Baixe em PDF
Baixe em PDF
Então, você encontrou uma abelha. Ela está lenta ou parecendo tonta. “Eu realmente deveria ajudar essa abelha”, você está pensando. Felizmente, há muitos medidas que você pode tomar para ajudar uma abelha que aparente estar machucada. Também há passos importantes que você pode seguir para desenvolver as abelhas na sua região.
Passos
-
Aqueça a abelha, pois ela pode estar só com frio. Se a temperatura for de cerca de 12 ºC ou mais frio, as abelhas não conseguem voar. Se uma abelha parece normal, mas está se movendo vagarosamente ou simplesmente parece não conseguir sair do chão, ela pode estar só com frio. Use um pedaço de papel duro, como uma carta de baralho, para levantar a abelha e leva-la a um lugar mais quente. Depois que ela estiver mais quente, ela vai simplesmente sair voando.
- Se você precisar trazê-la para dentro para aquecê-la, mantenha-a em um recipiente ventilado e com tampa. Quando ela começar a se mexer mais, leve o recipiente para fora e deixe-o lá sem a tampa.
-
Seque a abelha molhada. Se a abelha tiver sido pega na sua cerveja ou na sua limonada, tire-a de lá! As asas dela provavelmente estão molhadas demais para que ela voe. Coloque-a em um lugar protegido, seco e com sol do lado de fora da casa para que as asas dela possam se secar. O ideal é que você a coloque bem em cima de uma flor!
-
Alimente a abelha para ajudar na recuperação. Se uma abelha estiver com frio ou tremendo, comer pode ajudá-la a recuperar a forma. Misture 30% de mel de verdade com 70% de água potável na temperatura ambiente. Use uma pipeta ou um colírio para pingar um pouquinho da mistura em uma superfície ao alcance da abelha.
- Coloque a mistura numa superfície que segurará a comida da abelha sem absorvê-la.
- Tome cuidado para não derrubar a mistura diretamente na abelha.
- Uma mistura de açúcar orgânico e água em proporção 1:1 também deve funcionar.
-
Examine as asas da abelha. Se você encontrar uma abelha pousada do lado de fora no meio do verão ou no início da primavera, provavelmente é uma abelha velha. Olhe as asas dela de perto. Se elas estiverem com as beiradas gastas, ela pode estar se aproximando do final do ciclo de vida dela — mas também pode ainda ter um pouco de forrageio! Traga-a para dentro para alimentá-la, e leve-a de volta para fora se ela recuperar sua força para voar.
- Se as asas ainda estiverem intactas, você provavelmente encontrou uma abelha operária macho que está levando o trabalho a sério demais e se esqueceu de beber.
- Deixe-o do lado de fora no sol com um pouco de mistura de mel a água. Ele vai voltar ao trabalho uma vez que estiver saciado.
-
Deixe as abelhas a sós a maior parte do tempo. Se uma abelha estiver zanzando um pouco, ela provavelmente vai recuperar a habilidade de voar depois de um tempo. Ela pode simplesmente estar descansando, e é melhor que ela fique sozinha. Isso se aplica a abelhas com asas gastas, também.
- Se você sentir que deve oferecer à abelha um pouco de água e mel, não há problema em fazê-lo. Após alguns minutos, ela deve ser capaz de voar.
- O melhor plano de ação pode ser simplesmente colocar a abelha sobre uma flor e permitir que a natureza proceda, sem a interferência da sua manipulação.
-
Mantenha uma abelha com a asa machucada viva. Reconheça que a abelha pode não ser capaz de voar novamente, e logo vai morrer. No entanto, a abelha será capa de viver mais um pouco se você alimentá-la. Você também pode pôr um pouco da mistura de água e mel em uma folha na jarra onde a abelha possa encontrá-la. Não tente colar as asas da abelha.
- Embora seja possível colar as asas de algumas borboletas com cola acrílica, isso não funciona com abelhas. As abelhas são bem mais difíceis de segurar, representam perigo, e têm asas menores. As abelhas também limpam a cola imediatamente, espalhando a cola e machucando-se ainda mais.
-
Procure por pequenos aracnídeos vermelhos. Realisticamente, você não será capaz de dizer que eles são aracnídeos, mas se uma abelha estiver coberta de pequenos insetos vermelhos, ela está infectada com um parasita e você provavelmente não vai conseguir salvá-la. Se você a aqueceu e a alimentou e ela não está se movendo após alguns minutos, traga-a para fora e simplesmente deixe-a estar. Você não será capaz de tratar de uma abelha com alguma doença ou infecção causada por parasitas.
-
Não toque diretamente em uma abelha. Embora um único ferrão de abelha não seja perigoso para a maior parte das pessoas, ele machuca um pouco. Você pode usar luvas para lidar com uma abelha e evitar ser picado, embora provavelmente você vá perder a destreza necessária para fazer isso sem machucar mais a abelha. Em vez disso, vagarosa e calmamente deslize um pedaço duro de papel por baixo da abelha que não consegue voar para mexê-la ou ajustá-la com segurança. Se você já teve uma reação alérgica a qualquer tipo de ferrão de abelha ou de vespa, não mexa com abelhas de forma alguma.Publicidade
-
Preste atenção na abelha rainha na primavera! Se você encontrar uma abelha grande no chão durante a primavera, quando o tempo está prestes a ter mais dias quentes, pode ser uma abelha rainha! Se ela parou de hibernar cedo demais, ela pode ter sido pega pelo tempo mais frio do que ela esperava. Sinta-se à vontade para trazê-la para dentro para aquecê-la e alimentá-la. No entanto, você deve planejar liberá-la dentro de cerca de um dia — a sobrevivência do enxame dela provavelmente depende do retorno dela.
- Geralmente, só a abelha-rainha sobrevive ao inverno. Ela carrega a responsabilidade de estabelecer uma nova colônia no ano seguinte.
-
Não retire colmeias de abelha do seu quintal. A não ser que alguém com quem você mora seja alérgico a picadas de abelha, ou que a colmeia esteja perigosamente perto de algum lugar ao qual você precisa ir com frequência, deixe-o estar. A colmeia só ficará lá durante uma estação, e seu valor como polinizadora é cada vez mais significante, dado que a população de abelhas tem decaído. De fato, a maior parte das abelhas só vive uma semana.
-
Mantenha áreas de forrageio de abelhas no seu quintal. Ou seja, escolha plantas para seu quintal que as abelhas amem. A agricultura de larga escala aumentou a dependência das abelhas de colheitas cultivadas, então o fornecimento a áreas não cultivadas de forrageio é cada vez mais importante. Em particular, plante trevo doce, acácia-meleira, alfafa, ervilhaca roxa, trevos de pássaros e Chamaecrista fasciculata na su terra.
- Permita que árvores e arbustos como tília, alfarrobeira preta, oliveira russa, ameixeiras, saúco e madreselva floresçam também.
- Contate o escritório local de gerenciamento de recursos naturais para informações sobre o que você pode plantar para ajudar as abelhas da sua área.
-
Elimine ervas daninhas aparando a grama ou ladrilhando o solo. Mesmo que você precise de herbicidas ou pesticidas para atingir outros tipos de peste, aparar a grama ou ladrilhar a grama do seu quintal vai aumentar a probabilidade de matar abelhas quando você aplicar um pesticida. Isso é particularmente importante se a grama estiver florescendo.
- Em particular, apare campos com muito oficial-da-sala, pimenta-d'água e dente-de-leão antes de utilizar químicos. Caso contrário, as plantas provavelmente ficarão cobertas de abelhas!
Publicidade
-
Não use pesticidas quando as abelhas estiverem procurando alimentos! Em outras palavras, não aplique inseticidas quando as plantas estiverem florescendo! Muitos pesticidas e inseticidas têm selos de aviso direcionando você a não usá-los quando uma planta estiver florescendo. Já que flores atraem abelhas, utilizar um inseticida durante o seu florescimento pode dizimar populações de abelhas na sua área.
- Sempre leia e siga o selo de instruções do pesticida. Escolha produtos que têm “pouco impacto residual” e cujo selo diga “dano baixo”.
- Alfafa, girassóis e canola são muito atraentes para abelhas, então tome cuidado quando estiver tratando dessas plantas.
-
Explore o campo antes de utilizar produtos químicos. Para ajudar a determinar onde você deve aparar primeiro, inspecione o campo antes de ver se você pode localizar abelhas em busca de alimento. Você provavelmente pode fazer isso simplesmente caminhando ao longo do limite do campo e inspecionando plantas que estejam florescendo. Note que algumas plantas que estão florescendo não necessariamente produzem flores coloridas.
-
Cronometre a aplicação do inseticida cuidadosamente. Pólen e néctar só são disponibilizados às abelhas pelas plantas durante algumas horas do dia. Levando isso em consideração, só uso o produto nos horários em que as abelhas não estão fazendo a polinização (geralmente, entre 21:00 e 5:00).
- Se a previsão for de frio para a noite, aplique um inseticida no começo dessa janela de tempo. O frio permite que o inseticida permaneça tóxico por mais tempo, então é melhor dar mais tempo antes que as abelhas retornem aos campos.
- Para milho, aplique um inseticida a qualquer hora entre as últimas horas da tarde e meia-noite.
-
Não use pesticidas com neonicotinóides. Alguns pesticidas são particularmente perigosos, não apenas para abelhas, mas para outros insetos benéficos. os neonicotinóides são capazes de atuar através das estruturas químicas da planta, no pólen e no néctar. Eles matam abelhas, não importa quando tenham sido aplicados.
- Fique alerta em relação a um ingrediente chamado imidacloprida, o neonicotinóide mais comum. Muitos dos produtos da Bayer o incluem. Entenda que utilizando esses produtos, você provavelmente estará deixando as plantas tóxicas para as abelhas.
-
Leve em consideração o deslocamento do spray. O deslocamento do spray refere-se à distância e direção a que um produto químico pode ser levado pelo vento. Há duas coisas que você precisa fazer para levar isso em consideração. Primeiramente, entre em contato com criadores de abelhas na sua região antes de usar o spray. Depois, tente minimizar o deslocamento do spray reduzindo a pressão e utilizando um bico que diminua o tamanho das gotículas.
-
Tome cuidado com a aplicação do fungicida. Mesmo que os fungicidas não sejam feitos para matar abelhas, eles podem ser tóxicos quando aplicados em certas condições, e contribuirão para a mortalidade das abelhas indiretamente. Por exemplo, fungicidas deixam mais difícil para as abelhas buscar alimentos e se alimentar. Os fungicidas como propiconazole são considerados seguros para as abelhas, mas seu uso é tóxico quando combinado com certas substâncias, fertilizantes e inseticidas.Publicidade
Publicidade