Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os periquitos são companheiros animados e atraentes com sua plumagem brilhante e chilreado alegre. O periquito comum pertence à família Melopsittacus undulatus e é um tipo de papagaio pequeno, comedor de sementes e com cauda longa. Apesar de ser relativamente fácil cuidar de um, os periquitos precisam de ambientes limpos, dietas adequadas, interação social e estímulos mentais.
Passos
-
Decida se quer um clássico Periquito Inglês ou escolha uma das 100 diferentes espécies desse pássaro. Procure por Periquitos Alexandrinos, Periquitos de Colar, Periquito de Cabeça Preta ou qualquer espécie disponível no lugar onde você vive. O periquito inglês é originário da Austrália, sendo uma espécie relativamente fácil de encontrar. A espécie mais comum no Brasil é o Periquito Verde. Há outras espécies que vêm da América do Sul, da África e de determinadas localidades da Ásia que podem ser criadas como animais de estimação com o ambiente e o equipamento corretos (como brinquedos).
-
Escolha um criador respeitável. Assim como qualquer outro animal, o ideal é que você compre de um vendedor de confiança. Confira comentários na Internet para ter uma ideia melhor da pessoa, peça para ver os outros pássaros, veja se eles são mantidos em boas condições e se parecem calmos e bem cuidados.
- Evite a aglomeração dos pássaros nos poleiros e escolha alimentos frescos e de qualidade, como frutas e vegetais.
-
Procure por um periquito animado e com olhos claros. Veja se não há nenhuma casquinha ao redor do cere (a massinha acima do bico) e se o orifício excretor não está sujo, pois isso normalmente é sinal de problemas digestivos. [1] X Fonte de pesquisa Evite pássaros que pareçam letárgicos e que não saiam da base da gaiola.
- Escolha pássaros que pareçam contentes, vigorosos e saudáveis. Pode ser necessário visitar em diversos horários do dia, pois os periquitos tiram sonecas ou parecem sonolentos em alguns horários.
-
Considere comprar um par. Os periquitos são pássaros sociáveis e gostam de ser mantidos em pares ou grupos. Se comprar um único pássaro, pode ser necessário passar um tempo com ele diariamente para satisfazer suas necessidades de companhia. [2] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- Se decidir comprar diversos pássaros, junte-os na mesma gaiola e não misture as espécies. [3] X Fonte de pesquisa
-
Leve o novo periquito ao veterinário. Mesmo se ele parecer saudável, leve-o a um veterinário após comprá-lo, pois eles não demonstram sintomas até que estejam muito doentes. O veterinário provavelmente fará exames para psitacose, que é uma bactéria perigosa que pode ser transmitida para você e sua família. [4] X Fonte de pesquisa Ele também examinará o pássaro em busca de parasitas internos e externos, leveduras, fungos e outros tipos de bactérias. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Compre uma gaiola adequada. Ela deve possuir pelo menos 45 cm x 60 cm x 60 cm, mas compre a maior que puder. Priorize as medidas horizontais pois os periquitos voam horizontalmente. [6] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
-
Escolha aço inoxidável ou outro tipo de gaiola não galvanizada. Infelizmente, muitos metais, como zinco, bronze e chumbo, podem ser tóxicos para os periquitos. Nunca utilize uma gaiola enferrujada ou que esteja com a tinta descascando. [7] X Fonte de pesquisa [8] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
-
Os periquitos amam escalar, então escolha uma gaiola com barras horizontais para permitir que eles se agarrem e se balancem para cima. As barras devem ter menos de 1,5 cm de espaçamento para que eles não prendam as cabeças entre elas. [9] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
-
Forre a gaiola com toalhas de papel ou sulfite – essas são melhores opções do que folhas de jornal. Quando o forro estiver repleto de fezes, jogue-o fora e substitua-o por papel limpo. [10] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
-
Prenda uma tigela de comida e um bebedouro nas barras da gaiola. Instale-os longe da base para evitar que as comidas não caiam no chão e sejam contaminadas com as fezes. [11] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- Se engaiolar diversos periquitos, possua uma tigela de comida para cada um para que o pássaro dominante não afaste-os outros dos alimentos. [12] X Fonte de pesquisa
-
Mobílie a gaiola com um poleiro. O ideal é utilizar ramos de madeira natural. Escolha um ramo com diâmetro largo o suficiente para que os dedos do pássaro não se enrolem e se sobreponham. O diâmetro normalmente deve ter cerca de 10 mm. [13] X Fonte de pesquisa Madeira de pomar, como de macieira, ameixeira, pereira ou cerejeira são seguras para os periquitos e possuem abrasivos naturais que mantém as unhas deles curtas. [14] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- Os poleiros de pinos de madeira encontrados na maioria das gaiolas são mal projetados para pássaros. Os diâmetros dos pinos são muito estreitos e não desgastam as garras dos animais. [15] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
-
Coloque brinquedos na gaiola. Os periquitos possuem mentes ativas e curiosas que precisam de muito estímulo mental. Coloque uma seleção de brinquedos na gaiola para que tenham com o que brincar. Os brinquedos que eles mais gostam possuem espelhos, sinos ou escadas. [16] X Fonte de pesquisa Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- Os brinquedos são necessários para manter os pássaros saudáveis e entretidos. O tédio pode levar à gritarias.
-
Encontre um local para a gaiola em um ambiente onde você passe um bom tempo para que o pássaro tenha companhia. Os periquitos se sentem seguros quando possuem uma área de recuo, então colocar a gaiola contra uma parede é uma boa ideia (ao invés de fazer com que eles se sintam expostos por todos os lados). Evite colocar a gaiola ao lado de uma janela ou porta, onde ela corre o risco da luz solar direta, pois os pássaros são muito sensíveis às temperaturas. [17] X Fonte de pesquisa
- As gaiolas nunca devem ser colocadas na cozinha [18] X Fonte de pesquisa , pois os fumos de alguns óleos– e até mesmo do acabamento de algumas frigideiras – são tóxicos para os pássaros e podem deixá-los muito doentes. [19] X Fonte de pesquisa Coles, B. H. "Essentials of Avian Medicine and Surgery". Oxford, UK. Editora: Blackwell. 2007.
-
Limpe a gaiola completamente, pois apenas trocar o forro não é suficiente. Limpe-a com sabão e água regularmente, principalmente após colocar os alimentos nas barras.Publicidade
-
Crie uma dieta composta primariamente de pellets. Apesar das sementes serem uma dieta comum para periquitos no mundo selvagem, elas também são fontes de infecções bacterianas e podem diminuir a saúde e o tempo de vida dos animais. As bactérias podem se acumular e sobrepujar o pássaro com o tempo. Considere converter a dieta para cerca de 60-70% de pellets. [20] X Fonte de pesquisa Os pássaros se adaptam a eles em tempos variados, podendo até mesmo rejeitá-los no início. Entretanto, cerca de 90% de periquitos serão convertidos em duas semanas utilizando o seguinte plano:
- Dê sementes a eles por apenas uma hora pela manhã e à noite.
- O resto do tempo eles terão de se alimentar de pellets.
- Geralmente, os 10% de periquitos que não se acostumarem em duas semanas deverão se acostumar após um período breve de retorno à dieta de sementes.
-
Suplemente as dietas com misturas de sementes, frutas frescas e vegetais. Assim como as sementes, forneça uma variedade de frutas frescas e vegetais como couve, beterraba, ervilha, cenoura, salsa, inhame cozido, maçã fatiada, tangerina, frutas cítricas, etc. Se você variar a oferta – nunca dê o mesmo alimento por dois dias seguidos – os pássaros não sofrerão com sobrecarga dietética. [21] X Fonte de pesquisa Coles, B. H. "Essentials of Avian Medicine and Surgery". Oxford, UK. Editora: Blackwell, 2007.
- Experimente prender pedaços de maçã ou cenoura nas barras da gaiola para que os pássaros os biquem. Para frutas ou vegetais maiores, corte-os em um processador de alimentos e coloque na tigela de comida.
- A maioria dos alimentos frescos é segura para os periquitos, com exceção de abacates, berinjelas, sementes de maçã, ruibarbo, folhas de tomate e batata. Nunca dê cafeína, chocolate ou álcool para os periquitos. [22] X Fonte de pesquisa [23] X Fonte de pesquisa Coles, B. H. "Essentials of Avian Medicine and Surgery". Oxford, UK. Editora: Blackwell, 2007.
-
Troque a comida e a água diariamente. Deixe o pássaro se acostumar com você e com o ambiente mantendo os alimentos, as bebidas e a gaiola antes de tentar treiná-los para se empoleirar em seu dedo.
-
Ofereça petiscos. Raminhos de milhete são ótimas opções, mas não exagere (ofereça cerca de meio por dia), pois eles engordam. Evite doces ou excesso de aveia, pois eles também engordam os pássaros.
- Os raminhos de milhete também são ótimos modos de treinar o periquito para se empoleirar em seu dedo.
-
Os periquitos precisam de companhia, então se prepare para passar pelo menos 90 minutos por dia – não necessariamente consecutivos – conversando ou interagindo com eles. Os periquitos podem ser treinados com clickers , o que é um ótimo modo de estimulá-los mentalmente encorajar a conexão entre vocês.
- Sem a atenção necessária regularmente, os periquitos perderão o interesse na interação humana. Uma dupla tende a se conectar (não importando o sexo) e a ignorar os humanos, mas com um pouco de interação você pode ser considerado parte do bando.
- Um modo de interagir com os pássaros é cantar com eles, dar banhos e, se ele parecer soltar um brinquedo rapidamente, pegue-o. Há uma chance dele estar querendo brincar.
- Os periquitos podem ficar solitários. Um bom modo de alegrá-los é conversar com eles.
- Para que eles se empoleirem em seu dedo, pressione um pouco o estômago deles e diga "Sobe". Ao fazer isso continuamente, eles começaram a repetir a palavra e subirão sempre que a disserem, o que normalmente ocorrerá ao encontrarem uma escada/beirada.
-
Deixe seu periquito fora da gaiola por um tempo. Apesar dele ser capaz de voar dentro dela, é uma boa ideia deixá-lo voar livremente uma vez por dia. Esteja ciente dos possíveis perigos e feche janelas e portas, apague velas, etc. Novamente, os treinamentos com clickers podem ser úteis para testar os comandos quando estiver na hora de voltar para a gaiola.
- Muitas coisas podem ser perigosas para os periquitos e você pode não saber. Antes de soltá-lo da gaiola, lembre-se de: remover objetos potencialmente perigosos e brilhantes - como facas, desligar todos os ventiladores, mantê-los longe do chão ao redor de crianças e outros animais, etc. Quanto mais seguro o ambiente, melhor.
-
Crie condições de sono adequadas. Os periquitos dormirão aproximadamente dez horas por dia, principalmente durante a noite, mas eles podem tirar sonecas durante o dia. Quando ele estiver dormindo, tente não fazer muito barulho, mas é possível ouvir músicas ou assistir TV com volumes baixos.
- Durante a noite, os periquitos gostam da segurança de serem cobertos, então coloque uma toalha ou fronha sobre a gaiola.
-
Mantenha uma temperatura adequada, pois os periquitos são sensíveis à grandes alterações. Eles lidam bem com temperaturas médias, mas sempre mantenha um local com sombra na gaiola e tente manter as temperaturas abaixo de 25 °C. [24] X Fonte de pesquisa
-
Seja consciente. Os periquitos requerem muito trabalho, mas você perceberá que eles são muito afetuosos e divertidos. A maioria deles fala e o quanto eles aprenderão dependerá de você. Esteja preparado para cuidados e manutenções diárias, além de dar atenção e brincar com eles. Caso contrário, considere outro hobby.Publicidade
Dicas
- Se fica fora por muito tempo, compre periquitos em pares para que eles tenham companhia. Esses animais são muito sociáveis e vivem em grandes bandos quando livres. Você pode deixar músicas tocando em um timer. Músicas calmas ajudam a facilitar a transição para um novo lugar.
- Encha o potinho de sementes o suficiente para cobrir a base. Assim você pode controlar a alimentação deles e não desperdiçará muitos alimentos. Isso também evita que ele fique cavucando os alimentos e criando uma bagunça.
- Leve seus pássaros a um veterinário ao comprá-los e pelo menos uma vez por ano. Mantenha um pássaro novo separado no começo para que os pássaros mais velhos não adoeçam até que você saiba que o novo é saudável.
- Nunca permita que seus pássaros vejam uma janela. Ele pode voar até ela e se ferir.
- Existem muitas variedades de pellets disponíveis para periquitos e elas podem ter gostos muito diferentes. Você pode oferecer uma grande variedade ou experimentar alguns para ver quais agradam mais seu pássaro. Alguns se parecem com alimentos de coelhos, outros lembram sementes, outros são quebradiços, etc. Eles são encontrados em diversos tamanhos e é possível esmigalhar pellets maiores para descobrir se tamanhos diferentes são mais agradáveis.
- Você pode construir uma treliça de corda, criar um cercado para eles ou até mesmo comprar coisas para que eles possam escalar e brincar do lado de fora da gaiola. Uma "academia" é altamente recomendável e pode ser um local para que eles brinquem enquanto você realiza suas atividades no ambiente – lembre-se de nunca deixá-los sozinhos nela.
- Apare as asas dos pássaros para que eles não possam voar. Tome cuidado com as asas que possuem vasos sanguíneos. Corte as unhas deles quando estiverem muito afiadas. Os bicos podem ser aparados com lixas. Consulte seu veterinário para obter mais detalhes.
- Não toque músicas altas ou faça movimentos bruscos.
- Nunca deixe o periquito sair de casa.
Publicidade
Avisos
- As sementes normalmente são guardadas em silos após a colheita, onde ratos comem e defecam e, apesar de lavadas, os resíduos de bactérias permanecem e não podem ser eliminados através de congelamento ou aquecimento.
- Os pássaros tropicais passam grande parte de seu dia na cobertura da floresta, então crie um local com muita sombra caso o sol esteja muito forte. Evite colocar a gaiola sob o sol em dias quentes.
- Se deixar o pássaro se lavar, seque-o com uma toalha. O ideal é não deixá-lo se banhar após as 19h para que ele se seque antes de dormir.
- Os pássaros disfarçam suas doenças naturalmente para evitar parecerem vulneráveis para os predadores, então você precisa estar muito alerta para caso o pássaro se comporte de modo estranho. Ao exibir sintomas ele provavelmente já está muito doente. Consulte um veterinário imediatamente, pois os pássaros possuem metabolismos rápidos e seus problemas podem aumentar rapidamente sem cuidados adequados. Descobrir e tratar os problemas cedo é essencial.
- Nunca alimente-os com chocolates, abacates, café, álcool ou sal. Esses alimentos são venenosos para eles.
- A seiva de árvores perenes é venenosa para muitos pássaros tropicais, então se você possui uma dessas árvores, coloque o pássaro longe até mesmo do odor delas. O periquito pode ser atraído por decorações brilhosas, então tome cuidado.
- Nunca deixe o pássaro perto de gatos ou cães, mesmo se eles parecerem dóceis. O instinto deles normalmente fará com que eles matem os periquitos.
- Tome muitas precauções para que o pássaro não escape, como cortar as asas, avisar familiares, colocar telas nas portas e janelas e possuindo um pensamento estratégico. Se o periquito escapar, ele provavelmente morrerá pela exposição e confusão.
- Sempre verifique se a árvore em questão não é venenosa para periquitos antes de comprar um ramo ou planta para eles. Muitos tipos são tóxicos!
- Não se preocupe se um de seus pássaros está dentro do ninho, pois ela provavelmente está botando ovos. Não a perturbe nessas horas, pois isso pode quebrar os ovos.
- Nunca deixe uma janela aberta quando o periquito estiver fora da gaiola ou ele pode escapar.
Publicidade
Materiais Necessários
- Água.
- Brinquedos.
- Alimentos.
- Osso de choco.
- Bloco mineral.
- Gaiola.
- Ramo de milhete (essencial para treinar o pássaro para voar até seu dedo ou se empoleirar nele).
Referências
- ↑ http://pets.thenest.com/mean-budgie-vent-dirty-10970.html
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ https://www.petco.com/assets/caresheets/bird/parakeet-budgie.pdf
- ↑ http://www.wbeph.com/birds/parakeet/dr-wrights-quick-guide-to-parakeet-care/
- ↑ http://www.wbeph.com/birds/parakeet/dr-wrights-quick-guide-to-parakeet-care/
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ http://www.parakeetcare.org/parakeet-cages.php# .VOkkHlPF8Yc
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ http://www.parakeetcare.org/parakeet-cages.php#.VOkkHlPF8Yc
- ↑ https://www.petco.com/assets/caresheets/bird/parakeet-budgie.pdf
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ Wolter, Annette. "The Complete Book of Parakeet Care". Editora: Barron's, 1994.
- ↑ http://www.parakeetcare.org/parakeet-cages.php# .VOkkHlPF8Yc
- ↑ http://www.parakeetcare.org/parakeet-cages.php#.VOkkHlPF8Yc
- ↑ Coles, B. H. "Essentials of Avian Medicine and Surgery". Oxford, UK. Editora: Blackwell. 2007.
- ↑ https://www.petco.com/assets/caresheets/bird/parakeet-budgie.pdf
- ↑ Coles, B. H. "Essentials of Avian Medicine and Surgery". Oxford, UK. Editora: Blackwell, 2007.
- ↑ https://www.petco.com/assets/caresheets/bird/parakeet-budgie.pdf
- ↑ Coles, B. H. "Essentials of Avian Medicine and Surgery". Oxford, UK. Editora: Blackwell, 2007.
- ↑ https://www.petco.com/assets/caresheets/bird/parakeet-budgie.pdf
Publicidade