PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É fácil cruzar tetras-néon, mas as condições têm de ser propícias. Antes de começar, você precisa montar um aquário especial para a reprodução, preparar a água e controlar o ciclo de luz. Também é importante saber apresentar os peixes um ao outro e cuidar dos filhotes após a eclosão dos ovos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Criando o ambiente adequado

PDF download Baixe em PDF
  1. Cruzar tetras-néon exige mais do que um aquário — se você não tem um sobressalente, providencie-o. Um aquário de 30 x 20 x 20 cm é suficiente para fazer a cruza dos tetras-néon. Ele serve para hospedar o casal durante o período de acasalamento, incubar os ovos e abrigar os alevinos.
    • Monte esse aquário de maneira similar ao aquário principal. Lembre-se de que a água tem de ser pouco mineralizada e mantida num nível específico de temperatura e acidez para viabilizar o acasalamento.
  2. É preciso que a água no tanque de reprodução fique a 25 ºC, [1] seja mole (ou seja, dotada de um baixo teor de minerais) e ligeiramente ácida (com um pH de 5~6) para que os tetras-néon prosperem. Um ambiente assim seria semelhante ao habitat natural dessa espécie de peixe. Caso a água ainda não atinja esses requisitos, é importante que você:
    • Providencie um termômetro de aquário para monitorar a temperatura;
    • Providencie indicadores de pH de aquário (à venda em pet shops) para testar a acidez da água diariamente;
    • Misture uma parte de água de torneira com três partes de água deionizada — pode-se substituir essa mistura por água de chuva.
  3. Um sistema de filtragem protege a saúde dos tetras-néon, pois ajuda a remover excretas e bactérias, e garante a boa aparência do aquário, pois inibe micro-organismos que poderiam dar à água um aspecto desagradável. O filtro interno, que movimenta a água suavemente, é o mais indicado para aquários de reprodução. [2]
  4. Como prosperam em ambientes escuros, não ponha seus tetras perto de uma janela ensolarada ou em qualquer lugar muito iluminado. Embora não precisem de escuridão total, é preciso que fiquem onde haja pouca luminosidade todos os dias. [3]
    • Convém cobrir a traseira e as laterais do aquário com papel escuro para bloquear o excesso de luz.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Apresentando os peixes um ao outro

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa etapa não é indispensável, pois você pode colocar vários num tanque e esperar que o acasalamento aconteça. [4] Quem quer conhecer o sexo dos seus peixes, por outro lado, pode observar algumas características que distinguem machos de fêmeas:
    • Fêmeas do tetra-néon tendem a ser mais largas e gordas do que os machos;
    • Alguns criadores alegam que a listra é reta em machos e curva nas fêmeas. [5]
  2. Já que a noite é a melhor hora para que eles conheçam o aquário, programe-se para fazer a transferência após o pôr do sol. Lembre-se de que tetras-néon usados para a reprodução precisam ter mais de 12 semanas de vida, ou você pode não ter sucesso.
    • Deixe que os peixes fiquem no aquário por um ou dois dias. Esse período deve ser suficiente para que haja uma desova.
  3. Se os peixes não cruzarem, cheque a temperatura e o pH da água, diminua o teor de minerais e ajuste a iluminação. Chegar às condições propícias para a cruza pode exigir um certo tempo de experimentação.
    • Especula-se que diminuir a dureza da água provoca a desova porque imita o efeito da chuva. Tente adicionar uma boa quantidade de água mole ao aquário se os peixes não desovaram nos últimos dias. [6]
  4. É difícil avistar ovos de peixe, que são minúsculos e translúcidos, mas talvez seja possível vê-los no cascalho ou nas plantas do aquário de reprodução. [7] Tão logo você os note, remova os adultos do aquário, ou eles poderão devorar os ovos.
  5. Pode haver entre 60 e 130 ovos, mas nem todos eclodirão. [8] A eclosão ocorre aproximadamente 24 horas após a postura dos ovos. Espere ter cerca de 40 a 50 filhotes ao final do processo. [9]
    • Os filhotes de tetra-néon parecerão pequenos cacos de vidro a nadar no aquário. [10]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Tomando conta dos filhotes de tetra-néon

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando recém-nascidos — estágio no qual os peixes são chamados de alevinos —, os tetras-néon têm de ser mantidos no escuro por cinco dias após a eclosão, pois são sensíveis à luz e só assim podem prosperar.
    • Para manter o aquário escuro, cubra-o totalmente com cartolina escura ou papelão. [11]
    • Na hora de alimentar os peixes, aponte uma lanterna fraca pra a parte de cima do aquário, mas seja breve.
  2. Não se pode dar aos filhotes do tetra-néon a mesma comida que os adultos recebem. Compre uma comida cujo rótulo indique que ela é específica para alevinos. [12] Caso você tenha dificuldade para encontrá-la, tire suas dúvidas na pet shop mais próxima.
    • Passados alguns dias, você também pode oferecer para os alevinos artêmias desidratadas, que são vendidas em pet shops. [13]
  3. Após três meses, você poderá juntar os tetras novos aos antigos. Faça isso apenas depois desse período, pois eles podem acabar devorados, feridos ou amedrontados pelos adultos. [14]
    • Lembre-se: alguns tetras podem morrer, não importa o que você faça. Alevinos são mais sujeitos a desenvolver doenças e mais sensíveis a qualquer ferimento.
  4. Essa é uma regra que ajuda a determinar a população máxima de um aquário. Já que tetras-néon adultos têm cerca de 5 cm de comprimento, você pode dividir a capacidade do aquário por oito para calcular quantos indivíduos pode manter dentro dele. [15]
    • Por exemplo: se você tem um aquário de 200 L, pode manter 25 tetras nele.
  5. Já que uma única cruza pode dar origem a muitos peixinhos, você talvez acabe com uma quantidade maior do que é capaz de criar. Pergunte a amigos se eles gostariam de ficar com os peixes, com a condição de que tenham o equipamento e os recursos apropriados para cuidar dos tetras.
    • Uma possibilidade é ligar para a pet shop e perguntar se eles gostariam de comprar alguns dos peixes. Lembre-se de que esses estabelecimentos costumam pagar entre R$ 0,30 e R$ 0,90 por peixinho, portanto, você só ganhará um dinheiro significativo se fizer um grande volume de vendas. [16]
    Publicidade

Dicas

  • Verifique se os peixes adultos estão com boa saúde antes da cruza.
  • Mantenha limpas as ferramentas com que manuseia o aquário para não transmitir bactérias e doenças para os alevinos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 236 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade