PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É maravilhoso poder colher suas próprias bananas saudáveis e deliciosas, desde que esteja preparado para esperar o crescimento demorado da bananeira. Se morar em uma região de clima quente, ou tiver um bom local para plantar dentro de casa, continue a ler para saber tudo sobre a longa jornada do cultivo da bananeira.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Escolhendo o local do plantio

PDF download Baixe em PDF
  1. A umidade deve ficar em torno de 50% e de forma constante. A temperatura diurna ideal deve ficar entre 26 °C e 30 °C e a temperatura noturna não deve ser inferior a 20 °C. [1] A temperatura deve ser quente e muito raramente atingir valores inferiores a 14 °C ou superiores a 34 °C. [2]
    • As bananeiras podem levar até um ano para produzir frutos, por isso é importante conhecer as variações de temperatura a que vão estar expostas ao longo do ano.
  2. As bananeiras se desenvolvem melhor com 12 horas de sol intenso por dia. Elas podem crescer com menos sol (porém mais lentamente), mas, ainda assim, é preciso escolher o local de seu quintal que receba mais sol.
  3. Bananeiras precisam de uma grande quantidade de água, mas se tornam propensas a apodrecer se esta água não escoar de forma adequada.
    • Para testar a drenagem do solo, cave um buraco de 30 cm de profundidade, encha com água e deixe drenar. Assim que esvaziar, ponha mais água e meça quanto sobrou após uma hora. O ideal de água drenada por hora para o plantio das bananeiras é de cerca de 7 a 15 cm.
    • Uma jardineira elevada ou a adição de 20% de perlite no solo pode auxiliar a drenagem. [3] [4]
    • Esta medida é especialmente importante para bananeiras que ainda não desenvolveram folhas, ou para as que tiveram as suas removidas para o transporte. As folhas ajudam na evaporação do excesso de água. [5]
  4. As bananeiras são tecnicamente consideradas como ervas, mas são confundidas com árvores por uma razão. Algumas variedades e alguns exemplares podem chegar a 7,5 m de altura, porém, verifique a proveniência da bananeira ou pergunte aos produtores de banana locais para ter uma estimativa mais precisa das variedades de sua região.
    • Cada bananeira necessita de um buraco de pelo menos 30 cm de largura por 30 cm de profundidade. É aconselhável fazer buracos maiores em áreas com ventos fortes (mas isso vai exigir mais solo).
    • Mantenha uma distância de, pelo menos, 4,5 m entre bananeiras e arbustos e outras árvores (não das próprias bananeiras), que tenham raízes grandes e possam competir pela água do solo. [6]
    • Bananeiras agrupadas ajudam a manter os níveis de umidade e temperatura ideais, desde que sejam plantadas em uma distância correta. Se puder, plante quatro ou cinco em um grupo com um espaço de dois a três metros entre cada exemplar, ou um número maior de bananeiras a uma distância de três a cinco metros uma da outra. [7]
    • Bananeiras anãs precisam de menos espaço.
  5. Se o ambiente ao ar livre for inadequado, você vai precisar de um local dentro de casa com requisitos semelhantes (12 horas de sol intenso, temperatura e umidade constantes).
    • É preciso ter um recipiente de plantio grande o suficiente para o tamanho da planta adulta, ou então terá que estar disposto a transplantá-la para um vaso maior sempre que necessário.
    • Sempre use um vaso com furos para drenagem, localizados onde a água escoe direito.
    • Plante uma bananeira anã se não houver espaço interno suficiente.
    • Use metade da quantia de adubo ao cultivar uma planta dentro de casa, ou deixe de usá-lo, se não tiver espaço para uma planta grande. (Isto pode ser adequado para plantas das quais não pretende colher frutos.)
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Plantando a bananeira

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode adquirir um chifrão/chifrinho de bananeira (brotações laterais) de um produtor ou de um viveiro de plantas, ou comprar pela Internet. O rizoma da bananeira é a base a partir da qual os chifrões/chifrinhos crescem. Mudas micropropagadas são cultivadas em laboratórios para possibilitar uma produção maior de frutos. Se estiver transplantando uma planta mais velha, prepare um buraco adequado ao tamanho e peça a alguém para ajudá-lo.
    • Os melhores chifrões têm cerca de dois metros de altura, com folhas finas em forma de espada, embora chifrinhos funcionem bem também se a planta-mãe for saudável. [8] Se o chifrão tiver folhas redondas e grandes, isto é um sinal de que a muda está tentando compensar a falta de nutrição da planta-mãe. [9]
    • Se o chifrão ainda estiver ligado à planta-mãe, remova-o, cortando-o com força, usando uma pá afiada. Inclua no corte uma boa porção de rizoma e suas raízes anexas. [10]
    • Um rizoma sem chifrões de tamanhos consideráveis pode ser cortado em pedaços. Cada parte dele com um botão (proto-rebento) vai se transformar em uma bananeira, mas isso demora mais tempo do que se utilizar um chifrão.
  2. Corte qualquer parte morta, em decomposição, descolorida ou comida por insetos. Se grande parte da bananeira tiver sido afetada, descarte-a bem longe dos outros exemplares e procure outro material para o plantio.
    • Se estiver utilizando um chifrão, remova praticamente toda a raiz, deixando apenas de 2,5 a 5 cm. Assim, diminuem as chances de doenças. Também é possível remover folhas, quando estas passarem de cinco ou fazer um corte oblíquo na parte superior da planta para que bata mais luz solar no solo, o que ajuda o crescimento das raízes e previne o seu apodrecimento. [11]
  3. Remova todas as plantas e ervas daninhas do local do plantio e, em seguida, cave um buraco redondo com 30 centímetros de largura e 30 cm de profundidade. Um buraco maior dá mais apoio à planta, mas exige mais solo.
    • Se plantar dentro de casa, use um vaso do mesmo tamanho deste buraco, ou maior.
  4. Deixe alguns centímetros sem terra na parte superior, para ajudar a absorção de água.
    • Não use terra preparada pronta, nem a terra comum do jardim, a menos que tenha certeza de que é adequada. Terra preparada para cactos pode dar um bom resultado, [12] mas pergunte a respeito do solo aos produtores da mesma variedade de banana.
    • O pH ideal do solo para o plantio de bananas é entre 5,5 e 7. Um pH 7,5 ou maior pode matar a bananeira. [13]
  5. As folhas devem apontar para cima e o solo deve cobrir a raiz e de 1,5 a 2,5 cm da base. Bata a terra ao redor da planta para fixá-la no lugar, sem compactar demais.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Cuidando de sua planta

PDF download Baixe em PDF
  1. Use fertilizante, composto, esterco, ou uma mistura de todos estes. Adicione adubo logo após o plantio em um círculo ao redor da bananeira, repetindo o procedimento todo mês.
    • A bananeira jovem necessita de 100 a 200 g de fertilizante por mês, passando para 700 a 900 g quando se tornar adulta. Aumente gradualmente, à medida que a planta for crescendo.
    • Se a temperatura ficar abaixo de 14 °C ou se a bananeira não cresceu no último mês, deixe a fertilização para o próximo mês. [14]
    • Os fertilizantes são geralmente identificados com as letras N-P-K, que representam a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio que contêm. As bananeiras exigem quantidades muito elevadas de potássio, mas os outros nutrientes também são importantes. Pode-se utilizar um fertilizante equilibrado (a quantidade dos elementos é praticamente igual) ou um fertilizante específico para as deficiências do solo. [15]
    • Não use estrume recente, pois ele libera calor enquanto se decompõe, podendo causar danos à planta. [16]
  2. Regar pouco é uma das causas mais comuns de morte de bananeiras, mas regar em excesso faz com que a raiz apodreça. [17]
    • O cultivo em clima quente e sem chuva pode tornar necessário regar a planta diariamente, mas somente na superfície do solo seco, entre 1,5 a 3 cm. Teste o solo com o dedo antes de molhar.
    • Reduza a quantidade de água por rega se a planta estiver demorando para absorve-la (isso pode causar apodrecimento das raízes).
    • Em temperaturas mais frias, quando a bananeira cresce menos, é preciso regar apenas uma vez a cada uma ou duas semanas. Lembre-se de verificar a umidade do solo.
    • As folhas ajudam o excesso de umidade a evaporar, então tome cuidado para não encharcar a planta nova (basta umedecer), pois ela ainda não tem folhas. [18]
    • Regue o círculo de terra com fertilizantes para que penetre no solo.
  3. Remova as folhas e as bananeiras mortas e corte-as em pedaços para colocar ao redor das plantas vivas. Outros resíduos de jardim e cinzas de madeira também podem ser adicionados para devolver nutrientes ao solo.
    • Verifique o húmus regularmente e remova as ervas daninhas que estiverem crescendo no local. Elas podem competir com as bananeiras.
  4. Se notar uma planta doente, trate-a imediatamente ou arranque-a. As pragas de insetos também devem ser controladas assim que forem encontradas. As duas deficiências de nutrientes mais comuns em bananeiras são as de nitrogênio e potássio. Aprenda a reconhecer os sinais.
    • Sinais de deficiência de nitrogênio (N): folhas muito pequenas ou pálidas; folhas com bainha avermelhada ou cor-de-rosa; taxa de crescimento baixa; cachos de bananas pequenos. [19]
    • Sinais de deficiência de potássio (K): aparecimento rápido da cor laranja ou amarela, seguido de morte das folhas; folhas pequenas ou quebradas; floração atrasada; cachos de banana pequenos. [20]
    • Alguns exemplos de doenças mais comuns em bananeiras: Moko ou murcha bacteriana da bananeira; Mal-do-Panamá ou fusariose; Topo em leque; Podridão- da-coroa; Sigatoka Negra; Ponta de charuto; Podridão mole.
    • Exemplos de pragas de bananeira: gorgulho-do-milho; pulgão-da-bananeira e cochonilhas. Entre as pragas da banana estão: Frankliniella occidentalis; Chaetanophothrips orchidii; e o gorgulho da banana.
  5. Quando a bananeira ficar madura e tiver vários chifrões, remova todos menos um, para melhorar a produção dos frutos e a sua fitossanidade.
    • Corte todos os chifrões no nível do solo, mas deixe um, e cubra a parte exposta com terra. Repita o procedimento com um corte mais profundo se voltarem a crescer.
    • O chifrão remanescente vai substituir a planta-mãe depois que ela morrer.
    • Plantas excepcionalmente saudáveis podem aguentar dois chifrões remanescentes.
  6. Há três modos simples de sustentá-las:
    • Fio/corda e o método da garrafa: corte o fundo de uma garrafa de plástico. Passe um fio ou barbante bem longo e forte ao longo da boca até o fundo da garrafa. Aperte a garrafa para torná-la mole e flexível. Escore o caule da bananeira na garrafa, usando o fio para deixá-lo mais reto. Amarre o fio a um suporte forte para dar mais sustentação.
    • Método do bambu: use um bambu de três metros ou outro material forte e durável. Corte um pedaço de 10 cm de espessura por 60 cm de largura de bambu em forma de Y. Assente o caule bem no meio do Y e empurre o bambu um pouco para cima, para que o caule fique bem encravado no Y. Enterre a outra extremidade do bambu (a base) bem fundo. Soque a terra com firmeza para fixá-lo.
    • Método com dois bambus: use dois bambus de três metros. Amarre uma das suas extremidades juntas por 30 cm usando um fio forte. Abra-os formando uma letra "X". Assente o caule na extremidade mais curta, empurre um pouco para cima a fim de pressionar e enterre as outras extremidades de ambos os bambus. Soque a terra com muita firmeza.
  7. Se a temperatura durante o inverno for baixa demais para a bananeira, há diversas formas de cuidar dela: [21]
    • Cubra o caule com um cobertor ou com solo. Se não houver geada e a planta ainda for pequena, essa pode ser uma proteção adequada até que a temperatura suba o suficiente e a planta retome o seu crescimento.
    • Recolha a planta. Arranque a planta totalmente do solo, retirando as folhas, e armazene-a em uma área coberta e aquecida, em areia úmida. Não regue nem fertilize a planta, que vai hibernar até que possa ser plantada novamente do lado de fora.
    • Cultive a planta em interiores. Isso vai exigir um vaso grande com furos pra drenagem. Se não quiser que a bananeira fique grande demais para o tamanho do vaso, talvez seja preciso reduzir ou parar de usar fertilizantes.
    • Salve pedaços para plantar depois. Se a geada ou o frio já mataram quase toda a bananeira, é provável que os chifrões e rizomas ainda sejam utilizáveis. Corte-os do caule morto e armazene-os em pequenos vasos, para plantar mais tarde do lado de fora.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Nutrindo e colhendo frutos

PDF download Baixe em PDF
  1. As flores típicas das bananeiras surgem em seis ou sete meses nas condições ideais, mas, dependendo do clima, podem levar até um ano para aparecer.
    • Nunca remova as folhas ao redor da flor, pois elas a protegem do sol.
    • Não confunda a flor com o vírus do topo em leque. Veja as dicas abaixo.
  2. Este processo pode levar uns dois meses ou até mais. [22] Cada grupo é chamado de penca ou “mão" e cada banana é a fruta ou o "dedo".
  3. O botão de flor remanescente e/ou a penca extra de bananas minúsculas são as partes estéreis da planta, ou o macho. A penca deve murchar até que caia por conta própria, mas, se remover o botão de flor, a planta terá mais energia para a produção dos frutos.
    • A parte masculina da flor é chamado de "coração da bananeira". Algumas variedades de bananeiras produzem flores de bananas comestíveis, que são populares na culinária do sudeste asiático, mas nem todas são adequadas para o consumo.
    • Use uma vara para sustentar a planta se os cachos a estiverem puxando para baixo.
  4. Assim, os frutos terão proteção contra insetos e outros perigos, mas o plástico deve ficar aberto em ambos os lados para que haja um fluxo adequado de ar e de água. [23]
    • Amarre o saco de nylon ou de plástico com um barbante a alguns centímetros da primeira penca.
  5. A pequena flor na ponta da cada banana vai secar e cair, ou então a bananeira vai perder a maior parte de suas folhas. Esta é uma boa hora para colher os frutos.
    • Corte um entalhe na metade do caule, do lado oposto ao cacho de bananas.
    • Deixe a bananeira se curvar um pouco e corte o cacho.
    • As frutas amadurecerão rapidamente depois de colhidas, por isso, colha algumas pencas antes do tempo, para que não fique com um excesso de frutas maduras, que irão parar no lixo.
  6. Remova a metade de cima do caule assim que colher os frutos. Remova os chifrões do rizoma utilizando o mesmo processo.
    • Lembre-se de deixar um chifrão para substituir a planta-mãe, que agora está morrendo.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Bananeira (chifrões/chifrinhos, rizoma, mudas micropropagadas ou uma planta para o transplante).
  • Ambientes adequados: interno ou externo (ver instruções).
  • Solo rico, escuro e fértil.
  • Fertilizante equilibrado e/ou estrume e cinza de madeira (grandes quantidades).
  • Muita água.
  • Pá.
  • Facão.

Dicas

  • O vírus do topo em leque é uma das doenças mais perigosas que atinge as bananeiras. [24] Uma vez infectadas, mesmo que seja um único chifrão, todas as plantas que estiverem conectadas (incluindo a planta-mãe e todas as suas mudas) serão infectadas e vão definhar. O vírus é transmitido por uma praga da banana chamada "Pulgão da banana" (Pentalonia Nigronervosa). Essa praga age lentamente e vive em colônias, podendo transmitir a doença em horas.
  • Se a bananeira recém-plantada for acidentalmente danificada (por exemplo, atingida por uma bola) ou se estiver crescendo fraca, mas continuar viva, apenas a corte ao meio. A bananeira vai crescer de novo.
  • Imediatamente após a remoção de um chifrão de uma bananeira viva, cuide da planta-mãe, apoiando o lado enfraquecido com o solo, para evitar que se incline. Aplique fertilizante para substituir os nutrientes perdidos.
  • Quando retirar mudas de bananeiras anãs, não se confunda. A primeira ou a segunda folha do chifrão emergente deve ser estreita, e não larga.
  • Tome cuidado ao transplantar a planta-mãe e ao retirar as mudas. Se isso for feito de forma incorreta, ambas morrerão.
  • Se não plantar suas mudas imediatamente, corte a parte superior para reduzir a evaporação. [25]
Publicidade

Avisos

  • Evite retirar e plantar mudas de plantas-mães doentes.
  • Use roupas velhas ao cortar qualquer parte da bananeira, porque a seiva causa manchas pretas muito difíceis de lavar.
  • Em regiões onde há ocorrência do vírus do topo em leque, não compartilhe mudas de bananeiras com amigos. Só compre de varejistas que garantam que a planta não tenha a doença. Pode ser difícil notar que a bananeira está contaminada, então, para se garantir, não compartilhe plantas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 293 084 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade