PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quando se está planejando um vídeo, o primeiro passo é fazer um storyboard para que você possa trazer um script a vida e apresentá-lo para outra pessoa. Um storyboard é uma série de miniaturas que mostra o desenrolar de um vídeo, ilustrando as cenas-chave — como será o ambiente, quem estará presente e quais ações acontecerão. Ele é muitas vezes usado como demonstração de cenas de filmes, vídeos de música, produção de TV e mais e podem ser criados a mão ou usando um meio digital. Continue lendo para aprender como mapear a sua história, ilustrar os quadros-chave e refinar seu storyboard.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mapeando a história

PDF download Baixe em PDF
  1. Estabelecer os parâmetros de tempo e lugar da sua história e decidir a ordem cronológica de acontecimento dos eventos é a melhor maneira de organizar sua história para que você possa trazê-la a vida. Se sua história não for completamente linear (ou seja, tiver flashbacks, flash forwards, mudanças de perspectiva, resultados alternativos, múltiplas linhas do tempo, viagem no tempo e assim por diante), você ainda deve criar uma linha do tempo da narrativa.
    • Faça uma lista dos eventos principais da história na ordem que eles serão contados. É assim que eles aparecerão na tela.
    • Se você estiver fazendo o storyboard de um comercial, determine quais cenas acontecerão e a sua ordem.
  2. Um storyboard deve dar a quem está vendo uma ideia de como a história se traduzirá no vídeo. A ideia não é tentar recriar a experiência inteira usando uma animação, mas demonstrar as partes-chave que irão captar a atenção do espectador. Pense bem na sua história e faça o brainstorming de uma lista de momentos chave que você deseja ilustrar no storyboard.
    • Escolha cenas que mostrem o desenvolvimento da trama do início ao fim.
    • Também é importante mostrar as reviravoltas. A qualquer momento que tiver uma reviravolta, ou mudança importante da trama, você deve incluir esse momento no storyboard para que sua história siga o fluxo.
    • Você também pode querer mostrar as mudanças na ambientação. Se a história começa em uma cidade e vai para outra, certifique-se de que isso está claro em suas ilustrações.
    • Se você estiver fazendo o storyboard de um comercial, o processo é igual: pegue as imagens principais que representarão o fluxo e direção do vídeo do começo ao fim. Como regra geral, tenha em mente que para um comercial comum de 30 segundos, um storyboard não deve ter mais de 15 quadros. Faça dois segundos por quadro, em média.
  3. Um storyboard pode ser incrivelmente detalhado, com ilustrações mostrando cada tomada. Se você estiver nos estágios preliminares de um filme de longa metragem, você terá que cobrir muitas coisas ainda para fazer o detalhamento agora. Porém, você pode eventualmente dividir o filme em cenas individuais, com um storyboard separado para cada uma delas. Isso permite a criação de uma representação bastante detalhada da progressão das cenas individuais e é útil para manter a organização durante a produção. [1]
    • Se você estiver trabalhando em um filme e for dividi-lo em tomada por tomada, crie o que se chama de lista de tomadas. Para cada tomada na lista, você precisará pensar na composição dela e nos demais detalhes envolvidos durante a filmagem.
    • Lembre-se que a ideia do storyboard é trazer clareza visual e deixar todo mundo com a mesma visão. Não é para ser um trabalho de arte. Use uma abordagem prática no nível de detalhes que você escolher para os eu storyboard. Você não quer que a pessoa fique perdida tentando interpretar suas ilustrações em vez de enxergar o todo.
    • Um bom storyboard será facilmente entendido por qualquer pessoa que o veja. Potencialmente, um diretor, cameraman, seletor de cenas, ou até mesmo um especialista em objetos de palco (para citar alguns) podem usar o storyboard como referência, guia e direção.
  4. Agora que você sabe quais cenas principais você quer mostrar, pense como mostrar a ação em cada ilustração. Veja sua lista de cenas e escreva uma descrição dos elementos mais importantes de cada uma. Isso ajudará a determinar o que desenhar exatamente em seu storyboard.
    • Por exemplo, você pode querer ter uma célula que mostre uma conversa entre dois personagens principais. O que precisa ser passado nessa imagem? Os personagens estão lutando, sorrindo, ou indo para um determinado lugar? Algum tipo de ação deve acontecer em cada desenho.
    • Leve em consideração o ambiente também. É importante ter uma certa paisagem no plano de fundo por trás dos personagens?
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Projete o storyboard

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode desenhar um modelo de storyboard básico a mão, dividindo uma cartolina em quadros vazios com o mesmo tamanho usando um lápis e uma superfície reta. A configuração deve parecer semelhante a de um quadrinho, com linhas de células quadradas que mostrem como a cena ficará na tela. Se você preferir, pode usar o Adobe Illustrator, storyboardthat.com, Microsoft PowerPoint, Amazon's Storyteller, ou inDesign para criar um modelo de storyboard no formato vertical, ou horizontal.
    • O tamanho das células deve ser desenhado levando em conta a taxa de aspecto do vídeo finalizado, como 4:3 para uma tela de TV ou 16:9 para um filme de cinema. Você pode comprar folhas específicas com essas dimensões. [2]
    • Um modelo de storyboard para publicidade deve ser composto de quadros retangulares nos quais você irá inserir os desenhos. Se quiser inserir legendas, deixe espaço para escrever as descrições do vídeo. Também deve haver uma coluna para o áudio, onde você irá incluir o diálogo e quaisquer sons ou música.
    • Se você se encontrar fazendo o storyboard para mais de um projeto, ajuda ter uma boa mesa digitalizadora da Wacom™, para que você possa fazer o storyboard direto no Photoshop.
    • Se você não quiser desenhar as imagens, você pode contratar um artista para fazer os desenhos. Você descreverá o que acontece em cada quadro e dará ao artista um script impresso para trabalhar. Ele dará a você os quadros em preto e branco, ou coloridos, para que você coloque em ordem sequencial.
  2. Comece a dar vida as cenas fazendo os esboços que você mapeou no modelo feito. Esse é apenas um rascunho, então não se preocupe em deixá-lo perfeito. Conforme você esboça cada cena, mexa com os seguintes elementos, apagando e desenhando novamente conforme necessário:
    • Composição (iluminação, primeiro plano/plano de fundo, paleta de cores, etc.).
    • Ângulo da câmera (alto ou baixo).
    • O tipo de tomada (amplo, close-ups, sob os ombros, em movimento, etc.). [3]
    • Adereços (objetos no quadro).
    • Atores (pessoas, animais, sofá falante, etc. qualquer coisa que possa agir, em vez de receber uma ação).
    • Efeitos especiais.
  3. Abaixo de cada célula, coloque a descrição do que está acontecendo. [4] Inclua o diálogo (se houver). Adicione informações sobre o tempo de duração da tomada. Por fim, numere as células para que elas sejam fáceis de referenciar quando estiver discutindo o storyboard com outras pessoas.
  4. Assim que tiver identificado os pontos-chave do assunto e tiver feito o desenho de cada quadro, revise seu trabalho e faça as mudanças finais. Esteja certo de que cada célula mostre a ação que você deseja passar. Mexa nas descrições e no diálogo se necessário. É uma boa ideia pedir para outra pessoa revisar seu storyboard para garantir que ele está bem fluído e que não está confuso. [5]
    • Adicione cores. Se estiver criando um storyboard para propaganda, isso ajudará a destacar suas ideias.
    • Lembre-se que não é necessariamente importante que os desenhos pareçam realistas, ou perfeitos. Dependendo do público alvo, simples bonequinhos de palito podem ser o suficiente. Na maioria dos casos, os storyboards não precisa ser perfeitos, só precisam fazer sentido para a equipe.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Refinando seu storyboard

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora as ilustrações em seu storyboard não precisem parecer criadas por um profissional, há certos truques artísticos que você pode usar para deixar as imagens com aparência de cenas de filme. Isso não é obrigatório, mas pode ajudar as pessoas com as quais você está trabalhando a visualizar a tomada mais claramente. [6]
    • Em vez de desenhar todos os seus personagens como se eles estivessem na mesma linha horizontal, coloque-os em perspectiva. Coloque um deles um pouco mais distante da câmera e alguns mais perto. Os que estão mais longe da câmera devem parecer menores, com seus pés mais acima na página e aqueles mais próximos devem parecer maiores, com os pés mais abaixo na página.
    • Quando chegar a hora de traduzir o storyboard para o filme, você terá uma ideia muito melhor de como dirigir a tomada.
  2. Conforme você cria o storyboard do seu filme, pense nos motivos para fazer cada corte para uma nova cena. Avançar a história tem mais coisa envolvida do que apenas pular para o próximo ponto da trama; você precisa dar um motivo para os personagens fazerem o que fazem. As motivações do storyboard para seus cortes ajudarão você a descobrir como criar tensão e manter a história em movimento quando for a hora de fazer o filme.
    • Por exemplo, se você quiser fazer o corte de um cômodo para o outro, ponha um personagem no primeiro cômodo olhando para a porta porque ele ouviu um barulho.
    • Isso ajudar com a continuidade da história e mantém a atenção do espectador.
  3. O seu storyboard pode ser uma ferramenta extraordinária quando você estiver ajustando suas tomadas e estiver dirigindo seu filme. No entanto, confiar somente nele pode lhe deixar muito preso. Conforme você faz o seu filme, você irá ter ideias para certas tomadas que você não pensou antes. Permita-se sair um pouco do storyboard, ou pelo menos modificá-lo, para que o processo de criação do filme seja mais orgânico. [7]
    • Lembre-se de aceitar as opiniões dos outros conforme as coisas se desenrolam, principalmente se estiver trabalhando com uma talentosa equipe de produção. Um storyboard deve ser feito para poder ser editado e modificado e ele pode ser melhorado por ideias que você não teve.
    • A maioria dos diretores de filmes tem um estilo diferente quando o assunto é o storyboard. Alguns mapeiam cada detalhe, enquanto alguns o utilizam apenas como um guia geral.
    Publicidade

Dicas

  • Se você não souber desenhar, há programas que permitem a criação de storyboards apenas arrastando e soltando objetos de uma biblioteca de gráficos prontos.
  • Os storyboards tem outras utilidades além do planejamento de vídeos, como ilustrar uma sequência de ações, ou projetar sites complexos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Folhas de papel.
  • Folhas para storyboard.
  • Suprimentos para desenho.
  • Editor de imagens.
  • Scanner.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 95 412 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade