PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Lagartas são bichos fáceis e ótimos para crianças e adultos. Desde que você forneça comida suficiente, a criação delas não exige muito esforço. E a melhor parte? Você pode assistir a essas criaturinhas se enrolarem em um casulo ou uma crisálida, e depois de dias ou semanas, magicamente se transformarem em uma linda borboleta ou mariposa. O que poderia ser mais recompensador do que isso? Continue lendo para aprender como cuidar propriamente de uma lagarta e a transformar em uma borboleta.

Método 1
Método 1 de 4:

Encontrando lagartas

PDF download Baixe em PDF
  1. As melhores estações do ano para procurar por lagartas são durante a primavera e o verão. É nessa época que a maioria das mariposas e das borboletas vão colocar seus ovos. Porém, algumas espécies – como a lagarta urso lanoso – surgem no outono. Inverno é a única época do ano em que lagartas não podem ser encontradas.
    • Na selva, lagartas têm uma taxa de sobrevivência de 2%. Ou seja, de cada 100 ovos que uma borboleta ou mariposa fêmea colocam, apenas dois vão atingir a maturidade. [1] As lagartas são fontes de alimento de inúmeros predadores. Sendo assim, ao ter uma lagarta como um bicho de estimação, você está proporcionando a ela uma chance muito maior de sobrevivência. [2]
    • Esteja ciente de que lagartas do outono permanecerão em estado de pupa durante o inverno inteiro. Elas demoram mais para virar borboletas. Em contrapartida, lagartas de verão e primavera geralmente viram borboletas após 2 a 3 semanas.
  2. [3] O melhor lugar para procurar por lagartas é em suas plantas hospedeiras. Lagartas geralmente se mantêm perto de sua fonte de comida. Se você não é exigente quanto ao tipo de lagarta a criar, dê uma olhada nas folhas de qualquer planta no seu jardim ou no parque. Porém, se estiver procurando por lagartas, borboletas ou mariposas específicas, você precisará procurar em plantas específicas. Algumas das mais comuns da América do Norte são as seguintes:
    • As lagartas das borboletas-monarca são mais comumente encontradas nas plantas Asclepias.
    • As lagartas das borboletas Papilio troilus são mais comumente encontradas na planta Lindera.
    • As lagartas das borboletas Protographium marcellus são mais comumente encontradas nas folhas das árvores Asimina triloba.
    • As lagartas das borboletas Papilio polyxenes são comumente encontradas em ervas tais como salsa, endro e erva-doce.
    • As lagartas de Mariposa-luna são comumente encontradas nas folhas de nogueiras e árvores-do-âmbar.
    • As lagartas das mariposas da cecrópia, borboleta vice-rei e borboletas Limenitis arthemis são comumente encontradas nas folhas de árvores de cerejeira. [4]
  3. Se tiver um tipo muito específico de lagarta, borboleta ou mariposa que queira criar, ou se estiver tendo dificuldades para encontrar uma lagarta na rua, há sempre a opção de comprar lagartas de um fornecedor especial ou comprar kits de borboleta pela internet.
    • Você pode comprar lagartas ou encomendá-las ainda em sua forma de larva antes de elas chocarem. Se estiver interessado apenas nas borboletas ou mariposas, você pode encomendar crisálidas e esperar que elas nasçam!
    • Uma das lagartas que estão disponíveis mais frequentemente são as monarcas, que estão disponíveis para compra em www.MonarchWatch.org, e lagartas de borboleta bela-dama. As lagartas bela-dama são particularmente fáceis de se cuidar, sendo que elas são vêm em tamanho médio que permanece até que elas entrem em estado de pupa, eliminando a necessidade de encontrar sua planta hospedeira. [4]
  4. Assim que você encontrar uma lagarta, é importante que você a manuseie usando o método correto. Se você tentar pegar uma lagarta, ela pode se segurar com grande força na superfície em que ela está, e se você continuar a puxar você pode machucá-la, ou até mesmo arrancar suas pernas.
    • A melhor maneira de pegar e transportar uma lagarta é pegar um pedaço de papel ou uma folha e colocar na frente da lagarta. Então dê a ela uma empurradinha por trás. A lagarta irá então caminhar em frente, em direção à folha ou papel, para evitar o seu toque. Você poderá então carregar a lagarta em seu abrigo temporário.
    • Apenas certifique-se de que você não irá deixar as lagartas cair – deixá-las cair de uma altura de mesmo apenas alguns centímetros pode matá-las.
    • Se você precisa pegar a lagarta, é melhor que lave as suas mãos primeiro. Lagartas são bastante frágeis e podem pegar infecções bacterianas da pele humana.
    • Algumas lagartas podem ter pelos espetados ou espinhos que podem irritar ou até mesmo pinicar sua pele. Sendo assim, é melhor evitar tocar esses tipos de lagartas com suas próprias mãos. [5]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Abrigando Lagartas

PDF download Baixe em PDF
  1. [6] Lagartas não precisam ser abrigadas em nada que seja muito chique – uma jarra limpa de um litro ou um aquário pequeno são ótimas escolhas. Esses locais serão fáceis de limpar e permitirão que você veja sua lagarta com facilidade.
    • Tampe o recipiente com gaze ou malha e segure com um elástico. Isso irá permitir uma ventilação apropriada. Não apenas faça furos na tampa de rosca (como alguns sites aconselham), pois as lagartas podem tentar escapar pelos buracos e podem se machucar nas bordas afiadas.
    • Se você está abrigando mais de uma lagarta, faça questão de que cada lagarta tenha um espaço equivalente a três vezes o tamanho de seu corpo como espaço extra para que elas se movimentem. [7] Isso irá prevenir tumulto.
  2. É uma boa ideia preencher a base do abrigo da sua lagarta com um pouco de papel toalha ou lenço de papel. Isso irá absorver a umidade e qualquer resíduo que a lagarta possa largar (chamado de excremento). Você poderá então limpar facilmente o recipiente, tirando o papel sujo e substituindo com papel novo. [8]
    • Porém, você poderá apenas preencher o recipiente da sua lagarta com toalha de papel se você sabe que a sua espécie de lagarta vira pupa acima do solo.
    • Se você tem uma espécie de lagarta que vira pupa abaixo do solo (ou se você não tem certeza de que espécie ela é), você pode preencher a base de seu recipiente com uma camada de cinco centímetros de terra ou areia. Assim a lagarta poderá se enterrar em algo.
    • A terra ou areia deve ser levemente úmida – mas não tão úmida que ela faça com que as paredes do contêiner fiquem embaçadas. Lagartas são um tanto sensíveis a umidade. [4]
  3. É uma boa ideia colocar uns dois galhos dentro do abrigo da lagarta, por algumas razões:
    • Primeiro, a lagarta poderá subir em alguma coisa, o que elas poderão precisar fazer para alcançar a comida.
    • Segundo, a lagarta pode escolher virar pupa pendurada em um galho. Como resultado, você deverá ter a certeza de que o galho está em uma posição segura e não está em perigo de cair.
    • Terceiro, assim que a borboleta ou mariposa sair do casulo ela irá precisar de algum lugar para se pendurar de cabeça para baixo para poder esticar e secar suas asas.
  4. A maioria das lagartas prefere um ambiente levemente úmido. A melhor maneira de fazer isso é, de vez em quando, espirrar água no recipiente com um frasco de spray.
    • Porém, você irá precisar ter cuidado para não deixar o recipiente muito úmido, pois muita umidade pode criar mofo dentro do recipiente e na própria lagarta. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Alimentando Lagartas

PDF download Baixe em PDF
  1. O trabalho de uma lagarta é apenas comer e comer e comer, então a parte mais importante de cuidar de uma lagarta é fornecer suprimentos constantes de comida fresca.
    • A primeira coisa a fazer é fornecer à lagarta algumas folhas da planta da qual você a encontrou, sendo que assim há uma boa chance de esta ser a sua planta hospedeira.
    • Observe a lagarta atentamente para ver se ela come as folhas que você forneceu. Se ela comer, parabéns, você encontrou a planta hospedeira da sua lagarta! Agora tudo o que você precisa fazer é fornecer a ela um suprimento fresco dessas folhas até que ela entre em estado de pupa.
  2. Lagartas são bastante exigentes com o que comem e cada espécie tem um número limitado de plantas que elas estão dispostas a comer. Na verdade, a maioria das lagartas irá morrer de fome antes de comer o tipo errado de comida. Então se a lagarta recusar as folhas da planta em que você a encontrou, ou se você encontrou a lagarta em outro lugar que não fosse em uma planta, você irá precisar encontrar a fonte certa de comida por tentativa e erro. [9]
    • A melhor coisa a fazer nessa situação é juntar uma seleção de diferentes tipos de folhas do lugar que você encontrou a lagarta e colocar tudo dentro de seu recipiente. Então observe a lagarta com atenção para ver se ela come qualquer uma delas. Se ela comer, você pode remover os outros tipos de folhas e simplesmente começar a fornecer a ela a planta vencedora.
    • Se você está tendo dificuldades para encontrar a planta que sua lagarta irá comer, talvez seja uma boa ideia consultar um guia tal como o Peterson First Guide to Caterpillars , ou Caterpillars of Eastern Forests . Esses guias irão te ajudar a ligar a sua espécie de lagarta à sua fonte preferida de comida, poupando bastante tempo.
    • Se você não tiver acesso a esses guias, experimente as fontes de alimento mais comuns das lagartas, sendo elas: cereja, carvalho, salgueiro, amieiro, álamo, maçã e bétula. Tente também fornecer as flores junto com as folhas, já que algumas lagartas preferem essa parte da planta.
    • Se você realmente não consegue encontrar o tipo de planta que sua lagarta gosta de comer, é melhor soltá-la no mesmo lugar em que você a encontrou. Pelo menos assim ela terá alguma chance de encontrar sozinha a sua própria fonte de comida, senão ela irá provavelmente morrer de fome.
  3. Lagartas não irão comer folhas velhas ou secas, então é muito importante que você a forneça suprimentos constantes de folhas frescas e verdes. A frequência que você irá precisar fornecer a ela folhas novas depende do tipo de planta – algumas irão durar até uma semana, enquanto outras precisam ser substituídas todos os dias.
    • Uma boa maneira de você prolongar a vida das folhas é colocá-las em um pote de vidro com água dentro do abrigo da lagarta. A água irá manter as folhas frescas e verdes por mais tempo.
    • Porém, às vezes as lagartas podem cair das folhas e cair dentro do pote de água e se afogar. Para prevenir isso, coloque junto aos caules das folhas algodão ou papel toalha. Isso irá manter sua lagarta segura.
    • Você pode também comprar tubos por um preço baixo em qualquer floricultura para colocar as folhas dentro. Eles têm uma borda estreita, diminuindo a chance de sua lagarta cair para dentro.
    • Quando você fornecer à sua lagarta folhas novas, lembre-se de remover as folhas velhas e secas. Também se certifique de manter o resto do recipiente limpo, removendo qualquer excremento ou outros detritos.
    • Mais uma coisa para se lembrar é que há a possibilidade de ter aranhas ou outros predadores se escondendo junto às folhas. Se houver algum, eles poderão comer a sua lagarta assim que as folhas são colocadas no recipiente, o que é a última coisa que você quer! Portanto, certifique-se de examinar bem as folhas e galhos antes de colocá-los dentro do recipiente.
  4. Lagartas não precisam beber – elas recebem toda a hidratação que elas precisam de sua comida.
    • Porém, se sua lagarta parecer um pouco seca, ou se você quiser aumentar a umidade do recipiente, tente mergulhar as folhas na água e colocá-las dentro do recipiente sem secá-las.
    • Qualquer gota d’água que permanecer nas folhas irá fornecer a umidade necessária.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Transformando Lagartas em Borboletas

PDF download Baixe em PDF
  1. Não se preocupe demais se sua lagarta de repente parar de comer, parecer meio lenta ou começar a mudar de cor – ela está provavelmente se preparando para mudar ou entrar em estado de pupa, então esse comportamento é completamente normal.
    • A lagarta pode também ficar mais ativa do que o normal, se movendo pelo recipiente sem parar. Se esse for o caso, ela está provavelmente apenas procurando por um bom lugar para virar pupa.
    • Infelizmente, esses comportamentos podem também ser sinais de que a lagarta está doente, então nesse momento você deve evitar pegá-la. Apenas espere para ver se ela vira pupa normalmente.
    • Se você está cuidando de mais de uma lagarta e uma delas morre, retire a lagarta morta do recipiente imediatamente. Isso irá prevenir que qualquer possível doença se espalhe. [4]
  2. Assim que a lagarta estiver pronta ela irá entrar em estado de pupa, começando o processo de se transformar em uma borboleta ou mariposa. Lagartas de mariposa irão se enterrar na terra para formar o casulo, enquanto as lagartas de borboleta irão se fechar em uma crisálida, penduradas acima do solo.
    • Enquanto os casulos que ficam dentro da terra não precisam de atenção, você talvez irá precisar recolocar a crisálida se ela estiver em um local inadequado ou se ela cair do ponto original.
    • Se você acha que a crisálida está em um lugar muito apertado para que a borboleta estique as suas asas, o melhor a fazer é trocá-la de lugar. Manuseie a crisálida com cuidado e a pendure em um galho ou a prenda na lateral do recipiente.
    • Você pode fazer isso passando uma linha através da ponta da crisálida, ou atravessando uma pequena agulha através dela e a pendurando em um local adequado. [10]
  3. Assim que o casulo estiver formado, você deve limpar o recipiente da lagarta, removendo qualquer alimento velho ou lixo. Mesmo a pupa ainda estando viva, ela não precisa de qualquer comida ou água.
    • Deixe qualquer galho no recipiente quando você estiver limpando. Eles serão necessários quando a borboleta ou mariposa emergir, pois ela irá usar o galho como um ponto de repouso enquanto abre suas asas. Se a borboleta ou mariposa não tiver onde ficar, suas asas não irão se formar de forma apropriada e ela irá morrer. [11]
    • Também tente manter o recipiente úmido ao checá-lo de tempo em tempo. Se o recipiente estiver muito seco, o casulo irá secar, mas se estiver muito úmido ele ficará mofado. Ambos os casos podem evitar que a borboleta ou mariposa nasça.
    • Se a terra do fundo do recipiente parecer muito seca, misture com um pouco de água. Se você perceber que as laterais do recipiente estão ficando embaçadas, absorva a água. [12]
    • Consulte um guia de lagartas e borboletas para encontrar instruções exatas sobre a temperatura e umidade adequadas para a sua espécie de pupa.
  4. Agora tudo o que resta é esperar! Algumas borboletas ou mariposas emergem após apenas oito dias, enquanto outras podem levar vários meses ou até mesmo anos.
    • Se você pegou sua lagarta no outono, é possível que ela vá passar os meses de inverno dentro da sua pupa e apenas saia na primavera – esse processo é chamado de “hibernação”.
    • Alguns dizem que a borboleta está se preparando para sair do casulo quando a crisálida fica de uma cor escura, ou até mesmo ficando com uma cor clara.
    • Fique atento à crisálida a partir de agora, já que as borboletas podem sair da pupa em questão de segundos e você não irá querer perder isso!
    • Sendo que os casulos das mariposas ficam debaixo da terra, você não poderá observar qualquer mudança.
    • Se a crisálida ficar de uma cor muito escura, pode ser um sinal de que a pupa está morta. Faça o teste ao dobrar gentilmente a pupa perto da região do abdome – se ela continuar dobrada esse é um grande sinal de que a pupa está morta. [4]
  5. Assim que a borboleta ou mariposa tiver magicamente saído de sua pupa, ela irá se locomover até um galho e se pendurar de cabeça para baixo até que suas asas sequem e desdobrem. Esse é um processo muito importante e pode levar várias horas.
    • Quando a borboleta ou mariposa começar a agitar suas asas e a batê-las pelo recipiente, é hora de soltá-la. Essas criaturas não gostam de ficar presas e suas asas podem se machucar se elas ficarem as batendo nas laterais do recipiente, tentando escapar. [10]
    • Leve o recipiente para a rua, até o local onde você originalmente encontrou a lagarta, abra a tampa e deixe sua borboleta voar feliz.
    Publicidade

Dicas

  • Se sua lagarta ficar dentro de casa, a mantenha em um cômodo fresco perto de uma janela.
  • Não deixe o abrigo de sua lagarta perto de um ar condicionado.
  • Você pode encontrar uma lagarta entre os galhos das árvores ou debaixo de lenhas e pedras, e você irá as encontrar também em calçadas e no seu estacionamento.
Publicidade

Avisos

  • Não pegue as lagartas de forma inadequada, pois algumas delas irão te morder ou picar se não forem manuseadas de forma apropriada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 113 903 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade