PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você gostaria de saber como são criados filmes como "Wallace e Gromit" ou aqueles curtas divertidos da LEGO on-line, sua busca terminou. Embora criar animações em stop motion não seja difícil, é demorado e repetitivo. Desde que você seja paciente, esse será um hobby fantástico que pode até se transformar em uma carreira. É uma maneira divertida de aprender para todos. Esperamos que você goste!

Método 1
Método 1 de 2:

Usando softwares de stop motion

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode usar uma de melhor qualidade se tiver, mas uma webcam barata funciona bem, por incrível que pareça. Compre uma com anel de foco manual para que você possa ajustar esse recurso de modo a obter closes nítidos. Você pode encontrar bons webcans a preços justos na internet.
    • Prenda a webcam a seu dispositivo. Para usá-la com um aparelho móvel, você provavelmente precisará comprar um cabo e instalar um aplicativo que permita a você usar webcams.
    • Alguns dos softwares recomendados abaixo só funcionarão com webcams ou certas câmeras. Verifique a compatibilidade antes de gastar seu dinheiro.
  2. Você pode instalá-lo em praticamente qualquer dispositivo, embora os notebooks e aparelhos móveis sejam os mais fáceis de transportar por seu set de gravação. Muitos programas de stop motion têm um período de testes gratuito, portanto você pode experimentá-los antes de comprar. Leia os termos de uso primeiro, pois o trial pode restringir suas opções ou cobrir suas imagens com uma marca d'água. Seguem algumas sugestões:
    • Para Mac: iStopMotion, Boinx, Dragon Frame
    • Para Windows: I Can Animate 2 (recomendado para crianças) , iKITMovie ou Stop Motion Pro. O Windows Movie Maker é uma opção com menos recursos, mas pode já estar no seu computador.
    • Para iPhone ou iPad: Frameographer, Stopmotion Cafe
    • Para dispositivos Android: Clayframes, Stopmotion Studio
  3. Algumas boas escolhas incluem massinha, arame, LEGO ou bonequinhos de blocos de montar semelhantes. Seja criativo; você pode usar quase qualquer objeto para fazer seu filme.
    • Comece com um projeto pequeno, como uma laranja se descascando. Um segundo de filme pode exigir de 18 a 24 fotos, portanto você praticará bastante com algo desse tipo.
    • Você pode desenhar em um quadro-branco ou em uma pilha de papel, alterando um pouco o desenho a cada quadro. Se for fazer assim, monte um suporte estável para sustentar os desenhos, de modo que não haja movimento acidental.
  4. Você pode usar qualquer luz, desde que ela não mude de brilho ou tremule. Pode ser necessário bloquear a luminosidade externa usando cortinas ou persianas se as nuvens ou outras sombras em movimento estiverem causando mudanças na iluminação.
    • Algumas lâmpadas demoram um tempo para atingir a luminosidade completa. Deixe-as ligadas para aquecerem enquanto você se prepara.
  5. Monte o primeiro quadro em um local sem vento ou movimento no fundo. Todas as peças devem ficar de pé sozinhas, pois se uma cair durante a gravação, pode demorar um bom tempo até que ela fique na posição exata de novo.
    • Se um boneco estiver se inclinando ou ameaçando cair, prenda-o à superfície usando massa adesiva.
  6. Leve-a junto com o dispositivo ao local onde você gravará. Conecte a webcam ou câmera ao aparelho, abra o software e confirme que ele pode "ver" a imagem da webcam. Depois de resolver todos os problemas, coloque a câmera sobre um tripé ou cole-a firmemente com fita para evitar o movimento. Caso ela trema quando você tirar fotos, o filme parecerá caótico e não terá continuidade.
  7. Tire uma fotografia dos objetos ou bonecos na posição inicial. Mova-os pouco a pouco a cada vez e tire outra foto após cada movimento. Você pode mover uma peça por vez, como um braço acenando, ou fazer vários movimentos de uma vez só, como em uma caminhada mais fluida que envolva os braços e as pernas ou vários objetos se mexendo em uma cena agitada. Tente mover um objeto mais ou menos a mesma distância a cada vez.
    • Antes de tirar cada foto, veja se o item está bem focalizado. Pode ser necessário desabilitar o autofoco da câmera. Caso esteja usando uma webcam, gire o anel de foco com a mão.
  8. Toda vez que você tirar uma fotografia, um quadro deverá aparecer no programa de stop motion. Esses quadros são colocados em fileira para formar uma faixa do filme, geralmente perto da parte inferior da tela. Você poderá passar entre os quadros ou reproduzir um vídeo para ter uma ideia de como o filme ficará. Não se preocupe, pois o resultado será mais fluido.
    • Se cometer um erro, é só apagar o quadro que acabou de produzir e tirar outra foto.
  9. Essa função bastante útil é uma das razões principais para se usar um software próprio para stop motion em vez de um editor gratuito de filmes. Com ela habilitada, o quadro anterior aparece como uma imagem fraca na tela, sobrepondo a imagem que a câmera vê; dessa maneira, você pode arrumar os objetos com precisão, vendo exatamente quanto eles se moverão na tela. Caso derrube um boneco ou cometa um erro e precise tirar alguns quadros de novo, o "Onion Skin" torna mais fácil retornar à cena antiga alinhando os bonecos com a imagem fraca.
    • Se não conseguir encontrar esse recurso, procure por uma seção de Ajuda ou Tutorial, ou visite o site dos desenvolvedores do programa.
  10. Continue movendo e fotografando até que a cena esteja terminada. Salve seu trabalho com frequência e deixe tudo no lugar depois que terminar, para o caso de precisar tirar algumas fotos de novo.
    • Não há necessidade de terminar a cena de uma só vez. Fazer pausas regulares ajudará a tornar o processo prazeroso, em vez de penoso.
  11. Se você duplicar um quadro, ele ficará na tela por um pouco mais de tempo antes de se mover. Como regra geral, atenha-se a uma ou duas cópias de cada quadro. De vez em quando, coloque de seis a oito cópias entre os movimentos para que um objeto pause antes de mudar de direção ou começar um novo movimento. Assim, a cena ficará mais natural e sua animação será menos frenética e mais confortável para os olhos.
    • Caso não saiba como fazer isso, procure por instruções para o seu software específico.
  12. Você agora pode salvar o projeto como um arquivo de vídeo e mostrá-lo a seus amigos. Se quiser, pode abri-lo em um programa de edição de vídeo e adicionar música, efeitos sonoros e efeitos especiais.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando editores de vídeo gratuitos

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você já tenha um software de edição de vídeo que veio com seu computador e uma câmera ou celular que possa tirar fotos digitais. Se esse for o caso, você pode passar direto para esse método. No entanto, o processo real de gravação e edição pode ser longo e difícil. Se quiser fazer algo com mais de um minuto ou dois, experimente o método com programas de stop motion descrito acima.
    • Tudo o que você precisa para o método mais fácil apresentado acima é de um período de testes gratuito do software e de uma câmera barata.
  2. A maioria dos softwares de edição de vídeo gratuitos vai servir. Seguem algumas opções cobertas por esse guia e que você pode encontrar on-line:
    • Para Mac: iMovie (vem pré-instalado em alguns Macs)
    • Para Windows: Virtual Dub, Windows Movie Maker (não suporta esse tipo de vídeo oficialmente, mas às vezes funciona. Vem pré-instalado na maioria dos Windows)
  3. Encontre uma área sem sombras que se movam, luz que trema ou movimento de fundo. Coloque os objetos que quiser, mantendo os menos firmes no lugar com fita dupla face ou massa adesiva.
    • A animação em stop motion é demorada de se fazer. Comece com uma ideia curta e simples, como um pedaço de papel se amassando e pulando para uma lata de lixo.
  4. Você pode usar qualquer câmera, celular ou tablet que tire fotografias digitais. Coloque o aparelho sobre um tripé ou suporte, ou cole-o com fita. Ele deverá ficar bem estável, ou o filme sairá confuso e estranho.
  5. A ideia básica é simples: tire uma foto, mova o objeto um pouquinho e tire outra. Veja como a imagem ficou e tire mais uma foto, se houver erros. Você pode tirar duas ou três fotografias de cada posição, só para garantir.
    • Os objetos devem ficar bem focalizados. Se a sua câmera ficar o tempo todo ajustando a distância do foco, talvez seja necessário desabilitar o autofoco e configurá-lo manualmente.
    • Mova-o a mesma quantidade a cada vez.
  6. Salve-as em um local fácil de lembrar e deixe os nomes dos arquivos como estão. Eles deverão estar numerados para ficarem em ordem.
    • Caso esteja usando um aplicativo como o iPhoto, faça um novo álbum primeiro para manter essas fotos separadas das outras.
  7. Abra o software de edição e importe a pasta contendo as fotos tiradas. Essa opção geralmente fica sob "Arquivo" no menu superior ou no local descrito abaixo:
    • iMovie: veja se você está no modo Linha do Tempo. Para importar as imagens, clique no botão Fotos e escolha seu álbum.
    • Virtual Dub: File Open Image Sequence . Selecione a primeira imagem no seu álbum, e o Virtual Dub importará automaticamente todas as outras que se seguirem na ordem numérica (ex.: DCM1000, DCM1001, DCM1002).
    • Windows Movie Maker: não importe até definir a duração da imagem, como descrito abaixo.
  8. Ela determina quanto tempo cada foto aparecerá na tela, e funciona de maneira um pouco diferente em cada programa:
    • iMovie: ao selecionar as fotos, você precisará colocar um valor de tempo. Experimente 0:03 (três centésimos de segundo) para um vídeo rápido e fluido, ou 0:10 para um ritmo mais relaxado, porém aos trancos.
    • Virtual Dub: Video Frame rate . 25 FPS (quadros por segundo) é um valor bem fluido e rápido, enquanto um filme de cinco a dez quadros por segundo move-se de modo mais lento e aos solavancos.
    • Windows Movie Maker: {{button|Ferramentas} → Opções Avançado Opções de Imagem . Coloque uma duração (experimente 0,03 ou 0,10). Você agora pode carregar suas imagens para o storyboard.
  9. A maioria dos softwares de edição de vídeo permite a você adicionar uma trilha sonora, título, créditos e efeitos especiais. Você pode brincar com eles se quiser ou fazer um filme silencioso. Salve com frequência durante o trabalho.
    • iMovie: adicione os diálogos movendo a cabeça de reprodução (seta para baixo) até um quadro e clicando em Áudio Gravar . Para a música, arraste uma canção ou efeito sonoro do iTunes até a faixa de áudio do iMovie.
    • O Virtual Dub não tem esses recursos. Depois de exportar, você pode abrir o arquivo de vídeo em outro programa e fazer essas alterações.
  10. Para assisti-lo, abra o arquivo de vídeo e aproveite seu primeiro projeto em stop motion!
    • Virtual Dub: File Save as AVI . Suas imagens agora são uma sequência de filme pronta para ser editada em outro programa, como o Windows Movie Maker, o Sony Vegas ou o Adobe Premiere.
    Publicidade

Dicas

  • Caso esteja desapontado com a velocidade em que seu programa pode animar, experimente exportar o projeto como arquivo de vídeo, importá-lo novamente e então usar um efeito como o da velocidade dupla. Faça essas mudanças antes de adicionar o áudio.
  • Para um projeto maior com várias cenas, salve cada uma como um filme separado. Depois de completá-las, você pode importar todas para o filme final.
  • Quanto mais fotos você tiver, mais fluido será o vídeo resultante.
  • Para reduzir os tremidos e criar uma animação mais fluida, coloque o balanço de branco e as configurações de exposição da sua câmera no modo manual, de modo que elas não se alterem a cada foto.
  • Se estiver usando esculturas de massinha, experimente colocar arame dentro delas para ajudar você a movê-las mais facilmente.
  • Caso os objetos tenham membros que se movam, você precisará ter uma forma de mantê-los em uma posição sem segurá-los. A massa adesiva ou a fita adesiva enrolada funcionam bem para esse propósito.
  • Se o seu computador for um pouco lento e você tentar pré-visualizar seu vídeo no estágio de edição, o filme pode pular quadros ou ficar preso em um. Depois de salvo, o vídeo deverá fluir bem.
  • Ao começar, tire fotos dos rostos dos personagens para mostrar enquanto eles estiverem falando. Esse recurso apressará o processo e ficará bem na tela.
  • Para fazer um objeto voar, como um pássaro ou pterossauro de brinquedo, prenda um barbante transparente a ele. Segure-o no ar a cada quadro em que quiser que ele voe. Duas pessoas devem trabalhar nesse processo.
  • A câmera deverá ser compatível com o software que você estiver usando. Caso o programa não consiga encontrar seus arquivos, talvez seja necessário baixar um software diferente para produzir o filme.
  • Planeje a velocidade antes de adicionar o áudio.
Publicidade

Avisos

  • Fique fora do caminho da fonte de luz ou posicione-a de modo a não criar sombras que mudem a cada quadro sobre sua animação.
  • Esse projeto é longo. Faça pausas para evitar ficar entediado ou frustrado e anote onde parou para que possa continuar da próxima vez.
  • Uma câmera em alta resolução criará arquivos grandes, o que pode sobrecarregar seu computador. Se você já tiver tirado as fotos em alta resolução, pode reduzir o tamanho delas em lotes usando o PhotoShop ou programas de compressão de imagens. É melhor manter cada quadro com menos de 500 KB, a menos que você esteja usando um software profissional.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Câmera digital;
  • Monopé, tripé ou outra maneira de deixar a câmera estável;
  • Programa de stop motion ou outro software de edição de vídeo;
  • Bonequinhos e materiais para montar o cenário;
  • Uma lâmpada ou duas para garantir uma boa iluminação.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 153 933 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade