Baixe em PDF
Baixe em PDF
Coelhos da raça mini lop são famosos por sua natureza dócil e corpo resistente, qualidades que os tornam ótimos animais de estimação. Os mini lops, como todos os coelhos, precisam de uma gaiola limpa, uma dieta nutritiva e um manuseamento delicado para que cresçam bem e felizes. Se quiser saber como cuidar bem de seu mini lop, veja o primeiro passo.
Passos
-
Compre uma gaiola de coelho. Mini lops são animais pequenos, mas gostam de ter bastante espaço para pular. Procure uma gaiola feita especificamente para a raça. Ela deve ter entre 90 e 120 cm de largura e 60 cm de profundidade. A parte inferior e as laterais devem ser feitas de arame, não vidro, já que o filhotinho irá precisar de ar fresco na gaiola. [1] X Fonte de pesquisa
- Se decidir que quer a gaiola do lado de fora, coloque-a em um lugar com sombra para que o coelho não esquente demais no verão. Você talvez precise aquecer a gaiola durante o inverno caso a temperatura caia muito. É importante manter possíveis predadores longe. Raposas, cães, gatos e aves de rapina são bastante perigosos para coelhos.
-
Forre a gaiola com um material macio. Se ela for feita de arame, primeiro encape-a com placas de madeira para que as patas do animal não fiquem presas. Depois, cubra a estrutura com feno ou pedaços de madeira. Desta forma, seu animal de estimação poderá fazer um ninho macio e aconchegante.
- Use apenas feno ou pedaços de madeira que são próprios para se usar em gaiolas de coelhos. Nunca use feno velho ou que venha de alguma fonte que você não conheça ou confie e nunca use galhos de pinheiro ou cedro. Os que esses galhos exalam podem afetar os órgãos do coelho.
-
Coloque uma caixa de higienização na gaiola. Se for uma caixa pequena, ele irá fazer suas necessidades naquele mesmo local ao invés de ir para outro lugar, facilitando a limpeza. Você pode encontrar caixas de tamanho apropriado para coelhos em pet shops. Forre-a com jornal e depois coloque feno ou bolinhas de papel por cima.
-
Avalie os espaços onde seu coelho irá ficar brincando. Muitos donos de mini lops gostam de levá-los para passear. Limite a área a uma que tenha sido completamente verificada para que ele não se machuque. Retire fios elétricos e arames, itens frágeis ou itens pesados que possam cair ou mesmo aqueles que você não quer que sejam mordidos pelo animal.
-
Tenha bastante feno. Coelhos precisam dele tanto para procriar quanto para comer, então é preciso ter grandes quantidades de feno fresco na gaiola diariamente. Feno de Timóteo e bromo são uma boa escolha para a alimentação do animal. Não há necessidade de colocá-lo em pratos; apenas espalhe-o pela gaiola. [2] X Fonte de pesquisa
-
Coloque um prato de ração e vegetais. A ração de coelho contém nutrientes essenciais, como proteína e fibra. Quando seu mini lop ainda for filhote, dê um número ilimitado. Adultos podem comer 1/8 de xícara de ração para cada 2,5 quilos de peso. Ao longo da vida do coelho, alimente-o com vegetais frescos para aprimorar a dieta. Duas xícaras por dia de espinafre, couve e túrnias verdes são uma boa escolha, mas você pode também alimentá-lo com cenouras ocasionalmente. [3] X Fonte de pesquisa
- Você também pode oferecer pequenas quantidades de fruta, como maçãs picadas, bananas e morangos.
- Não dê os seguintes legumes, pois estes podem prejudicar a digestão do animal: milho, tomate, repolho, alguns tipos de alface, batatas, ervilhas, cebola, beterraba e ruibarbo.
- Nunca dê sementes, grãos, carne, chocolate, laticínios e qualquer alimento que seja comum a pessoas.
-
Dê a ele petiscos para mastigação. Os dentes dos coelhos crescem continuamente ao longo de suas vidas. É importante dar alimentos que eles possam utilizar para aparar os dentes e evitar desconforto. Você pode comprar tais petiscos em petshops e dar um por semana.
-
Coloque uma tigela de água na gaiola. Coelhos precisam de grandes quantidades de água fresca. Compre uma própria para a gaiola (parecida com aquelas usadas em gaiolas de hamsters) ou coloque água em um pequeno prato. Troque a água todo dia e limpar o recipiente frequentemente.Publicidade
-
Carregue-o gentilmente. Quando o fizer, a primeira regra a manter-se em mente é nunca pegá-lo pelas orelhas. Elas são frágeis e sensíveis e isso pode danificá-las permanentemente. No lugar, coloque uma mão embaixo da região traseira do corpo e a outra entre as patas da frente. Aproxime-o de seu peito e segure-o com segurança. Quando quiser colocá-lo no lugar, agache-se e coloque-o gentilmente no chão.
- Não o deixe cair ou pular dos seus braços. O impacto pode machucar suas patinhas.
- Não o levante pela parte de trás do pescoço. Eles não têm excesso de pele na região como os gatos.
-
Afague-o gentilmente. Eles são bastante robustos, mas não gostam de movimentos bruscos. Faça carinho na cabeça, costas e laterais do corpo. Não o sacuda, empurre ou o pegue pelas patinhas, orelhas ou rabo. Se ele estiver com medo, não o force a brincar.
-
Faça-o se exercitar bastante. Eles geralmente amam pular para cima e para baixo e precisam fazer isso algumas horas por dia para manter a saúde em dia. Leve-o para fora da gaiola e brinque com ele diariamente. Se estiver em uma área fechada, deixe que ele brinque sozinho, mas não o perca de vista por muito tempo.
- Você pode levá-lo para uma caminhada curta usando um arreio e uma coleira para guia-lo. Não o puxe ou arraste. Eles não caminham junto com você como os cães fazem.
- Nunca deixe que ele brinque fora da gaiola sozinho. Mantenha gatos, cães e outros predadores a distância.
-
Ofereça brinquedos. Não deixe que ele fique entediado na gaiola; ele precisa de itens interessantes para explorar e mastigar. Coloque algumas caixas de papelão e agendas velhas para que ele possa morder. Você também pode brincar usando brinquedos de gato que sejam macios, ou bolas.
-
Pense em arrumar outro coelhinho. Eles amam brincar juntos e seu bichinho será mais feliz com um amigo. O coelho também precisa ser um mini lop e não outra raça. Castre ambos os coelhos para não acabar com uma ninhada!Publicidade
-
Mantenha a gaiola limpa. Ela deve ser higienizada toda semana. Peça que um amigo cuide de seu coelhinho enquanto você dá uma limpeza geral na gaiola. Jogue fora o feno e o jornal, lave-a com água quente e sabão, seque-a, e cubra-a com jornal e feno limpos.
- Limpe a vasilha de ração e água a cada três dias.
- Troque a caixa de areia diariamente.
-
Penteie-o. Coelhinhos não gostam de tomar banho, já que eles cuidam do próprio corpo. No entanto, eles se dão bem com uma escovação de leve. Use uma escova de cerdas macias para cuidar do pelo dele vez ou outra. Os mini lops despelam-se quando crescem, e quando observar isso, você pode ajudar a remover o pelo usando uma escova de aço.
- Se ele se sujar, você pode lavá-lo usando shampoo para coelhos. Nunca use shampoo de humanos.
- Se observar que as garras estão ficando longas, talvez seja hora de apará-las.
-
Leve-o ao veterinário para check-ups regulares. Talvez seja difícil encontrar um que irá consultá-lo, já que alguns só tratam cães e gatos. Procure um veterinário de “animais exóticos” se o que conhecer não examinar seu coelho. Leve-o para um check-up anual e sempre que perceber sintomas de doença, que podem incluir:
- Nariz ou olhos com coriza;
- Recusa a se alimentar;
- Urina vermelha;
- Altas temperaturas;
- Diarreia;
- Cabeça constantemente abaixada;
- Caroços ou abcessos embaixo do pelo.
Publicidade
Dicas
- Brinque bastante com ele.
- Leia para ele. É importante que ele conheça sua voz.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado! Em caso de dúvida, deixe que crianças muito novas brinquem com o animal apenas enquanto você o segura. Eles podem arranhar e correr caso se sintam ameaçados.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 76 453 vezes.
Publicidade