 10 centímetros. Coloque esse quadrado na outra ponta do tubo. Use os dedos para enfiar o papel no triângulo de plástico até formar uma espécie de bolso.
-
Coloque miçangas, lantejoulas e confete no bolso. Use qualquer adorno colorido e pequeno, de preferência translúcido e com formas e tamanhos variados. Você pode criar diversas variações de padrões no caleidoscópio para nunca se enjoar dele!
- Se o caleidoscópio não ficar com a cara que você queria, faça alguns ajustes e veja se a situação melhora.
-
Coloque um pedaço quadrado de papel vegetal em cima do bolso. Ponha um pedaço quadrado de papel vegetal com 10 x 10 cm em cima do bolso, em volta do tubo, para prender as miçangas e lantejoulas. Depois, prenda o material com uma borrachinha para evitar vazamentos!
- Corte as bordas dos quadrados para deixar o caleidoscópio com uma cara mais profissional. Além disso, se preferir, troque a borrachinha por alguma fita de qualidade.
-
Decore a parte de fora do caleidoscópio. Você pode usar adesivos, papel de embrulho, papel contact (só tenha cuidado com as bolhas!) ou outros materiais com ou sem estampa. Não precisa nem se limitar a tipos de papel: se quiser, cole glitter ou lantejoulas no lado de fora!
-
Use o caleidoscópio. Aproxime o tubo do seu olho, na direção de uma fonte de luz, e use o olho mágico. Gire o instrumento aos poucos e veja o que acontece: um grande show de luzes! Elas vão refletir de um lado a outro do plástico e, assim, criar padrões que mudam o tempo todo.
- Afaste o caleidoscópio do olho por um segundo, chacoalhe-o de leve e aproxime-o outra vez. Notou as diferenças? E se você chacoalhar de novo? Abuse da criatividade!
Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:
Fazendo um caleidoscópio intermediário com um espelho de acrílico e papelão
-
Corte o espelho em três partes com cerca de 4 centímetros. Use um "espelho" de acrílico ou aqueles espelhinhos baratos, que não são feitos de vidro de verdade — e, portanto, são mais fáceis de cortar.
-
Coloque as três partes do espelho uma do lado da outra, de ponta-cabeça. Deixe um espaço de 3 mm entre cada peça. Em seguida, junte as três para formar um triângulo e comece outra parte do processo.
-
Corte um pedaço de 8,5 mm de um rolo de cartolina. Use um estilete ou uma tesoura e tenha cuidado para não se machucar!
-
Faça o olho mágico. Para isso:
- Coloque uma das pontas circulares do tubo bem em cima de um pedaço de papel (de preferência, papel contact, embora cartolina e papel de embrulho também sirvam).
- Corte o material em volta do círculo e deixe uma folga e 2,5 cm para facilitar os próximos passos.
- Corte um triângulo ou círculo no meio do papel para enxergar. Depois, prenda as pontas do círculo com durex ou um pedaço de fita adesiva (a menos que você esteja usando papel contact).
-
Faça as lentes de plástico. Pegue um ou dois potinhos de plástico e faça dois círculos de canetinha usando a base do tubo. Depois, use um objeto que tenha 1,3 cm de diâmetro a mais que o tubo e contorne em volta dessas formas anteriores. Por fim, recorte os dois itens com uma tesoura. Voilà!
- Pegue um dos círculos e faça algumas entradinhas até chegar ao círculo menor para criar a primeira lente. Ele tem que ficar com a forma de uma engrenagem. Depois, pegue o outro círculo e faça cortes no contorno de fora para fazer a segunda. Coloque as duas na mesa e vire essas entradinhas para cima.
-
Monte a parte de dentro do caleidoscópio. Para começar, encaixe o espelho triangular no tubo de cartolina. Pegue uma lente e coloque-a dentro do tubo, contra as bordas do espelho e as entradinhas para cima — formando uma espécie de bolso. Depois, coloque miçangas, lantejoulas, glitter, pedrinhas ou confete em cima dela e termine com a segunda lente, com as entradinhas viradas para baixo. Por fim, prenda toda a estrutura com fita adesiva.
-
Decore o tubo. A forma mais fácil de deixar o caleidoscópio com cara de profissional é usando papel contact (mas tenha cuidado com as bolhas!). Se preferir, você pode ainda usar cartolina ou papel de embrulho e adesivos e um pouco de glitter!
- Use glitter para disfarçar os pedaços de fita que ficarem expostos. Assim, você vai deixar o caleidoscópio ainda mais legal. Só tenha cuidado ao usar cola e espere um tempinho enquanto ela seca.
