Baixe em PDF
Baixe em PDF
Já pensou que maravilha cultivar a sua própria damasqueira ( Prunus armeniaca )? Alguns anos após o plantio em um local ensolarado, é possível colher frutas deliciosas, da mesma qualidade dos que você compra no mercado (ou até melhores)! O cultivo pode ser iniciado a partir de mudas adquiridas em lojas de jardinagem ou de sementes extraídas de uma fruta. Seja qual for o método escolhido, a árvore precisa de muito sol, de podas cuidadosas e da utilização inteligente de pesticidas para que os damascos sejam saudáveis e deliciosos.
Passos
-
Tire o caroço da polpa de uma fruta madura. Esfregue-o bem com uma escova para remover restos da fruta e deixe-o secar. Quebre o caroço espremendo a sua extremidade com tábua de corte, um quebra-nozes ou uma faca. Retire as sementes em forma de amêndoas e estratifique-as (prepare-a para a germinação), deixando-as de molho em um recipiente com água morna durante a noite. [1] X Fonte de pesquisa
- Colha as sementes de frutas do meio ou do final da época de damascos. As sementes devem vir de uma fruta colhida em uma árvore que fique longe de outras do mesmo gênero para evitar o endocruzamento durante a polinização. [2] X Fonte de pesquisa
- Prepare várias sementes caso alguma não germine.
-
Germine-as na geladeira. Esprema um punhado de musgo de turfa úmido para retirar o excesso de água, coloque-o em um frasco ou em um saco plástico, ponha as sementes e feche bem. Ponha o frasco ou saco plástico na geladeira na temperatura de 0 a 7 ºC. Observe as sementes todos os dias e, quando elas brotarem, faça o plantio!
- Elas podem levar de quatro a seis semanas para brotar.
- Mantenha as mudas em um local ensolarado, como no peitoril de uma janela ou sob lâmpadas de estufa, até que elas fiquem prontas para o plantio em vasos ou diretamente na terra. [3] X Fonte de pesquisa
-
Compre uma muda de damasco em lojas de jardinagem (caso você não queira ou não possa usar sementes). Compre uma muda que ainda esteja dormente, que tenha a raiz nua e até um ano de vida se possível. Retire-a do saco plástico. Se ela vier em um saco de juta, retire-o cuidadosamente dele antes do plantio. [4] X Fonte de pesquisa
- Que tal plantar espécies anãs caso o espaço disponível seja pequeno? Elas produzem uma ou duas colheitas por ano, enquanto as espécies de tamanho normal podem produzir três ou quatro. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Escolha um local que receba sol pleno e tenha um solo de boa qualidade. O solo precisa ter boa drenagem, mas deve manter um pouco de umidade. O damasco prefere um solo levemente alcalino, com um pH de 6,5 a 8,0. O local não deve ter ervas daninhas nem um solo muito leve ou arenoso.
- Evite solos onde já houve o plantio de berinjela, tomate, pimenta, batata, morango ou framboesa. Esses cultivos podem ser fontes de verticilose.
-
Cave um buraco profundo. Faça um buraco com 15 cm para uma muda germinada. A profundidade do buraco varia de acordo com o tamanho da muda, pois as raízes devem ficar cobertas na mesma altura do recipiente original. Encha o buraco com adubo curtido, misturando-o bem ao solo.
-
Ponha a semente ou a muda no buraco e regue bem o solo. Se for uma semente germinada, cubra a semente com terra e prenda uma tela em cima para evitar que algum animal retire-a do solo. [6] X Fonte de pesquisa Se for uma muda, distribua as raízes da planta com cuidado em todas as direções para que elas não corram o risco de quebrar. Preencha a cova com terra na mesma altura que do vasilhame original.
-
Regue o local com frequência. Faça a rega uma vez por semana caso você more em um local de clima frio e três vezes por semana se a região for mais quente. [7] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Tire a tela do solo ao notar uma pequena árvore surgindo. A tela serve para proteger a muda pequena e não para atrapalha o crescimento da nova árvore, portanto retire-a logo que a planta começar a despontar no solo. Você pode construir um cercado de arame ou de madeira em volta da árvore para protegê-la de animais famintos.
-
Use estacas no primeiro ano. Coloque estacas de metal de 45 cm no solo em qualquer lado da árvore e amarre-a na metade da altura com um barbante ou com outro material macio. Não use arame, pois o metal pode danificar o tronco.
- As estacas são necessárias apenas em regiões com tendência a ventos fortes ou se a planta estiver ficando inclinada. Não as utilize em outras condições, pois elas podem diminuir o crescimento das raízes.
-
Aplique pesticidas se houver insetos. Controle a podridão-parda (uma doença fúngica) borrifando clorotalonil nos galhos um pouco antes de a árvore florescer e após as chuvas na época da floração. Outra opção é plantar uma variedade de damasco resistente à doença. [8] X Fonte de pesquisa Aplique um pesticida para árvores frutíferas no tronco para controlar besouros, mariposas e brocas. [9] X Fonte de pesquisa
- Os insetos polinizadores são fundamentais para a formação de frutas. Você não pode permitir que um pesticida afaste esses pequenos ajudantes, portanto use o produto apenas quando as pragas estiverem causando muitos danos à árvore.
- Se a árvore der frutas, tome cuidado para não deixar o pesticida entrar em contato com elas.
- Não use pesticidas à base de enxofre nas árvores de damasco. Consulte um especialista para obter recomendações de acordo com as condições da sua região.
-
4Fertilize no inverno. É possível aplicar um fertilizante com baixo teor de nitrogênio no final do inverno e reaplicá-lo novamente na época que a árvore frutificar para ajudá-la a obter os nutrientes necessários. Não precisa usar o fertilizante ao plantar a árvore, pois o adubo é suficiente nesse estágio.
-
Espere ver frutas dentro de três ou quatro anos. As flores do damasco são muito vulneráveis ao frio intenso. Pode ser necessário colocar a planta na garagem ou em uma estufa durante o inverno se você morar numa região fria.
-
Desbaste a planta. Ao notar que há três frutas ou mais aglomeradas, retire as que estiverem deformadas, marrons ou danificadas enquanto ainda estiverem verdes. Dessa forma, as frutas boas que restarem recebem uma quantia suficiente de ar e de luz, o que impede a contaminação por fungos e suas doenças. [10] X Fonte de pesquisa
-
Pode os galhos ou folhas que tiverem sinais de doença. As árvores “doentes” apresentam flores murchas, folhas marrons quase caindo e frutas murchas e escuras. Pode ser preciso aplicar um spray antifúngico na árvore a fim de evitar a propagação da infecção. [11] X Fonte de pesquisa
- Você sempre deve podar a árvore que tiver ramos de cima muito densos e verdes e os de baixo com aspecto murcho e poucas folhas. Esse é um sinal de que ela não está recebendo sol suficiente na parte de baixo, pois as camadas superiores estão bloqueando a luz.
- Remova todos os galhos que não produzirem mais frutas ou com mais de seis anos de idade.
-
Colha os damascos. Em geral, os damascos estão prontos para a colheita na metade do verão até o início do outono. Dá para saber que eles estão no ponto quando ficarem macios e totalmente alaranjados.Publicidade
Dicas
- Às vezes, na falta de abelhas ou outros insetos polinizadores, é preciso fazer uma polinização manual.
- Uma árvore jovem não deve produzir uma safra muito pesada de frutas. Por isso, pode muito a sua para evitar o problema.
- Já pensou em cultivar uma árvore híbrida? Uma opção famosa (e bem diferente) é o cruzamento entre o damasco e a ameixa.
- Se a árvore for plantada perto de um muro por uma questão de falta de espaço, saiba que a sua produção de frutas pode diminuir.
Publicidade
Materiais Necessários
- Ferramentas para cavar.
- Adubo.
- Fertilizante.
- Sementes de damasco ou muda com a raiz nua.
- Mangueira ou regador.
Referências
- ↑ https://www.hunker.com/12001102/how-to-start-a-tree-from-an-apricot-seed
- ↑ https://www.hunker.com/12001102/how-to-start-a-tree-from-an-apricot-seed
- ↑ https://www.hunker.com/12001102/how-to-start-a-tree-from-an-apricot-seed
- ↑ http://www.gardenersnet.com/fruit/apricottrees.htm
- ↑ https://garden.org/learn/articles/view/1602/
- ↑ https://www.hunker.com/12001102/how-to-start-a-tree-from-an-apricot-seed
- ↑ http://www.gardeners.com/how-to/when-to-water-trees/7931.html
- ↑ https://www.starkbros.com/growing-guide/article/all-about-brown-rot
- ↑ http://www.tuscolacd.com/7_Using_Common_Pesticides.pdf
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 57 580 vezes.
Publicidade