PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Cultivar cebolas na água é uma ótima forma de reutilizar o que sobra na cozinha, além de ser divertido e ensinar as crianças como os vegetais crescem. Esse método dá a oportunidade de ver uma planta crescendo de camarote, já que você pode ver a raiz expandir na água e observar o broto saindo por cima da cebola. Montar esse projeto é algo bem simples. Você só vai precisar de algumas cebolas, um pote de vidro e água fresca. Mesmo que as cebolas possam crescer dessa forma por semanas no parapeito da sua janela, depois de um tempo é melhor replantá-las na terra para que o vegetal atinja sua maturidade completa.

Método 1
Método 1 de 2:

Cultivando cebolas na água

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque água da torneira ou filtrada no recipiente transparente até quase o encher. [1]
    • Use um copo ou jarro que tenha uma circunferência menor que a cebola para que ela não caia na água.
  2. Para a cebola ficar acima da água sem cair, você terá que improvisar um suporte. Ponha os palitos pouco abaixo do meio da cebola. [2]
    • De preferência, use uma cebola que já está brotando. As que já começaram a brotar sozinhas estão com meio caminho andado e crescerão mais facilmente na água.
    • Se não quiser usar os palitos, encha o recipiente quase até a boca com pedrinhas de jardim. Coloque a cebola sobre as pedras e encha o jarro de água, deixando a raiz e a base da cebola cobertas de água. [3]
  3. A raiz e a base da cebola devem ficar submersas na água. Dessa forma, a raiz conseguirá absorver a água para que a cebola cresça, enquanto o resto fica cercado de ar, para evitar o apodrecimento. [4]
    • Tire um tempo para garantir que os palitos estão dando o apoio necessário à cebola, para que ela não caia na água. Nesse momento, talvez seja melhor empurrar os palitos mais para dentro para a cebola não molhar.
  4. As cebolas precisam de bastante sol para crescerem. Se quiser garantir que não vai esquecer da cebola, encontre uma janela ensolarada em uma área movimentada da sua casa. Agora é só esperar sua cebola crescer. No decorrer de uma semana, você verá a raiz ficar mais longa dentro da água e um broto verde vai sair da parte de cima da cebola.
    • Troque a água regularmente antes que ela fique turva ou fedida para prevenir o apodrecimento. Para fazer isso, erga a cebola delicadamente, troque a água e coloque o vegetal de volta no lugar.
  5. Você verá que nascerá um broto verde bonito em cima da cebola dentro de alguns dias. Ele é comestível e tem um sabor de erva levemente azedo. Pegue uma tesoura e corte-o da cebola. Pique em tiras finas. Coloque as tiras em sopas, saladas ou use como guarnição comestível. [5]
  6. É divertido assistir a cebola crescendo na água no começo do processo, mas ela não consegue se desenvolver assim para sempre. Depois de algumas semanas, um caule de flor vai emergir. Nesse ponto, você pode plantar a cebola inteira na terra ou só descartá-la. Assim que começar a florescer, ela não conseguirá mais crescer na água e precisa ir para a terra.
    • Você não precisa esperar a cebola florescer para tirá-la da água se quiser fazer isso antes. Assim que vir uma raiz branca crescendo na cebola, ela já pode ser plantada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cultivando restos de cebolinha na água

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você já tiver um maço de cebolinha e ele está querendo murchar, não jogue fora. Vamos reutilizar! Se não tiver, pegue um maço de cebolinha fresca e use uma faca ou tesoura para fazer o corte apropriado. [6]
    • Nesse momento, você ficará com um pedaço de bulbo branco mais ou menos do tamanho de um dedo mindinho de um adulto. Não tem problema se ele estiver com um pouco da parte verde.
    • Use os pedaços de cebolinha que foram descartados como ingrediente em alguma receita. A cebolinha fica excelente em cima dos pratos, como macarrão lámen ou tacos. Pique fino e coloque sobre a receita para deixar o prato mais colorido e saboroso.
  2. Encontre um copo ou jarro com boca relativamente estreita para que os restos da cebolinha fiquem apoiados na vertical. [7] Eles ficarão crescendo no parapeito da sua janela por um tempo, então você pode escolher um copo decorativo ou um vaso que fique bonito na cozinha.
    • Você pode usar um elástico para amarrar o maço de bulbos e dar mais apoio.
    • Uma das melhores partes de cultivar restos de alimentos na sua cozinha é poder vê-los crescer, então opte por um copo transparente para assistir essa mágica acontecer.
  3. O objetivo é mergulhar a raiz por completo, mas colocar um pouco mais de água garante que a cebolinha não use toda a água antes que você consiga repor. [8]
    • Você pode usar água da torneira ou filtrada para cultivas a cebolinha, mas ela precisa estar limpa e fresca.
  4. Agora a cebolinha só precisa de sol e tempo para crescer. [9]
    • Colocá-la em uma janela na cozinha (ou em algum lugar que você passe o tempo todo) dá a luz necessária para o cultivo e garante que você não vai se esquecer da planta.
  5. As cebolinhas vão absorver a água que você colocar, então fique de olho no nível d’água para elas não ressecarem. [10] Depois de alguns dias, a água que sobrou pode ficar turva ou com cheiro ruim. Se isso acontecer, jogue-a fora e coloque água limpa no lugar.
  6. Dentro de alguns dias, você perceberá que as cebolinhas estão brotando dos talos brancos. Assim que elas chegarem a uns 20 cm de comprimento, tire os talos da água. [11]
  7. As cebolinhas vão crescer só até certo ponto. Assim que a parte verde chegar a 20 cm ou mais, você pode cortá-la e usar como ingrediente ou plantar o maço todo na terra (raiz, bulbo branco e talo verde) e continuar a cultivar. [12]
    • Se você cortar a parte verde agora, pode colocar o bulbo de volta na água limpa e replantar. Isso vai funcionar uma ou duas vezes. Depois, a planta vai parar de crescer. [13]
    Publicidade

Dicas

  • Usar cebolas frescas e evite as mofadas ou que começaram a apodrecer. Já que as cebolas ficarão submersas na água, qualquer mofo ou apodrecimento vai continuar a se espalhar pelo restante do bulbo.
  • A poda frequente da cebola depois de crescida promove o aparecimento de novos brotos.
Publicidade

Materiais Necessários

Cultivando cebolas

  • Uma cebola (se estiver brotando é melhor).
  • Palitos de dente ou pedrinhas.
  • Copo ou jarro transparente.
  • Água limpa.

Cultivando cebolinhas

  • Maço de cebolinha.
  • Copo com borda estreita.
  • Água limpa.
  • Faca ou tesoura.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 215 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade