PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todos os estudantes, universitários ou não, precisam escrever redações, artigos e outros textos de opinião de vez em quando. Para isso, eles precisam de uma tese — um tema ou uma frase central que resuma o tema em pauta. Para pensar nela, responda a uma pergunta específica e faça uma pesquisa para saber se há dados comprobatórios suficientes.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entendendo o tema

PDF download Baixe em PDF
  1. Determine o tipo, o tamanho, o formato, o objetivo, os parâmetros e a estrutura do texto. De qualquer forma (se ele é mais específico ou mais geral), o primeiro passo é pensar em uma pergunta à qual a tese possa responder. [1]
    • Pense no tema geral do trabalho e no que o professor quer que os alunos escrevam. Depois, transforme-o em uma pergunta para você responder. [2]
    • Por exemplo: se tem que escrever uma redação explicando os benefícios de se usar o cinto de segurança em um carro, transforme o tema em uma pergunta.
    • Nesse caso, o tema seria “Quais são os benefícios de se usar o cinto de segurança?”.
    • A resposta a essa pergunta é o início da sua tese.
  2. As teses de qualidade são concisas e trazem um ponto de vista relevante para o assunto em questão. Pense em uma frase clara e um posicionamento “defensável”. Você quer discutir, explicar, descrever, contrastar ou analisar um material? [3]
    • A sua tese vai ficar melhor se já souber que tipo de texto que escrever — seja sobre o fim da escravidão no Brasil ou Dom Casmurro , por exemplo.
    • Uma boa tese sempre responde à pergunta. Ela é a sua interpretação do assunto e deve incitar discussões com os leitores.
    • A tese também tem que expressar uma ideia principal a ser desenvolvida ao longo do texto.
  3. Faça uma pesquisa prévia sobre o tema para desenvolver o seu ponto de vista. Escolha algo do seu interesse.
    • Seja um tema mais amplo, como uma análise de Dom Casmurro , ou algo mais específico, como os benefícios do cinto de segurança, assuma um lado e defenda-o com clareza.
    • Separe o tema em um argumento do qual você consiga falar de forma clara. No exemplo dos benefícios do cinto de segurança, você pode explorar vários pontos de vista: algo mais amplo, como a redução no número de mortes no trânsito desde que a lei obrigou os motoristas e passageiros a usarem o cinto, ou mais específico, como as leis de uso do cinto de segurança no banco de trás. Tudo isso delineia melhor a tese.
    • Estude vários pontos de vista antes de tomar a sua decisão. O seu argumento pode ser que os cintos de segurança não protegem tanto os passageiros — embora seja mais difícil defender essa posição, já que existem diversas informações que a contestam. Nesse caso, diga que a tecnologia dos cintos não foi aprimorada em determinado período de tempo. Depois, busque mais dados e informações sobre outras medidas de segurança no trânsito que progrediram mais.
    • Se o tema é ainda mais amplo, como uma análise de Dom Casmurro , você tem que pensar em um ângulo do qual possa falar do livro. Por exemplo: como era a sociedade brasileira no fim do século XIX.
    • Adapte o tema de acordo com o tamanho do texto. Se ele deve ser mais longo, explore o assunto de forma mais ampla; se é mais curto, seja mais específico.
  4. Essa é uma ótima forma de pensar em uma tese adequada.
    • Por exemplo: “Quais são as consequências dos temas de Dom Casmurro no mundo real?”.
    • Comece com a seguinte conclusão: “A transição da sociedade escravagista para moderna mostrada em Dom Casmurro levou a uma série de alterações no funcionamento do Brasil”. Essa ainda não é a tese, já que não está tão formulada, mas pode ser um ponto inicial.
    • Lembre-se de assumir uma posição que as pessoas sensatas possam discutir. Não quer dizer que você precisa ter uma opinião controversa, mas sim que deve ser capaz de criar uma conversa a partir da tese.
  5. Se você tivesse que definir a sua ideia em poucas palavras, quais seriam?
    • Nesse ponto, você já assumiu um ponto de vista, mas ainda não formulou um argumento sólido.
    • Depois de pensar na sua ideia, pesquise e veja se há informações suficientes para defendê-la.
    • Você pode pesquisar estatísticas do uso de cintos de segurança e descobrir que não há informações suficientes sobre as melhorias nesse recurso — ou até que não há dados o bastante para pensar em contra-argumentos. Busque dados específicos sobre cintos da frente e de trás até achar algo que dê para desenvolver mais a fundo.
    • A seguir, escreva algumas frases diferentes para defender o seu ponto de vista. Por exemplo: “Os passageiros do banco de trás devem usar o cinto de segurança o tempo todo” e “Não usar o cinto de segurança aumenta o risco de acidentes sérios e fatais em x  %”.
    • Se você for escrever de um tema mais amplo, como uma análise de Dom Casmurro , pode ser que o seu argumento seja hipotético demais e que não haja uma correlação factual entre o contexto da obra e a sociedade real. Nesse caso, encontre outros dados ou mude de argumento.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Coletando informações e ideias

PDF download Baixe em PDF
  1. Antes de começar a escrever a tese — e descobrir se vai ou não ter dificuldade para defendê-la ao longo do texto —, busque algumas fontes de informação legais.
    • Se decidir defender a tese de que os passageiros do banco de trás também têm que usar o cinto de segurança, encontre referências com dados e estatísticas comprobatórios, como livros e artigos.
    • Se for escrever sobre o preconceito social e racial na sociedade de Dom Casmurro , fale sobre o período histórico que o Brasil vivia na época e use fontes e referências com dados do período.
  2. Essa frase deve ser completa, com sujeito e verbo, e não pode ser uma pergunta ou um anúncio (como “Neste artigo, pretende-se...”).
    • Depois de colher as informações necessárias, é hora de você voltar a ler o que já escreveu e ver se precisa fazer mudanças, como um novo ângulo ou opinião.
    • Você pode notar que a frase “Os passageiros do banco de trás devem usar o cinto de segurança o tempo todo” já não é suficiente para comprovar a tese, mesmo que seja um argumento sólido.
    • A pergunta “Quais são os benefícios de se usar o cinto de segurança?” ainda precisa de resposta. Releia a sua pesquisa em busca de dados específicos que comprovem a afirmação.
  3. Ela não pode ser uma afirmação simples, e sim incluir provas que atestem a sua opinião e esclareçam as dúvidas de quem ler. [4]
    • Embora “Os passageiros do banco de trás devem usar o cinto de segurança o tempo todo” expresse a sua opinião, a frase não gera um argumento refutável.
    • Seja específico em relação a “por quê” e “o quê”. “Devido ao fato de que x  % dos passageiros que não usam o cinto de segurança são arremessados dos carros durante acidentes e acabam perdendo a vida, essas pessoas deveriam ser obrigadas a usar o cinto o tempo todo” é um bom exemplo para justificar a tese.
    • O mesmo vale para uma análise ou um texto de opinião. “A transição da sociedade escravagista para moderna mostrada em Dom Casmurro levou a uma série de alterações no funcionamento do Brasil” não fala exatamente de uma interpretação específica da obra. Nesse caso, use “O preconceito ainda existente na sociedade pós-escravidão impediu que muitos afrodescendentes conseguissem empregos e, portanto, levou muitos deles de volta às senzalas”. Essa frase é mais clara e também passa do teste do “E daí?”, já que você usou um ponto de vista polêmico para interpretar a obra.
  4. Determine se ela inclui palavras que tenham a ver com o tema e a sua opinião, mas que não mudem de foco.
    • É bom ser mais específico com a tese, mas você pode acabar se perdendo ao tentar incorporar tudo o que quer dizer. Lembre-se de que a tese é uma frase simples para introduzir um texto.
    • Você não precisa incluir todos os detalhes do texto na tese. Ela deve dar apenas uma visão mais geral e estruturada.
    • Se a pergunta original for “Quais são os benefícios de se usar o cinto de segurança?”, releia a tese atual e veja se ela responde à pergunta. “Devido ao fato de que x  % dos passageiros que não usam o cinto de segurança são arremessados dos carros durante acidentes e acabam perdendo a vida, essas pessoas deveriam ser obrigadas a usar o cinto o tempo todo” não é uma boa resposta; por isso, é melhor revisá-la.
    • Você pode responder a “Quais são as consequências dos temas de Dom Casmurro no mundo real?” com: “O preconceito ainda existente na sociedade pós-escravidão impediu que muitos afrodescendentes conseguissem empregos e, portanto, levou muitos deles de volta às senzalas”. Contudo, ainda dá para revisar e especificar mais a afirmação.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Finalizando a tese

PDF download Baixe em PDF
  1. Apesar de a tese ser basicamente a sua opinião, ela tem que ter a forma de um argumento estruturado. [5]
    • A tese é uma afirmação que desperta uma opinião contrária nos leitores. O autor tem que desenvolvê-la no texto para mostrar por que acredita em tal coisa.
    • Veja se a sua tese contém um argumento que tenha a ver com o foco da pergunta.
    • Revise a tese do cinto de segurança para o seguinte: “Ao intensificar a lei do cinto de segurança, as autoridades vão gerar mais benefícios aos passageiros e reduzir a porcentagem de vítimas em acidentes automotivos”. Essa frase responde melhor à pergunta original.
  2. Se você for vago demais, vai precisar de muitas páginas para defender o seu ponto de vista; se for muito específico, não vai ter dados suficientes para defender a tese.
    • Apesar de a frase “O preconceito ainda existente na sociedade pós-escravidão impediu que muitos afrodescendentes conseguissem empregos e, portanto, levou muitos deles de volta às senzalas” responder à pergunta, ainda é vaga demais.
    • Algo como “Os temas de preconceito racial, fim da escravidão e luta de classes socioeconômicas em Dom Casmurro podem ser comparados à situação atual do mundo, com muita xenofobia e leis que barram a imigração” deixa tudo mais específico e ligado à situação real que vivemos hoje.
    • Esse também é um exemplo de tese que pode ser dividida em duas frases.
  3. Depois de coletar provas, revisar e chegar a uma afirmação mais específica, releia o enunciado da tarefa que o professor deu e veja se está tudo certo.
    • Se a tarefa era discutir os benefícios dos cintos de segurança, releia a tese e veja se você cumpriu esse requisito.
    • “Ao intensificar a lei do cinto de segurança, as autoridades vão gerar mais benefícios aos passageiros e reduzir a porcentagem de vítimas em acidentes automotivos”. Nessa tese, você assumiu uma posição que pode ser discutida.
    • Você usou um aspecto específico do uso do cinto de segurança para afunilar o texto e respondeu quais são os benefícios dele.
  4. Se já pesquisou um pouco (o que devia ter feito para chegar à tese), você vai poder comprovar as suas afirmações ao longo do texto. [6]
    • Antes de começa a escrever, veja se você cumpriu todos os requisitos: se tem uma pergunta, se a sua opinião pode causar discussões entre os leitores, se a tese é específica o bastante e se passa nos testes do “E daí?” e de “Como e por quê?”.
    • Se ela não cumprir esses requisitos, dê um tempo e revise o texto de novo. Às vezes, é bom se distanciar um pouco para pensar em formas novas de se expressar.
    • Conforme escreve o texto, siga a tese e a estrutura tradicional do gênero, mas sem se sentir preso demais. Se necessário, revise a sua produção várias vezes.
    Publicidade

Dicas

  • A tese pode ser a primeira frase de um texto curto (de dois ou três parágrafos), mas costuma vir como a última frase da introdução em textos mais longos.
  • Não contradiga a sua opinião ao longo do texto e nem fuja do tema.
  • Leia bons exemplos de teses na internet, nos seus livros didáticos e afins.
  • A tese até pode ter duas frases, mas tente resumi-la a uma (mesmo que fique um pouco longa).
  • Não escreva uma pergunta como tese. Frases como “Os brasileiros apoiam a presença do Brasil no Mercosul?” não são teses, e sim as perguntas à qual elas devem responder.
  • Tente incluir uma lista de motivos, causas, pontos etc. que você vai desenvolver no texto.
  • Na conclusão, retome a tese, mas use palavras levemente variadas. Não a repita ao pé da letra.
  • Peça para o professor ler a sua tese e prepare-se para reescrevê-la várias vezes antes de terminar. Você pode ter que revisar a frase mesmo depois de terminar todo o texto.
Publicidade

Avisos

  • Não copie teses da internet. O plágio é crime e você pode perder a nota ou até ser reprovado na disciplina se o professor fizer uma checagem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 81 321 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade