Baixe em PDF
Baixe em PDF
Foi surpreendido por ovos na gaiola do seu lagarto de estimação? Ou está começando a cuidar desses animais e quer que procriem pela primeira vez? A resposta certa para a pergunta “Como cuidar dos ovos de lagarto?” depende de cada espécie deste animal. Abaixo, você encontrará informações básicas sobre cada “tipo” de ovo.
Passos
-
Utilize a chocadeira correta. O primeiro passo é pesquisar a espécie de lagarto que botou os ovos. A partir daí, encontre um aparelho que alcance a temperatura necessária para chocar os ovos e busque saber por quanto tempo você precisa mantê-los incubados.
- Compre a chocadeira e ajuste-a na temperatura desejada.
- As chocadeiras da marca Hovabator são baratas e funcionam bem para quase todas as espécies de lagartos. Você pode encontrar essas incubadoras em lojas especializadas em suprimentos para fazendas, já que as chocadeiras também são usadas para ovos de aves. Caso não more próximo a esse tipo de loja, você pode adquirir o equipamento pela internet. Porém, se não há nenhuma loja perto de você e se você não pode esperar o tempo de envio das lojas online, faça a sua própria chocadeira.
-
Faça uma chocadeira. Em caso de emergência, em que você foi pego de surpresa, faça sua própria chocadeira. Você vai precisar de um aquário com capacidade para 38 litros, um aquecedor de aquário, um ou dois tijolos e filme plástico.
- Coloque os tijolos dentro do aquário e coloque água até quase cobri-los. Coloque os ovos em um recipiente, que vai ficar apoiado sobre os tijolos quando forem chocados.
- Coloque o aquecedor de aquário na água e ajuste-o na temperatura ideal para chocar os ovos.
- Feche o aquário com filme plástico para segurar o calor e a umidade.
-
Escolha um recipiente. Está tudo pronto para chocar os ovos, mas em qual recipiente colocá-los? E o que colocar no recipiente com os ovos?
- O tamanho do recipiente varia conforme o tamanho dos ovos. Ovos pequenos podem ser colocados em copos descartáveis; os ovos médios, em embalagens para sanduíches e os maiores, em recipientes plásticos.
- Encha o recipiente até a metade com algum tipo de material para incubação. Você pode usar musgo úmido, vermiculite, perlite ou substrato próprio para auxiliar na incubação. Esses produtos devem estar levemente úmidos, mas não molhados. Depois de molhar o material, a melhor maneira de saber se está com a umidade correta é espremer até que não saia mais água. Aí sim vai estar pronto para ser colocado no recipiente.
-
Coloque os ovos no recipiente cuidadosamente. Remova os ovos do invólucro e coloque-os no recipiente com muito cuidado.
- 24 horas depois que um ovo é posto, o embrião se prende a uma parede do ovo e começa a se desenvolver. Se você agitar ou girar o ovo, o embrião vai se desprender, se afogar e morrer.
- Ao remover um ovo e colocá-lo no recipiente para chocar, é importante que ele seja mantido na mesma posição em que foi posto.
- Antes de pegar o ovo, faça um buraco com os dedos no material escolhido para a incubação. Coloque o ovo neste buraco e marque um pontinho na parte de cima do ovo com uma caneta marcadora. Se por acidente o ovo virar, você vai conseguir colocá-lo na posição correta e torcer que o embrião sobreviva.
- Coloque vários ovos com uma distância de um dedo entre eles. Feche bem o recipiente e o coloque na chocadeira. Marque em um calendário a data em que os ovos foram botados e calcule o tempo aproximado em que os animais devem estar prontos para sair dos ovos.
Publicidade
-
Cheque os ovos periodicamente. Depois de uma semana ou mais, você deve ficar de olho nos ovos e ver se estão crescendo.
- Compre uma lâmpada LED pequena, retire o recipiente da chocadeira, vá a uma sala escura, abra a tampa e use a lâmpada para iluminar o ovo, tomando cuidado para não movê-lo ou apertá-lo demais.
- O interior do ovo irá se iluminar e você vai ver alguns vasos sanguíneos rosas e vermelhos lá dentro. Isso significa que o embrião está vivo e crescendo. Se, ao iluminar, você vir apenas um brilho amarelo pode ser que o ovo seja infértil, morto ou não tenha passado tempo suficiente para o desenvolvimento.
- Feche o recipiente e coloque-o de volta na chocadeira por aproximadamente uma semana e então cheque novamente. Depois de um mês, se o animal estiver vivo, você vai conseguir vê-lo. Ovos que sejam inférteis ou que estejam mortos têm uma cor amarelada ou quase branca e emboloram ou se quebram. Os ovos bons normalmente têm uma cor branca brilhante e incham à medida que vão crescendo.
- É bom checar os ovos uma vez uma vez a cada uma ou duas semanas, durante o processo de incubação. Com isso, você pode acompanhar o desenvolvimento dos animais e os ovos vão pegar um pouco de ar fresco a cada vez que abrir o recipiente, mas não abra o recipiente mais do que isso, pois os ovos podem perder umidade.
-
Arrume as gaiolas para os filhotes. Enquanto espera os filhotes saírem dos ovos, prepare uma gaiola para os filhotes. Certifique-se de que tem tudo o que precisa, incluindo comida. A maioria dos lagartos, nas primeiras semanas de vida, precisa ser colocada em gaiolas pequenas forradas com folhas de papel toalha.
- Ao forrar a gaiola com papel toalha, você evita que o substrato seja engolido ou fique preso nos filhotinhos.
- Se a espécie for arborícola, coloque alguns ramos ou videiras artificiais.
- Coloque um prato pequeno com água ou tenha uma garrafa com válvula spray à mão caso a espécie só beba água em gotas (ex.: camaleões e lagartixa tropical).
- Certifique-se de que a gaiola tenha a umidade e temperatura apropriadas para filhotes. Os filhotes têm a primeira troca de pele em 24 horas e você precisa se assegurar de que toda a pele saia. A umidade apropriada irá garantir que você não tenha problemas com isso.
- Alguns filhotes precisam de menos calor do que lagartos adultos, então é preciso pesquisar a temperatura ideal para os filhotes da espécie que você possui. Os lagartos bebês normalmente começam a comer alguns dias após saírem do ovo, então esteja preparado e tenha à mão a alimentação e os suplementos vitamínicos de cálcio.
Publicidade
-
Saiba o que fazer caso tenha uma grande ninhada de ovos enterrados. Alguns lagartos botam vários ovos em uma ninhada e normalmente ficam enterrados, mas não ficam grudados.
- Alguns exemplos são os dragões-barbudos, varanidae e camaleões.
- Alguns lagartos botam apenas dois ovos por vez e normalmente enterram os ovos separados. Os lagartos anólis, com crista e as lagartixas são exemplos disso.
-
Saiba o que fazer se tiver ovos grudados. Às vezes, algumas lagartixas botam dois ovos grudados e muitas vezes eles ficam presos a algo dentro da caverna, na maioria das vezes um galho ou o vidro do tanque.
- Exemplos dessas espécies são as lagartixas-tokay, a lagartixa gigante, a lagartixa de listras brancas e muitas outras.
- Tenha muito cuidado ao lidar com os ovos grudados. Esses tipos de ovos têm uma casca dura e se você tentar separá-los ou removê-los do local onde estão presos, eles geralmente se quebram e morrem.
- Se os ovos estão presos ao vidro, você pode tentar removê-los delicadamente usando uma lâmina de barbear. Seja muito cuidadoso e faça isso bem devagar para não quebrá-los.
- Se os ovos estiverem em um galho, tente removê-lo e coloque-o na chocadeira. Não tente retirá-los do galho ou eles vão se quebrar. Se o galho for muito grande para caber no recipiente, coloque-o em um vaso plástico e prenda com fita adesiva.
-
Veja quais são as lagartixas que comem e as que guardam os seus filhotes. Os cuidados são maiores se você cria lagartixas que comem os filhotes.
- Você não vai querer que os filhotes morram logo que saírem da casca. Se nada disso funcionar e se estiver com medo de que as lagartixas comam os filhotes, cole um copo plástico com fita adesiva sobre o local onde os ovos foram postos.
- Algumas lagartixas irão proteger os ovos e os filhotes, então você não precisa se preocupar com isso (as lagartixas-tokay e as com listras brancas são dois exemplos). Apenas mantenha a caverna quente e úmida e os ovos deverão se desenvolver sem problemas.
- Caso tenha ovos de lagartixa-tokay, fique atento! Essa espécie vai defender os seus ovos e filhotes e não vai hesitar em mordê-lo se você mexer com eles.
-
Veja se você está com os ovos de uma espécie que não precisa de chocadeira. A maioria dos ovos de lagarto precisa, mas alguns não. Exemplos:
- A maioria das espécies de camaleão.
- Lagartos com crista (e outras espécies Rhacodactylus);
- Os lagartos que vêm de locais com temperatura amena podem ser incubados em temperatura ambiente. Considere algo em torno dos 20°C.
- Caso não precise de uma chocadeira, você pode colocar o recipiente com os ovos em um local escuro dentro de sua casa, em um armário, embaixo da cama ou de uma mesa, etc. Cheque os ovos uma vez por semana para assegurar-se de que estão crescendo bem e espere até que saiam da casca. Tudo muito fácil.
-
Veja se a temperatura pode mudar o sexo ou o tempo de incubação. Existem alguns pontos a serem considerados… algumas espécies de lagarto têm o sexo determinado pela temperatura durante a incubação. Isso significa que se você pode ter machos ou fêmeas dependendo da temperatura de incubação e se alterar a temperatura durante o processo, pode obter lagartos de ambos os sexos.
- Procure saber se os ovos que você possui dependem da temperatura para determinação do sexo ou se eles se desenvolvem mais rápidos em certas temperaturas. Quando pesquisar as temperaturas ideais vai ver que existe uma variação de temperaturas e dias de incubação.
- Por exemplo, digamos que a temperatura ideal para a espécie que você está cuidando seja de 27 a 30°C por 60-90 dias. Quanto mais alta for a temperatura, mais rápido os ovos irão se desenvolver. Então, se você ajustar a temperatura para 30°C, os filhotes irão sair dos ovos em 60 dias, aproximadamente. Entretanto, não é porque se desenvolvem mais rápido que esse desenvolvimento é o melhor. Em muitos casos, quanto mais tempo os filhotes demorarem na chocadeira, mais fortes serão. Qualquer que seja a sua escolha (dentro dos parâmetros indicados para a espécie), os resultados serão positivos, porém é bom saber o que pode ocorrer.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 46 862 vezes.
Publicidade