-
Faça bom uso do caleidoscópio. Pronto! Agora, você só tem que colocar o instrumento contra a luz e olhar por dentro dele. A luz reflete nos espelhos e, assim, cria um efeito psicodélico. Experimente chacoalhá-lo, girá-lo bem devagar etc. Será que dá para ver a mesma imagem duas vezes?Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:
Fazendo uma versão mais avançada do caleidoscópio com um espelho de acrílico e um tubo de PVC
-
Prepare os espelhos. Corte um pedaço de espelho de acrílico em três retângulos de 20 x 2 cm com uma serra de mesa com lâmina de ponta de carboneto. Em seguida, use um aspirador de pó para tirar a serragem dos espelhos. [1] X Fonte de pesquisa
-
Prepare o tubo de PVC. Corte um tubo de PVC branco com 4 cm de diâmetro e 20 cm de comprimento com uma serra de esquadria com lâmina de ponta de carboneto. Após isso, limpe o tubo e tire todas as sujeiras e os resíduos. [1] X Fonte de pesquisa
-
Prepare a tampa do caleidoscópio. Faça um orifício de 1 cm no meio de uma tampinha de PVC com 4 centímetros. Depois, limpe o entorno dele para tirar as sujeiras. [1] X Fonte de pesquisa
-
Prepare as tirinhas de espuma. Corte um pedaço de espuma com adesivo em partes de 2,5 cm de comprimento. Você vai precisar de três tiras para fazer o caleidoscópio. [1] X Fonte de pesquisa
-
Prepare o canudinho de espuma. Compre um canudo maciço de espuma com 1,5 cm de diâmetro e corte-o em pedaços de 2,5 cm de comprimento. Você vai precisar de três pedaços para fazer o caleidoscópio. [1] X Fonte de pesquisa
-
Cole uma placa de Petri em uma das pontas do tubo de PVC. A placa de Petri tem que ter 60 x 15 mm e ser feita de plástico. Use cimento de PVC para colá-la ao tubo e tome cuidado para não passar o material em outras partes. [1] X Fonte de pesquisa
- Você pode deixar o caleidoscópio assim (com uma cara mais profissional) ou fazer desenhos no lado de dentro da placa de Petri com canetinha para deixar o instrumento colorido antes de terminar. [1] X Fonte de pesquisa
-
Junte os espelhos. Junte os três espelhos pelos lados mais longos e forme um triângulo, com as partes refletoras para dentro. Lembre-se de tirar o filme de proteção antes. Prenda as peças com durex ou outra fita adesiva transparente, de modo que as pontas formem um triângulo equilátero. [1] X Fonte de pesquisa
-
Cole as tiras de espuma nos espelhos. Tire o adesivo das três tiras e cole uma em cada lado de cada espelho (a cerca de 2,5 cm da ponta). [1] X Fonte de pesquisa
-
Coloque os espelhos dentro do tubo de PVC. Encaixe os espelhos, começando pela ponta com a espuma, no tubo de PVC. Se necessário, aperte um pouquinho. Além disso, insira os três pedaços de espuma nos espaços entre os espelhos e o tubo. [1] X Fonte de pesquisa
-
Feche a ponta do caleidoscópio. Coloque a tampa de PVC na ponta aberta do tubo e gire-a para prender tudo. Pronto! Agora, é só usar o caleidoscópio. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Coloque miçangas coloridas e brilhantes no caleidoscópio para deixá-lo mais legal.
- Você pode usar tampas de isotônicos e garrafas de 2 L no rolo de papel-toalha e no olho mágico.
- Se você não tem papel colorido para decorar, use fitas estampadas e outros materiais do tipo.
- Use cores escuras e claras e formas e tamanhos diferentes para deixar o caleidoscópio mais chamativo.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado ao mexer com o estilete e a tesoura!
- Não olhe diretamente para fontes de luzes fortes com o caleidoscópio, sobretudo o sol, ou você pode danificar a visão.
- Se você for fazer o caleidoscópio avançado, peça ajuda a alguém com experiência para manusear determinados equipamentos mais pesados. Não ponha a sua segurança em risco.
Publicidade
Materiais Necessários
Fazendo um caleidoscópio simples com uma chapa de plástico
- Tubo de cartolina com 20 cm de comprimento.
- Chapa de plástico transparente.
- Régua.
- Canetinha.
- Estilete.
- Pedaço de cartolina preta com 10 x 10 centímetros.
- Pedaço de papel filme com 10 x 10 centímetros.
- Pedaço de papel vegetal com 10 x 10 centímetros.
- Tesoura.
- Elástico.
- Durex ou outra fita adesiva transparente.
- Materiais de decoração.
- Papel colorido (opcional).
Fazendo um caleidoscópio intermediário com um espelho de acrílico e papelão
- Rolo de papel toalha.
- Fita adesiva.
- Miçangas, glitter, pedrinhas etc.
- Papel de decoração (contact, de embrulho etc.).
- Tesoura ou estilete.
- Espelho de acrílico.
- Potinho de plástico.
Fazendo uma versão mais avançada do caleidoscópio com um espelho de acrílico e um tubo de PVC
- Espelho de acrílico.
- Tubo de PVC.
- Tampinha de PVC.
- Canudinho maciço de espuma.
- Tirinhas de espuma com adesivo.
- Placa de Petri de plástico.
- Cimento de PVC.
- Serra de mesa.
- Serra de esquadria.
- Aspirador de pó.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 68 977 vezes.
Publicidade