PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O lucky-bamboo ou bambu-da-sorte, ou ainda Dracaena sanderiana , não é um bambu de verdade. Ele pertence à família dos lírios e é nativo de florestas tropicais e sombreadas. É uma linda planta segmentada que, diferentemente do bambu real, é fácil de cultivar em ambientes internos. Com um pouco de conhecimento, sua planta ficará feliz na sua casa. Cuidar de um lucky-bamboo é relativamente simples, pois esta é uma planta resistente que não precisa de muito cuidado e pode até trazer a você um pouco de sorte.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando o bambu-da-sorte

PDF download Baixe em PDF
  1. [1] Há vantagens nas duas opções, dependendo do quanto você está preparado para cuidar da planta. O excesso de solo ou de fertilizante pode na verdade prejudicá-la. Mas, se a água da torneira tiver flúor e outros elementos químicos, talvez seja melhor optar por solo e fertilizante para que as pontas não fiquem amarelas. [2]
    • Caso pretenda cultivar a planta na água parada, você precisará de algumas pedras para mantê-la de pé. Se for cultivá-la no solo, tente misturar um terço de areia, um terço de turfa e um terço de solo comum para garantir uma excelente drenagem.
    • Se for usar só água, veja se sua planta tem pelo menos o suficiente para cobrir a base das raízes. Você também deve trocar a água pelo menos uma vez por semana para evitar o apodrecimento. É uma boa ideia enxaguar o vaso, as pedrinhas e a planta toda vez que trocar a água.
    • Caso esteja cultivando no solo, regue o suficiente para umedecê-lo.
  2. Seu vaso deve ter um diâmetro 5 cm maior do que a o da planta. A maioria dos bambus-da-sorte já vem em um vaso, mas você pode usar seu próprio recipiente para tornar a planta mais sua.
    • Um vaso transparente é bom para o cultivo na água e mostrará sua planta e suas pedrinhas, porém deixe-o fora da luz solar direta.
    • Você também pode usar um vaso de cerâmica para cultivar a planta na água pura ou no solo. Caso use solo, plante o bambu em um vaso com um buraco para drenagem.
  3. O excesso do produto é pior do que não usar nada, por isso aplique-o só às vezes, especialmente nas plantas envasadas, pois nelas o fertilizante não será diluído pela chuva e não poderá escorrer como nas plantas que ficam no chão.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando do seu bambu-da-sorte

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa planta não precisa de muita água; na verdade, o excesso é ruim para ela. [3]
    • Jogue água na planta cerca de uma vez por semana, sempre cobrindo as raízes em alguns centímetros.
    • Caso cultive seu bambu no solo, não deixe o substrato muito úmido ou seco. O bambu-da-sorte vive bem apenas na água, portanto exagerar no solo ou no fertilizante pode na verdade fazer mal a ele.
  2. O bambu-da-sorte selvagem geralmente fica protegido do sol por outras plantas mais altas. Não deixe o seu em uma área brilhante e aberta, e sim em uma que não fique exposta ao sol durante o dia todo. [4]
    • Para cuidar melhor do seu bambu-da-sorte, mantenha-o longe de janelas que recebam muita luz. Em vez disso, coloque-o em uma parte do cômodo que não fique tão exposta.
    • O bambu também crescerá melhor em temperaturas entre 18,3 e 32,2 ºC.
  3. Caso queira modificar o bambu, escolha algumas hastes principais para fazer um arranjo coeso e coloque-o em exibição. Você pode manipular os caules para que cresçam ao redor uns dos outros ou se enrolem, com um pouco de esforço. Para tanto, será necessário usar hastes mais jovens que ainda não tenham crescido muito e se endurecido. [5] [6]
    • Você pode simplesmente plantar os caules em linha ou em fileiras, se quiser que eles fiquem retos.
    • Para curvar seu bambu-da-sorte, corte o fundo de um dos lados de uma caixa de papelão. Coloque a caixa sobre a planta, com o lado aberto voltado para a fonte de luz. Os caules começarão a se enrolar em direção à luz conforme crescerem. Assim que vir uma dobra, gire a planta.
    • Você também pode enrolar um arame ao redor dos caules mais jovens que os cruzam. Conforme estes crescerem, use mais arame para mantê-los estáveis enquanto se entrelaçam.
  4. Às vezes, as extremidades das folhas podem ficar amarelas por causa de alguns fatores: a planta pode não estar recebendo água suficiente, ou talvez haja muito solo, fertilizante ou luz solar direta. Você pode cortar fora as partes amarelas ou remover toda a folha.
    • Para retirar as pontas amareladas das folhas, esterilize uma tesoura de poda ou outra tesoura afiada com álcool isopropílico ou vinagre e então corte a parte amarela seguindo o formato natural da folha.
    • Você pode remover folhas inteiras puxando-as do caule pela base delas.
  5. Propague sua planta . Quando uma ou duas hastes ficarem altas demais, você pode cortá-las e replantá-las, o que ajudará sua planta a não ficar muito cheia e produzirá novos bambus.
    • Pegue o caule mais longo e remova as menores folhas do broto.
    • Usando uma faca ou uma tesoura estéril, corte o broto a cerca de 1 cm de onde ele se conecta com o caule.
    • Coloque o broto em uma tigela com água limpa e destilada. Deixe-o em um local sombreado por cerca de um ou dois meses até que ele comece a criar raízes. Depois que as vir, você pode replantar o broto no mesmo vaso do bambu.
  6. As pessoas muitas vezes amarram uma fita dourada ou vermelha ao redor das hastes do bambu-da-sorte para mantê-las juntas e como um símbolo extra de boa sorte.
    • Adicione pedrinhas para completar o visual e manter o arranjo no lugar.
    • Coloque o bambu em algum lugar agradável para se lembrar de cuidar dele.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Selecionando um bambu-da-sorte

PDF download Baixe em PDF
  1. Não é só pegar a primeira que encontrar, e sim uma saudável. Você pode encontrar bambus-da-sorte no centro de jardinagem ou no viveiro locais e até em alguns supermercados.
    • Ela pode estar rotulada das seguintes formas: "lucky-bamboo", "bambu-da-sorte", ou às vezes por seu nome verdadeiro, Dracaena sanderiana .
  2. Cuidar de um bambu-da-sorte não é muito difícil, mas será complicado se você selecionar uma planta que não esteja saudável, pois ela pode morrer. O tamanho dela não importa demais aqui, já que a maioria será relativamente pequena.
    • A planta deverá ter uma cor verde uniforme, sem manchas, machucados ou amarelados.
    • Os caules precisam ter uma cor consistente da base ao topo.
    • Não deve haver partes marrons nas pontas das folhas.
  3. O bambu-da-sorte é bastante resistente, mas se for plantado incorretamente ou estiver com um cheiro azedo, pode estar doente e não crescerá. [7]
    • Essas plantas não têm cheiro como as flores, mas se não forem regadas corretamente, podem desenvolver bactérias e cheirar mal.
    • Verifique os níveis de água atuais e veja se a planta tem solo ou fertilizante. A maioria dos bambus-da-sorte é criada de modo hidropônico, somente na água, com pedrinhas mantendo os caules no lugar. No entanto, alguns podem estar no solo, portanto veja se pelo menos metade do recipiente está cheio de água ou se o solo está úmido, mas não encharcado.
    Publicidade

Dicas

  • Usar água mineral engarrafada garantirá um crescimento rápido e uma cor verde escura e bonita. A água da torneira muitas vezes tem produtos químicos e aditivos que não são encontrados no habitat natural da planta. Se você regar com essa água, as folhas se tornarão amarelas e a planta morrerá com o tempo.
  • Não coloque a planta sob a luz solar direta.
  • Só adicione fertilizante uma vez a cada dois meses, se for adicionar.
  • Não regue demais a planta. Ela só precisa de água uma vez por semana.
  • Adicione uma ou duas gotas de um fertilizante para plantas de aquário diluído se quiser que o seu bambu cresça mais rápido.
Publicidade

Avisos

  • Caso note um cheiro fétido saindo da planta, provavelmente é tarde demais para salvá-la. Algumas pessoas dizem que o apodrecimento que causa esse odor pode ser prejudicial à saúde humana, por isso é melhor jogar a planta fora e comprar outra, se esse problema surgir. Em seguida, troque a água com mais frequência para evitar que o problema aconteça de novo.
  • Se o seu bambu tiver brotos saindo dos caules principais, esses brotos podem ser salvos do apodrecimento; é só cortá-los e colocá-los na água fresca. Assim, talvez você não precise jogar a planta toda fora.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um bambu-da-sorte pequeno;
  • Um vaso 50 cm maior do que a planta;
  • Um pouco de luz do sol;
  • Um pouco de solo e de fertilizante, se desejar;
  • Água purificada.

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para cuidar de um bambu da sorte, deixe-o em um lugar em que tome luz solar indireta. Evite expô-lo diretamente ao sol, pois isso pode queimar as folhas. Se está cultivando o bambu da sorte em água, sempre forneça água suficiente para cobrir as raízes. Troque a água uma vez por semana para evitar que as raízes apodreçam. Caso esteja cultivando em terra, regue-o sempre que a terra secar, ou aproximadamente uma vez por semana. Regue-o levemente para que a terra fique úmida, mas não encharcada. Se as folhas da planta começarem a amarelar, pode estar faltando água, ou pode estar faltando luz solar. Você pode podar as folhas amarelas com uma tesoura esterilizada, e seu bambu da sorte terá um aspecto verdejante e saudável.

Esta página foi acessada 409 046 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade