Baixe em PDF Baixe em PDF

Barracas são divertidas para crianças e adultos. Elas podem ser usadas para brincar de casinha ou contar histórias e são ótimos cantos de leitura, meditação, ou só um esconderijo quieto. Você pode fazer uma barraca temporária simples ou uma área coberta mais permanente, dependendo do tempo e materiais disponíveis.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo barracas temporárias

Baixe em PDF
  1. Esse é um tipo de barraca que você terá que desmontar no final do dia ou alguns dias depois. Junte alguns móveis, coloque um tecido em cima, como um lençol grande, e use almofadas para fazer peso fora do lençol.
    • Uma opção é juntar cadeiras com o assento virado para fora, estender o lençol por cima dos encostos, e colocar almofadas ou livros em cima das partes que ficaram nos assentos.
    • Para uma barraca maior, use prendedores de papel para juntar um lençol a outro.
  2. Para uma barraca simples, amarre um barbante entre dois pontos firmes. Estenda um lençol em cima dele para criar uma barraca em formato de A. Coloque algumas almofadas embaixo e está pronta. [1]
    • Para outra opção, coloque um varão embaixo do tecido e use um pedaço de linha em cada ponta para pendurar no teto.
  3. Encontre uma toalha de mesa que vá até o chão e estenda em cima da mesa para criar a barraca. Para entrar nela, se abaixe perto de uma lateral e entre. Caso queira uma porta mais permanente, prenda uma parte para cima. [2]
    • Crie sua própria toalha para barraca cortando um pedaço de tecido um pouco maior que a superfície da mesa, e costure ou cole uma saia que fique ao redor de toda a mesa, deixando uma abertura em um lado. Faça bainha no tecido para fazê-lo durar mais tempo, ou use um tecido que não desfia, como fleece.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Criando barracas permanentes móveis

Baixe em PDF
  1. Pegue quatro ripas de madeira com 120x5x2,5 cm e meça e marque 15 cm a partir do topo. Faça um furo com 1,8 cm de largura no ponto marcado e insira uma cavilha de madeira por todos os furos. [3]
    • Você deve ficar com duas peças de madeira em cada ponta da cavilha. Em cada ponta, abra as duas peças em direções opostas para criar a forma de A.
    • Costure argolas de elástico nos cantos de um lençol de casal, estenda por cima da estrutura e passe o elástico na ponta de cada peça de madeira para segurar no lugar.
  2. Esse material é leve e barato. Você só precisa comprar canos e conectores suficientes para fazer um cubo grande, ou uma forma de A ou de casa, do tamanho que quiser. Corte os canos para deixá-los menores, se precisar. Para finalizar, estenda um lençol em cima da estrutura. [4]
    • Para ajudar o lençol a ficar no lugar, crie bolsos na peça e enfie-os em duas das bordas inferiores.
    • A melhor parte desse tipo de barraca é que você pode desmontá-la. Ela é leve e fácil de transportar.
  3. Compre seis varões na altura desejada, faça furos neles a cerca de 30 cm a partir do topo, passe uma linha por todos eles e junte-os. Posicione-os em um formato de tenda e amarre uma corda ao redor para estabilizar a forma na parte de cima. [5]
    • Para fazer o tecido, meça a distância em que espalhou a tenda. Meça na parte de baixo de um dos triângulos e cada lado até onde quer que o tecido vá. Corte triângulos de tecido do mesmo tamanho, com alguns centímetros extra em cada lado para a costura.
    • Faça um triângulo para cada um dos cinco lados. Costure os triângulos e faça bainha na parte de baixo. Costure uma tira na parte de cima para amarrar na frente. Costurar tiras no interior também ajuda na hora de amarrar o tecido à estrutura. Coloque o tecido em cima da estrutura e amarre no lugar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando barracas permanentes na sua casa

Baixe em PDF
  1. Comece com um bastidor de plástico pequeno. Tire a parte interior e desparafuse a exterior. Insira dois painéis de cortina, cada um com 1,1 m, virados para fora. [6]
    • Para pendurar, amarre uma fita de 1,5 cm em cada lado do bastidor, onde as cortinas se encontram, amarre um nó ou laço acima, e pendure em um gancho no teto.
  2. Esse material é um tubo de plástico flexível que pode ser encontrado em lojas de ferragens e materiais de construção. Você precisará de um cano de 1,5 cm de diâmetro e um conector da mesma medida, além de um painel de cortina comprido. [7]
    • Corte cerca de 35 cm da parte de baixo da cortina. Caso a parte de baixo não tenha um “bolso”, costure ou use cola para tecido para criar uma. Costure ou use cola para tecido para prender o tecido na parte de cima da cortina (o lado sem bainha), deixando o bolso superior aberto.
    • Passe o cano na abertura original da cortina, feche com o conector, passe uma linha pelo bolso que criou, amontoe o tecido, e amarre a linha em um nó ou laço. Por último, pendure no teto com um gancho.
  3. Caso tenha um cantinho livre na sua casa, use uma haste de tensão com a largura do canto para fazer uma barraca. Você também precisará de um calço de madeira plana um pouco menor que o canto, além de alguns parafusos e uma furadeira.
    • Pegue um tecido largo o suficiente para o canto e comprido o suficiente para ir da frente para trás e até o chão. Decida onde vai colocar o calço na parede; ele deve ficar mais alto que a haste de tensão na frente, o que será a altura da barraca.
    • Corte o tecido em duas partes de forma que uma seja comprida o suficiente para ir do calço até a haste, com centímetros de sobra em cada lado. A outra parte deve ser comprida o suficiente para alcançar o chão a partir da haste de tensão, com tecido sobrando em cada lado.
    • Cole ou faça bainha nos três lados da peça superior, mas deixe a parte de cima sem costura. Na borda inferior, faça três voltas no lado de baixo do tecido, espalhadas pelo tecido. Cole a borda superior ao calço e parafuse na parede com o tecido virado para ela. No tecido inferior, faça bainha nos três lados (parte de baixo e as duas laterais). Faça um bolso com a borda superior. Passe a haste de tensão por uma volta do tecido e empurre o bolso do outro tecido. Puxe as duas últimas voltas e pendure a haste.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 600 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade