PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

De meados do verão ao início do outono, você não precisa ir longe para encontrar belos arbustos de hortênsias cultivados em jardins de flores, em torno de cercas e em frente de quintais. Essas plantas perenes produzem grandes cachos de pequenas flores em vários tons de rosa, azul, roxo, branco ou uma combinação de cores que predominam durante o outono. Aprenda a plantar, cultivar e secar hortênsias para que você possa apreciá-las durante o ano todo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando hortênsias

PDF download Baixe em PDF
  1. Para descobrir qual tipo de hortênsia plantar, você precisa saber qual variedade é melhor para a jardinagem da sua região. Comece pesquisando um mapa de zonas de rusticidade [1] para saber o número da sua zona. Há centenas de variedades de hortênsias para se escolher. Caso seja a primeira vez que você planta essas lindas flores, você pode escolher entre essas variedades comuns conhecidas por serem resistentes e por produzirem flores duradouras. [2]
    • Hortênsias cabeça de esfregão e touca de renda ou hortênsias de "folha grande" crescem bem na zona 8, que possui um clima quente. Elas não se desenvolvem bem em regiões mais frias, a não ser que você tome medidas para protegê-las da geada. [3] . Procure a variedade cabeça de esfregão "verão sem fim" em um viveiro de plantas na sua área. Esse tipo de hortênsia cabeça de esfregão floresce mais de uma vez durante o verão e produz grandes bolas de flores rosas ou azuis cuja cor se torna mais forte no decorrer da estação.
    • A hortênsia folha de carvalho se desenvolve bem em locais de verão mais rigoroso e sem muita umidade. Ela é resistente na zona 4b/5a. [4] Este tipo de hortênsia produz flores brancas.
    • Hortênsias Annabelle são mais resistentes ao frio do que as hortênsias cabeça de esfregão e folha de carvalho, mesmo assim podem se desenvolver na zona 3. Este tipo de hortênsia gera flores brancas que se tornam verde claro no final da estação.
    • Hortênsias Peegee podem se mostrar ainda mais resistentes às regiões nórdicas do que a Annabelle (toda a região zona 3a acima). Elas também podem crescer em zonas meridionais. Elas produzem flores brancas. [5]
  2. Se plantadas durante uma dessas estações mais brandas, as hortênsias terão tempo para se adaptarem às condições do solo e para criarem raízes antes do clima se tornar mais rigoroso. Procure mudas de hortênsias em um berçário de plantas no início da primavera ou do outono. [6]
  3. Hortênsias crescem facilmente tanto em canteiros quanto em vasos grandes. Independentemente do método adotado, você precisará de um lugar que receba luz do sol de manhã e sombra parcial de tarde. Hortênsias Folha Grande crescem somente em sombra parcial, então só escolha essa variedade se você tiver um jardim com sombra. [7]
  4. Hortênsias precisam de solo rico e bem drenado mantido úmido. Se você estiver trabalhando com solo seco ou reduzido, prepare-o para as hortênsias com alguns adubos. Se o seu solo tende a reter água, você pode usar turfa para ajudar na drenagem.
  5. O buraco deve ser tão fundo quanto o torrão da raiz da hortênsia e pelo menos duas vezes mais largo. Use uma pá ou enxada para abrir um buraco grande para acomodar as raízes da planta. Se você estiver plantando mais de uma hortênsia, deixe um espaço de 1,5 a 2 metros de distância uma da outra; uma vez que essas plantas podem crescer muito.
    • Leia as instruções que vem com a sua variedade específica de hortênsia. Algumas hortênsias podem ser plantadas mais próximas uma da outra, ao passo que outras precisam ser plantadas a pelo menos 3 metros de distância. [8]
  6. É importante regar as raízes da hortênsia no momento do plantio, depois coloque o torrão da raiz da hortênsia no buraco que você cavou. Ponha alguns centímetros de água no buraco e deixe a terra drenar completamente; em seguida, encha o buraco com terra e regue-o mais uma vez. Dê umas batidinhas em torno da base da hortênsia.
    • Plantar as hortênsias em buraco muito fundo pode prejudicar as raízes. Se não forem plantadas a uma profundidade adequada, as suas hortênsias podem cair em uma chuva forte ou vendaval.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando das hortênsias

PDF download Baixe em PDF
  1. As hortênsias podem murchar se o solo ficar muito seco; por isso, regue-as todos os dias ou a cada dois dias, principalmente durante os meses quentes do verão. Ague as hortênsias perto da base e acima das raízes em vez de pulverizar a água diretamente sobre as flores. Isso impede que as flores sejam queimadas pelo sol.
  2. Hortênsias jovens não precisam ser podadas; se você podá-las, poderá não obter novas flores na primavera seguinte. Se você possuir hortênsias mais velhas que se tornaram muito grandes e precisam ser reduzidas, pode-as no período correto do ano de acordo com a variedade de hortênsia que você cultiva.
    • Variedades da hortênsia folha grande devem ser podadas no final da primavera, quando suas flores perecem.
    • As folha de carvalho e as demais hortênsias que florescem na estação decorrente da madeira devem ser podadas enquanto ainda estiverem dormentes, no final do inverno, antes das flores desabrocharem. [9]
  3. . Cubra-as com folhas, palha ou folhas de pinheiro formando uma camada grossa de pelo menos 45 centímetros. Se você possuir arbustos menores, pode cobrir toda a planta durante o inverno. Retire a proteção no início da primavera.
  4. A cor das hortênsias depende do pH do solo no qual são plantadas. Se você tiver hortênsias rosa ou azul, é possível mudar a cor alterando o pH do solo. Isso pode levar semanas ou meses, então seja paciente!
    • Para alterar as flores de cor rosa para azul, abaixe o pH do solo adicionando enxofre ou musgo de turfa.
    • Para alterar as flores de cor azul para rosa (que é mais difícil do que alterar de cor rosa para azul), adicione calcário ao solo para elevar o pH do solo. [10]
    • As flores brancas não mudam de cor.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Colhendo e Secando Hortênsias

PDF download Baixe em PDF
  1. Aguarde até a cor se tornar viva e as flores tiverem uma consistência fina ao invés de suculenta. Isso torna a secagem mais fácil. Use uma tesoura ou ferramenta de poda para cortar os caules.
  2. . Hortênsias secas conservam sua beleza; suas cores permanecem brilhantes por muito tempo e as flores mantêm sua forma por anos sem se desintegrarem. Para secar as hortênsias, utilize um dos seguintes métodos:
    • Pendure-as de cabeça para baixo. Amarre os caules na entrada de um quarto seco e escuro. Deixe-as penduradas até que sequem completamente. Depois de secas, ponha-as em um vaso.
    • Seque-as na água. Coloque os caules em um vaso com alguns centímetros de água. Deixe que as flores sequem lentamente, à medida que a água evapora.
    • Use gel de sílica. Coloque as flores em um recipiente e cubra completamente com gel de sílica. Depois de uma ou duas semanas, as flores estarão secas e sua cor perfeitamente preservada.
    Publicidade

Dicas

  • Se você mora em uma área setentrional, plante as hortênsias onde eles possam receber muito sol durante todo o dia. Essas plantas perenes podem suportar mais horas sob a luz direta do sol em climas mais frios.
  • Para transferir uma hortênsia de um lugar para outro, o mais apropriado é esperar até o outono; período no qual a planta está dormente. Quando desenterrar a planta, preserve o máximo possível do seu sistema de raízes.
  • O início do verão ou do outono é a melhor época para plantar hortênsias. Coloque-as em áreas com muito sol e um pouco de sombra.
  • À medida que as flores das suas hortênsias começarem a cair, pode os cachos para que nasçam novas flores durante a estação.
Publicidade

Avisos

  • Hortênsias não se desenvolvem se você plantá-las em uma área muito sombria onde elas recebam pouca ou nenhuma luz solar.
  • Não deixe que o solo em torno de suas hortênsias recém-plantadas seque. Inspecione as plantas regularmente se o clima se tornar quente e seco e regue-as de acordo.
  • Quando plantar hortênsias, espere até que as geadas tenham passado e evite plantá-las durante os dias mais quentes do verão.
  • Não regue muito as hortênsias. Muita umidade pode fazer as plantas produzirem poucas flores ou apodrecer as raízes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Mudas de hortênsia.
  • Pá ou enxada.
  • Folhagens.
  • Tesoura de poda.


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 195 694 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade