PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A tatuagem certa é uma linda forma de se expressar. Porém, depois de sair do estúdio, há vários passos que devem ser tomados para que ela não desbote e a pele não fique com danos permanentes. O cuidado correto é fundamental nas primeiras semanas e continua importante pelo resto da vida. Se você acabou de fazer uma tatuagem nova, não deixe de lavar e hidratar a região e evite a exposição solar enquanto a pele cicatriza.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cuidando logo após a tatuagem

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando a tatuagem estiver feita, mas antes de sair do estúdio, tire alguns minutos para conversar com o profissional sobre orientações de cuidado. As recomendações gerais valem para todos, mas o tatuador pode personalizar algumas dicas para o seu caso. Além disso, ele pode recomendar produtos como sabonetes ou loções de marcas específicas. [1]
    • Alguns estúdios de tatuagem vendem kits de cuidados. Veja se há essa opção no estabelecimento.
    • Geralmente, é o profissional que deve dar instruções de cuidado sem você ter que perguntar. Se ele não falar nada, não hesite em perguntar: “O que devo fazer para cuidar da tatuagem agora?”
  2. Um bom profissional deve cobrir a tatuagem logo após você ver o resultado. Há opiniões diversas sobre o tempo que o curativo deve ser deixado na pele, mas cinco horas costuma ser o tempo mínimo considerado seguro. [2]
    • Peça a opinião do tatuador também.
    • Um curativo grosso e absorvente pode ficar durante a noite ou por 24 horas. É sempre mais recomendável deixar a faixa por mais tempo do que lavar o local em um ambiente sujo, portanto não tenha medo de usá-la por um tempo.
    • Os curativos devem ficar na pele por algumas horas apenas, pois a gaze fica muito saturada e o filme não deixa a pele respirar. Deixe-os por duas ou três horas para que a cicatrização comece, mas depois retire-os para que o processo continue.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Burak Moreno

    Tatuador
    Burak Moreno é um Tatuador com mais de 10 anos de experiência. Burak atua em Nova Iorque e é tatuador da Fleur Noire Tattoo Parlour, no Brooklyn. Nascido e criado em Istambul, Turquia, já atuou como tatuador na Europa. Trabalha com diversos estilos, mas é especialista em linhas destacadas e cores fortes. Você pode encontrar muitos de seus trabalhos no Instagram @burakmoreno.
    Burak Moreno
    Tatuador

    Sempre siga as instruções do tatuador. Muitos profissionais usam bandagens que devem ser tiradas em algumas horas, mas atualmente é comum usar uma que deve ficar por cima da tatuagem por três dias. Antes de sair do estúdio de tatuagem, faça todas as perguntas necessárias para saber exatamente como prosseguir. Não deixe o local enquanto tiver dúvidas pendentes.

  3. Antes de entrar em contato com a tatuagem nova pela primeira vez, não se esqueça de lavar bem as mãos com um sabonete antibacteriano e água morna. Tire o curativo com cuidado para não puxar ou arrancar a pele que está cicatrizando sem querer.
    • Depois de tirar esse primeiro curativo, você não deve fazer outro. A presença de algumas gotas de sangue e de secreção é normal nos primeiros dias e não é preciso proteger o local novamente.
  4. Logo após tirar o curativo, use água quente e um sabonete suave e sem fragrância para lavar o local que estava coberto pelo curativo. Enxágue toda a espuma antes de secar a pele com um pedaço de papel-toalha limpo, dando batidinhas leves. [3]
    • Evite temperaturas extremas. A temperatura ideal para a água é a ambiente, mas tudo bem se ela estiver um pouco mais fria ou mais quente.
    • Use um sabonete suave apenas. O ideal é um produto sem fragrância, sem corantes e sem substâncias agressivas.
    • Não use uma toalha, bucha ou esponja para lavar a tatuagem. Esses materiais são abrasivos para a pele sensível do local e podem transferir bactérias.
    • Tire todos os resíduos de sangue. Se deixar o sangue seco ficar grudado na pele, há mais chances de que se formem cascas grandes.
  5. Com os dedos limpos, aplique uma camada fina de loção ou pomada na pele seca. Deixe a tatuagem ao ar livre o quanto for possível para que o hidratante seja absorvido sem riscos de irritação. [4]
    • Pomadas e loções sem fragrância e hipoalergênicas são boas opções de hidratantes. As loções secam mais rapidamente e as pomadas podem aumentar a tendência de formar cascas durante a cicatrização em alguns casos.
    • Aplique uma quantia suficiente para cobrir toda a tatuagem com uma camada transparente. A pele não deve ficar engordurada ou cheia de produto.
  6. Logo após tirar o curativo, o processo de cicatrização começa, junto com a formação de cascas. Sempre que possível, deixe a tatuagem descoberta. Se precisar tampar a região, use uma peça larga feita de um tecido leve e respirável.
    • A tatuagem deve soltar plasma transparente e excesso de tinta nos primeiros dias. Nesse período, tente usar peças e roupas de cama que possam ficar manchadas ou sujas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Melhorando a cicatrização

PDF download Baixe em PDF
  1. Nas primeiras duas ou três semanas, é preciso lavar o local com água morna e sabonete suave duas vezes por dia. Caso você faça atividade física intensa ou trabalhe em um ambiente sujo, aumente o número de higienizações. [5]
    • Lave a tatuagem depois de acordar e antes de ir dormir. Uma das vezes pode ser durante o banho se for mais conveniente para você.
    • Siga os mesmos passos da primeira lavagem. Lave as mãos antes, massageie o local com cuidado usando apenas sabonete, água e os dedos. Em seguida, seque a pele com um papel-toalha limpo dando batidinhas.
  2. Se o local da tatuagem começar a coçar ou ficar ressecado, aplique uma camada fina de hidratante. Mesmo sem a sensação de ressecamento, é preciso aplicar o produto pelo menos duas a três vezes por dia. Continue com essa rotina nas primeiras três semanas após fazer a tatuagem. [6]
  3. Um ou dois dias depois, você vai perceber a formação de cascas ou a descamação da pele no local, o que muitas vezes provoca coceira. Ignore esses sintomas, pois você não deve coçar a pele enquanto a tatuagem estiver cicatrizando. [7]
    • Se for uma coceira incontrolável, experimente dar um tapa leve e firme no local com a mão aberta, como se fosse matar um pernilongo. Assim, dá para aliviar um pouco a sensação sem ter que coçar.
    • Se você arrancar as cascas, as feridas podem sangrar e infeccionar. Além disso, a tinta também pode sair. Da mesma forma, coçar a pele descamando pode fazer a tatuagem desbotar.
  4. O ideal é proteger todas as tatuagens da exposição excessiva ao sol para que não desbotem, principalmente se forem novas. Use roupas largas para cobrir o local sempre que sair ou aplique um protetor solar sem fragrância, hipoalergênico e com FPS 50, no mínimo, se não der para cobrir a área. [8]
    • Mesmo com a roupa e com o protetor, evite ficar no sol por muito tempo. A melhor maneira de evitar que a tatuagem nova resseque e desbote é diminuir o contato com o sol até as casquinhas sumirem e a pele parar de descamar.
  5. Um banho rápido por dia de no máximo 15 minutos é aceitável, mas evite o excesso de contato com a água. Nem pense em entrar em piscinas, banheiras e evite banhos longos até que todas as casquinhas cicatrizem e a pele se recupere completamente. [9]
    • O contato prolongado com a água amolece a pele e a tinta pode sair ou desbotar.
    • Evite piscinas, mar, banheiras e sauna. A água com cloro e a água salgada são péssimas para a tatuagem.
  6. As infecções são raras se os cuidados com a tatuagem forem adequados, mas ainda assim a chance existe. Se suspeitar que a área infeccionou, vá ao médico imediatamente. Alguns sinais são: [10]
    • Vermelhidão, dor e inchaço persistentes na pele.
    • Feridas com secreção espessa amarelada ou branca.
    • Dores musculares.
    • Calombos vermelhos e endurecidos.
    • Febre.
    • Náusea e vômito.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando da tatuagem em longo prazo

PDF download Baixe em PDF
  1. Os raios UV do sol podem fazer a tatuagem desbotar com o excesso de exposição. Quando for sair ao ar livre, mesmo que por alguns minutos, aplique um protetor com FPS 30 ou mais na tatuagem e na pele da região. Mesmo se ela ficar em um lugar coberto por roupas, não custa fazer essa proteção extra. [11]
    • O protetor usado deve oferecer proteção de amplo espectro contra os raios UVA e UVB.
    • Aplique-o dez minutos antes de sair de casa se possível para que ele tenha tempo de ser absorvido pela pele. Depois, reaplique a cada 80 minutos conforme a necessidade.
    • Mesmo que faça bronzeamento a jato, ainda assim deve aplicar protetor solar, pois o bronzeamento não protege a pele contra os raios solares.
  2. Depois que a tatuagem cicatrizar completamente, pode haver erupções, irritação e até mesmo infecção. Fique atento a sinais como vermelhidão, coceira, inflamação e descamação na pele da região. Ao perceber algum deles, entre em contato com um médico o quanto antes. [12]
    • As erupções podem surgir após a exposição prolongada ao sol ou depois de usar um cosmético novo que contenha alguma substância química diferente para a pele.
  3. A tatuagem só fica bonita se a pele também estiver saudável, portanto a hidratação é fundamental para a longevidade dela. Usar um hidratante suave diário preserva a tatuagem por anos e anos. [13]
    • Evite produtos com petrolatos. A vaselina e outros derivados do petróleo podem até fazer a tinta desbotar.
    • Se a pele estiver muito seca ou com prurido, não economize no hidratante. Você pode até levar um creme para mãos pequeno na bolsa e usar sempre que precisar.
  4. Os retoques fazem parte da manutenção de qualquer tatuagem. Nessas sessões curtas, o tatuador reforça as linhas mais finas e também as cores que desbotaram ou então faz ajustes para deixar o desenho mais bonito. [14]
    • A necessidade de retoque varia conforme a tatuagem, a pele e o estilo de vida da pessoa. Se perceber que a sua anda meio opaca ou desbotada, não hesite em conversar com o seu tatuador.
    • Geralmente, as pessoas costumam retocar a cada cinco ou dez anos, dependendo do estado da tatuagem.
    Publicidade

Dicas

  • Se a tatuagem ficar em uma região coberta por roupas, use peças soltas e respiráveis durante a cicatrização. Assim, você evita que o tecido irrite a pele sensibilizada e previne a formação de cascas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sabonete antibacteriano suave.
  • Água.
  • Papel-toalha limpo.
  • Pomada, loção ou hidratante.
  • Roupas largas.
  • Protetor solar.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 119 484 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade