PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os malteses são ótimos companheiros, ganhando a reputação de gentis, mas corajosos. Eles parecem cachorros de brinquedo e, portanto, são companheiros felizes que ficarão sentados ao seu lado por horas enquanto você lê um livro ou vê televisão. Os malteses se delongam na adolescência e costumam continuar brincalhões e arteiros na maioria deste período. Mesmo que sejam bons bichinhos de estimação, os malteses não são adequados para todas as famílias. Pense bem antes de adquirir qualquer cachorro, mas tome cuidado também com as necessidades especiais da raça maltês: em especial a necessidade de pentear o pelo.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Decidindo se um maltês é o cão certo para você

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles adoram companhia e podem latir ou sofrer com problemas relacionados à ansiedade se forem deixados sozinhos por grandes períodos. Pense como você pode organizar seu dia para que o cachorro não fique sozinho por mais de 4 horas seguidas.
    • Fique atento ao fato de que, pelos malteses gostarem de ficar com pessoas, eles ficam facilmente muito dependentes da companhia humana e sofrem de estresse ou “ansiedade da separação”, a menos que sejam treinados desde pequenos a lidar com a solidão. Para treinar o cachorro, é preciso passar períodos longe dele e ir aumentando-os gradativamente para que ele se acostume e aprenda a ficar sozinho. Tome cuidado para não afagar demais o animalzinho, já que pode tornar seu tempo longe dele ainda mais difícil. [1]
    • Saiba que nem todos os malteses são tolerantes com crianças ou outros animais. Eles são fisicamente pequenos e podem facilmente se sentirem ameaçados por crianças muito agitadas. O resultado: rosnados ou exibição dos dentes para intimidar. Se você tem filhos pequenos, pense bem, pois terá que supervisionar o maltês e as crianças o tempo todo. [2]
  2. Saiba que eles sentem frio com facilidade. Se sua casa é fria ou você mora em um ambiente predominantemente frio, reconsidere a escolha da raça. Note também que eles têm pelos longos e sedosos que precisam de escovação diária e embaraçam facilmente. Se você tem mobília preta e de tecidos macios, tem duas opções: se preparar para o monte de pelo que aparecerá ou escolher uma raça diferente. [3]
  3. Se não puder se comprometer a um período tão longo ou se espera que sua rotina vá mudar pouco, repense a ideia de pegar um cachorro (especialmente um que pode viver de 14 a 15 anos). Adotar um cãozinho é um comprometimento de longo prazo, e não algo passageiro.
  4. Há milhares de criadores de maltês por aí, mas também existem animais de raça pura em abrigos e canis. Se você conhece alguém que tem um maltês, pergunte onde a pessoa o conseguiu. Antes de trazer seu maltês para casa, veja se ele vai se dar bem com outros bichos de estimação ou com seus filhos.
    • Tente ver o filhote de maltês com a mãe. Se a mãe não estiver presente por algum motivo, saia de perto; é um forte sinal de que o filhote é de um criadouro irregular, e criações imorais não devem ser encorajadas. [4]
    • Verifique se o maltês foi bem socializado enquanto filhote, já que tal fato o ajuda a se tornar um adulto confiante e extrovertido.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Escovando o pelo de um maltês

PDF download Baixe em PDF
  1. Os malteses têm pelos longos. Malteses precisam ser penteados profissionalmente com frequência, mais ou menos uma vez por mês, e ainda têm de ser escovado diariamente com uma escova macia e de boa qualidade. Remova o excesso de pelo e os nós.
    • Talvez seja preciso usar um pente para chegar até a raiz de certos emaranhados e nós. Lembre-se de separá-los com delicadeza. Tome bastante cuidado ao cortar nós, pois é muito fácil ferir a pele. [5]
  2. Você terá que dar banho no filhote brincalhão uma fez por semana; um cachorro adulto e mais calmo terá que tomar banho somente uma vez por mês. [6] Lave o pelo dele como se fosse seu próprio cabelo, mas seja bem cuidadoso! Não se esqueça de limpar a cabeça e focinho com um pano.
  3. Essa raça tem pelos brancos, que são propensos a manchas causadas por lágrimas e remela. Você as reconhecerá como listras amarronzadas que partem dos olhos do cãozinho. Elas ocorrem quando as lágrimas espirram no pelo e ficam ali por alumas horas. As substâncias no fluído das lágrimas oxidam e têm sua cor alterada para vermelho ferrugem, o que causa as manchas.
    • Para evitar o problema, limpe os olhos do seu cachorro regularmente. A quantidade de vazamento de lágrimas varia de cachorro para cachorro. Se a área da pálpebra inferior ou bochecha estiverem constantemente umedecidas, então limpe de hora em hora. Para os que têm menos umidade vinda dos olhos, duas vezes por dia é o suficiente (ou quando vir um acúmulo no canto do olho).
    • Há vários produtos disponíveis para a limpeza dos olhos, mas água fervida passada com um pedaço de algodão é suficiente e eficiente. Umedeça o algodão com a água já fria e limpe qualquer sinal de sujeira aquosa ou grudenta na área dos olhos. Então encerre com um pedaço de algodão seco, dando suaves pressionadas para secar o local.
  4. Muitas pessoas não o fazem, mas é muito, muito importante, especialmente nos cães mais velhos. Fazê-lo vai retardar a formação de tártaro e proteger a saúde bucal do animal. Comece desde cedo para que ele deixe que escovem seus dentes. Use uma escova de cerdas macias e pasta feita para cachorros. É possível encontrar tais produtos em pet shops.
    • Os malteses são especialmente propensos à formação de placa e, consequentemente, tártaro. Este irrita as gengivas, o que leva a inflamações e infecções. O resultado é a recessão gengival, que solta e infecciona os dentes, fazendo com que caiam.
    • Se for sua primeira vez, esfregue a gengiva e dentes com seus dedos. Colocar comida para cachorro composta de uma textura macia vai deixar o procedimento mais agradável. Escove os dentes do cachorro antes de dormir.
    • Como alternativa, fale com seu veterinário sobre croquetes pequenos que tem ação higienizadora quando mastigados pelo cão. Saiba que a comida enlatada costuma formar mais tártaro que a ração seca, formando acúmulos.
  5. As unhas dos malteses devem ser cortadas uma vez ao mês para que não cresçam demais e infeccionem. Usando um cortador de unhas comum, comece a cortar a ponta da unha do bichinho devagar, parando antes de chegar na carne. Se não tiver certeza de quanta unha deve retirar, aprenda com um tosador ou veterinário.
    • A unha tem carne, veias e nervos embaixo de si. Se você cortar demais, vai atingir essa parte, causando dor no cachorro e sangramento. Se estiver em dúvida, vá com cuidado e tire a menor quantidade de unha possível.
    • O cãozinho pode se assustar e dificultar a tarefa. Nesse caso, tente alimentá-lo imediatamente após o corte das unhas para que ele associe a comida como recompensa pelo bom comportamento.
    • Muitos donos de malteses cortam as unhas do cachorro enquanto ele dorme. Mas tome muito cuidado ou o bichinho pode acordar assustado.
  6. Embora possa ser feito por profissionais, é algo que dá para fazer em casa. Limpe o ouvido externo com cotonete, mas não o introduza na parte interna. Use-o para limpar a parte visível da orelha. Se houver cera, limpe-a também.
    • Nunca coloque água dentro da orelha do cachorro, porque ela amacia a pele e a deixa mais propensa a infecções. Use um produto para limpar orelhas no lugar dela. Eles são desenvolvidos para dissolver a cera e para que o excesso evapore, então o canal da orelha nunca fica molhado.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Alimentando um maltês

PDF download Baixe em PDF
  1. Malteses têm o estômago pequeno, então escolha uma ração top de linha. Ouça as recomendações do seu veterinário e procure também por uma ração que tenha um tipo de carne listada como ingrediente principal.
    • Há milhões de marcas de ração canina, mas há algumas feitas especialmente para malteses. Teste algumas e escolha a que o cachorro parecer gostar mais.
  2. Sempre alimente o maltês no local certo (já definido). Esta raça costuma comer depressa. Para evitar que o façam, decida o horário das refeições, meça a quantidade apropriada, coloque a tigela no chão no mesmo lugar sempre e saia de perto. Sem você lá, o maltês provavelmente vai parar quieto e comer.
    • Depois de 10 a 15 minutos, volte para o local. Parabenize o cãozinho por ter comido toda a ração. Se ele deixou comida, não o parabenize, pegue a sobra e jogue fora. Não dê nada para comer (e nem deixe nenhuma outra pessoa fazê-lo) até a hora da próxima refeição, para aumentar o apetite.
  3. Isto pode acontecer porque você dá ração demais na hora das refeições ou está dando muitos biscoitos. Consulte seu veterinário caso o cão esteja ganhando muito peso. [7] Ele pode dar sugestões de como ajudar o cachorro a perder peso.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Exercitar, socializar e treinar o maltês

PDF download Baixe em PDF
  1. Um maltês, assim como todos os outros cães, precisa ser socializado para se tornar um adulto bem-educado e ajustado. Mesmo que seja importante criar uma ligação com seu filhote, também é importante que ele esteja aberto a conhecer novas pessoas e animais. Exponha o filhotinho a bastante pessoas e animais enquanto ele ainda é jovem, para que ele entenda que esta é uma parte normal e divertida da vida. [8]
    • Os malteses que não são socializados podem ficar medrosos ou agressivos na presença de estranhos.
  2. Malteses precisam passear bastante. Ande com ele pelo menos 15 minutos todos os dias. Eles também precisam se exercitar bastante, então se você mora em um apartamento, vá a um parque frequentemente. [9]
    • Os malteses são adaptáveis quando se trata de exercícios. Eles gostam de caminhar mas também ficam felizes em queimar calorias em um espaço restrito, brincando de pegar bolinas ou frisbees.
    • Um maltês entediado vai ficar latindo para se entreter.
  3. Treine seu maltês. Eles são cachorros inteligentes que adoram ser mentalmente estimulados. Assim como todos os cachorros, o maltês precisa ser treinado a sentar, ficar e vir ao ser chamado, além de serem ensinados a ir ao banheiro no lugar certo. Use o reforço positivo ao treinar o animal em vez de punir quando ele faz algo errado. Eles têm uma resposta muito melhor ao ganhar biscoitos e carinho como incentivo por fazer as coisas certo.
    • Não se deixe enganar pelo tamanho pequeno deles: os malteses amam o desafio mental do treinamento. Alguns deles são ótimos no treino de agilidade, mas em uma escala menor, então não exclua tal atividade física da lista do cachorro.
  4. Eles são animais lindos que merecem ser tratados com amor e carinho. Fique abraçado com ele e mostre que você o ama.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Tomando conta da saúde do maltês

PDF download Baixe em PDF
  1. Seu veterinário pode orientá-lo sobre as doenças recorrentes na sua região e quais delas precisam de vacinas. Alguns países exigem que todos os animais de estimação sejam vacinados contra raiva; se for o caso no local onde mora, você terá que cumprir a lei. 
    • Ouça os conselhos do seu veterinário sobre cuidados preventivos, como os para dirofilariose, e tratamento regulares contra vermes (e siga as recomendações). [10]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Pippa Elliott, MRCVS

    Veterinária
    A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década.
    Pippa Elliott, MRCVS
    Veterinária

    Pippa Elliott, veterinária, sugere: "Pesquise e familiarize-se com os problemas de saúde mais comuns da raça, como luxação de patela, síndrome do cão tremedor e baixos níveis de açúcar no sangue, entre outros. Aprender a quais sintomas ficar atento pode ajudá-lo a saber quando procurar um veterinário".

  2. Se ele for apenas de estimação e você não tiver intenção de criar filhotes para venda, fale com seu veterinário sobre castração. Fazê-lo ajuda a reduzir comportamentos antissociais, como marcação de território que os machos fazem e o risco de certas doenças nas fêmeas, como câncer de mama (se feito antes do segundo cio) e piometra (infecção uterina). 
  3. Esta é uma forma permanente de identificá-lo como seu. Se ele escapar ou for roubado, o chip prova que você é o dono.
    Publicidade

WikiHow Relacionados

  • Como escolher uma ração saudável para seu cachorro
  • Como passear com seu cão

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 100 787 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade