Baixe em PDF Baixe em PDF

Os hamster são animais muito saudáveis no geral. Porém, alguns fatores, como o excesso de vegetais, podem deixá-los com diarreia. [1] Caso o seu hamster apresente sinais de diarreia, como fezes claras, moles e aguadas, é hora de começar o tratamento. [2] Algumas mudanças na dieta e do bichinho e alterações na gaiola para deixá-la mais limpa e confortável devem ajudar a resolver o problema.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Mudando a dieta do hamster

Baixe em PDF
  1. Em pequenas quantidades, vegetais frescos são parte de uma dieta saudável e balanceada para um hamster. [3] Eles são super nutritivos e ajudam a manter os animaizinhos hidratados. Porém, devido à umidade dos legumes e verduras, o excesso de vegetais pode acabar causando diarreia. Para acalmar o intestino do seu bichinho, tire os vegetais frescos do cardápio e alimente-o com ração seca. [4]
    • A ração para hamster é super nutritiva. Logo, você não precisa ter medo do seu pet ficar desnutrido devido à alimentação seca.
  2. Assim como as pessoas, os hamsters ficam desidratados quando sofrem de diarreia. Dê bastante água fresca para o bichinho para que ele possa se recuperar. [5] Ofereça a água para o hamster com um conta-gotas se ele não bebê-la por conta própria: [6]
    • Encha um conta-gotas pequeno de água fresca. Segure o hamster e leve o conta-gotas ao cantinho da boca dele. Em seguida, pingue algumas gotinhas de água na boca do bichinho.
    • Pergunte ao veterinário quantas vezes você deve pingar água na boca do hamster.
  3. Ambas as folhas podem ajudá-lo a se recuperar da diarreira. [7] Consulte um veterinário para saber com quantas folhas você deve alimentar o bichinho para tratar o problema.
  4. Depois de um dia ou dois sem legumes e verduras, a diarreia deve passar. Porém, não volta a dar vegetais para o hamster logo de cara. Para que o bichinho se recupere completamente, espere uma ou duas semanas antes de voltar a alimentá-lo normalmente. [8]
    • Dê uma porção de vegetais do tamanho de um punhado de passas para o hamster, uma vez por dia. [9]
  5. O normal é que o hamster comece a recuperar a saúde, sem curvar a coluna nem dar sinais de perda de apetite, depois de alguns dias de alimentação seca. [10] Porém, em casos mais graves, pode ser que ele demore mais de um ou dois dias para melhorar. É possível até que a diarreia piore e que o hamster fique com uma aparência ainda mais doentia, com olhos opacos e fundo, pelugem embolada e perda de peso.
    • Casos mais agudos de diarreia podem ser um sintoma de rabo molhado , que pode causar doenças graves em hamsters. Leve o seu bichinho ao veterinário imediatamente se ele não der sinais de melhora. [11]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Arrumando o habitat do hamster

Baixe em PDF
  1. Ao longo do tratamento, a gaiola do hamster deve ficar sempre quentinha, entre 20 °C e 30 °C. [12] Mantenha a gaiola em um cômodo em temperatura ambiente (por volta de 22 °C), sem corrente de ar. Você também pode colocar um tapete de aquecimento (disponível em pet shops) embaixo da gaiola. Para isso, siga as instruções abaixo:
    • Coloque o tapete apenas sob uma parte pequena da gaiola para que o hamster possa se afastar do calor quando necessário.
    • Ligue o tapete e espere um tempinho. Em seguida, toque o forro da gaiola para ver se ele está aquecido.
    • Não use um tapete de aquecimento para humanos. Esses tapetes costumam desligar automaticamente e podem deixar o hamster com frio.
  2. a gaiola do hamster. Isso é muito importante se a causa da diarreia for o rabo molhado, já que a gaiola suja pode acumular bactérias e outros micro-organismos prejudiciais [13] e uma boa limpeza vai ajudar a removê-los. Aqui vão algumas sugestões: [14]
    • Limpe o potinho de comida e o bebedouro diariamente com sabão e água quente. Em seguida, encha-os novamente.
    • Troque o forro semanalmente. Deixe um pouquinho do forro antigo para que o hamster possa reconhecer o próprio cheiro nele.
    • Uma vez por semana, tire tudo da gaiola. Limpe e desinfete a gaiola e os brinquedinhos de plástico.
  3. Todos os dias, lembre-se de ver se o seu hamster deixou alguma comida para trás. Nesse caso, remova-a e jogue-a fora. Do contrário, a comida pode estragar e virar um ninho de mofo e bactérias, [15] que podem deixar o hamster muito doente.
    Publicidade

Dicas

  • Na natureza, os hamsters são presas. Logo, eles são muito bons em esconder sinais de doenças. [16] Pode ser que você demore a perceber que o seu bichinho está com diarreia.
  • Como a diarreia deixa o bumbum do hamster molhado e sujo, pode ser que você ache que ele está com rabo molhado. [17] Lembre-se de que nem todos os casos de diarreia em hamster estão ligados a essa doença.
  • Quando causada pelo rabo molhado, a diarreia exige um tratamento adicional com antibióticos e alimentação manual. [18]
Publicidade

Avisos

  • A desidratação causada pelo rabo molhado pode ser fatal depois de alguns dias. [19]
  • Além da desidratação, a diarreia pode causar feridas no ânus do animal, reingestão de bactérias (hamsters costumam comer as próprias fezes) e anemia (falta de células vermelhas no sangue). [20]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 293 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade