Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os feijões são ótimas plantas para os jardineiros iniciantes cultivarem, já que são muito fáceis de plantar, manter e colher. Os feijões são altamente nutritivos, sendo essa a principal razão para incluí-los no seu jardim. Não importa se você se decide por feijão de corda ou feijão de vagem, feijão de arbusto ou feijão-de-espanha; o processo é fácil e você colherá os resultados em breve.
Passos
-
Conheça os dois tipos diferentes de feijões. Em geral, há dois tipos gerais de feijões: feijões de corda e feijões de vagem. Ambos os tipos podem crescer tanto em rama ou arbusto, mas são as vagens do feijão que os diferem. Feijões de corda são removidos primeiramente da vagem para depois serem comidos, e podem ser comidos frescos ou serem secos, guardando-os para mais tarde. Feijões de vagem são comidos dentro da vagem e só são consumidos frescos (não podem ser secados para uso mais tarde). Você pode cultivar diversos tipos desses feijões uns ao lado dos outros, pois os feijões são auto-polinizantes e não contaminam uns aos outros.
- Entre os feijões de corda populares há: feijão preto, feijão de fava, feijão fradinho, grão-de-bico e feijão jalo.
- Entre os feijões de vagem populares há: feijão-verde, feijão azuki, feijão mungo, aspargos e feijão-de-espanha.
-
Pense sobre cultivar uma variedade de feijão de rama. Feijões de rama são uma espécie que tem vinhas e deve ser suportada com uma treliça ou um poste. Eles crescem em média de 1,5 a 1,8 metros de altura e podem dar tanto feijões de corda quanto feijões de vagem. Feijões de rama geralmente crescem em verões de temperaturas mais frias: menos de 10°C no verão.
- Você pode usar qualquer sistema de suporte que queira para feijões de rama (treliça, poste, cerca, eixo, etc).
-
Pense em cultivar uma variedade de feijão de arbustos. São feijões que crescem em arbustos e não exigem treliça ou poste para suporte. Geralmente, feijões de arbusto crescem melhor em climas quentes, com temperaturas de verão alcançando os 37°C. Feijões de arbustos devem ser plantados em carreiras largas, exigindo muito mais espaço que feijões de rama.
- Uma variedade de feijões de arbustos chamada 'feijão-vagem holandesa' é um híbrido entre arbusto e rama e talvez precise de algum suporte ou de uma cerca próxima para estabilização.
Publicidade
-
Escolha o local de plantio. Feijões são plantas flexíveis, capazes de crescer tanto sob sol quanto na sombra. Quando possível, escolha um local do jardim sob luz solar total ou parcial. Como feijões de rama crescem preferencialmente para cima, você precisa apenas de um pequeno espaço para eles. Feijões de arbusto crescem para fora, o que significa que eles exigem muito mais espaço. Nesse caso, escolha um local de 60 a 90 centímetros de largura. O comprimento fica a seu critério: quanto mais feijões quiser plantar, maior o comprimento a ser utilizado.
-
Saiba quando plantar. Feijões devem ser plantados no final do inverno, geralmente nos meses de primavera entre setembro e outubro. Plantar muito antes da estação fará com que as sementes gelem e morram, embora demorar demais para plantar pode não dar a eles o tempo necessário para germinarem para uma colheita no outono. Confira com a extensão rural local para descobrir o melhor período de plantio na sua região.
-
Saiba quanto plantar. Feijões são uma das poucas plantas que não devem ser plantadas como mudas em área interna ou transplantadas para seu jardim. A raiz do feijão é muito delicada e nem sempre sobrevive quando você a transplanta. Como resultado, você deve plantar suas sementes diretamente no solo quando começar a primavera. [1] X Fonte de pesquisa
-
Prepare o solo. Os feijões crescem melhor em solo com boa drenagem e muitos nutrientes. Para preparar seu solo, misture um composto para jardim e solo vegetal no local de plantio. Use uma enxada para preparar bem o solo e quebrar qualquer grumo de argila. Incorporar o composto ao solo ajudará a fornecer um monte de nutrientes que estimulam o crescimento do feijão.
- Feijões puxam bastante nitrogênio do ar e fertilizam o solo. O processo ocorre através de uma simbiose com bactérias. Se você já cultivou feijões antes, considere passar um inoculante na terra onde os plantou. Você pode passar o produto nas sementes ou nos buraquinhos em que colocará os feijões. [2] X Fonte de pesquisa
-
Monte a treliça. Se estiver plantando feijões de rama, você precisará colocar a treliça no chão antes de plantar os feijões. Coloque a treliça, a estaca ou os postes no local exato em que planeja plantar. Quando os feijões crescerem, eles naturalmente se enrolarão em volta da estrutura. Cave um buraco fundo o bastante para estabilizar a treliça/poste, caso haja tempo ruim ou ventos fortesPublicidade
-
Cave um buraco. Os feijões de rama devem ser plantados de tal forma que tenha uma semente por buraco e cada semente esteja a pelo menos 15 centímetros distante da próxima. Feijões de arbustos devem ser plantados de tal forma que tenham uma semente por buraco e cada semente deve estar a pelo menos 10 centímetros de distância da próxima. O buraco deve ter pelo menos 2,5 centímetros de profundidade. [3] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de que feijões de arbusto precisam de mais espaço que as outras variedades.
-
Coloque as sementes. Cuidadosamente coloque uma semente em cada buraco que você cavou; pode ser tentador colocar várias sementes de uma vez, mas isso fará com que as mudas compitam por espaço e nutrientes à medida que cresçam, o que possivelmente resultará na morte da planta. Cubra cada semente com cerca de 2,5 a 5 centímetros de terra vegetal.
-
Regue as sementes regularmente. Logo após plantá-las, regue bem suas sementes para ajudar na germinação. Depois de plantar, você deve continuar a regar as sementes uma vez a cada 2-3 dias, deixando o solo sempre úmido. No entanto, evite regar em excesso, pois o excesso de umidade (deixando poças no solo) fará as raízes apodrecerem.
-
Coloque uma camada de cobertura vegetal depois que as sementes brotarem. Cobertura vegetal é uma ferramenta incrivelmente útil aqui. Trata-se de uma camada de cascas e nutrientes que você coloca sobre a terra no seu jardim. Isso bloqueia as ervas daninhas e segura a umidade, duas coisas boas para plantas novas. Espalhe uma camada de cobertura vegetal de 2,5 centímetros de profundidade sobre o solo do jardim depois que as sementes tenham crescido vários centímetros de altura.
-
Fertilize seu jardim a cada quatro semanas. Fertilizantes adicionam nutrientes ao solo do jardim, ajudando a aumentar o crescimento dos feijões e a colheita total. Fertilizantes são feitos de uma combinação de três ingredientes primários: nitrogênio, fósforo e potássio. Feijões produzem naturalmente um monte de nitrogênio, o que significa que você deve procurar um fertilizante que tenha baixo teor de nitrogênio. Na dúvida, peça dicas em sua agropecuária local. [4] X Fonte de pesquisa
- Não adicione fertilizantes à base de nitrogênio no solo caso tenha acrescentado bactérias que estimulem a produção desse composto ao local de plantio. As bactérias ajudarão as plantas a criar nitrogênio.
Publicidade
-
Colha as vagens antes que os feijões fiquem muito grandes. Se quiser comer seus feijões frescos, você deve colhê-los quando as vagens estiverem largas e gordas. As vagens ainda não devem ter mostrado o formato dos feijões, porque nesse estágio eles terão começado a secar. Colha as vagens quebrando-as no alto; não as rasgue, pois isso pode danificar a planta e evitar que novas vagens nasçam.
- Se colhê-las na hora certa, os feijões produzirão novas vagens de tempos em tempos.
-
Seque os feijões na planta. Se quiser secar os feijões para usá-los depois, o processo é fácil: deixe os feijões nas plantas até que eles sequem completamente. Esse processo geralmente leva de 1-2 meses depois de ficarem totalmente maduros. Os feijões estarão prontos quando você conseguir senti-los chocalhando dentro das vagens. [5] X Fonte de pesquisa
-
Congele os feijões para usar mais tarde. Feijões frescos podem ser congelados e usados mais tarde. Simplesmente coloque-os em uma vasilha com tampa e leve ao freezer. Eles se manterão bons por 6-9 meses depois de terem sido postos no freezer; descongele-os deixando em temperatura ambiente.Publicidade
Dicas
- Amarre feijões de rama às treliças quando chegarem ao tamanho completo para que tenham suporte.
Publicidade
Avisos
- Não deixe o solo secar.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/growing-beans-zmaz09jjzraw.aspx# axzz33Qpygs8I
- ↑ http://www.gardensalive.com/product/should-you-inoculate-your-peas--beans/you_bet_your_garden
- ↑ http://www.almanac.com/plant/beans
- ↑ http://www.diynetwork.com/how-to/how-to-grow-pole-and-bush-beans/index.html
- ↑ http://www.almanac.com/plant/beans
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 96 364 vezes.
Publicidade